Sublimação é o mesmo que Transfer?


O mercado de customização de camisetas e objetos está em franca expansão. Com personalização criativa, jovens empreendedores e pessoas que buscam uma nova oportunidade de mercado ou complemento à renda encontram no transfer e sublimação uma excelente opção de negócio.

Mas antes de investir sequer 1 Real nesse mercado é fundamental você saber a resposta da pergunta: Sublimação é o mesmo que Transfer?

Não confunda sublimação, transfer e outras formas de estamparia

Estamparia não é “tudo a mesma coisa”!

Com a evolução do segmento, o mercado conta com mais variedade em fornecedores, além de novas possibilidades tecnológicas, entre equipamentos e insumos, com valores consideravelmente acessíveis.

Sublimação é o mesmo que Transfer?

Porém essa fartura de fornecedores e oportunidades acaba confundindo que deseja entrar no mercado de personalizados, muitas vezes criando a falsa ideia de que com determinada técnica de estamparia é possível estampar qualquer produto com alta qualidade.

Este artigo tem a pretensão de mostrar para você a diferença entre sublimação e transfer tradicional.

Pois ambas opções são rentáveis e podem ser usadas de forma complementar, com custos inferiores se comparados ao processo de serigrafia (silk screen) ou estamparia digital direta, que exigem investimentos iniciais altos.

Além disso, a utilização delas permite que o próprio usuário transfira a imagem impressa para o objeto, possibilitando que os clientes sejam atendidos com apenas uma unidade.

O que é transfer?

Transfer, em inglês, significa transferência. É o processo por meio do qual a tinta é transferida do papel para o objeto, que pode ser um chinelo, uma camiseta, uma caneca, entre muitos outros.

O que é transfer?

O tradicional transfer simplesmente “cola” a tinta impressa na folha no objeto utilizando uma prensa térmica. Por isso que em muitos casos a estampa fica com aspecto de um adesivo colado sobre a peça (coisa que na sublimação não acontece).

O que é sublimação?

Sublimação (mais detalhes clique) é o processo físico em que as partículas de uma substância em estado sólido passa para o estado gasoso sem antes virar líquido é o que chamamos de sublimação.

A tinta sublimática, quando no reservatório do bulk ink (tanque da impressora), está no estado liquido e, ao passar para o papel, torna-se sólida.

O que é sublimação?

Esse papel, ao ser aquecido pela prensa térmica, faz com que a tinta atinja o ponto de sublimação. É então que a tinta se transforma em gás e acaba fixando no material, passando novamente para o estado sólido.

A tinta se funde a fibra da malha/tecido deixando a estampa sem toque, ou seja, parecendo que a malha já foi fabricada com a estampa.

Equipamentos e insumos

Apesar dos equipamentos para sublimação e transfer serem muito parecidos, é necessário insumos diferentes para trabalhar com as 2 técnicas…

Máquinas para transfer

Para o processo de transfer são necessários uma impressora jato de tinta ou laser e a prensa térmica.

Marcas fabricantes de impressoras para transfer:

  • Cannon;
  • Epson;
  • HP;
  • Lexmark, etc.

Na maioria dos casos é necessário trocar a tinta original (corante) que vem com a impressora por tinta pigmentada que não vai borrar nem desbotar facilmente. Outra característica importante que um boa impressora para transfer e sublimação deve ter é o bulk ink (tanque de tinta) original de fábrica.

Saiba mais: entenda a diferença entre tinta sublimática, pigmentada e corante.

Máquinas para sublimação

Para sublimação são necessários uma impressora jato de tinta e a prensa térmica. Impressora laser neste caso não funciona.

Fabricantes de impressoras para sublimação:

  • Epson
  • Xerox
  • Mimaki, etc.

Todas impressoras sublimáticas trabalham com a famosa tecnologia Micro Piezo da Epson, que permite impressões jato de tinta sem emissão excessiva de calor.

O bulk da sua impressora para sublimação deve conter tinta sublimática, um tipo especial que depois de impresso no papel evapora e fixa no objeto com ajuda da prensa térmica.

Você sabia? As prensas térmicas para sublimação e transfer são as mesmas.

Papéis para sublimação e para transfer

Agora que você conhece as impressoras e tintas que precisará para cada técnica, precisamos lhe mostrar os diferentes tipos de papeis utilizados em cada situação:

Para estampar camiseta de algodão branca

O papel transfer para algodão white é utilizado para camisetas de algodão de cores claras.

É impresso nas impressoras com tinta pigmentada ou laser;

Para estampar camiseta de algodão pretas

Nesta caso você precisará do papel transfer para algodão dark utilizado para camisetas de algodão de cores escuras (preto, chumbo, marinho, etc.)

É impresso nas impressoras com tinta pigmentada ou laser.

Para estampar brindes e produtos diversos

O papel para transfer sublimático é utilizado para camisetas de poliéster e dry-fit, objetos como nécessaires, sacolas, chinelos, xícaras cerâmicas e de vidro resinadas, squeezes resinados, azulejos, quebra-cabeças, porta copos, mouse pads, capas de almofada, bonés e tecidos PET.

São impressos nas impressoras com tinta sublimática.

papel sublimático fundo azul

Você sabia? O famoso papel sublimático com verso azul se encaixa nesta categoria.

Para sublimar roupas escuras

A película OBM é utilizada para estampas em tecidos de cores escuras, tanto de algodão quanto de poliéster.

Nesse processo, o papel sublimático é impresso e posteriormente colocado na prensa, com a imagem sendo transferida para o OBM e, posteriormente grudada na camiseta com ajuda da prensa térmica.

Para estampar plásticos e acrílicos

O papel transfer tx é utilizado para plásticos em geral, e impresso na impressora a laser.

Existe uma grande chance dos copos long drink que você tenha em casa terem sido estampados com TX.

Você sabia? Os nomes desses papeis mencionados podem variar de acordo com a marca fabricante, pois podem ter nomes comerciais. Portanto é fundamental conversar com seu fornecedor sobre seus objetivos antes de escolher o material com o qual trabalhará.

Prensas térmicas para transfer e sublimação

Como já mencionado anteriormente, você pode usar a mesma prensa térmica para transfer e sublimação.

É nas prensas térmicas que a tinta se desprende do papel e adere ao objeto, por meio da compressão e aquecimento de suas plataformas.

Existem diversos modelos de prensas que vão desde as básicas, utilizada para superfícies planas como sacolas, mouse pads, camisetas, azulejos e outros; até as 3d e 8 em 1 que estampam formas cilíndricas, utilizada em superfícies como squeezes e canecas, entre outros.

prensa térmica para sublimação e transfer

Sublimação e transfer são coisas diferentes

Com baixo investimento financeiro e sem grandes exigências de conhecimento técnico, as margens de lucro do transfer e da sublimação podem variar entre 50% a 300%, com possibilidade de incremento nos negócios em datas especiais, como Natal e Dia das Mães.

Apesar disso não se iluda que é um mercado fácil. Como você pode ver neste artigo a sublimação e o transfer não são coisas iguais, que exigem o domínio de técnicas e insumos diferentes.

O segredo do mercado de personalizados é manter-se informado e sempre estudando. Que tal continuar lendo mais sobre como criar estampas?

49 comentários em “Sublimação é o mesmo que Transfer?
  1. Olá Marco. É interessante apontar que o processo de sublimação só funciona, até onde sei, com tecidos sintéticos (poliéster, malha esportiva) ou que contenham pelo menos 70% de material sintético. Não é possível sublimar em tecidos de algodão ou outros tecidos, mas quando é necessário imprimir neles pode-se usar outras técnicas como a serigrafia ou a impressão direta.

    1. JÁ PESQUISEI NA INTERNET, E VOCÊ PODE SUBLIMAR EM ALGODÃO, MAS ANTES TEM QUE APLICAR UM PRODUTO (TIPO RESINA) E DEPOIS FAZ A SUBLIMAÇÃO.

  2. ola tenho um impressora epson t33 jato , só consigo estampar em camisetas brancas, como faço para usar a mesmo impressora para estampar em tecidos brancos? obrigado desde ja

    1. Olá, dê uma lida em nosso artigo: http://estampaweb.com/2012/10/como-sublimar-malhas-e-tecidos-escuros/
      ABRAÇO

  3. Olá, boa noite.
    Estou muito interessada na impressora de sublimação. Porém, tenho algumas duvidas.
    Gostaria de saber que impressora imprime a estampa de tecido em algodão que ao passar o ferro na hora gomar a roupa, não sai a tinta. Tenho algumas camisetas assim, mas não sei que tipo de estampa é essa. Pode me ajudar? Obrigada!

  4. A sublimação fica melhor em material promocional, não serve para vestimenta em geral, exemplo de camisetas com imagens diversas pessoais? O acabamento não é bom ou é pelo tipo de material, como o sintético que não é tão agradável ao uso?

    1. Olá…
      é possível sim usar em moda em geral. Existem diversos tipos de tecidos e malhas que podem ser usadas para moda que tem bastante poliéster na composição. O ideal é ir em um atacado de tecidos fazer uma pesquisa para ver os tipos de materiais disponíveis.

      ABRAÇO

  5. Olá; a estampa com sublimação fica com um quadrado branco em volta da estampa igual ao do transfer?
    é preciso recortar com tesoura pra não sair o fundo branco?
    aguardo retorno;
    obrigado.

  6. quero comprar uma maquina assim como posso comprar ? e é fácil de trabalhar com ela
    já que ainda não conheço essa maquina

    1. Olá,

      existem muitas opções de máquinas que imprimem para sublimação… visite nosso site parceiro http://impressorasublimacao.com/ para ter maiores informações. Você vai precisar também de uma prensa térmica, tente com o pessoal da F1, eles são bastante entendidos nesta área e tem preços competitivos. No Mercado Livre você também encontra bons produtos.

      1. Olá, pesquisei sobre esse pessoal da F1 mais não encontrei. Você poderia me fornecer o contato ou site deles? Penso em começar meu negócio de estampar e gostaria de maiores informações.

        Grata,

        Michelle Silva.

  7. A sublimação estampa em qualquer cor de camisa? E a estampa é de qualidade, costuma durar quanto tempo na camisa?

    1. Olá, Denis.

      Sim, nas cores claras pega sim. Só não funciona em cores escuras pois as impressoras atualmente ainda não imprimem na cor branca para fazer um fundo. A durabilidade é altíssima… melhor até do que a serigrafia tradicional.

      ABRAÇO

  8. Para sublimar em tecido colorido de polyéster,é necessário o uso de papel OBM, ou existe outra forma de sublimar, já que a sublimação convencional altera as cores da impressão ?

    1. Olá… até o momento não vi nenhuma máquina que imprima a cor branca para sublimação, por isso é necessário o uso de técnicas auxiliares para estampar malhas coloridas.
      ABRAÇO

  9. TENHO UMA IMPRESSORA EPSON L355, QUERIA SABER SE ELA SERVE PARA IMPRESSÕES COM ESTAMPAS PARA SUBLIMAÇÃO OU TRANSFER?

  10. Queria saber se a sublimação é indicada para produção em larga escala, atualmente trabalho somente com serigrafia, porem meu custo nesse metodo é alto.
    Para estampar minhas camiseta tenho o custo de 0,80 centavos por cor, isso me gera um custo de aproximadamente 5,20 por estampa.
    Com uma produção de 3 mil camisetas por mês será que a sublimação é uma boa ideia?

    1. Olá… com sublimação é possível sim fazer grandes tiragens a um custo baixo. Porém ela não substitui totalmente a serigrafia, principalmente por estar limitada ao poliéster e muitos clientes não abrirem mão do algodão.

  11. A IMPRESSORA EPSON L210 SERVE APENAS PARA SUBLIMAÇAO ? E POSSO USAR O TRANSFER PARA IMPRIMIR A ESTAMPA ? OU NAO POSSO USAR ESSA IMPRESSORA PARA ESSES TIPO DE TRABALHO ?OBRIGADO..

  12. Quero estampas de alta qualidade em algodao, o que indica, transfer ou sublimação? Em relação a durabilidade e qualidade (cores, dpi).

  13. Olá?!

    Gostaria de saber, qual a melhor extensão para impressão 100% de uma camisa com Sublimação?
    E qual a melhor resolução e tamanho do arquivo, se no caso for .PNG.

    Obrigado!

    1. Olá… existem diferentes formatos de imagem, você pode ler mais aqui sobre o assunto: http://universidadedosite.com.br/tipos-de-imagens-recomendadas-para-sites/

      Eu particularmente sempre uso JPG, 300Dpi em CMYK.

  14. Olá, gostaria de saber se para camisetas de algodão escuras é melhor fazer com transfer dark ou OBM? fiz com o OBM e fica uma pelicula emborrachada muito espessa que ninguém gostou!

    1. Infelizmente o mesmo vai ocorrer com o dark transfer. Ainda não descobri uma forma de fazer sublimação em algodão que fique boa.

  15. Olá, quero estampar em camisetas brancas e pretas 100% algodão, é melhor transfer ou sublimação com papel OBM? Quero boa durabilidade e qualidade. Obrigada.

      1. Ah sim, mas me diga, tem como estampar em camisas 100% algodão atraves da sublimaçao? Com o uso do papel obm.

        1. Sim, com OBM ou aqueles papéis transfer é possível sim. Mas fica com aquele aspecto de adesivo colado sobre a malha.

  16. nas camisetas de banda de rock, oque é usado na maioria das vezes transfer, sublimação ou impressão direto na camiseta?

    1. A maioria dessas camisetas são feitas em serigrafia (silkscreen), principalmente policromia e indexado.

      ABRAÇO

  17. Olá, quero fabricar minhas próprias etiquetas em fitas de cetim, gostaria de saber (como são peças que serão lavadas), roupas em geral (pois costuro e bordo) se fazê-las usando papel transfer ficarão boas e não sairá a impressão na lavagem, ou seria melhor a sublimação.
    Agradeço a atenção.

  18. Olá estou com um problema eu imprimo em uma Epson tanque L110 pelo corel e tenho uma prensa Rimaq coloco a 200 graus 25 segundos camisetas poliéster mais a tinta não transfere para camiseta ai tentei em um obm ficou todo amarelo da imagem amarela, oq pode ser? A tinta? Temperatura?

    1. Olá… serve tinta para tecido sintético, porém se for uma peça que vai exigir muito esticamento da viscolycra o ideal é usar plastsol.

  19. Olá Marco, boa tarde! Gostaria de saber como faço para estampar blusas femininas de viscolycra. Qual papel e impressora devo utilizar?
    Tenho duas impressoras Epson L1300, sendo uma com tinta sublimática e outra pigmentada.
    Obrigado! Abs

  20. Oi boa tarde posso usar qualquer impressora a laserno papael traferi sendo colorida ou tem alguma impressora específica para os acrílicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *