Prensa para sublimação – como escolher o tipo certo para você?


A sublimação é uma das técnicas de estamparia mais conhecidas. O seu processo acontece através do conjunto pressão e calor, que transfere a estampa para o material desejado. Esta técnica vem se tornando cada vez mais popular, pois reproduz imagens com nitidez, em alta qualidade, durabilidade e ótima coloração.

Para saber qual é o tipo de prensa ideal ao iniciar com o seu negócio de sublimação, é importante ter em mente alguns aspectos.

Um dos pontos principais é saber quais tipos de produtos você pretende trabalhar. Além disso, é importante que o equipamento seja de um fabricante confiável, e que de preferência, preste assistência técnica e comercial.

A capacidade de temperatura e pressão é outro ponto a ser levado em conta, como também, a necessidade de intervenção manual, ou se ela é pneumática.

Conheça abaixo as principais prensas disponíveis no mercado e qual é o mais indicado para determinados tipos de materiais.

Prensa para sublimação - como escolher o tipo certo para você?

Prensa plana para sublimação

A prensa plana é indicada para sublimação em materiais planos, como camisetas, chinelos e mouse pads. Com ela, você pode inclusive realizar a sublimação total de tecidos.

Existem vários tipos de prensa e a sua funcionalidade varia de acordo com o produto, a demanda que você pretende atender e a qualidade que você quer oferecer.

Também é preciso levar em conta a versatilidade da prensa, optando por aquela que suporta mais tipos de materiais, para que você abranja mais produtos em um único equipamento.

Considerando estes aspectos principais, você já consegue imaginar qual prensa vai atender melhor suas necessidades, levando ainda em consideração o tamanho do espaço que você dispõe para trabalhar.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Conheça os tipos disponíveis no mercado:

  • Prensa plana boca de jacaré: considerada de fácil operação, se tornando uma das opções mais acessíveis do mercado;
  • Prensa plana com abertura lateral: ideal para prensar materiais mais grossos;
  • Prensa plana industrial: indicada para altas produções, suporta o trabalho em alta pressão;
  • Prensa plana de gaveta: também indicada para alta produção e mais barata que a prensa industrial;

Prensa cilíndrica para sublimar

A prensa cilíndrica é usada para a sublimação de canecas ou outros materiais cilíndricos. Nela, podem ser estampadas canecas de cerâmica, plásticas de sublimação e também canecas plásticas no transfer – sendo necessário nesse caso, apenas algumas adaptações – e inclusive squeezes de alumínio.

Antes de adquirir a  prensa cilíndrica, é preciso esclarecer alguns pontos:

  • Em relação a estrutura do equipamento (preste atenção nas peças plásticas em que serão aplicados temperatura e pressão, pois dependendo do material, ele pode não resistir a essa combinação e rachar);
  • O fuso onde é regulado a pressão (é de muita importância analisar o comprimento e o material que ele é feito, pois sem essa observação ele pode quebrar facilmente) ;
  • A espessura da Manta da Resistência da Prensa de Canecas (o mercado dispõe de resistências cilíndricas finas e grossas, sendo que a mais fina é a indicada para acompanhar a prensa).

Dica: antes de comprar qualquer tipo de prensa térmica faça cotação com diversos fornecedores, pois os preços costumam variar bastante. Não deixe também de pesquisar o preço de máquinas usadas no OLX e Mercado Livre.

Prensa 8 em 1

Antes de adquirir uma Prensa Térmica 8 em 1, é importante você esclarecer a mesma pergunta que para as prensas anteriores: qual vai ser o seu nicho de mercado? Isso, porque a Prensa Térmica 8 em 1 abrange os mesmo produtos que uma Prensa Plana e uma Prensa Cilíndrica, adicionando ainda, a possibilidade de sublimar pratos e bonés.

Ao cogitar este equipamento ainda é importante observar o tamanho de estampa que você deseja sublimar. Normalmente, uma Prensa 8 em 1 atende o tamanho 38 cm x 38 cm, fazendo com que você fique limitado a essas medidas para realizar as suas estampas planas.

Outras limitações que esta prensa oferece, é que por ser 8 em 1, ela contém o mesmo painel para todas as ferramentas, fazendo com que, caso dê problema em um, todos os outros também sejam prejudicados.

Também é importante ter em mente que ela limita a utilização de apenas uma ferramenta por vez, já que quando um módulo do equipamento está sendo utilizado, não é possível fazer uso dos demais.

Prensa 3D

A prensa 3D é um equipamento que personaliza objetos com formatos irregulares e que não são possíveis de estampar com a prensa comum. Na prensa 3D, você pode sublimar, por exemplo capas de celulares, copos e canecas com design diferenciado e também bonés.

Neste tipo de prensa, o material é encaixado e o molde que faz pressão sobre o objeto é acoplado individualmente. A partir disso, os materiais são colocados em uma espécie de câmara com aquecimento para que seja realizada a transferência através da sublimação.

Este equipamento é sugerido como algo complementar para a oferta de produtos, levando como essenciais as prensas tradicionais (plana e cilíndrica).

Apesar de não ser recomendado, é possível até fazer camisetas em prensas sublimáticas 3D, conforme você pode ver no vídeo acima.

Qual o melhor tipo de prensa para sublimação?

Depois de ler este artigo viu que não existe um tipo melhor que outro de prensa sublimática, o que existe é a prensa certa para seus objetivos profissionais.

De nada adianta comprar uma prensa que estampa tamanho máximo de 38×38 cm e querer com ela fazer uniformes esportivos, pois essa máquina não atenderá suas necessidades. O contrario também é válido, se vai fazer canecas não precisa de uma prensa enorme.

Portanto muito cuidado ao comprar Kit pronto para sublimação, pois saber escolher a prensa sublimática certa é um ponto crucial para o sucesso de seu negócio.

Review do leitor
Data
Opinião
Esse artigo me ajudou muito na escolha da prensa sublimática certa. Parabéns equipe do Estampa Web.
Nota
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *