Há muitas opções de impressão para camisetas, cada qual com suas vantagens e desvantagens, com características distintas. Entre as opções mais populares estão estamparia digital direta – Direct to Garment (DTG) e a impressão com telas (conhecida como serigrafia ou silk screen).
Conheça mais sobre essas duas técnicas e saiba qual a melhor opção para o seu projeto.
Serigrafia
A serigrafia é a melhor opção para projetos mais simples, com cor sólida (de preferência), com produção em maior escala de um modelo padrão (camisetas para brindes de empresas, por exemplo). Trata-se de um processo que consiste no empurrão de tinta para o tecido, utilizando um rodo de borracha.
Em virtude desse trabalho bastante “artesanal” da serigrafia, apenas uma cor pode ser aplicada por vez, e isso requer mais tempo, o uso de várias telas e gabarito para a aplicação de mais cores. Tudo isso reflete no aumento do custo de produção.
Estamparia Digital Direta – Direct to Garment (DTG)
No método DTG, uma impressora especial jato de tinta aplica a tinta diretamente no tecido ou malha. Utiliza tintas especiais à base d’água, que são absorvidas pela camiseta.
A técnica permite impressão de imagens mais detalhadas em alta resolução, com inúmeras cores, possibilitando a personalização do produto. Também permite atender demandas de pedidos menores dos clientes (inclusive pedidos de 1 peça só).
Você sabia? Muitas pessoas chamam a impressão DTG de silk digital ou mesmo serigrafia digital? Clique para saber mais.
Prós e contras e cada técnica de estamparia
A serigrafia e o DTG são métodos bastante distintos, que usam diferentes tecnologias de impressão. A definição quanto a forma de estampar a ser utilizado deve levar em consideração o design (características da arte) e a quantidade de camisetas.
Serigrafia
Prós
- melhor custo-benefício para impressões de lotes maiores;
- ideal para artes mais simples;
- investimento inicial médio;
Contras
- uso limitado de cores e resolução;
- permite apenas um design por lote
- Custo-benefício para múltiplas cores não é o mais atrativo.
DTG
Prós
- possibilidade de utilização de múltiplas cores;
- possibilidade de maior detalhamento da impressão;
- investimento inicial alto;
- ideal para pedidos menores.
Contras
- custo-benefício reduzido para lotes maiores
- colocação limitada de design
- limitação nos tipos de produtos e substratos imprimíveis.
DTG é melhor que serigrafia?
É impossível dizer qual a melhor técnica de estamparia, até porque não existem somente serigrafia e DTG, e sim diferentes técnicas para estampar como sublimação, transfers, etc; todas com seus pontos fortes e fracos.
Mesmo as técnicas internamente diferente entre si, como no caso da serigrafia que pode ser “estendida” e produzir ótimas estampas multicoloridas com técnicas como indexado e policromias; ou no caso da sublimação que pode ser aplicada em tecidos escuros com uso de OBM e transfers.
Por esses motivos que ninguém conseguirá lhe dar a resposta de qual a melhor técnica de estamparia, pois isso depende das características de cada projeto.
Com qual técnica trabalhar?
O ideal é você ter todas as técnicas de estamparia para oferecer aos seus clientes, porém considere quase que impossível uma empresa trabalhar com excelência com mais que uma delas. Qual a solução então?
Sempre sugiro aos meus alunos do curso profissional Design de Estampas focarem em uma das técnicas de estamparia e terceirizarem as outras.
Sei que é difícil achar parcerias de qualidade, porém quando as encontrar terá uma carta na manga que poucas estamparias hoje em dia podem oferecer: uma gama imensa de opções de personalização e impressão.
queria começar a fazer naninhas personalizadas, tecidos com o nome dos bebes impressos, mas nao sei qual maquina comprar, quais detalhes tenho q seguir.
poderiam me ajudar?
Errou ao dizer que as cores são limitadas na serigrafia, pois basta ter as cores ou misturá-las para fazer a estampa. Resolução alta é possível através de telas mais fechadas com uso de tintas plastisol e arte reticuladas com a técnica de quadricromia ou simulados.