O que é sublimação total? Como fazer?


Sublimação: processo de estamparia em que um desenho é impresso em tinta sublimática, e depois é transferido para um material através de uma prensa quente.

As possibilidades de materiais a serem estampados e personalizados por desta forma é vasta, mas o nosso foco aqui serão as camisetas, leggings e outras roupas, com ênfase para a sublimação total destes produtos.

A sublimação total, ou full print, é um processo em que se estampa toda a camiseta com tinta sublimática, ou seja, como se ela fosse pintada. Dessa forma, desde a cor de fundo da camiseta e também os seus detalhes passam pela sublimação de uma só vez.

O que é sublimação total? Como fazer?

O que é sublimação total?

O tecido utilizado para a sublimação de camisetas geralmente é branco, independente dos resultados com diferentes cores, todos os produtos são feito da mesma forma. No caso da camiseta, a composição deve ser em tecido sintético, 100% poliéster, ou outros que passam por tratamentos que deixem compatíveis com o processo de sublimação.

Um bom exemplo de sublimação total são as camisetas de time de futebol, abadás, bandeiras, banners e inclusive muitas calças do tipo legging. Estes materiais são inicialmente brancos e recebem a estampa depois dela ser desenhada em um programa de edição e impressa em papel com tinta sublimática.

É importante ressaltar que, no caso das roupas, a maioria dos processos de sublimação são feitos inicialmente em todo o tecido, numa peça inteira, para que depois seja feito o corte e a  costura. Uma dica para saber se um produto foi feito através de sublimação, ou não, é olhando para o lado avesso dele: se for branco, e não da mesma estampa que no lado direito, provavelmente passou por este processo.

sublimação total com a camiseta já costurada
Sublimação total com a camiseta já costurada: observe como em algumas área a tinta não “pega”.

Como fazer full print?

Como em qualquer outro processo de estamparia, o arquivo a ser sublimado é gerado no computador, no software que você tiver mais intimidade, para depois ser impresso no papel sublimático e transferido para o tecido. Conheça os principais equipamentos necessários para trabalhar com sublimação total, de grande formato e as melhores técnicas que lhes competem:

  • Prensa térmica manual ou pneumática com medidas acima de 80×60 (trabalha com temperaturas próximas a 200 º C);
  • Calandra (dispensa o uso da prensa térmica, pois tem um sistema de aquecimento interno que aquece os roletes por onde passa o tecido e a estampa é transferida);
  • Plotter sublimática (geralmente são utilizadas as da marca EPSON, com abertura a partir de 60 cm para colocação do material). A impressão pode ser feita diretamente sobre o papel sublimático com tinta sublimática, e para fazer a transferência pode ser usada a prensa térmica manual, prensa térmica pneumática, ou a calandra);
  • Mesa de corte a laser ou tesoura/navalha(onde será feito o corte dos moldes do tecido já estampado pelo processo de sublimação para que ele seja costurado);
  • Mão de obra humana para costura (é inevitável, já ela deve ser feita de forma manual, pois a maioria dos produtos é produzido a partir de moldes).

Você pode se aprofundar no assunto lendo nosso artigo sobre os equipamentos necessários para começar com sublimação.

Não deixe também de assistir ao vídeo abaixo para ver como fazer sublimação total na prática:

Conclusão

Com o que vimos aqui, podemos concluir que: independente do resultado final, o tecido que inicia o processo de sublimação é de cor branca. No caso da estamparia em grandes formatos, na maioria das vezes o tecido é estampado em sua totalidade, numa peça única, que depois passa por corte e costura.

No vídeo a seguir veja um uniforme esportivo em full print sendo estampado com calandra, onde processo de sublimação acontece através de roletes que fazem a transferência da tinta sublimática permitindo que a estamparia seja realizada com maior escala.

A Plotter sublimática não torna indispensável o uso das prensas térmicas ou da calandra. O corte a laser torna desnecessária a intervenção manual nesse processo, porém, não a torna inevitável no momento de costurar o produto final.

Os equipamentos básico para fazer sublimação total em maior escala exige um investimento de no mínimo R$ 60 mil para a sua compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *