Softwares para design de superfície – conheça os principais


Os aplicativos vetoriais, editores gráficos e programas computacionais são grandes aliados no design de superfície.

Eles auxiliam na construção e no tratamento de imagens, tanto que existem softwares específicos para a área do design de superfície, malharia, estamparia, tecelagem e as demais ramificações dessa área.

A sua contribuição no ramo do design é a capacidade de auxiliarem no desenvolvimento de superfícies bidimensionais, contribuindo, também nas ordenações gráficas de padrões e repetições, bem como a estruturação das imagens através de módulos.

Eles permitem a criação desde os elementos mais básicos para o design, atingindo até o mais alto padrão tecnológico que existe para otimizar os prazos de entrega, cada vez mais curtos, e num mercado que exige menores custos de desenvolvimento. Conheça os mais recomendados para o design de superfície e de estampas e as suas utilizações:

Softwares para design de superfície - conheça os principais

Softwares para vetorização e edição

No Brasil o programa mais utilizado por empresas e universidades é o Corel Draw. O Este software é mais acessível e específico para vetorização de elementos gráficos.

O Corel atende funções básicas de preenchimento, edição de encaixes, espelhamento, e outras ferramentas de edição, entre elas, a rotação da imagem que permite a criação de padrões alinhados ou não alinhados, condizentes com a estruturação de um design de superfície. Neste mesmo sentido existe o Adobe Illustrator, que executa as funções de forma muito semelhante.

Já os programas Adobe Photoshop e Corel PHOTOPAINT auxiliam de forma paralela a esses editores para vetorização, já que são mais utilizados para a edição da imagem que pode ser importada para o Corel ou o Illustrator, onde será gerada a repetição, finalização e acabamento do projeto.

Leia também nosso texto sobre programas para desenhar estampas.

Softwares para vetorização e edição

Mais voltado para a arquitetura, o AutoCAD possui aplicativos de edição 2D e 3D, que permite processos repetitivos e a realização e edição de simetrias. Como no exemplo anterior, seus arquivos podem ser exportados, para finalização e edição em outros programas.

Propício para o design de estampas, entra em cena o software Textur Maker, que permite formar e combinar texturas visuais. Este programa realiza simetria de translação e conta com amplas possibilidades que dizem respeito a edição de imagens.

O Design and Repeat possui ferramentas exclusivas e eficientes, ao mesmo tempo que permite executar as funções de qualquer outros aplicativo gráfico, entre elas, a  sobreposição do módulo e alteração dos módulos por escala.

No âmbito da serigrafia, um software muito utilizado é o Surface Magic, que permite trabalhar com camadas e sua sobreposição, como também criar texturas visuais e editar desenhos.

Moda e Malha

Já pensou em um programa que lhe possibilite imaginar tendências, criar temas, ao mesmo tempo que permita conceber novos modelos, em várias cores, realizando as coleções nas pranchas de apresentação?

É exatamente esta a proposta do Kaledo®Collection, que é um produto Lectra dedicado ao design de moda. Esta aplicação facilita no momento de estruturar o processo de criação de uma coleção ao mesmo tempo em que oferece um grande painel de ferramentas de desenho vetorial.

programa Kaledo Collection para design têxtil

Já o Kaledo®Knit, que também é um produto Lectra, vem com uma proposta mais voltada à concepção de malhas. Como ele permite realizar simulações de malhas com um elevado grau de realismo, facilita para os estilistas visualizarem e modificarem as suas criações sem produzir amostras de malhas.

Outro produto Lectra, desta vez dedicado à concepção de tecidos, é o Kaledo®Weave. Num grau de realismo, ele permite realizar simulações de tecidos com efeitos de cores e de ligamentos.

O Kaledo®Print é é voltado para o desenvolvimento de têxteis, ou seja, a criação de desenhos em meios-tons e cores planas. Como possui um próprio ambiente de design,  permite digitalizar, importar ou criar as imagens numa mesma plataforma. Ele possui uma vasta possibilidade de funções de repetição de desenhos em grande volume, ideal para o design de superfície, especialmente para os produtos voltados à decoração.

Mais dimensões

Num âmbito mais tecnológico e buscando cada vez mais realismo, existe o Lectra Systémes, que é uma solução única para a criação de protótipos virtuais em 3D para designers, profissionais de marketing e vendas de produtos de moda e especialmente os modelistas, os quais podem com este programa, trabalhar de forma colaborativa.

Nesta mesma linha pensamento, associando as informações de padrões 2D e 3D e manequins virtuais, surge o programa Modaris 3D Prototyping, que permite a visualização realista e a simulação de vestuários tridimensionais. Vem a agregar pois otimiza a tomada de decisão antes da realização de protótipos físicos.


Viu a imensa variedade de softwares para design de superfície? Mas não se assuste, você não precisa dominar em profundidade todos eles, pois dependendo de sua área de atuação você focará mais em um ou outro.

Conhece outros programas para design de superfície e estampas? Então comente logo abaixo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *