A camiseta deixou de ser apenas uma peça funcional no guarda roupa. O produto se transformou em um meio para as pessoas expressarem valores, autenticidade e estilo de vida.
As t-shirts passaram a fazer sucesso como artigo de moda entre os mais variados nichos de mercado conquistando de vez os consumidores, em especial a geração Y, também chamada de geração da internet.
Como consequência, o negócio de camisetas se tornou em um dos mais atrativos segmentos do setor têxtil do Brasil e do mundo.
Pensando no enorme potencial desse negócio, desenvolvemos um guia com tudo o que você precisa saber para não bancar o amador ao investir no mercado de camisetas.
Concorrência e mercado atual de camisetas
Com quase 200 anos de história no país, a indústria têxtil tem como característica a alta demanda e a diversificação de sua cadeia produtiva com múltiplas atividades que envolvem diferentes profissionais e empresas.
Essas duas combinações propiciam o surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas em tal grau, que somente o comércio varejista voltado para a confecção e venda de vestuário, inclusive de camisetas, é exercido por mais de 10% do total de Microempreendedores Individuais – MEI.
A indústria têxtil é tão forte que em 2017 foi o segundo segmento que mais cresceu, com expectativa de faturamento de R$ 152 bilhões para este ano. E a tendência de investir em tecidos e estampas na criação de coleções e fabricação das peças como forma de diferenciação, também ocorre nos produtos voltados para o segmento de camisetas.
Nesse sentido, para investir no mercado de camisetas é fundamental que você fuja da ideia de vender para todos os públicos e pesquise por um nicho de mercado onde a concorrência ainda não seja acirrada. Pense além da linha cultura pop/geek, há nichos ainda pouco explorados.
Como exemplo, o empoderamento feminino foi um dos termos mais pesquisados no Brasil há dois anos atrás, segundo estudo sobre tendências visuais divulgado pelo site Shutterstock. Esse é um tema que ainda está em alta e veio para ficar, ao meu ver.
Outro tema muito levantado nos dias atuais é a diversidade, o orgulho em ser diferente, em se aceitar, seja magro ou plus size, branco ou negro, heterossexual ou homossexual, enfim, o respeito à diferença.
Também há uma multidão de pessoas que estão descobrindo a paixão por corrida de rua. Se você fizer uma busca no youtube, vai descobrir comunidades de corredores que nunca se encontraram pessoalmente, e mesmo assim compartilham desse novo estilo de vida.
Então, já imaginou nas frases, artes e diversas estampas que você pode criar para esses públicos que mencionei?
Confira o artigo que preparamos em outro post e descubra entre outras coisas, como criar e vender camisetas pela internet.
Outra questão fundamental é identificar quem são os seus concorrentes e conhecer quais os produtos que estão produzindo e como estão promovendo. Veja o vídeo a seguir e entenda como fazer uma pesquisa de mercado.
A ideia aqui não é copiar, mas acompanhar os concorrentes a fim de se munir de ideias para seu próprio negócio e não ficar para trás.
Esse não é um trabalho difícil, basta pesquisar em redes sociais, blogs e em lojas online de marcas concorrentes para se manter atualizado. Agora, veja os elementos que são obrigatórias você pesquisar:
- Variedade e qualidade dos produtos;
- Preços e promoções
- Estratégia de marketing
- Presença nas redes sociais
Estratégia de divulgação da sua marca
Se a estratégia de divulgação é o recurso mais poderoso ao iniciar seu negócio de estampar camisetas, as mídias sociais são as ferramentas chaves para sua marca existir e alavancar rumo ao seu nicho de mercado.
Para se ter uma ideia da importância, 38% das pessoas que responderam à pesquisa sobre comportamento dos brasileiros na internet, realizada pela startup Opinion Box, acreditam que o mundo era um lugar pior antes das redes sociais.
Ainda, outro estudo realizado pela empresa E.life, revelou que para 77% dos brasileiros, o relacionamento direto com o varejo por meio das redes sociais impactou na decisão de compra.
O foco é destacar sua marca perante as já estabelecidas no mercado, e sem precisar de muito dinheiro para chamar atenção de seus clientes potenciais. Para isso, defina uma estratégia promocional que contemple anúncios online, promoções pagas pelo Google Adwords e utilize vários canais de comunicação com seu cliente, dentre eles o Facebook, Instagram, Youtube e blog.
Outra ideia interessante é se fazer valer da audiência de blogueiros voltados à moda. Muitas das pessoas que vivem de blog também possuem canais no youtube, você pode criar uma parceria e ter seu produto e sua marca sugerida por quem tem certa autoridade no segmento.
Comercializar suas camisetas por meio de marketplace, o Mercado Livre por exemplo, também é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e atrair novos clientes.
Use a criatividade e elabore ações de guerrilha para chamar atenção para sua marca e impulsionar seu negócio.
Planejando o orçamento do seu negócio de camisetas
Para iniciar o seu negócio de camisetas, você vai precisar de disciplina para fazer um levantamento de todos os valores que serão gastos para montar a empresa. Informações referentes aos custos de comercialização dos produtos e as despesas de operacionalização do negócio devem ser levantadas em detalhes, a fim de minimizar os riscos de problemas financeiros futuros.
É evidente que você conseguirá eliminar muitos custos se a ideia for vender as camisetas pela internet, da mesma forma se você for terceirizar a produção das camisetas e estampas.
No entanto, se você mesmo for produzir, enumere todos os equipamentos e materiais que serão necessários para a instalação de sua empresa.
O ideal é você fazer uma tabela com a relação de todos os valores correspondentes ao investimento necessário para abrir sua empresa, contendo gastos com divulgação, custos fixos e custos variáveis.
O próximo passo é verificar o seu capital de giro. Você vai precisar de um montante de recursos financeiros para manter as operações do dia-a-dia de sua empresa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMC).
Conclusão
O sucesso no negócio de camisetas depende de seu comprometimento integral, além de planejamento, pesquisa e trabalho árduo.
Portanto, não desconsidere cada etapa mencionada, não basta apenas focar em qualidade e preço, que já são requisitos básicos para qualquer produto ou serviço, é necessário estar conectado com as tendências da moda, as mudanças de comportamento do consumidor e saber o que o seu cliente deseja.
Não deixe ainda de ler nosso artigo sobre criar sua marca própria de camisetas sem gastar com máquinas.
Como grandes lojas de departamento conseguem vender peças com marcas licenciadas a um preço tão baixo? Vi por exemplo uma camiseta baby look com o café Central Perk do seriado Friends saindo por 19,99 à vista. Pesquisando por preços de fornecedores, esse seria o valor da peça sem estampa. Como isso é possível? Onde está a margem de lucro? E como competir com esses caras?