DTG ou Serigrafia – Qual a melhor técnica de estamparia?


Há muitas opções de impressão para camisetas, cada qual com suas vantagens e desvantagens, com características distintas. Entre as opções mais populares estão estamparia digital direta – Direct to Garment (DTG) e a impressão com telas (conhecida como serigrafia ou silk screen).

Conheça mais sobre essas duas técnicas e saiba qual a melhor opção para o seu projeto.

DTG ou Serigrafia – Qual a melhor técnica de estamparia?

Serigrafia

A serigrafia é a melhor opção para projetos mais simples, com cor sólida (de preferência), com produção em maior escala de um modelo padrão (camisetas para brindes de empresas, por exemplo). Trata-se de um processo que consiste no empurrão de tinta para o tecido, utilizando um rodo de borracha.

Em virtude desse trabalho bastante “artesanal” da serigrafia, apenas uma cor pode ser aplicada por vez, e isso requer mais tempo, o uso de várias telas e gabarito para a aplicação de mais cores. Tudo isso reflete no aumento do custo de produção.

Estamparia Digital Direta – Direct to Garment (DTG)

No método DTG, uma impressora especial jato de tinta aplica a tinta diretamente no tecido ou malha. Utiliza tintas especiais à base d’água, que são absorvidas pela camiseta.

A técnica permite impressão de imagens mais detalhadas em alta resolução, com inúmeras cores, possibilitando a personalização do produto. Também permite atender demandas de pedidos menores dos clientes (inclusive pedidos de 1 peça só).

Você sabia? Muitas pessoas chamam a impressão DTG de silk digital ou mesmo serigrafia digital? Clique para saber mais.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Prós e contras e cada técnica de estamparia

A serigrafia e o DTG são métodos bastante distintos, que usam diferentes tecnologias de impressão. A definição quanto a forma de estampar a ser utilizado deve levar em consideração o design (características da arte) e a quantidade de camisetas.

Serigrafia

Serigrafia tradicional o silk digital DTG

Prós

  • melhor custo-benefício para impressões de lotes maiores;
  • ideal para artes mais simples;
  • investimento inicial médio;

Contras

  • uso limitado de cores e resolução;
  • permite apenas um design por lote
  • Custo-benefício para múltiplas cores não é o mais atrativo.

DTG

DTG é melhor que serigrafia?

Prós

  • possibilidade de utilização de múltiplas cores;
  • possibilidade de maior detalhamento da impressão;
  • investimento inicial alto;
  • ideal para pedidos menores.

Contras

  • custo-benefício reduzido para lotes maiores
  • colocação limitada de design
  • limitação nos tipos de produtos e substratos imprimíveis.

DTG é melhor que serigrafia?

É impossível dizer qual a melhor técnica de estamparia, até porque não existem somente serigrafia e DTG, e sim diferentes técnicas para estampar como sublimação, transfers, etc; todas com seus pontos fortes e fracos.

Mesmo as técnicas internamente diferente entre si, como no caso da serigrafia que pode ser “estendida” e produzir ótimas estampas multicoloridas com técnicas como indexado e policromias; ou no caso da sublimação que pode ser aplicada em tecidos escuros com uso de OBM e transfers.

Por esses motivos que ninguém conseguirá lhe dar a resposta de qual a melhor técnica de estamparia, pois isso depende das características de cada projeto.

Com qual técnica trabalhar?

O ideal é você ter todas as técnicas de estamparia para oferecer aos seus clientes, porém considere quase que impossível uma empresa trabalhar com excelência com mais que uma delas. Qual a solução então?

Sempre sugiro aos meus alunos do curso profissional Design de Estampas focarem em uma das técnicas de estamparia e terceirizarem as outras.

Sei que é difícil achar parcerias de qualidade, porém quando as encontrar terá uma carta na manga que poucas estamparias hoje em dia podem oferecer: uma gama imensa de opções de personalização e impressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *