Negócio de camisetas: o que você precisa saber para não fazer papel de bobo


A camiseta deixou de ser apenas uma peça funcional no guarda roupa. O produto se transformou em um meio para as pessoas expressarem valores, autenticidade e estilo de vida.

As t-shirts passaram a fazer sucesso como artigo de moda entre os mais variados nichos de mercado conquistando de vez os consumidores, em especial a geração Y, também chamada de geração da internet.

Como consequência, o negócio de camisetas se tornou em um dos mais atrativos segmentos do setor têxtil do Brasil e do mundo.

Pensando no enorme potencial desse negócio, desenvolvemos um guia com tudo o que você precisa saber para não bancar o amador ao  investir no mercado de camisetas.

Negócio de camisetas: o que você precisa saber para não fazer papel de bobo

Concorrência e mercado atual de camisetas

Com quase 200 anos de história no país, a indústria têxtil tem como característica a alta demanda e a diversificação de sua cadeia produtiva com múltiplas atividades que envolvem diferentes profissionais e empresas.

Essas duas combinações propiciam o surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas em tal grau, que somente o comércio varejista voltado para a confecção e venda de vestuário, inclusive de camisetas, é exercido por mais de 10% do total de Microempreendedores Individuais – MEI.

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

A indústria têxtil é tão forte que em 2017 foi o segundo segmento que mais cresceu, com expectativa de faturamento de R$ 152 bilhões para este ano. E a tendência de investir em tecidos e estampas na criação de coleções e fabricação das peças como forma de diferenciação, também ocorre nos produtos voltados para o segmento de camisetas.

Nesse sentido, para investir no mercado de camisetas é fundamental que você fuja da ideia de vender para todos os públicos e pesquise por um nicho de mercado onde a concorrência ainda não seja acirrada. Pense além da linha cultura pop/geek, há nichos ainda pouco explorados.

Como exemplo, o empoderamento feminino foi um dos termos mais pesquisados no Brasil há dois anos atrás, segundo estudo sobre tendências visuais divulgado pelo site Shutterstock. Esse é um tema que ainda está em alta e veio para ficar, ao meu ver.

Concorrência e mercado atual de camisetas
Que tal ter acesso ao Conteúdo Premium e descobrir como trabalhar com nichos como os profissionais e destacar-se no mercado das estampas.

Outro tema muito levantado nos dias atuais é a diversidade, o orgulho em ser diferente, em se aceitar, seja magro ou plus size, branco ou negro, heterossexual ou homossexual, enfim, o respeito à diferença.

Também há uma multidão de pessoas que estão descobrindo a paixão por corrida de rua. Se você fizer uma busca no youtube, vai descobrir comunidades de corredores que nunca se encontraram pessoalmente, e mesmo assim compartilham desse novo estilo de vida.

Então, já imaginou nas frases, artes e diversas estampas que você pode criar para esses públicos que mencionei?

Confira o artigo que preparamos em outro post e descubra entre outras coisas, como criar e vender camisetas pela internet.

Outra questão fundamental é identificar quem são os seus concorrentes e conhecer quais os produtos que estão produzindo e como estão promovendo. Veja o vídeo a seguir e entenda como fazer uma pesquisa de mercado.

A ideia aqui não é copiar, mas acompanhar os concorrentes a fim de se munir de ideias para seu próprio negócio e não ficar para trás.

Esse não é um trabalho difícil, basta pesquisar em redes sociais, blogs e em lojas online de marcas concorrentes para se manter atualizado. Agora, veja os elementos que são obrigatórias você pesquisar:

  • Variedade e qualidade dos produtos;
  • Preços e promoções
  • Estratégia de marketing
  • Presença nas redes sociais

Estratégia de divulgação da sua marca

Se a estratégia de divulgação é o recurso mais poderoso ao iniciar seu negócio de camisetas, as mídias sociais são as ferramentas chaves para sua marca existir e alavancar rumo ao seu nicho de mercado.

Para se ter uma ideia da importância, 38% das pessoas que responderam à pesquisa sobre comportamento dos brasileiros na internet, realizada pela startup  Opinion Box, acreditam que o mundo era um lugar pior antes das redes sociais.

Ainda, outro estudo realizado pela empresa E.life, revelou que para 77% dos brasileiros, o relacionamento direto com o varejo por meio das redes sociais impactou na decisão de compra.

O foco é destacar sua marca perante as já estabelecidas no mercado, e sem precisar de muito dinheiro para chamar atenção de seus clientes potenciais. Para isso, defina uma estratégia promocional que contemple anúncios online, promoções pagas pelo Google Adwords e utilize vários canais de comunicação com seu cliente, dentre eles o Facebook, Instagram, Youtube e blog.

Estratégia de divulgação da sua marca

Outra ideia interessante é se fazer valer da audiência de blogueiros voltados à moda. Muitas das pessoas que vivem de blog também possuem canais no youtube, você pode criar uma parceria e ter seu produto e sua marca sugerida por quem tem certa autoridade no segmento.

Comercializar suas camisetas por meio de marketplace, o Mercado Livre por exemplo, também é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e atrair novos clientes.

Use a criatividade e elabore ações de guerrilha para chamar atenção para sua marca e impulsionar seu negócio.

Planejando o orçamento do seu negócio de camisetas

Para iniciar o seu negócio de camisetas, você vai precisar de disciplina para fazer um levantamento de todos os valores que serão gastos para montar a empresa. Informações referentes aos custos de comercialização dos produtos e as despesas de operacionalização do negócio devem ser levantadas em detalhes, a fim de minimizar os riscos de problemas financeiros futuros.

É evidente que você conseguirá eliminar muitos custos se a ideia for vender as camisetas pela internet, da mesma forma se você for terceirizar a produção das camisetas e estampas.

No entanto, se você mesmo for produzir, enumere todos os equipamentos e materiais que serão necessários para a instalação de sua empresa.

Planejando o orçamento do seu negócio de camisetas

O ideal é você fazer uma tabela com a relação de todos os valores correspondentes ao investimento necessário para abrir sua empresa, contendo gastos com divulgação, custos fixos e custos variáveis.

O próximo passo é verificar o seu capital de giro. Você vai precisar de um montante de recursos financeiros para manter as operações do dia-a-dia de sua empresa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMC).

Conclusão

O sucesso no negócio de camisetas depende de seu comprometimento integral, além de planejamento, pesquisa e trabalho árduo.

Portanto, não desconsidere cada etapa mencionada, não basta apenas focar em qualidade e preço, que já são requisitos básicos para qualquer produto ou serviço, é necessário estar conectado com as tendências da moda, as mudanças de comportamento do consumidor e saber o que o seu cliente deseja.

Não deixe ainda de ler nosso artigo sobre criar sua marca própria de camisetas sem gastar com máquinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *