Estampar camisetas – qual o melhor método para sua arte?


Ao iniciar o seu negócio para estampar camisetas é importante ter em mente quais serão as imagens que você pretende transferir para o tecido. Neste sentido, é muito importante levar em consideração o número de cores, formas e também qual a área da camiseta a ser estampada.

Quer ter sua Marca Própria de camisetas? Clique no link abaixo e receba o e-book gratuito:

► https://estampaweb.com/livro/

Respondendo a estes questionamentos, você saberá qual será a melhor técnica e máquina que irão lhe garantir uma camiseta de estampa duradoura, vibrante e brilhante, com a garantia de oferecer um produto de qualidade ao seu cliente.

Estampar camisetas - qual o melhor método para sua arte?

Técnicas diferentes para estampar camisetas

Acompanhe os principais pontos a serem observados para entender qual é a melhor técnica para você estampar suas camisetas:

Sublimação

É a técnica mais abrangente e recomendada caso você precise, ou não, estampar toda a camiseta (full print), inclusive as mangas. Além disso, ela atende a demanda caso o design (arte) a ser estampado tenha tanto poucas quanto muitas cores e detalhes pequenos que exijam alta resolução.

  • Prós da sublimação em camisetas são: resultados duradouros; imprime em toda a t-shirt; imprime sobre as costuras; custo baixo; produção em pequenas escalas.
  • Os contras são: requer um tecido de poliéster com 100% – ou com mínimo de 50% em sua composição -; imprime apenas em peças de cor clara.

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

Serigrafia

A serigrafia (também chamada de silk screen) é restrita em relação à possibilidade de estampar peças totalmente, e é usada de preferência em designs que tenha menos de cinco cores diferentes – apesar de existirem diferentes modos de serigrafia como indexado e simulado que permitem a impressão de estampas multicoloridas.

  • Os prós da serigrafia em camisetas: alcança cores vivas mesmo em camisetas escuras; maior durabilidade; quanto mais você produz mais barato se torna; estampa t-shirts de algodão e diversos outros materiais.
  • Seus contras: necessária muitas experiência caso queria fazer por conta própria; seu fornecedor provavelmente terá requisitos de quantidade mínima para pedidos.

Impressão DTG

A estamparia digital direta pode ser utilizada caso o seu design tenha mais de cinco cores, porém, não é possível imprimir em grandes formatos nem sobre as costuras.

  • Os prós da estamparia digital direta em t-shirts: imprime cores ilimitadas; melhor para imprimir pequenos lotes; estampa t-shirts de algodão.
  • Seus contras: mesmo com uma produção de alto volume, os custos permanecerão os mesmos; colocação de design limitada a certas regiões da camiseta; tintas tendem a desbotar com o tempo.

Escolhendo o método certo para estampar sua camiseta: Cores

Para saber qual é o melhor processo para você, o ponto de partida deve ser a quantidade de cores que um design tem.

Mesmo que a serigrafia proporciona mais durabilidade e vida útil mais longa ao tecido, ela é limitada, pois o processo de sobrepor camadas das tintas para obter o efeito desejado é trabalhoso ao adicionar mais do que algumas cores.

projeto de t shirt exige métodos de impressão diferente

Por conta disso, quando é criado um design colorido pesado, recomenda-se a utilização de DTG ou de sublimação, pois são as técnicas adequadas para designs com muitas cores.

Porém, o DTG conta com a desvantagem da manutenção do equipamento e o custo da tinta – neste sentido, não se pode perder a esperança de que este cenário mude com o avança da tecnologia e a difusão da estamparia digital direta no mercado.

Segundo ponto na escolha do método certo: Tecido/malha

No caso da sublimação, é preciso observar que ela responde ao tecidos (malha) revestidos de poliéster e polímero, e isso permite resultados permanentes e que não descascam ou desaparecem.

Além disso, a sublimação também conta com a possibilidade de impressão direta, em toda camiseta, tem menor custo de instalação, tempo de resposta instantâneo e proporciona excelentes resultados na camiseta estampada.

Na sublimação, o desenho é transferido para a peça, o corante transforma-se em gás e penetra no tecido solidificando-se em suas fibras, consistindo no processo químico. Por conta disso, o tecido é permanentemente tingido para que possa ser lavado sem danificar a qualidade do desenho.

estampar camisetas de algodão ou de poliéster com serigrafia sublimação ou dtg

Enquanto isso, os processos de serigrafia e estamparia digital direta (DTG) na peça de vestuário dão excelentes resultados em camisetas de algodão.

Por conta disso, também podemos perceber que saber qual o tecido apropriado para determinada técnica é tão importante quanto ter a máquina certa para garantir um bom resultado final.

Em busca da técnica perfeita para estampar camisetas

É comum o designer de camisetas iniciante procurar a técnica de estamparia perfeita, que permita estampar qualquer arte em qualquer tipo de camiseta.

Quer ter sua Marca Própria de camisetas? Clique no link abaixo e receba o e-book gratuito:

► https://estampaweb.com/livro/

Porém isso se trata de um sonho, pois como você pode ver neste texto a técnica perfeita não existe. A escolha dependerá sempre de 2 fatores:

  • Características do design (arte);
  • Tipo de camiseta (principalmente a malha utilizada).

Com essas duas varáveis em mente fica fácil escolher a melhor técnica para estampar suas t-shirts.

Como leitura complementar sugiro que leia o artigo e assista ao nosso vídeo onde apresentamos as diferentes formas de estampar peças de roupas.

Review do leitor
Data
Opinião
Facilitou muito criar minhas t-shirts depois de ler este artigo. Conhecer as técnicas de estamparia é básico para qualquer designer.
Nota
41star1star1star1stargray

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *