Sublimação – como começar!

A sublimação é uma técnica de impressão que virou mania no Brasil e ganha a cada dia mais espaço tanto na moda quanto na confecção de brindes e foto produtos. Se você está pensando em começar a trabalhar com esse tipo de estampas leia este artigo até o final, assim como todos os links mencionados no mesmo.

Aqui organizamos as informações já disponíveis no Estampa Web – uma espécie de guia para quem deseja compreender melhor a técnica de estamparia sublimação.

Dica de estudo: durante este artigo sobre Como Começar Com Sublimação serão apresentados diversos links para outros artigos do site. Sempre que surgir um link abra o mesmo em uma nova guia, leia-o e depois volte a este artigo aqui.

Comece do zero seu negócio de Personalizados, e lucre de 3 mil a 5 mil mensais da sua casa, trabalhando 2 horas por dia, sem precisar de máquinas

Entendendo a técnica sublimática

Para começar, sugiro que você leia o texto que explica o que é a sublimação, que contém um vídeo bacana demostrando o processo como um todo.

Depois sugiro que pesquise sobre os produtos que são possíveis de serem estampados com sublimação. Para isso dê uma olhada na seção Inspiração aqui do Estampa Web, assim como em sites como Pinterest. Outra fonte importante de pesquisa são as lojas que vendem produtos sublimados.

Entendendo a técnica sublimática

Só assim você verá realmente o resultado da aplicação prática da sublimação – conhecerá o que é possível e o que não é possível de fazer com ela.

Comprando os materiais para sublimar

Depois de ter seguido os passos acima com certeza já deve estar pensando em comprar materiais para sublimação (leia o texto). Porém, antes de realizar qualquer compra precisamos te alertar que começar comprando errado é algo muito perigoso.

É comum ver as pessoas gastando todo o seu dinheiro em equipamentos e insumos para posteriormente descobrirem que eles não servem para estampar os produtos que desejam fabricar.

Foi exatamente por esse motivo que criamos o curso profissional Design de Estampas. Para você aprender a começar com segurança (e da forma mais barata possível) a trabalhar com estampas.

Curso design de estampas

Não deixe de ler ainda o artigo sobre os equipamentos necessários para começar com sublimação. Ele é um material do curso profissional que está disponível gratuitamente por tempo limitado aqui no Estampa Web.

Fugindo das armadilhas da sublimação

Pronto! Agora que você já conhece bastante sobre sublimação, antes de começar a trabalhar, dê uma lida no texto cuidados na hora de imprimir. Este artigo fala de importantes fatores que contribuirão para um resultado final ótimo.

Fugindo das armadilhas da sublimação

Outro ponto chave da sublimação é a hora da prensagem. Descubra o tempo, temperatura e pressão corretas para sublimar.

Assim que começar a trabalhar, vai perceber que surgirão alguns problemas e dúvidas – o que é muito normal. Se for o caso deixe suas perguntas no Fórum aqui do Estampa Web, porém não deixe de ler antes de tudo o artigo que fala como sublimar em tecidos escuros e como acertar as cores da impressora.

Incrementando seu estúdio de sublimação

Como em qualquer outro ramo, depois de ter se estabelecido no mercado da sublimação vai chegar a hora de expandir seu negócio. Você poderá comprar tanto prensas quanto impressoras maiores.

Se quiser imprimir em grandes formatos, conheças a plotter para impressão de sublimação com até 1,10 metro de boca.


Espero ter clareado suas ideias. Não deixe ainda de ler o artigo Guia do iniciante em Sublimação e aprender as 5 coisas que você precisa saber antes de começar.

Review do leitor
Data
Opinião
Leitura obrigatória para quem está começando com sublimação.
Nota
41star1star1star1stargray

164 comentários em “Sublimação – como começar!”

  1. Olá! Li várias postagens do seu site e em primeiro lugar quero parabenizá-lo pela qualidade de informações contidas nele.
    Eu quero iniciar nesse ramo de estamparia, com estampas originais criadas por mim, que sou desenhista. Li bastante no seu site, entendi a técnica da sublimação e achei que essa se encaixa mais pra mim, que não vou fazer grandes quantidades de camisetas com mesma estampa.
    Só que queria uma indicação de que modelo de prensa e impressora comprar.
    Vi o post com inspirações do que se pode fazer com sublimação e é justamente aquilo que quero, as vezes estampar a camiseta inteira.
    Então, não sei se para isso é necessário um tipo de prensa, pelo tamanho… Ou tipo de impressora.
    Aguardo um retorno.

    Abraço!

    Responder
    • Bom dia,

      se você quiser imprimir uma camiseta inteira, precisa de uma prensa profissional (ou seja, grande) e de uma impressora com no mínimo 1,10m de tamanho de boca, como a Epson 9700. O investimento para imprimir em grandes formatos é bem maior do que comprar uma impressora e prensa amadoras.

      ABRAÇO

      Responder
  2. Quando pergunto tipo de prensa termica, digo pq vi alguns modelos, automática, manual, entre outras. Vi naquele site que vocês indicaram f1suprimentos.

    Assim como fiquei na duvida em qual impressora comprar. Sou leiga mesmo nesse assunto.

    Responder
  3. Olá Marco Aurélio, parabéns pelo blog é muito claro e objetivo.
    Estamos pensando em montar uma pequena estamparia aqui em casa, porem a minha maior duvida é, podemos trabalhar com tecido 100% algodão de cor clara e escura? qual seria a técnica mais indicada para trabalhar com tecido 1005 algodão?
    Grato.

    Responder
    • Olá…
      para um pequeno negócio que precisa estampar muitos tipos diferentes de substratos eu aconselho começarem com serigrafia. Vão ter certas limitações, porém ainda é a técnica de estamparia mais flexível na atualidade (na minha opinião).

      ABRAÇO

      Responder
  4. Qual a marca máquina sublimatica vc me indica? todas são iguais…? quero uma simples, para começar um negócio pequeno, mas com qualidade.

    Responder
    • Indico sempre dar uma pesquisada em todas as opções. O melhor site que conheço sobre impressoras para sublimação é o http://impressorasublimacao.com/. Lá elas estão divididas em impressoras pequenas e plotters, e ainda por marca. O site não vende impressoras, faz somente uma análise de todas elas, portanto acredito ser uma importante ferramenta de consulta.

      ABRAÇO

      Responder
  5. Olá, bom dia.

    Me chamo Lamark Morais e, estou começando um pequeno empreendimento,
    uma marca de roupas.

    Gostaria de saber se você pode me ajudar em uma dúvida.
    Quando eu vou sublimar microfibras, para a produção de boardshorts, após a prensa do tecido no papel (batido a 200°) o meu tecido fica com sombras, deixadas pela estampa, tanto nas partes que são brancas, quanto em algumas áreas coloridas (tipo, a cor de uma listra invade a outra).

    Pude notar também, que o tecido encolhe um pouco.

    O que eu devo fazer, para que não haja mais sobras no tecido?

    Agradeço pela atenção e o carinho pela resposta.

    Responder
    • Olá,
      o encolhimento é normal, por causa do calor. A modelagem já deve descontar o encolhimento.
      Quanto aos famosos fantasmas, o ideal para eliminá-los de vez é usando uma prensa térmica com sucção.

      Responder
      • A outra forma de eliminar esses famosos fantasmas ?

        Responder
        • Olá…. sim, outra forma de eliminar os fantasmas é prensando o produto em falso, ou seja, prensando ele 1 vez com um papel branco para ele encolher. Depois basta prensá-lo novamente com a sua estampa. ABRAÇO

          Responder
  6. Ola,
    eu gostaria de imprimir na camisa toda,acho lindo e estou começando agora,vc poderia me ajudar me dando algumas informações pq não consigoa achar nada na internet.E vc tem estampas lindas onde acho igual?

    Responder
    • Olá, Isabela… claro que podemos lhe ajudar. Continue lendo nosso site que aqui você encontra informações que vão lhe ajudar muito.

      ABRAÇO

      Responder
  7. bom dia
    Estou interessado em começar um negocio no ramos de estampas e sublimação.
    tenho varios amigo com lojas de roupas fitness e moda praia que fazem constantes trabalhos desse tipo.
    qual os equipamento para inicio (impressora, prensa, insumos, etc…)
    Penso em estampar, sungas, biquines, camisetas, blusas, bones, canecas, materiais promocionais, etc…

    aguardo retorno e desde já agradeço

    Responder
    • Olá… depende do tipo de trabalho e da composição das malhas e tecidos que vai usar. Se predomina o poliéster, eu indico usar sublimação.

      Responder
  8. boa noite,
    gostaria de ajuda !!!
    penso em abrir um negocio sobre sublimação e moro no rj, vcs tem algum curso no rj para me indicar …………..

    Responder
  9. Boa Tarde Marco

    Gosto muito do seu site e sempre venho aqui tirar dúvidas.

    Pois bem, estou pesquisando sobre como montar meu próprio negócio e estou muito interessada em vender camisetas t-shirts 100 poliéster, porem, eu gostaria que vc me esclarece os materiais que eu possar usar para começar esses trabalhos.
    Eu não quero ficar só na impressão A4, mas quero ter opção de sublimar em toda a camisa.
    Até agora sei que vou precisar de 1 impressora, tintas para sublimação, papel sublimático, prensa…

    Vc poderia me orientar pondo a resposta tudo junto, porque daí eu começo analisar os melhores fornecedores.

    Grata,
    Valeska

    Responder
  10. ola,estou pensando montar minha estamparia com camisas poliester,o que realmente preciso desde o inicio ate o final da produção?e camisas escuras realmente e mais difícil fazer?no tamanho do papel a4 qual e a medida da prensa?desde ja agradeço.

    Responder
  11. Olá parabéns pelo site……gostaria de iniciar um novo negócio com estampas em canecas…..li um pouco e vi que vou precisar de uma impressora de sublimação….papel de sublimação a maquina e um programa….vcs poderiam me ajudar? quanto será o meu investimento para tudo isso?…..

    Desde ja agradeço
    Poliana
    “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” Albert Einstein.

    Responder
    • Ola Poliana…

      depende muito do tipo de trabalho que você irá realizar. Eu acredito que com R$ 5 mil você consiga comprar tudo (incluindo algumas canecas) para começar a girar seu negócio.

      ABRAÇO

      Responder
  12. eu posso comprar uma epson l210 com bulking para sublimar camisetas

    Responder
    • Se o bulk for com tintas sublimáticas sim. As Epsons funcionam com tinta para sublimação sim.

      Responder
  13. Olá! Estou iniciando neste ramo de estamparia… estou quase comprando uma prensa 8×1, mas ainda estou com receio, devido a ser informada que não há manutenção para este equipamento devido ser da “china”, vc`s conhece este tipo de equipamento? E perigoso o investimento? Me ajudem por favor. Obrigada.

    Responder
    • Olá… tive uma prensa chinesa que queimava muitos fusíveis. Mas fora isso funciona perfeitamente. Procure também por opções nacionais e compare os preços.

      Responder
  14. Olá, achei muito bacana esse site, com muitas informações. Comecei agora e já está quase tudo pronto para começar a funcionar. Gostaria de saber um pouco sobre a resina dos produtos, sei que é resina PU, mas não conheço o processo. Vocês teriam algo sobre o assunto?

    Responder
  15. Bom dia,

    Gostaria de uma impressora, onde eu pudesse produzir: Camisetas, adesivos, Folhetos e Cartazes.
    Seria pra baratear os custos que tenho com impressões.
    São produções pequenas, mas frequentes.

    Vocês acreditam que eu conseguiria suprir essa necessidade com a impressora Epson T1110 Sublimática ?
    http://compras.f1suprimentos.com.br/impressora-sublimatica-a3-p51

    Att,
    Ayane

    Responder
    • Olá… as tintas sublimáticas não são boas para imprimir folhetos e cartazes, as cores não ficam legais. Você precisará de 2 impressoras diferentes.
      ABRAÇO

      Responder
  16. quais materiais presiso para comerça estampa camiseta as maquinas para sublimação

    Responder
    • Impressora com bulk-ink sublimático.
      Papel e tintas para sublimação.
      Prensa térmica.
      Fotoprodutos.

      Responder
  17. Boa noite, estou com ideias bem parecidas que a dos colegas. Comprei um kit da compacta print, a prensa p25, a epson l355 e uns materiais adicionais. A minha duvida é: como faco para transformar minha impressora para sublimacao???

    Responder
    • Você precisa comprar um kit de bulk-ink sublimático, e colocar tintas sublimáticas nele. ABRAÇO

      Responder
  18. Boa tarde!! Gostaria de montar uma estamparia, o que eu preciso para começar, você poderia me da umas dicas.se for possível por emai. Agradeço desde já.

    Responder
    • Se for sublimação, você precisa de uma impressora com bulk sublimático, tintas e papel para sublimação, uma prensa térmica e os fotoprodutos para estampar.
      ABRAÇO

      Responder
  19. Olá adorei o site, parabéns.
    Vou abrir um neócio com calcinhas e cuecas estampadas. Você indica a sublimalçao? Porque serão frases e desenho?

    Responder
    • Olá… se forem peças fabricadas em poliéster aconselho usar sublimação sim.

      Responder
  20. Muito bom esse artigo você esta de parabéns. Valeu mesmo por todo esclarecimento.

    Responder
  21. ola,Boa Tarde!! Eu estou com uma duvida
    Se eu imprimir uma imagem em um papel sublimativo ..tipo tenho 150 blusas..eu tenho q imprimir 150 papeis ?? Ou 1 papel serve para estampar as 150 blusas?
    obrigada
    AGUARDO A RESPOSTA ..

    Responder
  22. Oi, vc pode me ajudar, como faço para o logo ou o desenho, não passar para o outro lado da camiseta, será que tenho que usar um papel na hora de sublimar??

    Responder
    • Você deve “vestir” a camiseta na prensa térmica, e não colocar ela totalmente dentro. Assim não terá problema com desenhos passar para o outro lado.

      Responder
  23. Ola, quero trabalhar com chinelos personalizados, gostaria que voce me indicasse os produtos que devo comprar para começar a trabalhar. Aguardo.

    Responder
  24. Ola Ótimo blog, consegui sanar muitas das minhas duvidas aqui

    mas ainda tenho uma duvida em relação aos diferentes tipos de transfer.
    Vi que existe uma certa variedade de transfer como o Transfer dark, bright, obm, ink pro,litográfico, power film e sublimatico e muitos outros

    em que tipo de e tecidos e malhas esses diferentes tipos de transfer citados acima podem ser utilizados

    Responder
    • Olá… esse tipo de transfer é usado geralmente para o pessoal estampar peças escuras ou de algodão. Se for usar esse tipo de material tenha cuidado, pois a qualidade dos mesmos geralmente deixa a desejar.

      Responder
  25. muito legal este seu trabalho cara,

    boa tarde tenho tenho uma PRENSA e uma EMPRESSORA Tx135 sublimatica,
    estou começando no ramo de BLUSAS, CHINELOS.
    N estou conseguindo um resultado bom na estampagem do chineo, vc poderia mim dizer qual seria o tempo ideal e temperatura ideal e quantas passadas de resinas tenho q fazer para n sair a foto do chinelo, estou usando 200gral, 20 segundos, as vezes o papel fica apregado, e sair a foto, sera muita ou poca temperatura. obrigado e tenha sua atença e tenha uma boa tarde.

    Responder
    • Olá… os tempos dependem mt do maquinário que vocês esta usando. Tente aumentar o tempo ou a temperatura, faça diversos testes.
      Quanto a resina, já tentou comprar chinelos especiais para sublimação? Eles não precisam ser resinados, e por isso a estampa dura mais.

      Responder
  26. Estamos começando a fazer sublimação em camisetas mas não tem dado certo, colocamos a estampa na camiseta a prensa em 200° e 15 segundos (as vezes 10 segundos), uma parte da imagem fica grudada no papel. O que estamos fazendo de errado? A nossa maquina é compacta print 25×35.
    A impressão é feita na impressora epson L355, Qual a formatação ou a qualidade de impressão,pois quando usamos imagens da impressora as imagens estão saindo com falhas na camiseta (uma faixa branca na estampa da camiseta). No papel o desenho sai bom coloco na qualidade alta.

    Responder
    • O problema não deve ser na impressora, e sim na prensa. Conferiu se a chapa esta esquentando uniformemente? Será que ela não esta fria na parte que a estampa fica no papel?

      Responder
  27. Quero abrir uma estamparia de camisetas,ja tenho bastante informacao a respeito do material.mas eu gostaria de saber se e preciso registrar firma e se eu preciso criar etiquetas. As camisetas que eu comprar para sublimar ja vem com etiquetas?

    Responder
    • Olá… no começo a maioria do pessoal começa na informalidade, portanto se o negócio começa a crescer surge a necessidade de abrir uma empresa e começar a identificar as peças com o CNPJ do fabricante. Quando você comprar camisetas de seu fornecedor pode solicitar que ele coloque sua etiqueta.
      Acabamos de abrir um forum (http://estampaweb.com/forum/) ondem o usuário pode lançar suas dúvidas e outros profissionais responderem. Copie lá sua dúvida e receba sugestões de diversos outros profissionais. ABRAÇO

      Responder
  28. Boa noite!
    Quero montar uma pequena empresa de sublimação em sandálias, blusas e outros itens.
    Gostaria de saber qual a impressora ideal para tal serviço e se utilizo a mesma prensa para todas essas atividades?

    Responder
    • Oi Lilian… você pode usar sublimação para estampar todos esse produtos sim.

      Responder
  29. Oi tenho uma impressora epson l355, que foi carregada com tinta original, daria certo trocar por sublimatico?

    Responder
    • Precisa limpar ela bem antes, removendo toda tinta comum antes de colocar a sublimática.

      Responder
  30. ola tenho uma impressora epson cx4100 sera que posso imprimir com tinta sublimatica nela ou devo comprar uma outra.

    Responder
    • Olá… se a cabeça for micropiezo da sim, a questão é ver se vale a pena o serviço de limpar ela da tinta pigmentada e colocar tinta para sublimação. Já vi casos onde valia mais a pena comprar uma impressora nova.

      Responder
  31. Boa Tarde, queria saber se tem diferença em prensas termica para sublimação ou tranfer. ou se uma prensa serve pra duas coisas .

    Obrigado

    Responder
  32. Bom dia,

    Gostaria de saber o que da para sublimar com a mini prensa 3D. e qual o tamanha da area de sublimação.

    Responder
    • Olá… a prensa 3D pode transferir para diversos foto produtos. A que eu vi tinha um tamanho bom, da para fazer 12 canecas por vez.

      Responder
  33. Clareou sim Marcão… grandes ensinamentos…. obrigado…. mais vc n teria algo mais específico para “calça legge inspiração”. como faço modelos tão fantasticos como os q vc tem no site… n teria um passo a passo… eu fabrico as calças, mais, compro as malhas ja com estampas ou lisas…. mais com as estampas prontas, n fica legal, pq fica metade da estampa em um calça e metade na outra…. gostaria muito de iniciar esse trabalho da “legge inspiração”…. por favor, me ajude ae Marcão, n tenho mais onde procurar….. grande abraço….

    Responder
    • Olá… não tenho um passo a passo de como fazer essa leggings, até porque é um processo de sublimação como qualquer outro.
      Digitaliza os moldes e faça seu desenho sobre eles, com um pouco de margem. Dai é só imprimir e transferir na prensa térmica.

      Responder
  34. Boa noite, estou com um problema ao sublimar camisetas 100% poliester, pois em algumas partes a imagem fica muito mais clara que o restante da imagem, entretanto a impressao esta correta, ou seja, sem estas partes mais claras…

    Estou utilizando transfer resinado, tinta sublimatica e prensa a 200 graus por 20 segundos.

    – Testei a mesma imagem (outra impressao) em uma camiseta 50% poliester / 50% algodao e o problema nao ocorre.

    – Testei a mesma imagem (outra impressao) no verso de uma camiseta 100% poliester e o problema ainda ocorre porem de uma forma muito mais sutil, ou seja, apresentando menos pontos de falha.

    Alguem tem alguma dica do que possívelmente esta gerando este problema?

    Obrigado desde ja.

    Responder
    • As marcas claras são sempre no mesmo lugar? Ou depende de como você coloca o transfer ou a peça na prensa?
      Isso pode ser problemas de esquentamento desparelho da chapa quente.

      Responder
      • Marco, as marcas sao sempre no mesmo lugar, so que so acontece com a camiseta 100% poliester, pois na 50% o problema nao aconteceu…

        Testei com a mesma prensa, e mesma temperatura e mesma pressao…
        Inclusive testei colocando a camiseta mais pro lado esquerdo da prensa e depois mais pro lado direito, pois achei que poderia ser algo com a prensa, mas em ambos o problema persistiu.

        veja a imagem: http://www.felsemburg.com.br/erro_sublimacao.jpg

        Responder
        • Olá… a foto ajudou bastante! Já tive esse mesmo problema, e para mim era a “almofada” da prensa que estava enrugada. O que fiz na época foi troca-la. Porém como não vi tua prensa, não tenho como dizer certo se é esse o problema.

          Passa a mão sobre a parte da prensa onde tu coloca a camiseta em cima, vê se ela esta bem lisa ou se tem rugas. Se tiver as rugas, tenta observar se elas são no mesmo lugar onde tem as manchas. Se forem, é porque o problema é nessa parte da prensa.

          Responder
          • Marco, verifiquei minha prensa e não consegui perceber nenhum enrugado, mas nos testes que fiz tambem desconfiei de algum problema na prensa, no entanto prensei com a camiseta em varias posicoes na prensa pois minha prensa e bem grande (82cm) mas mesmo assim em todos os locais que eu prensava, a falha acontecia no mesmo lugar da camiseta…

            De todo modo, troquei as camisetas para uma composicao diferente (67% poliester / 33% viscose) e o problema nao aconteceu mais… estampei mais de 30 camisetas e o problema nao aconteceu em nenhuma…

            De todo modo, muitissimo obrigado pela atencao e pela ajuda!!

            Abraco.

          • Bem possível então que seu problema seja mesmo no material das camisetas.
            Tente mudar de fornecedor, talvez ajude.

            Obrigado pela colaboração… sua experiência com certeza vai ajudar muitos outros. ABRAÇO

  35. Bom dia !

    Minha duvida é, neste ramos de sublimação, quem são meus potenciais clientes pra quem posso vender meus produtos ?
    poderia me dar alguns exemplos ?

    Responder
    • Olá Sérgio…

      Alguns exemplos de potenciais clientes:
      – Empresas querendo brindes;
      – Pessoas querendo produtos com suas fotos (chaveiros, camisetas, chinelos…)
      – Presentes personalizados;
      – Coleção personalizada;
      – Entre diversos outros.

      Como você pode ver existem muitas formas de se ganhar dinheiro com sublimação, seja vendendo diretamente para o consumidor final ou para outras empresas que revenderão os seus produtos.

      Responder
  36. bom dia,
    fabrico chinelos sublimados som tecido de poliester, gostaria de saber informações sobre o trasnfer litografico se é ,mais facil, mais duravel .

    Responder
    • Olá…. a maioria dos transfers têm menor durabilidade que sublimação.

      Responder
  37. Boa Tarde.

    Gostaria de saber se posso estampar outras cores alem de branco? e como faço esse processo?

    Obrigado

    Responder
    • Olá… a qualidade fica boa mesmo no branco. Tem como fazer em outras cores sim, porém o resultado deixa a desejar, pois é necessário usar uma técnica auxiliar tipo OBM, por exemplo.
      Outra solução é estampar o fundo todo, porém se você estiver querendo estampar roupas, precisará de uma plotter para conseguir imprimir toda a peça.

      Responder
  38. Boa tarde! Gostaria de saber quantos metros de linhas são usados para montar uma boardshort adulto e juvenil, masculino e feminino.

    Desde já agradeço!!!!

    Responder
    • Metros de linha de costura? Desconheço esse dado, e acredito que poucas pessoas no mundo já “perderam” tempo medindo isso, pois o valor da linha versus a quantidade utilizada é muito pequeno.

      Responder
  39. Olá, sou leiga no assunto e como surgiu o interesse por este ramo, tenho pesquisado sobre estamparia.
    Gostaria de saber ser para trabalhar com estampas em blusas, chinelos, obrigatoriamente tenho que ter uma máquina de plotter, pois estava lendo que há necessidade de fazer recortes em determinados desenhos.

    Grata pela ajuda!

    Responder
    • Olá… depende o tipo de arte que você quiser fazer. A maioria das pessoas não tem plotter de recorte e faz diferentes tipos de estampas.

      Responder
  40. Ola Marco, gostaríamos de saber qual eh o sei site. Obrigada.

    Responder
  41. Boa tarde, estou interessada em ingressar no ramo de personalização de canecas, relógios, chaveiros entre outros produtos voltados para foto presente. Não tenho nem as máquinas, nem experiência com sublimação. Gostaria de saber se é rentável eu fazer a arte e procurar um profissional para comprar dele o produto e a sublimação.

    Responder
    • Olá, Janaina… muitas pessoas ganham a vida trabalhando com sublimação, portanto podemos dizer que é um negócio viável sim. Claro que a quantidade de dinheiro que isso lhe trará é bastante relativa, pois dependerá da forma como você conduzirá seu negócio.

      Responder
  42. idália 5 de Dezembro 2014 …. Olá Marcos tudo bem? Eu comprei uma maquina da compcta print 35×35 mas não tive a coragem de usar ainda , mas a minha duvida e o tecidos das camiseta , pq me falaram que 100% algundão não pegar e verdade..

    Responder
    • Se for usar para sublimação não funciona em 100% algodão. Porém existem outros tipos de transfer que funcionam em algodão, porém sem tanta qualidade.

      Responder
  43. Bom dia Marco, gostaria de saber mais ou menos quanto irei gastar para montar minha confcção ( sublimação em poliester ) ja com cpu, plotter, prença, tecidos, linhas, tintas, papel subli. e máquinas de costura * acho que são 3 tipos de costura pra uma camisa *
    Obrigado e um grande abrç.

    Responder
    • Nossa Juarez, essa pergunta é impossível de ser respondida. Tudo dependerá das marcas que você comprar e das lojas onde comprar, pois os preços variam muito. O ideal é colocar o pé na estrada e fazer diversos orçamentos.

      Responder
  44. boa tarde
    Marcos
    estou tendo algumas dificuldades na impressão sublimatica impressora T42WD e sai alguns riscos manchando as folhas,vc poderia identificar alguma ajuda por favor

    obrigado
    belo trabalho de ajuda parabéns

    Responder
    • Olá… manchas nas folhas geralmente são pq o carrinho da impressora bate nas pontas da folha. Dê uma olhada se por um acaso as pontas da folha não estão levemente envergadas.

      Responder
  45. ola, bom dia marco, sou seu leitor, abri uma pequena fabrica de chinelos e gostaria de entrar na sublimação estou comprando, uma epsom l355 e uma prensa, gostaria de saber se dará para sublimar chinelos e camisetas, bonés, na mesma. obrigado.

    Responder
  46. Boa tarde, tudo bem?

    Gostaria de tirar algumas duvidas, por favor.
    Estou pensando em comprar uma prensa térmica para estampar camisetas, porém o meu foco seriam camisetas de algodão, malha, tecidos mais molinhos e nada de poliéster ou tecidos esportivos.
    A questão é com essa prensa consigo estampar nestes tipos de tecido?
    Usaria a impressora jato de tinta pigmentada?

    Sei que preciso de uma papel especial para tal trabalho, mas tenho essas duvidas.

    Consegue me ajudar?

    Obrigada.
    Att,

    Responder
  47. Mais uma vez bom dia Marco. Dei uma boa pesquisada em ( linhas, tecidos e tintas ) e achei uma variedades de preços. Das mas acessiveis as mais caras. A dúvida é: As mais caras são as de melhores qualidades? Abç. Obrgd pela as respostas.

    Responder
    • Nem sempre Juarez… o ideal é comprar uma quantidade menor e testar antes de comprar bastante!

      Responder
  48. Marco, tudo joia? aqui, parabens pelo site cara.. é uma luz pra quem é leigo tipo eu.
    então cara, eu sempre quis ter uma marca de blusas estampadas, na minha primeira tentativa por não ter conhecimento pedi para uma empresa fazer e ficaram horriveis. agora to querendo retomar, a questao é a seguinte.
    eu consigo estampar na prensa uma blusa de composição 50% algodao e 50% poliester? o resultado fica bom ou isso depende da tinta? sempre a estampa vai ficar naquele aspecto borrachado?
    brigadao, feliz 2015

    Responder
    • Da para estampar somente com 50% de poliéster, porém a estampa fica com menos definição, ela parece mesclada!

      Responder
  49. Gostaria de ajuda. Quero saber como faco a arte para estampar no método de sublimação. Obrigado

    Responder
    • Olá, Tatyelle… estamos organizando um curso online para Fevereiro sobre o assunto. Caso queira se inscrever na lista de e-mails para saber do lançamento, basta acessar o seguinte endereço e deixar seu email que te enviaremos mais informações: http://designdeestampas.com.br/

      Responder
  50. a maquina compacta print faz silk em camisa preta?

    Responder
  51. Boa tarde. Tenho uma impressora epson l210 e a impressão dela esta bem fraca e no papel transfer sai muito aguado. O que pode ser? Tinta de baixa qualidade?
    Obrigado.

    Responder
    • Olá… deve ser problema de perfil de cores ou no seu papel. Faça 2 teste: imprima em folha comum na qualidade máxima da impressora e em folha para sublimação na qualidade econômica e veja o que vai acontecer. Assim você vai descobrir qual o problema.

      Responder
  52. Olá, estou tendo problemas nas camisas com fotos. A impressão sai boa mas depois da prensagam, a foto fica avermelhada na camisa. Já testei tempo e pressão…

    Responder
    • E já testou em outro tipo de malha? Se não for na regulagem da prensa, nem na malha, provavelmente é no perfil de cores da sua impressora que dependendo da tinta que você usa precisa ser ajustado.
      Já tentou falar com a pessoa que te vendeu o equipamento se ela tem um perfil de cores para as tintas sublimaticas?

      Responder
  53. Boa Noite e parabéns pelo blog.
    tenho uma duvida.
    Acabei de adquirir uma maquina compacta print usada
    tentei usar o color film da imprimax,
    Estou fazendo testes para ver qual e o tempo para transferência,
    as vezes 200g 20 segundos depois 200g 25segundos etc
    visualmente tem como identificar se esta bom ou não
    o que acontece se eu deixar mais tempo que necessario.

    Responder
  54. Boa noite amigo estou começando agora no ramo e pretendo criar e estampar minha marca a minha dúvida é encenação a prensa e estampar a camisa inteira comprei uma metal nos tamanho A3 (35×45) e queria saber se é possível estampar uma camisa inteira e como faço

    Responder
    • Olá, Ramom. Para saber qual o tamanho da máquina que você precisa pegue uma camiseta e faça a medição do corpo dela. Esse tamanho de 35×45 não da para usar para estampar frentes inteiras de camisetas de tamanhos grandes.

      Responder
  55. Ola, bom dia. Comprei uma prensa termica 40×60 e gostaria de fazer uma estampa total em uma camiseta GG, posso fazer o processo em duas etapas? ou interfere na qualidade do desenho? Obrigada

    Responder
    • Vai interferir na qualidade, pois é difícil acertar os encaixes. Mas não custa tentar, dependendo da estampa pode dar certo. ABRAÇO

      Responder
  56. Olá, tenho uma dúvida, para estampar em camisas escuras e pretas, 100% algodão, qual impressora e qual papel transfer devo usar??
    desde já obrigado

    Responder
  57. Sou leigo.Minha pergunta é qual a difereça entre tinta pigmentada,corante e sublimática?e qual a aplicação de cada uma?

    Responder
    • Olá Eduardo.
      Corante: é a tinta padrão original das impressoras para imprimir em papel simples.
      Pigmentada: geralmente é prova d’água e tem proteção UV, usada para imprimir fotos mas também por algumas pessoas para fazer trabalhos com estampas em roupas.
      Sublimática: tinta para imprimir em papel e depois transferir com calor para algum produto, ou seja, para estampar.

      ABRAÇÃO

      Responder
  58. Ola”
    Tenho os materiais para trabalhar com sublimaçao em camisa.
    Mas quando chega a hora de transferi o desenho do papel transfer para a camiseta iso nâo acontece , o papel pode até queima e não transfere.
    Quem pude ajuda agradeço…

    Responder
  59. Você explicou o mais “fácil” (pra mim no caso, que já havia lido tudo isso várias vezes em outros sites), o que eu quero saber e seria bem grato caso me respondesse:

    Como desenhar…

    Qual equipamento utilizado para passar o desenho pro Papel transfer.

    Responder
  60. Olá, tenho uma compacta print 25×35 mas preciso imprimir no tamanho A3. Posso fazer nela ou não dá certo? Obrigada

    Responder
    • Para A3 você precisa de no mínimo 30×42 cm. Essa sua prensa é muito pequena para esse formato. ABRAÇO

      Responder
  61. Ola, comprei uma prensa térmica de caneca, não estou sabendo onde comprar a tinta, tenho uma multifuncional canon ela serve para a impressão? Já tenho o papel mais não to achando a tinta, poderiam me indicar? Desde já obrigada.

    Responder
  62. Ola Boa tarde,

    Estou estudando um pouco sobre a estamparia através da técnica de sublimação. Gostaria de saber se essa técnica é aplicável a diversas cores ou apenas cores brancas?
    Minha ideia é fazer camisas com símbolo da cidade turística onde moro, escrito o nome do local.
    o ideal é ter diversas cores com estampas diferentes. A sublimação é a melhor técnica ou existe outras melhores?
    Ate mesmo para produzir em media escala?

    Grata,

    Responder
    • Olá Joyce… é possível fazer peças coloridas em cores claras sim. Cores mais intensas e preto não da certo.
      A maioria das camisetas de turismo são estampadas com silkscreen (serigrafia)

      ABRAÇO

      Responder
  63. Bom dia!
    Parabém pelo trabalho que vem fazendo!

    Minha duvida é a seguinte. As tintas sublimáticas utlizadas nas impressoras Epson formato de mesa ex. A4/A3, são as mesmas tintas utlizadas nas plotters sublimáticas? E quais seriam as tintas mais indicadas, as de qualidades de melhor aceitação? Pois muitos dizem que a sua tinta é a melhor.
    Muito obrigado.

    Responder
    • Olá, pode usar as mesmas tintas sim. A tintas que eu uso são Manoukian e B&M do Brasil. Com a B&M tive problemas uma época mais agora está tudo ok.

      Responder
  64. Olá. Gostei muito dos artigos de seu site. Estão me ajudando muito.
    Estou pensando em iniciar a comercialização de canecas personalizadas e estou fazendo várias pesquisas de prensas para canecas ou outros objetos cilindricos em sublimação. Mas já achei prensas desde R$ 335,00 (no f1suprimentos, indicado aqui no site) até R$ 1399,00 (da compacta print) e fiquei na dúvida sobre como escolher a prensa que vou adquirir. Tem alguma sugestão para me dar?

    Responder
    • Olá Bárbara… dê preferência sempre para prensas nacionais, pois já tive experiência com chinesas que não duraram nada.
      Outra dica é pedir referências de quem já usa a prensa para a loja que quer vender para você. Assim você pode pedir o que a pessoa achou do produto.
      ABRAÇO

      Responder
  65. Bom dia!
    Estou com problemas nas cores após a prensagem. A imagem está ficando com tons esverdeados. como resolvo isso?

    Responder
    • É necessário ter a impressora e o monitor bem ajustados as suas tintas. A pessoa que te vendeu a tinta não lhe passou o perfil de cores? Cobra isso deles, ou pelo menos a forma de fazer essa calibragem.
      ABRAÇO

      Responder
  66. Queria saber como faço para não ficar aquela estampa quadrada e dura, como fazer, qual maquina usar… não acho informações na internet.
    me ajudem por favor !!!
    obrigada.

    Responder
    • Na sublimação não fica o quadrado duro, só se usar algum tipo de papel transfer. Outra opção também é usar silkscreen.
      ABRAÇO

      Responder
  67. Olá. Primeiramente quero parabenizar pelo site, informações muito esclarecedoras.
    Colega, estou comprando um kit com prensa e impressora para sublimação e transfer. Afinal é a mesma coisa?
    Passei ao fornecedor que tenho a idéia inicial de fazer camisetas personalizadas (fotos e imagens) e fronhas. Pesquisando vi que a maioria das camisetas que vi aqui onde moro são algodão e não poliéster e o fornecedor me informou que tenho então que escolher a impressora do kit, que há uma para poliester e demais e uma somente para algodão… me ajude, o que acha melhor escolher? outra questão é que para o publico jovem estampas de bandas por exemplo que sai é mais cor preta, que usa o dark paper certo? Li aqui que algodão não dá para aplicar? Pode me ajudar com essas duvidas? obrigada

    Responder
    • Para fazer algodão é uma técnica (transfer), e para poliéster é sublimação… por isso precisa de 2 impressoras com tintas e papeis diferentes.
      A maioria das camisetas de banda não são feitas nem com sublimação nem com transfer, e sim com silk screen que é outra técnica.
      ABRAÇO

      Responder
  68. Olá, Boa Noite!

    Bom, quero começar nesse ramo e tenho algumas dúvidas.
    Não vou confeccionar as blusas, vou comprar feitas e somente sublimar, fazer por encomenda, tipo, de presente. Eu preciso de uma marca?

    Responder
    • Olá… não precisa de marca. Porém o correto é registrar uma empresa para ter um CNPJ.
      ABRAÇO

      Responder
  69. Oi estou começando agora ja tenho a prensa da compacta print e agora vou comprar a impressora, estou pesquisando ja tem um tempo e gostaria de saber se alguém pode me ajudar?

    Responder
  70. Olá Marco! Muito legal seu site! Tenho uma dúvida, estou para adquirir uma impressora brother a3 e uma prensa 40×60, minha intenção além de fazer camisetas, canecas, chinelos, é também estampar tecidos de tamanhos maiores, minha dúvida é : isso é possível? Colocando durex em toda a lateral entre os transfers, em uma parte do tecido depois de aplicado a sublimação, pode entrar em contato com a prensa? Agradeço sua disponibilidade em atender a todos! Fique com Deus!

    Responder
  71. Bom dia, primeiramente parabéns por passar seu conhecimento para o público. Meu caro o meu caso é o seguinte, estou pesquisando este mercado e estou com algumas dúvidas inicialmente para comprar o tipo de impressora, prensa e tinta…
    Existe um tipo de prensa, impressora ou tinta específica para roupas em 100% algodão?
    Existe um tipo de prensa, impressora ou tinta específica para fazer estampa em camisetas coloridas, principalmente nas cores escuras (preto)?

    PS.: Sei que essas técnicas funcionam melhor com silk, mais pretendo fazê-las com sublimação e transfer. Me ajuda aí carríssimo Marco, obrigado!

    Responder
    • Olá… com sublimação você consegue estampar somente peças de cores claras, pois as impressoras não imprimem tinta branca para fazer o fundo.
      O único jeito para estampar cores mais escuras é usar outra técnica como o silkscreen, por exemplo.
      Outra opção, porém com menos qualidade, é usar técnicas tipo transfer ou OBM.

      Responder
  72. Olá. Estou começando agora e quando faço o processo de sublimação nas camisas a imagem ta passando para o outro lado da camisa. O que uso para a imagem nao vazar?

    Responder
    • Oi…. que malha/tecido está usando? Isso pode acontecer em malhas finas, e dependendo do caso não tem muito o que fazer para evitar isso.

      Responder
  73. QUAL A MEDIDA IDEAL DE PRENSA PARA CHINELO E CAMISA E PANO DE PRATO

    Responder
  74. Olá Boa Tarde, estou pensando em trabalhar com estamparia, vc sabe me dizer por onde começo? Tipo estampa total em tecido flamê como funciona o que vou precisar para trabalhar com esse segmento? em relação as estampas tem alguma empresa que faça esse serviço para revender?

    Responder
  75. Boa noite…
    Gostei do que li, tenho interesse em entrar neste ramo de sublimação, você passou site de impressora, você tem site de distribuidor de canecas, camisetas e etc., pra comprar uma quantidade maneira pra não ficar muito caro.

    Aguardo um retorno

    Responder
  76. Olá bom dia, estou pensando em trabalhar com tshirts em tecidos flame, mas não sei nem por onde começar, só que quero com ela toda estampada? como funciona? que tipo de maquinas usar? as estampas posso terceirizar ou não dá? as camisetas para este tipo de sublimação elas ja são prontas ou costura depois? ai me ajudem por favor. Não sei nem por onde começar…

    Responder
  77. Para quem quer começar a produzir sua próprias pecas, forneco o trabalho de imprimir grandes formatos e transferir também , interessados email [email protected], obrigado

    Responder
  78. Olá boa noite, meu nome é Camila moro em BH e não estou encontrando maquinas na minha cidade, estou interessada em uma prensa 8×1,para comerçar meu negócio, alguém pode me indicar um site confiável pra eu poder comprar minha maquina?

    Responder
  79. Boa noite. Tenho em mente montar uma loja de estamparia online, com produtos como camisetas, canecas, bonés, pratos etc. Tudo personalizado. Porém, estou perdido em meio à vários blogs do ramo, mas nesse aqui encontrei pessoas que assim como eu, pouco entendidas sobre o assunto, e venho aqui lanças algumas perguntas:
    1- qual maquinário de inicio ?
    2- gostaria de trabalhar com poliester e algodão nas camisetas, então quais tintas e quais insumos de inicio, também ?
    3 qual seria um investimento inicial ?

    Responder
  80. Bom dia . Pretendo adquirir uma máquina de prensa para estampar camisetas, chaveiros, chinelos e etc. Estou em contato com a Compacta Print e estão cobrando R$ 2.460,00 e que tem uma área de impressão de 25×35. Eu não conheço outro fornecedor dessa máquina e que seja confiável. Você me indica a compacta print? Ou teria outra de sua confiança para indicar? Esse tamanho de impressão consigo estampar as camisetas, chaveiros, chinelos e etc?
    Vi que preciso de programas para fazer as artes para impressão, um dos indicados é o Corel Draw porém ví que ele é pago e esta saindo mais de R$2.000,00. Tem alguma outra opção que seja gratuita para que eu possa iniciar meus trabalhos?
    Fico no aguardo de seus comentarios. Desde já muito obrigada!!

    Responder
  81. Olá, boa noite, estou começando no ramo de estamparia, pois bem, tenho algumas duvidas..
    O que você acha do tipo de sublimação DTG (impressão direto no produto)?
    Outra, camisetas de surf&skate, geralmente são usados quais processos de estamparia?
    Qual processo vc me aconselha usar para minha marca?
    O que seria em tese uma plotter?

    Responder
  82. Boa tarde!

    Marco,
    você indicaria alguma marca de prensa de excelente pressa, que esquente bem, enfim confiável pra começar um negocio de sublimação?

    Grata

    Responder
  83. Boa tarde, estou nos EUA e estou interessada em iniciar uma empresa com minha amiga na area de sublimação. Orcei com a Rimaq uma maquina para Estampar e agora estou olhando valor de impressora. Bom, aqui no EUA as impressoras são mais baratas porem não achei a linha L aqui, como por exemplo o modelo Epson L210 que todos recomendam.. as que achei aqui são mais relacionadas a linha P, tipo P400, etc.
    Poderia me informar se a linha P atende ?

    Responder
  84. Muito legal o artigo, está ajudando muitas pessoas de forma gratuita.

    Responder
  85. Boa tarde.
    Só pra informar que o link que aponta para as camisetas de poliester não está funcionando. Quer dizer, funcionando está mas direciona pra outro site.

    Responder
  86. Boa noite, Marcos! Gostaria de saber se com a prensa transfer para long drink consigo sublimar canecas de porcelana? E qual a melhor impressora para sublimacao? Quero sublimar canecas,pratos,etc…

    Responder
  87. Boa tarde!!

    Eu e meu marido estamos querendo abrir um negocio com sublimação, nunca trabalhamos com isto agr que meu marido descobriu esta buscando conhecimento, compramos a prensa de caneca, a impressora, os papeis de sublimação, canecas e até squeezes, a principio vamos fazer em casa mesmo, mais qual sua dica, e orientações para que possamos abrir uma loja? valor de investimento ? e o que acrescentar? pensamos em colocar uma maquina de xerox para acrescentar, o que acha?
    Obrigado pela atenção!!!

    Responder
  88. Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Responder
  89. Bom dia a todos,
    Primeiramente, parabéns pelo material, excelente.
    Marcos, quero começar um negocio no ramo de sublimação, o que me diz das maquinas na compacta print? os valores são muito bons, ja pesquisei bastante, não encontrei reclamações.
    Vou começar com duas maquinas, sublimação de camisas, canecas,chinelos, com imagens prontas e também personalizadas,no pacote também esta incluso uma impressora.
    Preciso muito da sua opinião antes de efetivar a compra,
    Conto com vc

    Responder

Deixe um comentário