Diferença entre tinta sublimática, pigmentada e corante


Se você já foi comprar tintas em alguma loja especializada em insumos para impressoras com certeza já se deparou com a pergunta: “Quer tinta corante, pigmentada ou sublimática?”. Se você gaguejou na hora e não soube o que responder, não tem problema, aqui no Estampa Web vamos lhe explicar de forma bem detalhada o que é e para que serve cada uma dessas tintas.

Tinta corante

Vamos começar pela mais clássica das tintas, a tinta corante. Digo clássica pois a tinta corante é o padrão que vem com a maioria das impressoras de marcas famosas que encontramos nas lojas.

Bom, pelo simples fato de vir junto com as impressoras você já pode se imaginar que das três a tinta corante é a mais barata, e consequentemente a de menor qualidade. Essa menor qualidade acaba refletindo no resultado da impressão, deixando os impressos menos duráveis, pois as tintas corantes não são à prova d’água nem possuem proteção UV.

Se você está pensando em estampar, as tintas corantes não são uma opção a considerar. Utilize-as somente para imprimir documentos, trabalhos escolares, etc.

  • Pontos fortes da tinta corante: preço baixo, cores mais vibrantes;
  • Pontos fracos da tinta corante: sem proteção UV e proteção contra água, ou seja, desbotam e borram mais facilmente.

Diferença entre tinta sublimática, pigmentada e corante

Tinta pigmentada

Uma das características mais interessantes da tinta pigmentada é que quando impressa ela se “gruda” sobre o papel, diferente da tinta corante que penetra nele.  As pigmentadas ainda são resistentes à luz e à água, o que garante que se você imprimir suas fotos com essas tintas poderá guarda-las por anos que elas não vão borrar nem desbotar como as fotos impressas com tinta corante.

Essas características possibilitam o uso da tinta pigmentada para estamparia se combinada com o papel transfer, apesar desta tinta não ser específica para esse uso.

O que eu acho desse uso das pigmentada com o papel transfer? Apesar de muitas pessoas usarem as tintas pigmentadas com papel transfer para estampar camisetas em algodão, para ser sincero eu nunca vi uma estampa realmente boa feita desta forma.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Geralmente elas ficam duras e quebram logo com as lavagens, pois diferente da sublimação que “pinta” as malhas e tecidos, no caso do papel transfer ele somente gruda sobre a camiseta.

  • Pontos fortes da tinta pigmentada: durabilidade (pesquisas já comprovaram que se o papel for de alta qualidade e as condições de armazenamento forem propícias essas impressões podem durar até 200 anos);
  • Pontos fracos da tinta pigmentada: cores menos vibrantes e preço mais alto.

Comprou tinta e não sabe se ela é pigmentada ou corante? Veja no vídeo abaixo como diferenciar.

Tinta sublimática

As tintas para sublimação, que aqui no texto chamo de tintas sublimáticas, são mais caras que as pigmentadas e corantes, principalmente devido ao seu processo mais “complicado” de fabricação.

Sabia que não é só a Sublimação que você pode usar para estampar? Não deixe de conhecer as diferentes formas de estampar peças de roupas, clique no link para saber mais.

Como o próprio nome já diz, elas são exclusivas para sublimar, ou seja, primeiro você imprime elas em papel e depois com o auxílio de uma prensa térmica transfere a impressão para outro substrato, seja ele uma camiseta, um chinelo, uma caneca, etc.

Jamais utilize essas tintas para imprimir fotos, documentos e trabalhos, pois a qualidade deixará a desejar.

Não sabe o que é sublimação? Assista o vídeo a seguir:

Esse tipo de tinta pode ser considerada relativamente nova e por isso é difícil encontrar impressoras que venham de série aptas a utilizar tinta para sublimação. O resultado disso são milhares de pessoas instalando os famoso kits sublimáticos em suas impressoras domésticas, que apesar de não terem sido fabricadas para isso quebram o galho.

Mas atenção, nem toda impressora pode ser adaptada para utilizar tinta sublimática. Por exemplo, devida as características das cabeças de impressão as Epson aceitam tinta para sublimação, enquanto que as HP não.

Saiba mais sobre impressoras sublimáticas e aprenda como escolher a melhor opção para você.

  • Pontos fortes da tinta sublimática: ótima para estamparia;
  • Pontos fracos da tinta sublimática: cores pouco vibrantes e poucas impressoras que aceitam essa tinta sem danificar o equipamento.

Melhores marcas de tinta sublimática

A seguir uma lista das melhores e mais conhecidas marcas de tinta sublimática:

  • BM do Brasil
  • Epson
  • Gênesis
  • Inktec
  • Manoukian
  • Sawgrass

Quando encontrar uma marca de confiança faça uma boa pesquisa de preços e condições para se certificar que está fazendo um bom negócio, pois os valores costumam variar bastante de vendedor para vendedor – porém cuidado com preços “milagrosos” pois também existe pirataria no mercado de tinta sublimática.

Posso usar os 3 tipos diferentes de tinta na mesma impressora?

Algo que muitas pessoas tentam é usar tinta corante, pigmentada e sublimática na mesma impressora. Eu não recomendo isso, pois o serviço de ficar trocando as tintas e o risco de estragar a cabeça de impressão é muito alto.

Se quiser trabalhar com esses três tipos de tintas recomendo que compre 3 impressoras diferentes. Aparentemente pode parecer mais caro, porém posso te garantir que no longo prazo você economizará dinheiro e muitas noites de sono.

Conclusão

Agora que você já sabe os pontos fortes e fracos de cada tinta consegue chegar a conclusão de que:

  • Se sua ideia é imprimir em papel comum e ter baixo custo de impressão, use Tinta Corante;
  • Se quer que suas impressões em papel durem anos ou quer imprimir em papel transfer para estampar, use Tinta Pigmentada;
  • E se quer criar estampas com sublimação use Tinta Sublimática (inclusive para papel OBM).

Uma ressalva importante é quanto à qualidade dos materiais que existem no mercado. Por exemplo, você vai encontrar tinta sublimáticas de todos os valores, e consequente de qualidade diferente.

Não compre somente baseado no preço, procure se informar se a marca tem qualidade, pois a durabilidade de seus equipamentos vai depender diretamente disso.

Para você ter uma ideia, quando comecei a trabalhar com sublimação usei uma tinta de preço médio (que veio junto com o bulk ink) que acabou entupindo o cabeçote da minha plotter, me gerando milhares de reais de prejuízo. Achei que estava fazendo economia mas acabei me dando mal.

Hoje em dia uso a tinta Manoukian, pago um pouco mais caro que a média do mercado porém não tenho problemas com o meu equipamento. O mesmo vale para os outros tipos de tinta e papel.

Review do leitor
Data
Opinião
Me ajudou muito conhecer os diferentes tipos de tintas. Agora não passo mais vergonha na loja de tintas kkk.
Nota
51star1star1star1star1star
73 comentários em “Diferença entre tinta sublimática, pigmentada e corante
  1. Tenho uma impressora Epson R3000 adapetada para estampar camisetas de algodão com tinta pigmentada, posso usa-lá para imprimir camisetas de poliester trocando a tinta para sublimatica?

    1. Pode sim, porém é necessário fazer uma boa limpeza para trocar a tinta, o que pode acabar estragando a cabeça da impressora. Sugiro comprar outra impressora para a tinta sublimática.

  2. TENHO UMA PRENSA GRANDE E UMA IMPRESSORA MAIS NÃO CONSIGO ACHAR O PAPEL DE TRANSFER…AQUI EM CAMPINAS E PESSOAS NÃO DÃO INFORMAÇÕES …..QUANDO COMPREI MINHA PRENSA E IMPRESSORA QUE IMPRIME EM A-3 E A-4 COLOCARAM UM BULK COM UMA TINTA QUE NÃO SEI DIREITO QUEL É …MAIS TO QUERENDO ENTRAR NO RAMO…SOU TATUADOR E QUERIA FAZER UMAS ESTAMPAS BACANA PARA OS AMIGOS E CLIENTES …SE PUDEREM ME AJUDAR PRA EU ACHAR ESSE PAPEL TRANSFER VOU FICAR GRATO

    1. Na internet tem muitos vendedores como esse aqui: http://compras.f1suprimentos.com.br/sublimacao–personalizacao-transfers-algodao-m521_527_559

  3. As tintas pigmentadas quando impressas no papel transfer exalam algum cheiro? A mesma pergunta para quando transferidas para o tecido? Já houve relatos de alergia à esse tipo de tinta?

    1. Olá Jacinta… nunca ouvi falar deste tipo de problemas. Se for o seu caso, use máscaras quando for prensar o produto.
      ABRAÇO

  4. A melhor tinta de sublimação que encontrei no mercado foi a MIMAKI SB para impressoras grandes e tinta SERILON para impressoras pequenas ambas encontrei na empresa SERILON e atendimento maravilhoso me tirando muitas duvidas sempres que preciso.

  5. Oi!
    Eu quero investir em uma maquina que imprima em tecido, mas eu gostaria de trabalhar com tecidos padrões para patchwork e lençóis, toalhas de mesa… esse tipo de coisa.

    Você pode me indicar alguma maquina que faça este trabalho? e qual seria a técnica?

    Obrigada!!

  6. Olá, gostaria de saber se a impressora epson TX115 pode ser utilizada para os serviços de sublimação, com a instalação do kit bulkink?

  7. Olá Marcos, como vai? Primeiramente quero parabenizar pelo otimo trabalho e agradecer pelas dicas, pois me deixam muito informado e mais seguro ao por em pratica uma idéia. Emtão, sublimar um tecido de PES tingido (cor clara ou média), há o risco do corante do tecido sublimar e machar a estampa e/ou a prensa?

    Grato!

    1. Olá Rellyson… nunca tive este tipo de problema. As manchas na prensa geralmente são causadas pela própria tinta da sublimação.
      ABRAÇO

  8. Uma impressora sublimatica pode ser usada para serviços domésticos como imprimir trabalhos escolares e fazer escaner ou vou precisar de duas em casa

    1. Poder pode, porém as tintas sublimáticas são mais escuras que as pigmentadas ou corantes, o que vai influenciar nas suas impressões em papel comum.

  9. Bom dia, eu estou tendo alguns problemas com minhas impressões. Eu uso tinta sublimatica. É normal ela ficar meio apagada? A tinta que eu uso solta um cheiro forte que fica na camiseta depoid de prensada, é normal isso? Tem algum jeito de tirar o cheiro ou lavar a camiseta antes de vender? Aparentemente a tinta q estou usando nao fixa na camiseta 100% algodão, isso é problema da tinta ou 100% algodão não serve para sublimação?

    1. Algodão não aceita sublimação, somente poliéster.
      Nenhuma tinta que use até hoje tinha cheiro forte.
      Não é normal a arte ficar apagada… está usando papel tratado? O material que está tentando estampar é 100% poliéster?

  10. Olá boa noite, parabéns pelas informações, porém tenho uma duvida. Em relação a fotografia, se quero fazer fotos, a tinta pigmentada seria a ideal???? Ela aceita bem no papel fotografico??? Aguardo respostas e obrigado pela atenção.

    1. Oi… tanto a pigmentada quanto a corante resolve seu problema, porém com a pigmentada você terá uma fotografia de mais qualidade e mais durável.

      1. Boa noite, obrigado pela informação, porém eu trabalho com fotos e realmente elas estão desbotando, quando fui trocar para pigmentada o distribuidor me disse que o papel não aceita tinta pigmentada. Esse informação procedo ou e somente mito. obrigado.

  11. Caro Marcos, pelo que entendi a Tinta Pigmentada serve para tecidos de Algodão e a Sublimática para tecidos em Poliester.
    Posso usar a tinta Sublimática em tecidos chamados de Malhas Frias?
    Tenho tinta Sublimática de três anos, posso ainda usar-a ou está fora da validade após esse tempo todo?
    Fico no aguardo de suas notícias.
    PS. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação da Arte da Estamparia!

    1. Isso mesmo… tinta sublimática só pega em malhas e tecidos de poliéster.
      Quanto a validade das tintas, consulte a embalagem. Se ela foi bem guardada – longe do calor e da luz – ela tem boa validade.
      ABRAÇO

  12. Olá, como consigo fazer uma sublimação em tecido escuro ? Usei papel próprio, o Dark porém não tive um bom resultado. Perdi várias encomendas por não ter a orientação correta sobre como sublimar em tecido escuro de poliéster e 100% algodão. Abraço!!!

    1. Veja o seguinte vídeo: https://estampaweb.com/como-estampar-camisetas-coloridas-ou-algodao-sem-usar-transfer-ou-obm/

  13. Estou com uma duvida, tenho uma TX125 que adaptei com sistema de bulk, e uso tinta pigmentada nela, contudo, quando imprimo foto, as cores não saem como eu desejo, o vermelho, por exemplo, perde um pouco sua vida (nitidez) e sai um pouco “pálido” (fosco, meio puxando pra cor roxa ou rosada), e mesmo realizando algumas configurações de impressão, almentando a saturação e outras coisas, não obtive êxito. Realizei algumas pesquisas na net, e vi que a tinta corante, é melhor pra foto quando trata-se de qualidade da imagem, pois ela revitaliza, tornando cores mais vivas e brilhantes, a pigmentada por sua vez, é ideal para textos pois, por ser mais “fosca”, permite uma melhor leitura. Enfim, tenho que imprimir uns convites de casamento, e com essa que tenho, estou tendo problemas quanto a qualidade, estou pensando em comprar outra impressora pra trabalhar com tintas corantes, pensei em comprar uma EPSON L220 já que tem sistema bulk integrado e posso usar a tinta original, mas não sei se ela vem com tinta corante ou pigmentada. Diante disso tudo que comentei, gostaria de uma ajuda quanto ao que devo fazer na situação que me encontro. Obrigado, ótimo site. Se for indicar um impressora, o preço médio que posso comprar uma no momento é de 750,00 por ai.

  14. Ola amigo
    Comecei a sublimar camisetas há alguns meses com power film, mas gostaria de fazer imagens mais complexas e coloridas.
    Pensei na impressão, e como trabalho so com camiseta de algodao fiz pesquisas e todos dizem que devo imprimir com a tinta pigmentada em papel proprio pra algodao.
    Ai vem a duvida li sua materia e prestei a atenção no topico que vc diz como fica apos lavagens e isso me preocupa ; alem de que pelo que vc citou fica grosseiro, mediate a isso o que vc me aconselha? Tenho pouco capital hj pra comprar a impressora de tecido e gostaria de algo a mais pra minha pequena estamparia.

  15. Algodão
    – tecido mais confortável
    – tecido mais bonito no geral
    – tecido super durável
    – tecido menos quente
    – transferência com sublimação normal camiseta clara (tinta sublimática > papel normal de qualidade > camiseta) perde qualidade na imagem. (pergunta: só perde um pouco a qualidade ao imprimir, ou também desgasta com o tempo?)
    – pode ser feito com papéis de transferência adesivos white/dark, a qualidade de imagem fica boa, mas fica uma borracha(no geral não é o que as pessoas querem), e principalmente: a imagem não dura nada, e a cola pode sair.
    – pode ser feito com OBM (tinta sublimática > papel > OBM de qualidade > camiseta), a qualidade da imagem fica boa, não fica uma borracha pq o OBM é poliester(neste caso a imagem dura pra sempre), e a cola me parece que gruda bem mais do que o papel-cola normal.
    Ou seja, pra quem quer tecido de qualidade(algodão) e durabilidade, me parece q a única opção seria o OBM, mas gostaria de ter certeza sobre as 3 afirmações da linha acima (qualidade/não-borracha/super-cola).

    Poliester
    – tecido menos confortável
    – tecido menos bonita no geral
    – tecido durabilidade de tecido média
    – tecido quente
    – transferência com sublimação normal camiseta clara (tinta sublimática > papel normal de qualidade > camiseta) funciona, qualidade boa e durabilidade interessante.
    Mas com os problemas acima, e para camisetas escuras preciso do OBM.

    Ou seja, no geral, algodão+OBM é a melhor opção.
    Olha que incrível o que este cara consegue fazer:
    https://www.youtube.com/watch?v=J1lgJs5oip4
    https://www.youtube.com/watch?v=vZMMrF7i_Ps
    O que acha?

    Outra coisa: com impressão direto na camiseta de algodão com pigmentada, consigo qualidade e durabilidade? (imprimindo direto na camiseta, e depois esquentando com a prensa e um papel por cima)

    MUITO OBRIGADO!!

    1. Olá, você poderia me esclarecer uma coisa? Vocẽ usa tinta sublimática, imprimindo no papel OBM e depois passa para a camisa de algodão?

  16. Olá tudo bem. Olha eu trabalho com películas de unhas, porem quero começar a fazer estampas para camisas e sei que a tinta ideal é a sublimatica. gostaria de saber se da para fazer as películas com a tinta sublimatica ou se da pra ficar trocando de tinta de vez em quando. Minha impressora é uma epson l365.

  17. Eu tenho uma epson l220 que ja se encontra em uso com tinta corante, tem problema eu começar a utilizar tinta sublimatica pois quero começar a imprimir caneca, e se possível qual é a melhor forma de de trocar essa tinta.
    Obrigado desde já

  18. Boa noite, estou usando power filme de recorte para estampar camisetas, mas está soltando depois que tiro da prensa! As camisetas são sim 100% algodão, o que pode ser???

    1. Sai na lavagem ou logo depois que sai da prensa? Se for logo depois de sair da prensa deve ser falta de temperatura ou tempo de prensagem.

  19. Boa tarde

    Estou iniciando no ramo de sublimação trabalho com tinta sublimatica e tenho uma prensa A3 ,utilizo a impressora da epson T 1110 ,porém tenho recebido pedidos de copos acrilicos ,gostaria de saber qual impressora e tinta devo usar para realizar o transfer no acrilico ?
    O material deve estar resinado ?
    Tenho visto empresas indicar a impressora laser hp , porem achei o custo dos tonner muito alto ,existi uma outra maneira de efetuar o transfer sem usar a impressora laser a tonner ?

  20. Tenho uma impressora Epson l365 e gostaria de saber se a tinta siblimatica serve pra impressão em papel normal,cartão e seda ….

  21. Boa tarde pessoal,
    Comprei uma impressora hoje EPSON L375, gotaria de saber se posso usar tintas sublimática, no manual não diz nada sobre o assunto…

  22. Estou querendo comprar uma impressora para trabalhar com sublimação em camisetas. Constatei que a EPSON oferece a L375. Posso comprar qualquer L375 e entao colocar a tinta sublimatica e sair imprimindo? ou esta impressora precisa ser adaptada para trabalhar com tinta sublimática? Outra: qdo compro uma impressora sublimática, quem adaptou ela? a propria EPSON? desculpe a pergunta do leigo aqui!!!!

  23. Boa noite
    Qual impressora vc me indica que é multifuncional A3,A4,que tenha o kit é que tipo de tinta eu uso, faço impresso de projetos e uso para documentos ?

  24. Boa tarde, comprei a impressora EPSON L220, minha intenção é usar para transfer em algodão, essa impressora serve?

  25. Olá, tenho uma epson l800 com tinta corante, e gostaria de fazer sublimação. É possível fazer sublimação com tinta corante no papel sublimático?

  26. Boa tarde comprei uma impressora Epson 365,gostaria de saber se imprimindo em papel transfer,eu consigo fazer estampas de fotos em camisetas? ou além do papel a tinta tb precisa mudar?

  27. Olá Boa tarde! Amigos acabei de comprar uma impressora nova: EpsonL395. Sendo que não utilizei as tintas corantes que acompanham pois foram substituidas pela tinta PIGMENTADA. Porém gostaria de saber qual o melhor papel para usar para fotos eoutros trabalhos de personalizados festa. Usei o fotografico glossy a prova d’água mas a tinta parece não entrar em contato com essa marca de papel parece ter uma proteção que não passa. Ouvi falar que o matte é indicado mas temo não ter brilho. Enfim me ajude a dar continuidade aos meus serviços que não são poucos rsrs. Um abraço. Aguardo uma solução imediata!!!

  28. olá , boa noite , se puder me tira uma dúvida , estou no ramo de estamparia a pouco tempo , minhas impressóes nas camisetas claras está ficando com um sombreado em volta da arte , o que devo fazer ? estou usando tinta sublimátiva e uma impressora epson L380 .e as pessoas estão reclamando que as imagens estão desbotando muito rápido .se puder me ajudar , serei muito grato !

  29. Olá td bm ? Tenho uma impressora Epson L355 ,quero saber se eu posso imprimir as imagens direto no tecido depois de trocar as tintas ,e qual a melhor tinta ?

  30. Gostaria de saber como ter uma referência quando estampar várias camisas com uma LOGO MARCA no peito?
    Pois teria que ter essa referência para não fazer o LOGO torto nas camisetas e tecidos

  31. Boa tarde Comprei uma Epson ecotank L120 posso apenas encher os reservatórios dela com tinta sublimação e já usa la ou precisa de algum procedimento antes?

  32. Muito obrigada, estou começando agora e essa informação foi excelente para mim.

    Que Jesus continue te abençoando!

  33. Me ajude por favor, comprei uma Spin da compacta e ate hoje não usei porque cada um me diz uma informação diferente quanto a impressora. Quero fazer tranfer, copos e tudo que for de lembranças, mas não estou encontrando impressora laser colorida dai minha pergunta.
    Qual a impressora posso comprar para fazer transfer?
    Posso comprar uma impressora com tinta pigmentada para fazer transfer? Qual seria a impressora?
    Me ajudem por favor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *