Conheça os diferentes tipos de tecido para sublimação


A sublimação é um processo de estamparia em que um produto recebe a imagem desejada através do conjunto de pressão e calor. Esta técnica é largamente utilizada para a personalização de diversos materiais, como chinelos, canecas, bonés e também camisetas.

A sublimação permite a utilização de uma ampla variedade de cores nas estampas, como também, garante a qualidade e a durabilidade do produto estampado. Porém, para você ter certeza de que o seu produto é um diferencial no mercado, é preciso ter cuidado e atenção em quais materiais você utiliza neste processo.

O uso da impressora, do papel e das tintas corretas são imprescindíveis para que o trabalho de sublimação saia como desejado. No caso das camisetas (clique para ver os tipos), também é essencial levar em consideração quais tecidos utilizar. Neste aspecto, você também precisa ter em vista qual mercado pretende atingir com este produto.

Conheça os diferentes tipos de tecido para sublimação

Tipos de tecido/malha para sublimar

De forma ampla, todas as malhas feitas de 100% poliéster podem ser utilizadas para sublimação. Este tipo é considerado o melhor para ser sublimado. Nos tecidos compostos somente por fibras naturais, sejam de origem animal ou vegetal, a sublimação direta não acontece e a imagem fica apagada.

Os tecidos para sublimação podem ser classificados em categorias conforme o percentual de poliéster em sua composição. Porém, todos devem respeitar o mínimo de 50% desta composição. Neste casos, podemos levar em conta que quanto maior a porcentagem de poliéster no tecido sublimado, melhor a qualidade da estampa, ou seja, mais clara ela ficará.

No vídeo abaixo o Nilton do Portal Sublimático da uma verdadeira aula sobre diferentes tecidos sublimáticos:

Confira os tipos disponíveis no mercado:

Tecido PP – 100% poliéster (boa qualidade da estampa)

Este tipo de tecido é o mais indicado para a estampagem de materiais promocionais e de divulgação, bem como em tecidos esportivos. Nesses casos a estampa fica com coloração intensa, deixando as imagens e logos bem visíveis.

Ainda no caso de produtos esportivos, a sublimação também pode ser aplicada em outros materiais como o Dry-Fit, que é um tecido leve e que possui boa elasticidade.

A capacidade de transferência do Dry-Fit é alta e o brilho das cores é realçado pelo material. No entanto, neste caso, é muito importante tomar cuidado com o tempo de prensagem e a temperatura aplicada para que o tecido não seja danificado durante a sublimação.

Tecido PV – 67% poliéster e 33% viscose (qualidade da estampa moderada)

Este é o tecido utilizado para estampar uniformes escolares e camisetas personalizadas.

A viscose é uma fibra artificial da celulose, e por isso, neste tecido a estampa fica mais lavada (desbotada).

Tecido PA – 67% de poliéster e 33% de algodão (qualidade da estampa moderada)

Neste caso o acabamento se assemelha ao do tecido PV, só que com a sensação de conforto e maciez proporcionada pelo algodão. Porém, depois da primeira lavagem, nesta malha a estampa pode perder um pouco de sua tonalidade.

Tecido PA – 50% poliéster e 50% algodão (qualidade da imagem reduzida)

No mercado também existem as opções com 50% poliéster e 50% algodão Se compararmos esta malha com o tecido de 100% poliéster, a estampa terá 50% de sua nitidez reduzida, porém, a camiseta contará com a maciez proporcionada pelo algodão.

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

Tecido PET – 50% poliéster e 50% algodão

Neste caso, a porcentagem de poliéster do tecido é obtida a partir da reciclagem da garrafa PET. Por conta disso, essa malha é considerada ecológica e sustentável. Mesmo proporcionando mais conforto, a sublimação neste material fica mais estonada (desbotada) se comparada aos outros exemplos com poliéster.

Conclusão sobre tecidos sublimáticos

Escolher a malha certa é estratégico para seu negócio de sublimação, pois todas possuem seus pontos fracos e pontos fortes. Não deixe de assistir o vídeo a seguir onde o professor Marco Lang fala sobre a melhor malha para camisetas estampadas:

Para ver mais vídeos como esse acompanhe nosso canal do Youtube clicando aqui.

Review do leitor
Data
Opinião
Esclarecedor esse texto, aprendi algo que sempre me trazia dúvidas.
Nota
41star1star1star1stargray
1 comentário em “Conheça os diferentes tipos de tecido para sublimação
  1. Boa tarde, estou começando a trabalhar com sublimação mas estou tendo muita dificuldade em estampar helanca light com Drifyt, acabo queimando a camiseta branca, ficando com alguns pontos pretos pela camiseta. Gostaria de uma dica para que não ocorra mais este tipo de acidente ? Desde já agradeço todas as informações deste site muito útil parabéns pela iniciativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *