Carreira de designer têxtil – torne-se um profissional das estampas


Caminhe pela sua casa e observe todas as superfícies impressas ao seu redor.

Aposto que você irá encontrar vários itens em pouco tempo, de diversos tipos de materiais, principalmente têxteis.

Isso é o que nós chamamos de estampa. Ficou curioso para saber como elas ganham forma? O designer têxtil é um dos profissionais que cria e desenvolve esses materiais, e justamente sobre esta carreira que falaremos neste artigo…

O que é design de estampas e design têxtil

O trabalho de um designer é projetar algo que seja esteticamente bonito, interessante e funcional. São diversas as ramificações que essa profissão pode ter, e uma delas é o designer de estampas.

O trabalho artístico deste profissional é projetar algo que será aplicado em uma superfície a fim de aprimorar a sua aparência e funcionalidade visual e por isso, este material recebe o título de design de estampas. As estampas podem ser aplicadas em diversos materiais, mas são utilizadas essencialmente em produtos têxteis – e este é o motivo pelo qual a carreira de designer têxtil e designer de estampas tem uma afinidade tão grande.

Você sabia? O designer de estampas desenvolve arte também para produtos não têxteis, como canecas, materiais para decoração, capas para celulares, etc.

Carreira de designer têxtil - torne-se um profissional das estampas

Como se tornar um designer têxtil

Trabalhar como designer têxtil é uma carreira que você pode iniciar como freelancer. Ter contatos e referências é um aspecto que também soma pontos neste sentido. Porém, uma atribuição muito importante de quem trabalha com design de estampas é estar sempre estar conectado.

Como se tornar um designer têxtil

Se antenar em tendências e moda, pensar para a frente, acompanhar as redes sociais e estar sempre em busca de inspirações pode te ajudar a explorar ao máximo a sua criatividade. Além disso, ter noção de cores, termos técnicos e entender os processos de impressão também é importante.

Ter esses atributos pode fazer com que você sinta-se mais confiante para entrar no mercado de trabalho. Porém, conhecimento nunca é demais, e por isso, também é imprescindível dominar ferramentas como o Adobe Photoshop e o Illustrator.

Existem cursos e tutoriais na internet que ensinam como explorar os softwares para aplicar o design têxtil, como por exemplo o Curso de Design de Estampas, aqui do Estampa Web.

Quanto ganha um designer têxtil

Ao iniciar neste tipo de trabalho, principalmente se for atuar como freelancer, é preciso ter em mente que será necessário abdicar de algumas coisas e dedicar dias e horas aos seus projetos de design têxtil.

Quanto ganha um designer têxtil

Para conquistar clientes e fazer com que eles apostem em seu trabalho, construa um portfólio com suas estampas e com os padrões que criou, para fazê-los entender qual é o seu estilo.

Entenda, que quanto mais você se dedicar e mais clientes conquistar, mais conhecido irá se tornar, sendo uma referência no ramo e podendo, consequentemente, cobrar a mais por isto e consolidar uma trajetória de sucesso na área do design, tornando isso a sua profissão efetivamente.

A vantagem de investir no trabalho free é poder construir o seu ritmo e optar pelos melhores horários, no espaço de sua casa, tendo como principal investimento um computador de boa performance e que atenda a sua demanda.

Por outro lado, a instabilidade dos negócios pode ser um ponto negativo, já que isso não lhe garante uma renda fixa mensal, o que já é diferente se você trabalhar em uma agência ou empresa específica do ramo.

Confira no vídeo abaixo as 5 dicas para trabalhar com Criação de Estampas e Design Têxtil por Neide Schulte:

Se optar por trabalhar como empregado em uma agência de design ou empresa do setor têxtil/moda o salário varia de R$ 1900,00 à R$ 5000,00.

Conclusão

Se você é interessado, criativo e está sempre atento às novidades, a profissão de designer têxtil pode ser uma escolha de sucesso. Como em qualquer área, é com um passo de cada vez que se pode consolidar uma carreira com credibilidade, sabendo sempre, atender prazos e conseguir suprir as demandas.

A moda é algo em constante evolução, e por isso, pensar sempre a frente do seu tempo é requisito básico neste tipo de trabalho. Da mesma forma, é o conhecimento: por ele ser mutável, você deve estar disposto para viver em constante aprendizado.

Ao trabalhar como freelancer, você tem diversos benefícios, principalmente em relação ao ritmo trabalho, porém, da mesma forma como ele, o pagamento e a rentabilidade são instáveis, o que pode ser um ponto negativo.

Mesmo assim, nada é tão difícil se você tiver força de vontade e pelo menos 10 segundos de coragem. Está esperando o que para montar o seu portfólio e bater na porta de um futuro cliente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *