Criar camisetas para vender pela internet – seu negócio passo a passo


Criar camisetas para vender pela internet tem sido fonte de inspiração para muitos empreendedores que desejam começar seu negócio sem precisar investir um valor muito alto.

Quem trabalha com e-commerce tem como vantagem a redução de custos fixos, como o aluguel de sala comercial, luz, água e folha de pagamento de funcionários. Isso sem falar da possibilidade de vender para todo o Brasil e até outros países, não há limites geográficos.

Além disso, a compra pela internet cresce a cada ano; o preço, a maior oferta de produtos e a praticidade são os principais fatores que motivam as pessoas a preferirem as lojas online. Tanto que a venda pela internet no Natal do último ano, 2017, foi estimada em mais de 50%.

No entanto, se você tem em mente criar e vender camisetas pela internet, não se engane, o empreendedor digital também tem muitos desafios.

Por isso, reunimos neste artigo informações essenciais para você que tem o objetivo de iniciar o seu negócio próprio.

Acompanhe o passo a passo de como criar e vender camisetas pela internet.

Criar camisetas para vender pela internet - seu negócio passo a passo

Nicho de mercado

Graças às plataformas digitais, hoje você pode  ter funcionando em poucas horas a sua loja online. Mas, só isso não basta.

Você já se perguntou para quem vai vender o seu produto? Se a resposta for – para todos que gostarem de minhas camisetas -, você precisa rever esse ponto.

A melhor forma para iniciar um negócio online e com baixo investimento, é focar em um  mercado de nicho.

Isso significa que você irá pensar e criar seus produtos para um determinado segmento ou grupo de pessoas que possuem algumas características em comum (o tipo de música que escutam, os restaurantes que costumam frequentar, qual o lugar onde passam as férias, etc).

Muitas são as pessoas que tiveram frustrações em alguma compra por não terem uma necessidade ou desejo de compra atendido. Então, o segredo é identificar esses segmentos.

Ao identificar determinado grupo, descubra o motivo pelo qual ele teve a frustração na compra, e imagine o que faria essas pessoas pagarem um valor a mais, ou premium, para receberem algo que faça sentido para elas.

Pergunte-se qual o problema que você irá resolver com sua loja online?

Qual o valor que você irá entregar a essas pessoas? Pode ser um sentimento de pertencimento, nostalgia, orgulho, entre outros.

sua marca própria de camisetas

Tenha em mente que você não está vendendo uma camiseta, mas os sentimentos e sensações que ela causa.

Várias empresas que já estão estabelecidas no mercado também começaram focando em um nicho. O site Submarino, bem como a gigante Amazon, iniciaram seus negócios online pelo nicho de livros. Eram livrarias no princípio, antes de expandirem para categorias como eletrodomésticos e moda.

Como pesquisar um Nicho Online?

Para conseguir informações importantes referente ao nicho que você for escolher, será necessário muita pesquisa.

O Google possui duas ferramentas que apresentam o volume de buscas de determinados tema:

Google Adwords: é a principal ferramenta de anúncio do Google. Você pode realizar anúncios de texto, gráficos ou de vídeos. Também disponibiliza uma ferramenta de análise de palavras buscadas. Saiba mais ao clicar no link: Anúncio no Google AdWords

Google Trends: oferece a tendência de buscas ao longo de um tempo e que permite o cruzamento de dados para comparação de pesquisa de vários temas. Confira no link: Explore temas Google Trends

Além dessas opções, explore também blogs, fóruns online, atividades nas redes sociais, enfim, quanto mais informações você tiver de seu nicho, mais assertivas serão as suas decisões quanto ao seu produto, preço, e formas de divulgação.

A tarefa é encontrar no Google um tema que tenha um alto número de buscas, com uma tendência de interesse em alta, um mercado que tenha produtos com boas margens e com baixa concorrência, com poucos blogs ou concorrentes já falando sobre o assunto tanto em redes sociais quanto em fóruns. E se não tiver ninguém ainda comentando sobre o assunto, pode ser uma boa oportunidade de nicho.

Não deixe de conferir o vídeo a seguir que revela um nicho ainda pouco explorado no mercado:

Plano de negócios

O plano de negócios é um documento que funciona como um guia para o empreendedor, e tem o objetivo de auxiliar toda e qualquer decisão que você precisa tomar.

Deve conter questões referentes ao mercado e o setor de atuação da sua empresa e as particularidades do seu negócio.

Informações quanto ao mercado: características do mercado online de camisetas; parcela de vendas online do produto; região onde se concentra a maior parte dos clientes; tipo de clientes que compram via online e seus hábitos de compra; concorrentes que utilizam a internet como canal de venda, além dos requisitos técnicos e regulatórios para e-commerce.

Informações quanto à empresa: capacidade de gerenciar os processos de produção e logística para venda online; questões técnicas relacionadas ao e-commerce; formas de pagamento no site; recursos humanos e financeiros para implementação do negócio; comprometimento, treinamento e custos custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar.

Não deixe de assistir o vídeo a seguir do SEBRAE:

Veja ainda os elementos que deverão constar no seu Plano de Negócio no modelo abaixo. (fonte do modelo para e-commerce – Sebrae)

  1. Breve descrição do projeto de e-commerce a ser desenvolvido – não mais de uma página.
  2. Exposição detalhada dos objetivos a serem atingidos por meio da operação de e-commerce (corte de custos, aumento da base de clientes, adequação às demandas do mercado e etc.).
  3. Análise de mercado – descreva as oportunidades do mercado de e-commerce para a sua empresa e o perfil dos consumidores visados.
  4. Análise da concorrência – indique quem são seus concorrentes, quais deles utilizam o e-commerce e quais são suas características.
  5. Estratégia de divulgação – indique as ações a serem empreendidas para divulgar o site e atrair; indique se irá utilizar sites de busca, propaganda online e etc.
  6. Estratégia de preços – defina sua política de preços e descontos e defina quais serão as modalidades de pagamento, tais como boleto bancário, cartão de crédito e etc.
  7. Estratégia de vendas – explique como será feita a recepção e processamento de pedidos.
  8. Estratégia de logística – indique como será feita a entrega física dos produtos ao comprador.
  9. Estratégia de pós-venda – caso o tipo de produto ou serviço vendido requeira atendimento pós-venda, defina como será feito esse atendimento).
  10. Aspectos técnicos – descreva todos os aspectos técnicos envolvidos relevantes para a tomada de decisão e o acompanhamento do plano.
  11. Estabelecimento de critérios de avaliação para a sua operação de e-commerce (número de visitas por mês, número de visitas não repetidas, número de transações geradas, número de pedidos e etc.).
  12. Orçamento – faça um orçamento que cubra o período de instalação da operação de e-commerce, o início de operações e a entrada em funcionamento normal da operação.
  13. Outras análises financeiras necessárias (projeção de fluxo de caixa, análise do ponto de equilíbrio e etc.).

Criação da marca

A marca é muito mais do que o logotipo da sua camiseta ou da sua loja virtual. Ela deve expressar nos seus traços, cores, fontes e nome a identidade do seu produto.

Você já parou para pensar quanto vale a marca Apple ou Google por exemplo, ou até mesmo a Coca Cola?

A Apple e a Google são as marcas mais valiosas do planeta pelo quinto ano consecutivo. O valor atribuído à Apple é mais de 580 bilhões de reais, enquanto a Google ultrapassa os 440 bilhões. Já a Coca Cola, está em quarto lugar do ranking, atrás da Microsoft.

Assista ao vídeo a seguir e entenda a importância da marca para seu negócio.

Agora, se você não domina as ferramentas para a criação de sua marca, como CorelDraw, Illustrator Photoshop ou Inkscape; ou não se sente seguro o suficiente para essa tarefa, você pode contratar um profissional de design especialista nesse trabalho.

Também há sites que oferecem serviços de criação de logotipos por um preço bem razoável, como  o FreeLogoServices.

Métodos de impressão e estamparia

diversas formas de impressão e estamparia, porém, vou citar as mais econômicas que você pode usar para produzir suas camisetas ao iniciar seu negócio.

Dentre os principais métodos, há a sublimação em camisetas de poliéster na cor branca, sublimação com OBM e papel transfer.

  • Sublimação: Nessa técnica você irá imprimir a arte espelhada com tinta sublimática em um papel especial, e ao utilizar a prensa térmica a tinta adere de forma permanente para as fibras do tecido.
  • Sublimação com papel OBM: O papel transfer OBM é um termo colante de fundo branco formado por uma película composta por 100% poliéster, ou seja, é um tecido que você utiliza no momento da aplicação. Ele cria uma camada protetora na camiseta para proteger o local que será aplicada a prensagem, garantindo a qualidade final da peça e facilitando a aplicação da arte.Você poderá estampar camisetas escuras, coloridas e de algodão. Saiba tudo sobre esse processo clicando no link do artigo: diversas formas de impressão e estamparia
  • Transfer: Há o Transfer Jato de Tinta em que a arte é impressa em um papel especial com tintas pigmentadas, e ao ser passado na prensa térmica o papel é transferido para a camiseta. Já no Transfer Laser a técnica é similar, no entanto é utilizado uma impressora laser com toner comum e papel transfer especial. Você também irá precisar de uma prensa térmica para aplicar o transfer, além de um plotter de recorte para artes mais elaboradas. Leia ainda o artigo Transfer laser, transfer jato de tinta ou sublimação? e analise as diferenças.

Criando artes para camisetas

Os programas mais utilizados por designers para a criação de artes são: CorelDraw, Illustrator e o Inkscape, além do Photoshop para edição de imagens.

Criando artes para camisetas

Caso você não tenha domínio sobre nenhum desses softwares de criação gráfica, o ideal é investir em cursos profissionalizantes a fim de ter maior autonomia e independência no processo de criação.

Descubra tudo sobre programas para edição vetorial no artigo especial Programa para criar camisetas: do download ao aprendizado.

Aqui no Estampa Web oferecemos o mais completo curso de Design de Estampas do mercado, uma metodologia voltada tanto para iniciantes quanto para avançados que desejam aprimorar seu conhecimento com softwares para criação de artes.

Contratando designers

Agora, se você tem urgência para criar suas estampas ou deseja ter em mãos algumas artes para começar a produzir enquanto você investe em sua capacitação, outra opção é contratar designers gráficos.

Uma dica bacana é pesquisar alguns sites que reúnem vários profissionais de design freelancers e que cobram um valor bem acessível.

Dê uma espiada no site Workana e veja como é fácil

Comprando design prontos

Você também pode optar em comprar design prontos para estampar suas camisetas. Opção que não recomendo, pois essas artes não serão exclusivas e de sua inteira propriedade, o que quero dizer com isso é que há probabilidade de outras lojas online estarem vendendo camisas com a mesma arte que você for adquirir.

No entanto, se você tem interesse, veja nossa lista de fornecedores de artes prontas para camisetas.

Criando mockups de camisetas

O próximo passo é você criar um catálogo com as camisetas estampadas para que o cliente possa visualizar o produto final.

Um jeito fácil de elaborar o seu catálogo online é tirar uma foto dos seus modelos de camisetas em branco e depois aplicar as artes sobre elas por meio do Photoshop, ou ainda adquirindo mockups online.

No vídeo acima você vê uma forma prática de criar um mockup sem nem precisar de um computador.

Divulgando sua marca de camisetas

Antes mesmo de você começar a divulgar sua marca e seus produtos, o ideal é que você tenha um feedback verdadeiro. Uma sugestão interessante é você utilizar uma plataforma que ofereça um período de teste gratuito onde você pode ter uma loja online totalmente gratuita e por tempo indeterminado para até 50 produtos, como é o caso Loja Integrada.

Depois de feito isso, chegou o momento de você partir para a divulgação de sua loja virtual. O segredo aqui é conhecer e investir em Marketing Digital.

Mas antes de tudo, é importante você saber escolher uma plataforma de e-commerce que tenha todos os recursos disponíveis de que você necessita para seu negócio. A plataforma precisa ser flexível para poder incorporar todas as funções de monitoramento oferecidas pelo Google Analytics. Você também vai precisar conhecer e definir uma estratégia de SEO para garantir que os usuários da internet encontrem a sua loja no Google.

As redes sociais são outras ferramentas essenciais para  a promoção de seus produtos, além de serem úteis para criar uma interação com clientes em potencial. Sem falar que são grandes influenciadores para os consumidores na hora da compra.

Criando sua loja virtual

O primeiro passo para você ter a sua loja virtual é ter um endereço na internet. Para isso, você precisa saber escolher o melhor domínio e então registrá-lo no site Registro.br, verificar se o domínio com o nome da sua marca está liberado, fazer o cadastro e pagar o valor que é cobrado anualmente. Depois, faça o registro do domínio .com também.

Criando sua loja virtual de camisetas estampadas

Após escolher o nome da sua loja virtual faça uma consulta no site Instituto Nacional de Propriedade Intelectual para verificar se o nome que você criou já está registrado por outra empresa, a fim de evitar problemas legais.

No entanto, antes mesmo de seguir esse processo, faça uma pesquisa para saber qual o nome da sua loja é mais interessante, dentre as opções que você irá mostrar. Pode ser uma investigação simples, com amigos, parentes e até mesmo conhecidos.

Não deixe de ler nosso artigo que ensina como criar sua marca própria de camisetas sem gastar com máquinas.

Sua marca própria de camisetas

Então, pensou que era simples?

Como podemos ver, para ser um empreendedor digital é fundamental conhecimento, empenho e paixão pelo seu negócio. Lembre-se que diferente de uma loja física, sua loja online irá funcionar 24 horas por dia, finais de semana e feriados.

Espero ter ajudado você a entender mais esse universo que é criar camisetas para vender pela internet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *