Por que seus produtos estampados não vendem?

Se você já vende o suficiente, e está 100% feliz com o resultado do seu negócio de estamparia, fecha esse vídeo e vai ler um livro.

Agora se você sonha grande e quer vender muito mais do que está vendendo hoje, você tá no lugar certo. Pois vou te ensinar como diagnosticar e corrigir o problema certeiro nas suas vendas.

Muitas vezes pergunto para alunos ou mentorados qual o maior problema deles, e muitos respondem que é vender pouco. Isso não é problema, isso é só o sintoma do problema.

E por não reconhecer o verdadeiro problema é que possivelmente você não está conseguindo resolvê-lo.

Então se segura na cadeira, que hoje vou te passar o frame para encontrar onde está verdadeiramente o problema nas suas vendas.

Vamos começar pelo que a maioria acha ser o problema mais comum: preço.

Preço

“Eu não consigo vender pois meu preço tá alto.” Daí o camarada vai lá, baixa o preço – ficando quase sem margem – e igual não consegue vender.

“É que meu concorrente agora baixou mais ainda” ou “Não tem como concorrer com empresa grande”.

E você entra em um loop infinito de desculpas e de descontos que leva a maioria dos negócios a falência.

Você vai ficar bem doido baixando seu preço
Você vai ficar bem doido baixando seu preço

Lembra sempre: quem é bom em desculpas, não é bom em mais nada.

Então se quiser a receita para fracassar, vai e continua baixando preços e dando descontos… isso sem dúvidas vai te levar pro buraco.

“Então Marco, tá dizendo que tenho que vender caro?” Não necessariamente! Você tem que agregar valor ao produto de forma que ele valha no mínimo o tanto que cubra os custos e deixe a margem de lucro que você planejou.

De forma geral: tudo que a gente não deseja é caro. Anota aí:

Tudo que a gente não deseja é caro.

Agora você tem 2 tarefas, parar de baixar preço e se inscrever no canal, combinado? Brincadeiras a parte, só vou saber se devo continuar postando conteúdos como este se você se inscrever ou curtir… é a minha métrica. Então se quiser mais conteúdo assim, da o like e se inscreva.

Exemplo do “problema” preço

Lembrei agora do exemplo de uma que aluna veio me procurar dizendo que precisa de um fornecedor que entregasse para ela camisetas de algodão estampadas que ela conseguisse revender por R$ 30,00 … tive que ser direto para ela e dizer que por 30 a camiseta nem precisava da estampa que venderia igual kkk

Pegou a lógica? Se está ouvindo muito “tá caro”, é porque o cliente não vê valor no seu produto. Então inverta a lógica na cabeça do cliente: ao invés de baixar o preço, aumente o valor percebido.

Existem muitas formas de fazer isso, mas a principal que indico é oferecer produtos exclusivos, que só você tem para vender… isso evita a comparação e mata o “tá caro”.

Pergunta se quem usa Iphone acha ele caro? Talvez até diga que sim, porém compra igual e não trocar por um telefone de mil reais.

Agora que te mostrei que o problema raramente é preço, vamos partir para o próximo:

Produto

Problemas no produto já são muito mais graves e reais do que problemas de preço. E muito mais difíceis de se detectar.

Sabe por que?

Pelo simples fato dos micro e pequenos empreendedores da estamparia terem um apego emocional muito forte aos seus negócios e produtos.

Eu sei como é, pois já estou no mercado há mais de 10 anos e amei todos produtos que criei até hoje; o problema é que alguns deles os clientes não amaram, e consequentemente não venderem o tanto esperado.

Hoje com a experiência posso dizer que consegui melhorar bastante, e ser menos apaixonado e mais frio em relação aos produtos, e sugiro que você faça o mesmo.

Se não está vendendo, corte, refaça, teste, tente outras opções, pare de insistir no erro.

Aqui entra também a variável qualidade. Pensa comigo, se você foi oferecer o produto para o cliente e ele não comprou, grande chance de ser algo relacionado a design, concorda?

Agora, se você conseguiu vender uma vez, porém não conseguiu vender novamente depois, uhhmmmmmm… tem cheiro de problema de qualidade aí, mesmo que o cliente não fale nada.

Não é você que tem que amar seus produtos, e sim seus clientes
Não é você que tem que amar seus produtos, e sim seus clientes

Isto é muito importante: vender mais vezes para o mesmo cliente. Da uma olhada no meu vídeo sobre LTV que o que ensino lá já mudou o rumo de centenas de negócios.

Fica esperto nos problemas relacionados a Produto, pois costuma surtir um grande efeito nas vendas resolvê-los.

Praça

O terceiro problema que pode estar fazendo você não conseguir vender o que precisa ou sonha está relacionado a Praça.

O que seria Praça? Não é que você precisa levar seus produtos num pracinha e oferecer as pessoas, não é isso.

Praça é o local, a região demográfica ou até psicográfica. Usei palavras chiques para definir algo simples: você tem que vender no lugar certo, para as pessoas certas.

Você pode ter a caneca com a estampa mais bonita para advogados, que não vai vender nenhuma se oferecer no escritório de advocacia. Concorda?

Simples assim… vai oferecer seus produtos no lugar e para as pessoas certas, que se forem bons vai vender.

E por fim, vamos ao quarto problema que pode estar freando suas vendas:

Promoção

Se liga que promoção não é fazer mais barato ou dar descontos. Promoção significa promover, divulgar.

Por incrível que pareça, já mentorei algumas dezenas de pessoas que diziam ter problemas de vendas, e quando fui ver elas não faziam vendas. Não ofereciam seus produtos para ninguém.

Sério, é impossível vender se as pessoas não sabem que você tem determinado produto estampado para vender.

Quem não oferece, não vende
Quem não oferece, não vende

Aqui entra um diagnóstico sincero que você precisa fazer do seu negócio, com perguntas como:

  • Falo da minha empresa para meus amigos e conhecidos?
  • Como estão as minhas redes sociais?
  • Quantas vezes por dia ofereço meus produtos?
  • Sei fazer anúncios?
  • Qual minha estratégia base de vendas?

Não ignore a Promoção. Você pode estar vendendo pouco pelo simples fato das pessoas nem saberem o que você tem para vender.

Conclusão

Como pode ver, esses 4 problemas que podem estar freando suas vendas estão relacionados aos 4 Ps do marketing. Então nem pense em tentar chutar onde está o problema das vendas sem passar por esse frame que acabei de te mostrar.

Para quem quer ser profissional do ramo das estampas, aconselho fortemente dar uma olhada no curso Design de Estampas… lá tem tudo que você precisa para ter sucesso, seja você iniciante ou avançado.

Deixe um comentário