Tipos de malhas para camisetas


A escolha do material certo tem sido uma das principais dúvidas para quem trabalha com estamparia em camisetas.

Há uma variedade enorme de malhas e tecidos para camisetas à disposição no mercado, seja em fibras naturais ou sintéticas. Tanto que a indústria têxtil nacional é a sexta mais poderosa do mundo, e o Brasil ainda é autossuficiente na produção de algodão, além de ser o terceiro maior produtor de malhas.

Observação: existe diferença entre tecido e malha, porém para simplificar neste artigo optamos por usar os dois termos para se referir ao material necessário para confeccionar camisetas.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Qual a melhor malha para camiseta?

Mas como fazer então para não errar na hora de selecionar o material para a produção de suas camisetas?

É fundamental entender que o importante não é o nome da malha ou tecido, que pode variar de acordo com cada região ou fabricante, e sim qual é a sua composição. Além disso, é ideal você saber como a peça será usada: para praticar algum esporte ou simplesmente para promoção e divulgação, por exemplo.

Tipos de malhas para camisetas

Outra questão a ser destacada é quanto a estampa. Por exemplo no caso da sublimação, você só irá alcançar qualidade total, com cores vivas e vibrantes, ao sublimar tecidos 100% poliéster. Portanto, quanto menor a composição de poliéster no tecido, menos fiel será a estampa final, ou seja, ela ficará destoada, com aspecto mais lavado.

Se você está empreendendo no ramo da estamparia não deixe de assistir ao segundo episódio do Estampa Cast onde é mostrado o melhor tipo de malha e de estamparia para quem está começando.

Principais materiais para fabricar camisetas

Para ajudar você a potencializar seu negócio de camisetas, preparamos uma lista com os principais tipos de malhas, contendo a composição e as principais vantagens de cada um.

Malha Algodão

A formação do algodão em peças de vestuário se inicia na fibra transformada em fio que sofre outro processo até virar tecido. Há duas maneiras de produzir fios em malha 100% algodão. A primeira corresponde aos fios cardados e a segunda aos fios penteados.

melhor tecido para camiseta
Algodão é tipo por muitos como o melhor tecido para camiseta.

Malha fio 30.1 Cardada

O fio cardado tem uma qualidade inferior se comparado ao fio penteado. Acontece que ele não ganha o tratamento especial da penteadeira, cuja função é justamente retirar as fibras mais curtas, responsáveis pela formação de bolinhas no tecido (pilling), além de falhas na regularidade do fio (neps), prejudicando a sua aparência.

A malha de algodão cardada é ideal para confeccionar:

  • camisetas de eventos;
  • brinde para empresas;
  • presentes.

Malha fio 30.1 Penteada

Já o fio penteado tem um tratamento superior. Ao passar pela penteadeira, são eliminadas as fibras curtas e toda impureza que ainda possa conter resultante da colheita. Como consequência, é gerado um fio mais limpo e resistente, propiciando menor quantidade de irregularidades (neps) e menos pilling na malha. Além de ser mais macia, também apresenta uma melhor aparência.

No entanto, o custo com o processo de produção é mais alto e também gera perda de algodão, o que encarece o tecido.

A malha de algodão penteada é ideal para fabricar:

  • Camisetas com estampas diferenciadas;
  • Mundo da moda.

O vídeo acima mostra de uma forma bem simples as diferenças existentes entre diferentes tecidos.

Malha PV (Malha Poliviscose)

A malha PV ou Poliviscose tem em sua composição 67% poliéster e 33% viscose. Porém, o percentual pode variar de acordo com o fabricante e basicamente é feita com fio 30.1.

Como a viscose é uma fibra artificial de celulose, o resultado final é uma estampa com efeito mais lavado se comparado às malhas 100% algodão.

malha pv mescla para camisetas
A malha mescla para camisetas disponível no mercado é PV.

Mas possui muitas vantagens, como o preço mais acessível, a maciez, retém pouco suor no tecido, não há necessidade de passar a peça, é mais resistente ao pilling (dar bolinhas), além de ser mais resistente e secar rápido.

A malha PV é ideal para confeccionar:

  • Camisetas escolares
  • Uniformes profissionais;

Helanca

O tecido é perfeito para impressão por sublimação, pois é composto por fios sintéticos 100% poliéster. Além de ter um preço relativamente baixo, o tecido não amassa, tem boa elasticidade e durabilidade.

helanca para camisas

A helanca é ideal para confeccionar:

  • Abadás (camisetas de carnaval);
  • Camisetas para eventos.

Dry Fit

O Dry Fit (Tecnologia Inovadora Funcional) é um tecido criado a partir de fibras sintéticas com o objetivo de auxiliar o atleta na prática esportiva. As fibras absorvem pouca água e facilitam a evaporação do suor.

Por ser leve, absorver bem o suor e secar rapidamente, mantém a temperatura do corpo regular, mesmo em climas quentes.

Camiseta em malha dry poliéster

O dry fit é muito usado para camisetas:

  • Esportivas;
  • Moda praia.

Há dois tipos de tecidos sintéticos: dry poliéster e dry poliamida.

Dry Poliéster

O tecido é produzido com 100% dos fios de poliéster, tem baixo custo, difícil de encolher e de amassar e tem boa resistência a maior parte de produtos químicos.

Uma atenção especial na hora de comprar este material, pois não é difícil ver empresas venderem simples helancas como se fossem tecidos dry.

Dry Poliamida

É tecida com 100% poliamida, uma das fibras sintéticas mais nobres do mercado têxtil. Também possibilita trabalhar com texturização e bons acabamentos, gerando um visual diferenciado.

Tem um toque mais macio do que o dry poliéster, é leve, seca rápido e tem boa resistência.

A malha dry de poliamida é mais cara do que a de poliéster e não pode ser sublimada, o que tende a aumentar o custo da camiseta como um todo.

Piquet (Pólo)

São malhas que tem em sua composição geralmente 50% de poliéster e 50% de algodão.

Malha Piquet para camisa polo
A malha Piquet tem como característica visível o clássicos “furinhos” das camisas polo.

As fibras naturais do algodão deixam a peça mais confortável e fresca, enquanto as fibras sintéticas do poliéster possibilitam uma maior resistência e um preço bem mais acessível. Possui pouco encolhimento e ótima aparência.

A malha piquet é usada para camisetas:

  • Uniformes profissionais;
  • Camisas promocionais.

Como escolher o melhor tecido para camisetas?

Como você pode ver, cada malha/tecido tem seu uso. Se você tem uma confecção de camisetas ou uma estamparia sabe que não é possível escolher somente um tipo de material para trabalhar, pois será a demanda do cliente que definirá a composição da camisa.

Porém agora que você conhece os diferentes tipos de malhas para camisetas pode auxiliar o seu cliente na escolha. Por exemplo: seu cliente precisa uniformizar os funcionários da produção, e para tanto você pode sugerir malha PV ao invés de algodão, para que o cliente tenha peças mais duráveis e fáceis levar.

Recomendo ainda a leitura do artigo sobre diferentes fibras têxteis onde mostramos as diferentes composições que tanto nos confundem na hora de criar etiquetas e fazer compras. E caso esteja procurando camisetas para estampar leia o nosso artigo sobre o assunto.

Compreendeu o espírito da coisa? Então deixe seu comentário a seguir.

Review do leitor
Data
Opinião
Gostei de conhecer os diferentes materiais e composições, porém não dei nota 5 pois poderiam mostrar outras opções como o linho por exemplo.
Nota
41star1star1star1stargray
11 comentários em “Tipos de malhas para camisetas
  1. Muito boa a matéria Marco, pois é de suma importância o design de Estampas saber qual a melhor malha a ser usada na confecção de suas peças. Eu e minha esposa temos uma confecção e estamparia e estamos sempre pesquisando e discutindo sobre tecidos e suas composições pois o cliente deve ter conhecimento na hora de escolher o tecido, então nós explicamos sobre as limitações tipo encolhimentos, caimentos, migração de corante (desbotamento) ,fixação da estampa, durabilidade, aspecto e toque. o profissional que apresenta todas estas informações conquista a confiança do seu cliente. Hoje quem mostra conhecimento, clareza e confiança.TÁ DENTRO.e se VOCÊ for esse profissional pode acrescentar valor a seu trabalho.

  2. eu trabalho com tecidos em brim, vcs por ti fala deste tipo de tecido, muito bom sabre destas ticas das malhas.

  3. Fantastica repostagem, para mim esclareu sobre TIPOS de MALHAS, conforme o Titulo doa proposta apresentada por você, correto? Interessante o material DRY, pois vejo claramente quando sinto a textura do tecido a diferençada Poliamoda e o poliester. Muito obrigada, estou adorando tudo, conhecimento agrega sempre e faz toda a diferença para quem presta atenção quando lê! Nota total

  4. Eu gosto de vc Lang. Acho você generoso e humilde a acho bonito o que você faz. A mim ajuda muitos esses dados e sou grata. Estou me preparando para seu curso e isso me prepara muito mais. Sou muito grata! Obrigada! Grace

  5. Você é D+!! Já procurei me informar sobre esses tecidos e é a primeira vez que tive informações tão esclarecedoras. MUITO BOM!!! Obrigada por sua dedicação em nos fornecer um site tão esclarecedor.

  6. Excelente trabalho de informação para quem deseja trabalhar no seguimento de sublimação. Desejo conhecer o curso de Design em estamparia em um futuro breve, não vai demorar.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *