Padrões de estamparia no Design Têxtil e de Superfície


Hoje, podemos perceber como o design de superfície têxtil agrega maior valor aos produtos de moda; basta analisar as estampas e padronagens criadas a cada nova estação e que tomam conta das ruas por proporcionarem a autenticidade tão almejada pelos mais diversos tipos de público.

A evolução no desenvolvimento dos tecidos e das formas de se estampar está ligada diretamente na maneira como o padrão e as imagens impressas se modificaram a partir de influências da moda, dos costumes de cada época e dos avanços tecnológicos.

Quando pensamos em motivos que podem adornar a superfície do tecido de um produto, lembramos de diversos temas como florais, geométricos, animais, étnicos e abstratos, além dos padrões clássicos representados pelos xadrezes, listras, poás, entre outros.

Você também pode criar suas próprias padronagens como estratégia de diferenciação e, para tanto, leia o artigo e entenda mais sobre padrões no design de estampas.

Padrões de estamparia no Design Têxtil e de Superfície

O que são padrões (padronagem)

Pensando em tecelagem, a padronagem tem como objetivo o estudo da formação dos tecidos e as normas necessárias para a sua construção.

A denominação padronagem vem do conceito que é atribuído a palavra padrão, que é o entrelaçamento formado pelo menor número de fios de urdume e trama necessários  para a representação de um tecido que deverá se repetir por toda a sua extensão.

A técnica de repetição de imagem é conhecida por rapport no design de estampas, e é usada para a criação de um padrão de imagens ou desenhos constituídos a partir de sua repetição.

Portanto, além das padronagens de tecidos, você pode criar padrões de imagens que serão aplicadas sobre as mais diversas superfícies usando softwares específicos para design.

Diferentes tipos de padrões

Ao analisar as imagens sobre tecidos, podemos observar os temas dos padrões mais recorrentes utilizados ao longo do tempo. Eles se dividem em:

Natural

O tema se refere aos padrões que tem a natureza como fonte de inspiração; são folhas, árvores, plantas e frutas.

padrões naturais de estamparia

Floral

A natureza também é usada como inspiração e foram os motivos preferidos na Índia, onde nasceu a arte da estamparia que foi levada para a Europa nos anos de 1640.

Os florais são representados pelos buquês, ramagens, folhagens, botões, pétalas, árvores, arbustos, guirlandas, sementes e formas no estilo liberty, tendo esses desenhos a ligação com o culto à natureza e o romantismo.

pattern floral

Animal

A pele de animais assim como a plumagem das aves serviu de inspiração para a decoração de tecidos há mais de 5 mil anos.

Além das estampas felinas, muito aplicadas em roupas e tecidos para decoração, também há  as borboletas, animais da vida marinha, pássaros, pavões, cavalos, elefantes e outros diversos animais que já foram utilizados para criar padrões.

estampa animal print corrida

Estilizado

São formas artísticas e convenções que são utilizadas pelos designers para criar os próprios efeitos e apresentam a ideia de imagem ou adaptação de uma forma. A estilização em geral permite que um desenho seja planejado com repetições simétricas e ordenadas, por isso são importantes na confecção de tecidos.

estamparia no Design Têxtil

Geométrico

As formas geométricas são outro tipo de estilização muito usada para compor padrões, e voltaram a ser valorizadas no século XX, impulsionadas pelo movimento Art Deco. Os clássicos como o xadrez, o listrado, e os poás sempre se mantiveram na moda sendo reproduzidos por meio da tecelagem ou da estamparia.

estampa geométrica

Abstrato

O motivo abstrato é configurado por desenhos que podem ter aspectos, por exemplo: manchas, pinceladas, borrões, respingos e rabiscos. Abstrato é também denominado figurativo, quando no meio dessas figuras houver a representação humana.

Este tipo de padrão foi bastante utilizado no início do século XX, caracterizando uma abordagem moderna também experimentada na pintura. O período artístico que ficou conhecido como Art Deco, no inicio da década de 1920 até a década de 1930, também foi muito importante na história do desenho abstrato e produziu diversas estampas com esse tema.

Design de Superfície abstrato

Objetos

Podemos encontrar também os motivos que tem como tema objetos. Bastante usado na decoração, apresenta em seus padrões vasos de flores, artigos domésticos, brinquedos, ferramentas, ou ainda elementos da arquitetura.

pattern design de estampas

Grades e listras

As listras, que compõe outro tema para padrões, podem aparecer no uso de linhas retas, verticais ou horizontais, ou ainda cruzadas e em diversos ângulos. Quando colocadas lado a lado apresentam um tipo simples de padrão que pode ser composto por faixas simétricas ou não, em diferentes larguras e combinações de cores trazendo diversos efeitos aos tecidos usados para diversos fins.

Outros tipos de combinações de listras bastante conhecidas são os quadriculados ou xadrezes, que consiste em cruzar faixas verticais e horizontais com duas ou mais cores. Um exemplo de xadrez bem conhecido é o Tartan, que surgiu na Escócia e é um clássico da moda.

Grades e listras estampas

Figuras humanas

Figuras humanas também têm sido representadas em estampas ao longo da história, podendo ser encontradas na maioria das culturas com diversos propósitos. Podem contar histórias, apresentar temas religiosos ou figuras mitológicas bem como cenas e paisagens.

estampas corridas de pessoas

Onde aprender a criar padrões

Os padrões de estamparia do design têxtil e de estampa também são conhecidos como Patterns, Estampas Infinitas, Estampa Contínua, Estampas Corridas ou ainda Padronagens.

E embora sejam utilizadas para cobrir diversas superfícies, seja peças de vestuário ou de decoração, sites, materiais impressos, carros entre tantos outros, poucas pessoas sabem usar as técnicas para produzir as padronagens.

A partir de sua experiência de mais de 10 anos no mercado de design de estampa, o professor Marco Lang lançou uma apresentação onde aborda em detalhes como criar estampas corridas (gratuito).

Clique no link acima para saber mais e não deixe de se inscrever e descobrir como se destacar no mercado da moda e de estamparia.

Conclusão sobre padrões de estamparia

O avanço na qualidade e na diversidade de tecidos e imagens, assim como a evolução da tecnologia e a inserção de novas matérias-primas permitiu um processo de produção mais rápido, além de criar uma infinidade de possibilidades às criações artísticas do profissional de design de superfície.

As estampas são tendência tanto no setor de moda quanto no de decoração; basta ver o sucesso de coleções que exibem maravilhas em estampas, sem falar de produtos personalizados, como camisetas, quadros, canecas e tantos outros.

Também podemos ver o boom dos papéis de paredes com as mais diversas estampas corridas presentes em residências e empresas.

Nunca antes o trabalho do designer de superfície foi tão exposto e democrático quanto hoje, todos adoram artes gráficas, imagens, estampas, e mesmo que não saibam bem o significado, todos adoram a autenticidade e beleza do design em inúmeros produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *