Canecas para sublimação – Como estampar? Onde comprar?


As canecas para sublimação personalizadas são ótimos presentes para quem deseja transmitir uma mensagem especial, já que permitem despertar a criatividade através de diversas artes, textos e cores. Porém, não é possível personalizar qualquer caneca branca comprada no varejo, já que elas não recebem um tratamento especial para receber tinta.

Neste artigo abordaremos:

  • O primeiro passo, que é a criação da arte;
  • Como sublimar canecas;
  • Os diferentes tipos de canecas para sublimação;
  • Onde comprar canecas sublimáticas.

Canecas para sublimação - Como estampar? Onde comprar?

Como criar a arte

Criar a arte é o primeiro passo para poder sublimar a caneca com personalização.

Um dos programas em que é possível fazer isso é o CorelDraw, usando um gabarito retangular na medida em que você deseja imprimir a sua arte no papel sublimático –  cuidando para deixar uma sobra entre a área de sublimação e de recorte.

Como na maioria das estampas feitas para sublimação, antes da impressão, é importante prestar atenção e espelhar a imagem, para ela ficar da forma que você deseja após a sublimação e não invertida.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Criar artes para canecas sublimáticas não é muito diferente de criar artes para chinelos, camisetas, e outros produtos sublimáticos.

A arte também pode ser criada em outros softwares que permitem edição vetorial como o Illustrator ou o Inksape (que é um software livre), ou até mesmo em aplicações mais simples como a demonstrada abaixo pelo professor Marco Lang:

Se quiser maiores informações sobre o curso profissional Design de Estampas clique aqui. Nele você aprenderá a criar artes para todos os tipos de produtos em todas as técnicas de estamparia como serigrafia, estamparia digital direta, sublimação, etc.

Como sublimar

Depois de criar a arte e imprimi-la no papel sublimático, é hora de transferir a imagem para a caneca.

Mas antes disso, é aconselhável fazer uma cura do transfer, para prevenir que a tinta borre facilmente. Ainda antes de sublimar, é importante regular a prensa, e então fixar o papel transfer na caneca para garantir o bom posicionamento e o acabamento perfeito.

Posteriormente, você deve colocar a caneca na prensa térmica e então fechá-la, aguardando o tempo de transferência.

equipamento básico necessário para personalizar canecas com sublimação
Nesta imagem você vê o equipamento básico para personalizar canecas: impressora com tintas sublimáticas, prensa cilíndrica (ou 3d), papel sublimático e é claro CANECAS BRANCAS.

Sugerimos deixar na sublimação por 240 segundos, em 200º C.

Após concluído, retire o papel sublimático – com cuidado, pois ele estará muito quente. O ideal é deixar a caneca descansar por alguns minutos, até que a sua temperatura volte ao normal.

Sublimar borda, alça, fundo e interior da caneca branca

Há alternativas que podem deixar o seu produto com um diferencial na hora da personalização.

Uma delas, é estampar a borda, a alça e fundo da caneca.

Porém, com a sublimação e em uma prensa cilíndrica esse processo não pode ser realizado. No caso da alça, esse tipo de personalização é feito através de um outro processo, como um decalque, ou pó de vidro, aquecido num forno de 800 a 1,2 milº C que vai forjar, derreter e se grudar na caneca.

Sublimar borda, alça, fundo e interior da caneca branca

Mas, se quiser estampar a alça em casa mesmo, existe uma solução prática: posicione o transfer na alça e aplique pressão com uma fita crepe, levando a caneca para o forno de cozinha. Neste caso, algumas pessoas também utilizam a prensa de pratos, com uma manta extra de silicone, para estampar o fundo, ou mesmo usando um adesivo.

No caso da caneca ser de polímero, existe na prensa 3D um tipo de meia que se encaixa dentro da caneca, sendo possível realizar a estampagem através da pressão e da temperatura ideal para esse tipo de material.

Curso para aprender a estampar Canecas

O Nilton do Portal Sublimático possui um curso completo sobre estamparia em canecas. Se você quiser se especializar nesta área sugiro fortemente que faça o curso (clique aqui).

Como você verá neste link o curso tem um ótimo custo x benefício, pois você estará estudando com uma das maiores autoridades do mercado da sublimação.

Diferentes tipos de canecas sublimáticas

No mercado, as opções de produtos específicos para sublimação são várias, sendo possível customizar além de canecas brancas, xícaras de alumínio, de cerâmica, com acabamento diferentes e até aquelas que revelam a imagem de acordo com a temperatura.

Mas as variedades não param por aí: o kits de banheiro, copos, cofrinhos, vasos, cachepôs e saboneteiras são itens cada vez mais procurados para receberem personalização. Para isso, é preciso ter acesso a uma prensa multifuncional e que permita receber mais tamanhos e tipos de materiais, como a Prensa de Canecas Cilíndrica, ou Quatro em Um, ou 8 em 1 e assim por diante.

Voltando ao assunto Canecas Sublimáticas, recomendamos sempre as canecas específicas para esse fim, ou seja, canecas que você compra prontas para sublimar. Não recomendamos que você resine suas canecas de porcelana em casa para transformá-las em sublimáticas.

Diferentes tipos de canecas sublimáticas

Resinar canecas para sublimação

Uma prática utilizada para contornar essa questão é a aplicação de uma resina que permite à tinta sublimática ser aplicada no produto através do conjunto: tempo, temperatura e pressão.

Porém se por algum motivo – lavagens erradas, por exemplo – resina for removida, a imagem também sairá, sendo necessários vários cuidados com a conservação da caneca depois de estampada. Além disso, os produtos para resinar que estão atualmente disponíveis no mercado brasileiro deixam a desejar em questões de segurança e durabilidade.

Com isso, você estaria entregando um produto sem a garantia de qualidade nem de que ele não vá causar nenhum dano à saúde de quem utilizá-lo, já que a caneca é um objeto em constante contato com as pessoas. Dessa forma, a sugestão é que você compre as canecas específicas e industrializadas, vindas de fábrica para sublimação, já que assim você garante, além da segurança, a qualidade e durabilidade do produto.

Onde comprar

Agora só falta você garantir os equipamentos e materiais para começar a personalizar canecas. Aqui listamos algumas sugestões para tornar sua caneca sublimática um referencial de qualidade:

Antes de comprar de qualquer loja virtual certifique-se que a mesma é idonea e tem boa reputação. Sites como o Reclame Aqui podem ajuda-lo nesta hora.

Não deixe também de procurar também no Mercado Livre e OLX onde aparecem oportunidades de compra de produtos semi novos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *