Designer de Camisetas – onde encontrar e como se tornar um profissional

O mercado da moda tem aberto um excelente campo de atuação para o profissional que se dedica exclusivamente à função de criar estampas para camisas, o designer de camisetas.

A popularização da estamparia digital, assim como a exigência por exclusividade por parte dos consumidores fomentam ainda mais pequenas e médias empresas voltadas à criação e produção de camisetas com estampas originais e exclusivas.

Pensando em lançar sua marca? Clique no botão abaixo para assistir um aulão com o método mais moderno de fazer isso.

 
 

Aprenda a criar uma marca de roupas e acessórios na internet - sem precisar investir 1 centavo em estoque de produtos

As grandes marcas também entraram nessa onda. Ao invés de comprarem tecidos estampados e produzirem em grande escala, as confecções preferem mandar produzir as próprias estampas.

Neste artigo você verá:

  • Como se tornar um designer de camisetas profissional;
  • Onde encontrar designers de camiseta? (caso esteja procurando um profissional na área).
Designer de Camisetas - onde encontrar e como se tornar um profissional

O que é necessário para ser um Designer de Camiseta?

Ainda persiste a ideia de ser necessário a formação superior para trabalhar nesse segmento e ser um profissional de design de camisas profissional (especialista em design de superfície).

Se você também acredita nisso, posso afirmar que ter uma graduação em Design ou Moda, não é requisito para o exercício da função.

Qualquer setor voltado à criação é movido fundamentalmente pela criatividade. Mas, se você não se considera uma pessoa criativa, saiba que todos nós possuímos potencial criativo, basta estimulá-lo.

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar...

 
 

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

Contudo, embora esse seja um grande diferencial do designer de camisetas, é fundamental que você tenha o domínio de uma série de técnicas e  programas de criação gráfica.

Ainda, mesmo tendo habilidades com os softwares a ponto de saber fazer ilustrações vetoriais e edições de bitmaps, isso não o torna um profissional de design de camiseta.

habilidades de um Designer de Camiseta

As 5 principais habilidades de um Designer de Camiseta

  • Criar os mais diferentes tipos de artes para estampas corridas e localizadas;
  • Criar croquis e mockups fiéis à arte final;
  • Conhecer as diferentes técnicas de estamparia existentes;
  • Dominar as técnicas avançadas de ilustração vetorial e edição de bitmaps;
  • Separar cores tanto de vetores quanto de bitmaps.

Principais programas para criar estampas de camisetas

Para dominar as diversas técnicas do design como a ilustração, edição de imagens, a tipografia, entre outras, é imprescindível o domínio de softwares diferentes.

O primeiro é voltado à ilustração vetorial, sendo que você poderá optar entre os softwares CorelDraw, Illustrator ou Inkscape, que é gratuito.

Principais programas para criar estampas de camisetas

Já o segundo é para edição de bitmaps, e o mais utilizado é o Photoshop, mas também há o Photopain e o Gimp (grátis).

Cada aplicativo tem suas vantagens assim como suas desvantagens, mas atualmente são mais utilizados no design de camisetas os softwares CorelDraw ou Illustrator para ilustração e o Photoshop para edição de bitmaps.

Você sabia? Caso você não tenha esses programas e também não tem habilidades com os mesmos, não se desespere, criamos o Curso Profissional Design de Estampa para que você aprenda como ser um profissional de excelência. No curso você irá aprender a ilustrar usando o software de ilustração vetorial Corel Draw (ou se preferir poderá optar pelo módulo de Adobe Illustrator) e a editar imagens para uso na estamparia no Illustrator.

Como ser um Designer de Camiseta?

É comum encontrar profissionais que iniciaram o seu negócio após concluir um curso superior de moda, design gráfico, ou até mesmo publicidade e propaganda ou artes visuais.

Apesar de todo conhecimento só vir a agregar sua bagagem profissional, é necessário aprender na prática todo o processo de criação de design de camiseta para se tornar um profissional completo.

Para tanto, há duas formas de adquirir experiência sem assumir riscos ao empreender.

A primeira é por meio de um estágio, possível somente para quem é estudante universitário. Agora, se você não está cursando uma graduação, a opção é focar em uma vaga de emprego na área, e aprender com um profissional que esteja disposto a ser seu mentor para lhe ensinar.

Outra forma é investir em seu conhecimento e fazer cursos de aperfeiçoamento com profissionais habilitados.

No entanto, essa é uma área que exige experiência no mercado de trabalho, o que torna difícil a tarefa de conseguir o emprego ou estágio. Portanto, a melhor opção que as pessoas encontram para atuarem como designers de camisa é realizar um curso profissional.

Como ser um Designer de Camiseta?

Porém, os cursos profissionalizantes voltados para essa área ainda são pouco estimulados no Brasil, e os que existem estão concentrados em grandes metrópoles.

Mas, diante dos avanços da tecnologia de informação e das possibilidades abertas pela internet, elaboramos o curso Profissional de Design de Estampa que você pode fazer onde e quando quiser, e com a vantagem de ser totalmente on-line.

Não deixe de ler nosso artigo que ensina como criar sua marca própria de camisetas sem gastar com máquinas.

Curso online de Design de Estampa

A concepção do curso, assim como a metodologia foi criada pensando tanto num profissional que deseja aprimorar o seu conhecimento quanto a pessoa que deseja iniciar na área.

São mais de 50 horas de aula divididas em 6 módulos. Você irá aprender tudo o que precisa para ser um profissional de design de camiseta e, ainda, saberá como montar a sua própria serigrafia.

Acompanhe abaixo o conteúdo de cada módulo e conheça o passo a passo do curso 100% online.

Módulo 1Apresentação do material do curso; Metodologia; Contexto e conceitos do Design de estampa; Dicas exclusivas.
Módulo 2Técnicas de ilustração no design de camisetas; Software CorelDraw e Illustrator.
Módulo 3Edição de imagens que serão usadas nas estampas; Software Photoshop; Como usar o CorelDraw e Photoshop de forma combinada para potencializar as criações.
Módulo 4Nesta parte do curso o aluno já estará dominando toda a parte criativa do design de camisetas; Preparação da estampa para impressão; Funcionamento da separação de cores e finalização da arte para envio à produção.
Módulo 5Aulas com foco na técnica de sublimação; Como montar a própria produção de produtos sublimados; Conhecimento de insumos e equipamentos necessários; Lista dos melhores fornecedores de produtos; Dicas exclusivas de quem atua na área há 10 anos.
Módulo 6Aulas dedicadas ao design de camiseta para serigrafia (silk screen); Como montar a própria serigrafia; Como preparar e separar as cores e reticular as estampas para estampar em quadricromia (CMYK), processo simulado, tarjado e indexado; Lista dos melhores fornecedores do país.

O curso Profissional de Design de Estampa também concede outra ferramenta poderosa, o Certificado de profissional habilitado. Você poderá usá-lo para enriquecer seu currículo e como créditos complementares no Ensino Superior. Porém, é necessário ser aprovado no teste de aptidão demonstrando proficiência no design de estampa.

No vídeo a seguir você pode ver mais detalhes sobre o curso:

Ficou ainda mais interessado? Então é só clicar no link para saber mais detalhes, e não deixe de ver a opinião de vários alunos que já concluíram o curso.

Está procurando um designer de camisetas?

Caso você esteja precisando de um designer de camisetas para sua marca, deixe nos comentários a seguir sua proposta de trabalha incluindo detalhes como:

  • Nome da sua empresa/marca;
  • Estilo de criação (fitness, moda casual, têxtil, etc.);
  • Detalhes do projeto (tipo e quantidade de estampas que precisa);
  • Forma de remuneração (freelancer por estampa, salário, etc.).

É importante detalhar o máximo possível para conseguir propostas interessantes.

Loading comments...