Marcas de rolete na impressão em sublimação [Resolvido]


Quem realiza o processo de sublimação corre o risco de sofrer com as manchas de roletes no momento da impressão. Isto pode comprometer o desenho e também a estampa a ser aplicada no produto. Apesar de ser uma dificuldade enfrentada pela maioria das pessoas, este problema pode ser amenizado com alguns cuidados.

Principal causa da marca de rolete

Um dos principais motivadores destas falhas na hora da impressão, é o fato de que a maioria das pessoas não são utiliza impressoras específicas de impressão sublimática.

problema de sujeira nos roletes da impressora
Imagem do problema de sujeira nos roletes da impressora.

Normalmente, quem trabalha neste no ramo, faz uso das impressoras convencionais, para impressão A4, que acabam sendo adaptadas com a tinta sublimática.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Solução 1 – Retirada dos roletes

Uma das alternativas para evitar que estas marcas aconteçam é a retirada dos roletes de dentro da impressora – porém essa é a solução menos recomendada para elimiar marcas de rolete. Nas impressoras Epson, por exemplo, é preciso abrir a tampa da impressora, ligá-la e então retirar da tomada, permitindo que o “carrinho” fique solto.

A partir de então, retire os dois parafusos nas extremidades da régua de baixo, perto do cartucho, com cuidado para que eles não caiam e se percam dentro da impressora. Depois disso, desencaixe a régua e então poderá ver, ao longo dela, os roletes.

Retirada dos roletes para remover marcas na impressão em sublimação

A recomendação é deixar fixado ao material pelo menos os dois roletes das extremidades, retirando apenas aqueles distribuídos na parte central da régua. Eles são retirados ao pressionar contra com algum outro material, sendo assim, facilmente desencaixados.

Os roletes de metal costumam não ocasionar interferência na impressão, portanto, retire apenas os plastificados. Depois disso, reencaixe a régua na impressora e fixe-a novamente com os parafusos.

OBS: esse é o método menos recomendado, pois costuma trazer outros problemas de impressão.

Solução 2 – Limpeza dos roletes e estufa para papel

A limpeza dos roletes pode ser feita com uma folha de papel sulfite, tanto seca, quanto umedecida com álcool na parte central, com cuidado para não molhar demais e correr o risco de rasgá-la no processo.

Com a impressora desligada e a sua tampa aberta, insira a folha pela extremidade de saída e puxe com delicadeza assim que vê-la na parte interior. A partir disso, faça um movimento de vai e vem com a folha para efetuar a limpeza.

Junto à limpeza, outra medida que ajuda para evitar as marcas dos roletes é controlar a umidade do papel sublimático para que ele absorva adequadamente a tinta. Isso pode ser feito com a colocação dos papéis em uma estufa – confeccionada por conta própria, usando uma caixa de papelão e lâmpada incandescente – ou comprada.

No vídeo a seguir você verá como montar em casa uma estufa desumidificadora de papel sublimático:

Aliado a estes dois aspectos sugeridos anteriormente: limpeza e controle da umidade, você pode direcionar um ventilador diretamente no papel no durante a impressão, para contribuir com a secagem da tinta imediatamente e assim, evitar o seu escorrimento.

Neste processo é importante encontrar uma maneira de fixar o dispositivo de trava da impressora para que ela trabalhe mesmo com a tampa aberta.

Dica EXTRA: manter a impressora com certa distância da parede também ajuda no controle da umidade, ou, se não existir essa possibilidade, colocar uma placa de isopor para gerar um bloqueio também contribui.

Marcas de rolete na impressão em sublimação [Resolvido]

Conclusão

O controle das manchas de tinta no papel sublimático pode ser feito simplesmente com a retirada dos roletes centrais que ocasionam o descolamento da tinta. Porém, isso é a estratégia menos recomendada, e você pode conseguir controlar este problema com outro conjunto de medidas.

A limpeza dos roletes, o controle da umidade das folhas em uma estufa e a ventilação direcionada no momento da impressão, contribuem de forma simples e significativa para não colocar em risco o processo de impressão, ou ocasionar a perda de material.

Não deixe de ler nosso artigo sobre Problemas ao Sublimar para descobrir como contornar outros problemas que você pode enfrentar na sublimação.

1 comentário em “Marcas de rolete na impressão em sublimação [Resolvido]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *