Diferentes formas de estampar peças de roupas.

Diferentes formas de estampar peças de roupas.

Leia também nosso artigo sobre diferentes fibras têxteis e descubra quais são os tipos de tecidos e malhas disponíveis no mercado.

Serigrafia

Segundo a Wikipedia, serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A “gravação” da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.

Diferentes formas de estampar peças de roupas: serigrafia.

Para saber mais sobre serigrafia (silk-screen), clique aqui e leia este post.

É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

Leia também o artigo Diferentes modos de serigrafia em tecidos e malhas.

Estamparia digital

A Impressão digital têxtil dispensa a fabricação de matrizes ou cilindros, além de possibilitar a produção em pequena escala. Porém, devido ao alto custo da tinta e do maquinário, a estamparia digital custa em média 3 vezes mais que outros métodos tradicionais de estampar.

Outro grande diferencial da estampa digital é a alta resolução dessas impressoras de tecido. É possível imprimir até fotos através da estamparia digital.

Existem vários tipos de impressoras digitais, que se encaixam praticamente em dois grupos:

  • Plotters, que inicialmente foram construídas para impressão de papel, e posteriormente adaptadas para imprimir ou estampar tecidos.
  • Máquinas de impressão digital em tecidos, com cabeçotes criados exclusivamente para estampar tecidos digitalmente.

Confira o vídeo abaixo onde o estilista Alexandre Herchcovitch falando sobre sua experiência com estamparia digital:

Depois de assistir a impressão de tecidos com estamparia digital, veja como funciona do metodo tradicional (serigrafia):

Leia também nosso artigo sobre Estamparia Digital Direta, onde abordamos a última tecnologia em impressão de roupas.

Não perca o incrível texto sobre Máquina de Estamparia Digital Pequena que será lançado no Brasil em breve, a um ótimo custo benefício, ideal para você começar seu negócio no ramo da estamparia digital.

Transfer / Sublimação

Consistem em um processo de transferência de uma imagem do papel para o tecido por uma prancha aquecida (prensa térmica). A tinta contida no papel é transferida para o tecido quando o papel é submetido à pressão e alta temperatura por alguns segundos.

Leia também o artigo sobre Estampas multicoloridas em roupas através da sublimação.

Pelo processo de impressão no papel ser feito através computador, não existe limitação em quantidade de cores, porém a qualidade do resultado, dependendo do tipo de tecido / malha onde o transfer é aplicado, pode deixar a desejar.

Existe diferença entre o transfer tradicional e a nova técnica de sublimação… para deixarmos isso mais claro para você, escrevemos o artigo Sublimação é o mesmo que transfer?

* agradecimentos especiais a equipe do Impressora Sublimação.

Estamparia Laser

Devido a sua limitação, a estampa com laser em tecidos / malhas é pouco utilizada atualmente nas confecções. Por “imprimir” (ou melhor, queimar) em somente 1 cor, o efeito é sempre o mesmo, parecido com efeito corrosão feio em serigrafia.

Bordado

O bordado não é considerado uma estampa, mas resolvi mencioná-lo neste post por ser mais uma técnica de personalização de roupas.

Apesar de poder ser realizado de forma artesanal, as confecções fazem uso do bordado industrial que permite maior qualidade e velocidade de até 1500 pontos por minuto (algo impossível no bordado manual). O designer de bordados cria o desenho em um software especialmente criado para este fim, e depois o transfere via disquete ou USB para a máquina, que o reproduz fielmente.

Além de bordar, as modernas máquinas de bordado aplicam lantejoulas, fitas, etc. Algumas realizam até corte a laser.

Existem outras formas de estampar?

UPDATE: Quando esse post foi escrito em 2011 essas eram basicamente as formas de estampar moda. Agora, no ano de 2013, para ser sincero, pouca coisa mudou. O que podemos observar atualmente foi um crescimento do usa da sublimação e da impressão digital direta, enquanto que a serigrafia teve um pequeno declínio. Outra forma de personalizar roupas muito utilizada atualmente é a aplicação de termo colantes, mais especificamente strass.

Conhece outras formas de estampar? Compartilhe conosco abaixo nos comentários.




Tags: , , , , , , , ,

70 comentários Deixe o seu

  1. Muito legal o post. Eu uso estamparia digital e sinto exatamente o que o Alexandre falou – ela permite que sejamos mais livres para poder criar.

    • COMO FAZ PARA UTILIZAR A ESTAMPARIA DIGITAL?

    • Moises #

      Quanto custa em média uma estamparia digital? e a recarga do equipamento? quanto em m^2 ela faz pela recarga?

      desde já agradeço a atenção e respostas.

  2. Francisco Wesley #

    Muito bom o post, parabéns.

  3. AROLDO CAMATTARI #

    GOSTARIA DE MÁQUINAS PARA ESTAMPAR PANOS DE PRATO , DE BANDEJA ETC.ABCS

  4. adriano #

    eu gostaria de saber qual e onde vende a maquina que estampa sem deixar aquele aspecto de plastico no local da estampa pois eu morrei fora do brasil e trouxe umas camisas com as estampa nao plasticas que nao retem calor no local do desenho,eu morro em mato grosso e aqui é muito quente tenho medo de comprar uma mquina de transfer e nao conseguir vender devido o calor que se faz!fico aguardando resposta,desde ja sou grato por qualquer informaçao!

    • Marco Aurélio #

      Olá… essa estampa com “aspecto de plástico” deve provavelmente ser transfer. Com certeza os transfers não são a melhor opção para estampa camisetas, por exemplo. Não sei como são suas camisetas, mas pela sua discrição devem ser feitas com serigrafia (seleção de cores/policromia) ou impressão digital. Dê uma pesquisada no google sobre essas duas formas de estampar que você achará diversos fornecedores. Aqui no próprio EstampaWeb, nos links patrocinados, existem diversos anúncios de fornecedores.

      ABRAÇO

    • julio cesar camargo de oliveira #

      eu uso estampas quentes uso e faço, o resultado final vai depender da qualidade dos produtos que vc vai usar, a estampa de pigmetação para tecido em algodão logo que fica pronta dá a impressão de plastico mas isso some na primeira lavagem, deixando a estampa mais fina e proxima do tecido, na sublimação esse fato não acontece, pois a tinta adere perfeitamente no tecido não dando a impressão de plastico, porem só pode ser usada em tecido de poliester ou com uma porcentagem maior de poliester tipo 70% de poliester e 30% de viscose, por exemplo, quer saber mais entre em contato no meu e-mail e terei prazer em responder.

      • Rafael #

        Qual o seu email Julio Cesar? Estou querendo trabalhar com este material, mas tenho várias dúvidas. Se não se importar de responder, claro.O meu é rafayazigi@gmail.com

      • Nelia Correia #

        Estou interessada em trabalhar com estampas, tenho dúvidas, como usar o transfer.”
        Pode ser feito com ferro caseiro? Grato pela atenção dispensada. Nelia Correia

        • Olá… como improviso até pode ser usado sim, porém não indico pois a área é pequena, você não vai conseguir uma boa qualidade, além de não conseguir fazer uma produção grande.
          ABRAÇO

  5. Herminia Castro #

    Estou interessada em comprar uma máquina digital de estampar camisetas e outras pequenas peças de algodão e lona.
    Você têm um produto desse tipo? Quanto custa?

    • Marco Aurélio #

      Olá…

      não somos vendedores de máquinas e insumos para estamparia. O EstampaWeb é uma comunidade de designers de superfície / estampa. Faça uma busca no Google ou nos nossos links patrocinados ao lado que lá você encontra diversas empresas que trabalham com o produto que vocês está procurando.

      ABRAÇO

  6. Kaca #

    Alo amigos , Eu gostaria de saber qual é o melhor modo de estampa em que se tem uma qualidade de imagem perfeita, com sombreado definiçao e qualidade de imagem. Quero saber dos que envolve tintas de verdade. Nao quero naoda colado como dark, silk etc. onde a qualidade ´é ruim e se da a impressao de uma coisa colada, eu gostaria de saber algo para marca mesmo, mais profissional e bunito.
    agradeço e aguardo resposta valew

    • Marco Aurélio #

      Olá, Kaca!

      Não sei o que você quer dizer com “imagem perfeita”, porém posso lhe garantir que ainda não existe nenhuma técnica comercialmente viável de impressão em tecidos e malhas com qualidade fotográfica. Acredito que o que você está procurando pode encontrar em impressão digital ou em uma boa serigrafia (silk-screen) que faça policromia. Cada uma destas técnicas tem seus pontos fortes e fracos, a melhor escolha dependerá de cada tipo de trabalho… cada caso é um caso.

      Um lembrete que sempre faço a todos da comunidade é que imprimir tecidos/malhas não é como imprimir em papel! Lembrem-se disto!

      ABRAÇO

  7. marcos shimidt #

    Ola gostaria de saber qual metodo posso usar para imprimir em folhas de louro, aquelas usadas para temperar feijao!

    Grato

  8. Raimundo Neto #

    Olá, parabéns pelo post!

    Não entendo muito dos processos, mas estou motivado a abrir uma confecção de camisetas masculina e seu post foi bastante esclarecedor.

    Muito obrigado!

  9. Karen #

    Talvez vcs possam tirar minha duvida…

    Na área de sublimação, quando eu faço um desenho num programa vetor (Illustrator), e esse meu desenho é vazado… Quando eu for mandar imprimir, e passar pra camisa, o desenho vai ficar vou vai ficar branco a parte que eu fiz pra ser vazado?

    • Marco Aurélio #

      Olá, Karen.

      A parte que você fez para ser vazada continuará vazada! Só vai ficar branco se você mandar imprimir a parte branca.

      ABRAÇO

  10. ana carla #

    gostaria de uma maquina que marcasse em chinelos de borracha e os desenhos ficassem em baixo relevo usando o método de corrosão.

  11. Nataly #

    Bom dia. Galera preciso de ajuda, eu li todos, mas não achei a resposta que preciso, em questão de qualidade e menor custo, qual melhor forma de estampar, para uma empresa pequena, que está iniciando agora? Obrigada aguardo respostas!

    • Marco Aurélio #

      Olá, Nataly.

      Na minha opinião, apesar das limitações, a sublimação é a melhor alternativa para você. Estamos desenvolvendo um curso na área, para treinar pessoas interessadas. Siga nossa comunidade no Facebook para ser notificada do lançamento.

      Obrigado pela visita.

      ATT,
      Equipe Estampa Web

  12. Diego #

    Olá amigos, muito bom o conteúdo. Gostaria de saber se vocês sabem qual é o tipo de estampa que estão utilizando bastante em roupas agora que mais se parece uma serigrafia e por do desenho fica parecido com plástico. Durabilidade muito grande, a maioria das minhas camisas de corrida, tem a logomarca estampada neste tipo e nunca soltou, nem desgastou. Muito obrigado pela atenção.

    Abraços

    • Marco Aurélio #

      Olá,

      sem ver a peça fica difícil de dizer qual processo foi utilizado. Muitas camisetas esportivas hoje em dia utilizam uma espécie de filme termocolante (recortado em plotter). Já viu aquelas camisetas de times de futebol nos quiosques de shoppings onde eles colocam o seu nome e o número que você quiser na hora? É disso que estou falando.

      Um tipo bastante usado de serigrafia que fica parecendo com plástico (ou borracha) é a serigrafia em plastsol… um tipo de tinta especial bem fácil de encontrar em qualquer loja de serigrafia. Porém para aplicar, é necessário flash cure para uma secagem prévia, e depois para curar a tinta, a peça deve ser passada na estufa a uma alta temperatura, senão ela não seca (cura).

      ABRAÇO

  13. Jefferson #

    Olá, estou interessado em lançar uma marca de estampas, porém já liguei e consultei diversos fornecedores e estou com milhares de dúvidas, por favor me ajude.
    Gostaria de saber qual o processo de estampagem que eu devo utilizar para camisetas de cores variadas, de malha ou outro material parecido, onde eu busco a qualidade e a durabilidade da estampa. Pois em muitas empresas que consultei, me informaram que os processos de estampagem são bem restritos, por exemplo: não caem bem em 100% algodão e etc. Então, pensa comigo, em uma linha de camisas com um tecido bonito, que dê para pessoa usar como roupa de passeio, onde a estampa não sai nas primeiras lavagens, pensou? E agora, o que é o mais indicado para isso?

    • Marco Aurélio #

      A estamparia nada difere de outros processos industriais, ou seja, cada tipo tem suas limitações. Você nunca vai encontrar um método perfeito, que faça tudo que é tipo de trabalho. Isso não existe.
      Se quiser fazer estampas em 100% algodão, de preferência utilize silk-screen… sei que o silk-screen é difícil e caro pois necessita muito investimento inicial em infraestrutura, mas como te falei, não existem método perfeito. Se existisse, todo mundo faria as próprias estampas.

      ABRAÇO

  14. Roberto T #

    Gostaria de saber qaul é o melhor método para estampar uniformes sem perder a qualidade da qualidade.Grato

  15. Anderson #

    Olá, gostei muito do site.

    Em relação as impressoras digitais texteis, há uma limitação em relação ao tecido que tem que ser no mínimo 50% algodão. Porém estava pesquisando algumas máquinas compactas como a Brother GT-361 que imprime em roupas coloridas e tem uma resolução acima de 1.000 dpi, porém o preço é proibitivo.

    Achei outras no mercado similares e mais baratas. Estou querendo abrir uma pequena fábrica de estamparia, cujo produto será camisas de formandos de escola, propaganda política, camisas promocionais, camisas para retiro de igrejas, lojas no qual precisam de camisas decorativas para seus funcionários e camisas personalizadas para pessoas físicas mesmo.

    Você acha uma boa este tipo de maquinário? Achei interessante por serem menores e o espaço para montar seria bem menor.

    Desde já agradeço pela ajuda….

    • Marco Aurélio #

      Legal sua colaboração com a comunidade Anderson… o Estampa Web depende de visitantes como você para valorizar o mercado de estamparia.

      Sua ideia de negócio é bem legal e bastante viável. Acredito que essas máquinas de impressão digital direta encaixam bem para seu modelo de negócios… aconselho você a fazer uma pesquisa com o seu público alvo para ver qual a composição das camisetas e qual o tamanho de estampas que eles geralmente precisam, para ver se a máquina que você pretende comprar atende às necessidades deste público.

      ABRAÇO

  16. Tatiana Oliveira #

    Marco Aurélio,

    Agradeço esse post. Muito últi e esclarecedor.
    Porém ainda preciso de uma ajuda: Como muitos de seus leitores, estou tentando ampliar o negócio do meu pai (ele possui uma grafica e ja produz camisetas em sublimação sob demanda para eventos). Acontece que eu moro na China e aqui tem muitas, milhares de opções de máquinas a preços muito inferiores aos praticados no Brasil. Assim te pergunto:
    a) Para produzir camisetas em serigrafia, o mais indicado é ter uma malharia, digo uma empresa em que o foco principal seja camisetas e não uma gráfica/copiadora..certo?
    b) Vc tem conhecimento de alguma tecnologia nova, ou máquina que reuna mais de uma técnica?
    c) Ou alguma indicaçao de marca ou mesmo de modelo…para que eu possa achar aqui?

    Obrigada

    Tatiana

    • Marco Aurélio #

      Oi… obrigado por compartilhar sua história conosco.

      Em minha opinião:
      A) A maioria das fabricantes de roupas em um geral são confecções, principalmente por questão de custos. Mas nada impede você de oferecer a seus clientes da gráfica um produto diferenciado por um valor um pouco mais alto, pois terá de comprar as camisetas de outra empresa.
      B) Infelizmente desconheço esse tipo de tecnologia. O que temos hoje em dia de mais moderno é a estamparia digital direta, que fica boa na malha de algodão, e a sublimação, que fica bacano no poliéster. O que engloba o maior número de possibilidades (poliéster, algodão, etc…) ainda é a serigrafia silk-screen mesmo.
      C) Procure pelas marcas Brother, Minolta e Epson.

      ABRAÇO

  17. Denise Campos #

    Excelente post! parabéns!!!!

  18. Graziela Maria #

    Olá, adorei o post. O mais esclarecedor que li até agora!
    Porém ainda tenho uma dúvida sobre o processo de Transfer ou Sublimação.
    Gostaria de saber se a imagem sai com facilidade, por exemplo nas primeiras lavagens. Ou se ela é segura e permanente como as estampas comerciais.
    Aguardo sua resposta por e-mail.
    Desde já, grata!
    Parabéns pelo trabalho.

    • Marco Aurélio #

      O transfer simples realmente tem pouca vida útil… ele começa a “quebrar” após algumas lavagens. Já a sublimação não, ela tem uma durabilidade muito boa.
      Para saber mais sobre sublimação, leia nossos artigos sobre o assunto aqui: http://estampaweb.com/category/sublimacao-2/

  19. Ickaro Barcellos #

    Qual estampa, é a melhor ?

    • Marco Aurélio #

      Não existe uma melhor. Cada uma tem suas particularidades, vantagens e pontos fracos.

  20. diego #

    Eu to querendo fazer uma grife de d camisas com as minhas proprias estampas desenhadas pormi
    E queria saber qual a maquina usada por empresas como a hot buttered, voucom, kiksilber entre outras me digam tambem como eu faço para consequir as peças de roupas para eu estampa meu e mail é unidospo@gmail.com valeu.

  21. Giovanna #

    Tenho 17 anos, e gostaria de futuramente abrir uma micro empresa de confecção e estamparia de camisetas, gostaria de saber quais são os prós e contras desse ramo e se os gastos com matéria prima são muito relevantes. Abraço!

  22. ARMANDO CARLOS AZEVEDO #

    gostaria de saber qual a máquina industrial mais moderna para impressão digital textil e qual o sistema mais moderno para impressão em malhas, tipo camisas e camisetas?

    • Marco Aurélio #

      Atualmente a impressão digital direta sobre tecidos e a sublimação são o que há de mais moderno.

  23. Post muito bom.Gostei!

  24. bianca #

    Ola gostaria de saber se vocês estampam malhas. Tenho fabrica de pijamas, trabalho com malhas de algodão estampadas. Estou a procura de um custo mais acessível.
    Grata.
    Bianca

  25. Thiago Cesar #

    Olá Marco Aurelio, montei uma marca, que na qual irá comercializar camisetas, ja fiz minha produção de camisetas, em uma estamparia da minha cidade, moro no interior do parana, a camisetas ficaram boas, mas acho que da para ficar melhor em uma empresa com maior qualidade, usamos apenas malhas em algodão, as estampas são coloridas, com uso de textura, gostaria de saber se tem alguma empresa para indicar, que consiga produzir em silk screen, as nossas estampas.

    Obrigado pela atenção.

  26. Taís #

    Olá
    Gostaria de saber se a estampa digital tem boa durabilidade.
    Pretendo estampar logos de patrocinadores em camisetas de tecido Dry Fit, não sei se é a melhor opção pois tenho receio que na lavagem constante essa estampa desbote muito, assim como acontece no transfer.
    Aguardo retorno.
    Obrigada

    • Marco Aurélio #

      Olá…
      dê uma olhada na composição deste tecido Dry que você está utilizando. Caso seja poliéster, sugiro que cogite seriamente em trabalhar com sublimação, pois a durabilidade é muito boa. Para saber mais sobre a técnica, nós aqui do Estampa Web preparamos um material que você pode encontrar aqui: http://estampaweb.com/2013/03/sublimacao-como-comecar/

      ABRAÇO

  27. Romulo #

    Gostaria de saber como é possível eu estampar uma imagem na camiseta inteira, e não só na área da prensa. obrigado

  28. jaidi #

    mandei fazer um fardamento para meu time de futebol ,com serigrafia ,após a terceira lavagem as escritas começaram a se rachar e em algumas camisetas até estão saindo , o fabricante me disse que era normal acontecer isso em serigrafia ,então pergunto é normal ou não e o que devo fazer

    • Olá,
      os últimos fardamentos que projetei mandei produzir em sublimação… além de mais durável traz mais opções para trabalhos de arte.
      Quanto a rachar as estampas, infelizmente tenho que discordar com seu fornecedor. Eu já fiz fardamentos com serigrafia que a duraram muito tempo. Tudo depende da qualidade e tipo da tinta. Se ele usou, por exemplo, uma tinta para algodão em malha sintética, com certeza a estampa vai sair. Existem tintas diferentes para cada tipo de malha/tecido.
      ABRAÇO

  29. Mari #

    Boa tarde!

    Eu faço acessorios para pet, e eu vi em um fabricante de laços as gravatas personalizadas, com imagens, escritas… existe uma maquina menor que façar?? como é isso , voce sabe??

  30. Patricia #

    Eu tenho uma impressora EPSON 1110 e tenho uma presa termica mas não sei qual o melhor papel para estampar camisas de algodão coloridas, eu só acho os que precisam de plotter de recorte, eu sei que existe aqueles que não precisam pois já vi videos mas não os acho para comprar. Sabe onde encontrá-los?

  31. Pietra #

    Parabéns pelo post!!

    Olá, gostaria de saber qual a forma ideal para estampar em camisetas, jeans e casacos (moletons).
    e qual forma também para estampar imagens, escritas …

    Obrigada =DD

    • Olá, Pietra.

      Atualmente a forma que permite a mais ampla gama possível de possibilidades de estampar é a serigrafia (silk-screen).

      ABRAÇO

  32. wallison #

    olá boa tarde estou começando agora nesse trabalho entao gostaria de saber se minha inpressora da lexmark que tenho a muitos anos se ela da para imprimir os desenhos nela e passar para a blusa ou vou ter que comprar uma outra impressora e qual o tipo de papel para colocar os desenhos obrigado tenha uma boa tarde

    • Olá… nunca trabalhei com uma impressora com kit sublimático da Lexmark. As melhores sem dúvida são as da Epson, que essas eu garanto que funcionam. Se quiser saber mais, tem um site chamado http://impressorasublimacao.com/ com muitas informações sobre o assunto.

  33. Andersson meu face andersson_7391@hotmail.com #

    Eu preciso de uma maquina de estampa com alta resolução nas estampas das camisas

  34. edinaldo #

    boa noite gostaria de saber qual o papel ideal para imprimir minha estampa para tecido em pv? e se posso imprimir na grafica com impressao digital no papel.

    obrigdo

    • Olá… em PV a técnica ideal é serigrafia. Você pode até sublimar, porém na viscose a tinta não irá “pegar”.
      ABRAÇO

  35. Digão #

    Salve, salve! Ótimo post!
    Tenho uma dúvida: todas as máquinas possuem diferentes tamanhos para estampa? A dúvida é de um completo leigo mesmo. Minha dúvida é: eu vou ter problema para ajustar a imagem/estampa ao tamanho da camisa que pretendo estampar se escolher determinado tipo de impressora?
    Vlw!

    • Olá… você precisa sempre estar atento ao tamanho máximo de impressão. Digamos que quer estampar uma camiseta totalmente, precisará de uma máquina com no mínimo 1 metro de boca para fazer os tamanhos maiores.

      ABRAÇO

  36. emanoel #

    Como é o modo de usar da estampa de imprensa

  37. Nadnalva de LIma bastos #

    Bom dia,

    . Gostaria de obter sugestao de que máquina comprar para iniciar o meu negócio, quero trabalhar apenas com camisetas com transfers e criaçao de imagens e frases, mas me preocupo com a qualidade do produto para revenda !!!!!!!

    Nadnalva de Lima

    • Olá… você pode começar com sublimação que é mais fácil e barata e depois incrementar com serigrafia.

      ABRAÇO

  38. Débora #

    Oiee! Adorei a matéria!!
    Queria saber qual o tipo de trabalho é usado nas famosas t-shirts que ta todo mundo usando!
    Preciso de uma máquina de boa qualidade pois pretendo fazer umas t-shirts pra vender. E também querias saber como que se passa a arte para a camiseta…
    Brigada!!!

    • Olá… existem muitas formas de se estampar uma peça de roupa. Se essas tshirts das quais você esta falando são de algodão, é muito provável que sejam feitas com silk-screen.

  39. Mara heloise #

    Gostei. Muito do seu post, estou pesquisando para começar um pequeno negocio em minha casa. Confesso que sou leiga no assunto e tenho varias duvidas, se puder me ajudar. A principio olhei a maquina da Rimaq e da compacta print, qual a diferença entre elas e a qualidade é similar? Quanto a manutenção e assessoria, vc tem alguma informação. Desde já agradeço as dicas. Espero conseguir seguir em frente…

2 Trackbacks

Comente




Cadastre-se para ser membro VIP do site e receber informações exclusivas sobre design de estampas.
* = campo obrigatório
Adicione o código abaixo em seu blog ou site.  
Sobre  serigrafia, sublimação, bordados e aplicações.