Policromia (ou quadricromia) em serigrafia – como fazer

Quantas vezes vemos camisetas com estampas multicoloridas e nos perguntamos: Como foi feita esta estampa?

Uma resposta a essa questão foi dada no post Estamparia Digital Direta, onde foi abordada uma das técnicas mais modernas para estampar peças de roupa prontas. Na ocasião analisamos também o valor das máquinas, tintas e manutenção, o que nos levou a concluir que a Estamparia Digital Direta ainda é de alto custo no Brasil.

Com isto, chegamos à conclusão que precisamos de outra alternativa comercialmente viável para fazer estampas muito coloridas de alta qualidade. Estamos falando da famosa técnica de serigrafia silk-screen conhecida como Policromia ou Quadricromia.

A dúvida que fica é: como fazer policromia?

Policromia (ou quadricromia) em serigrafia – como fazer

Como fazer policromia em silkscreen

A policromia não é nada mais do que fazer a separação de cores de sua arte em CMYK (ciano, magenta, amarelo, preto, e em caso de substratos escuros é usado um fundo branco), imprimir o fotolito em post-script, e depois gravar em uma matriz de forma reticulada.

No vídeo abaixo você aprende como fazer fotolito para quadricromia com retículas para silk-screen no Photoshop:

No próximo vídeo veja como fazer uma estampa em policromia em um substrato escuro (camiseta preta). Observe a importância de se fazer o fundo branco como base para as cores do CMYK.

Neste próximo vídeo podemos ver como fazer uma quadricromia em um substrato claro (camiseta branca), sem a necessidade de aplicar tinta branca no fundo. Posso afirmar a vocês que, segunda as minhas experiências anteriores, uma policromia sempre fica melhor em substratos claros, pois ter que fazer um fundo branco de tinta em substratos escuros sempre deixa a estampa mais dura e com aspecto de plastificada:

Quais as outras formas de fazer estampas coloridas?

Como mencionado anteriormente a estamparia digital direta é a técnica do futuro – ou você já considera ela “do presente”?

O custo dela é o maior limitador de sua expansão.

Se você for fazer uma quantidade maior de peças, algo em torno de 20 peças, já compensa pensar na policromia/quadricromia. Ou ainda no indexado, que é outra técnica de serigrafia que gera belas estampas multicoloridas.

Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe nos comentários…

86 comentários em “Policromia (ou quadricromia) em serigrafia – como fazer”

  1. OLA TENHO UMA DUVIDA QUE HÁ TEMPO NAO CONSIGO DESCOBRIR,CAMISETAS PRETAS COM DESENHOS TIPO DE BANDAS DE ROCK É FEITA POR CROMIA MAS NAO TEM O CHAPADO BRANCO PARECE QUE O BRANCO É MAIS UMA SEPARAÇAÕ NA ARTE DE IMPRESSÃO PARA QUE AS OUTRAS CORES CAIA EM CIMA COMO É FEITA ESSA ESTAMPARIA ALGUEM PODE ME AJUDAR?

    Responder
  2. A separação sugerida para o corelDRAW está errada!

    Na janela onde ele indica como sendo o local da porcentagem das cores, na verdade alí é o local pra definir o tamanho do ponto e a angulação das retículas, onde o padrão deve ser sempre numa diferença de 30 graus entre elas. Os valores padrões são 15, 75, 0 e 45 para Ciano, Magenta, Amarelo e Preto respectivamente.

    Da forma como foi feito ocorre o efeito chamado Moarè, que distorce as cores totalmente…

    Responder
  3. Me ajuda ae galera
    Quero salvar uma arte que esta separa em CMYK no Corel X5, no pendryver para ser impresso em outra impressora e não estou consegunindo salvar as cores separadas, vcs sabem o que posso fazer pra salvar?

    Responder
    • Olá…

      baixa um programa chamado CutePDF, que é uma espécie de “impressora virtual” que vai permitir você salvar a separação em PDF. Nunca fiz isso, mas acredito que vai dar certo.

      VALEU

      Responder
    • se vc nao conseguiu abra a imagem no corem dral selecione a imagem va em bitmaps converter para cmyk depois va em editar bitmaps la vc vai em imagem e separar em canis cmyk e so feixar casa uma das partes e salva las so que vc precisa colocar o registro antes de fazer a separacao

      Responder
    • Se você deseja imprimir em CMYK e aonde você esta querendo levar para imprimir, lá é a própria impressora que irá fazer esse trabalho de separação para você.

      Responder
  4. Ola galera gostaria de saber qual o emulsao mais indicado para policromia principalmente quando a reticula e pequena. e como se usa este sensibilizante chamado diazo me ajudem aeeee!!!!

    Responder
    • Olá,

      diazo é um sensibilizante em pó que deve ser misturado primeiro com água destilada depois misturado a emulsão. O principal diferencial na minha opinião é que ele agride menos a natureza e sensibiliza um pote inteiro de emulsão pois pode ser guardado, enquanto que com o bicromato é possível sensibilizar somente a quantidade que vai usar naquele dia.

      ABRAÇO

      Responder
    • vc pode fazer sua emulsao
      para 1 kilo de base (cola)
      30% de alcool polivinilico gel
      e misture um pouco de pigmento vermelho
      e so adicionar diazo 4 gramas
      cmi 18 lampada 4000 watz
      40 segundos de exposicao
      e o milagre esta pronto
      nao fale p; ninguem
      e boa sorte no seu trabalho

      Responder
  5. Marcao!! amigo. e o q vc poderia me dizer sobre qual o melhor ou o mais indicado emulsao para policromia para q a imagem fiqe bem definida depois de pronta… da uma forsa ai !!!
    obrigado!!!

    Responder
  6. Boa Noite..
    Queria saber como é a preparação da tela, quantos fios o nylon da tela precisa ter? qual tipo de impressora é correto usar para imprimir o tipo de papel antes para passar o desenho para tela? Não sei se me entendeu. Mas tenho milhões de duvidas e nunca acho um curso, uma apostila ou um vídeo que me ensine a fazer tudo, a impressão do desenho/foto, a preparação da tela e muitas outras coisas. Fazer uma estampas de silk com uma cor só, eu sei fazer. Queria aprender a fazer estampa de imagens, e desenhos com varias cores juntas ou separadas

    Responder
    • Olá Karen…

      todas essas suas perguntas são relativas, dependem muito do tipo de trabalho que você vai querer fazer. Quer boas dicas sobre como fazer policromia, procure a equipe técnica de seu fornecedor de tintas. Uma dica minha é a Gênesis de SP, http://www.genesistintas.com.br/ ou fone (11) 2171 8000.

      ABRAÇO

      Responder
  7. Olá,adorei os vídeos. Muito explicativos!
    No caso de fotos,quando faço a separação de cores pelo corel e,ao usar as tintas já nas telas sobre as camisas(magenta,ciano…) É necessário deixar o tom das tintas iguais aos da foto ou automaticamente ficará como na foto? Tenho essa dúvida. Tipo,como a tinta ciano,magenta,amarela e preta e,preciso deixar cada uma no tom igual ao da foto?
    Obrigado!

    Responder
  8. olá pessoal, gostei do seus trabalho muito bom, gostaria de uma informação convem fazer quadricromia com a arte vetorizada. obrigado

    Responder
    • Olá,
      nylon não é o mais indicado para fios de tela, e sim o poliéster.
      Para imprimir a arte muitas pessoas usam papel vegetal. Eu não gosto pois é mt fino e pode distorcer a imagem. Eu gosto de usar uma folha de poliéster com uma boa gramatura.
      ABRAÇO

      Responder
  9. Olá, boa noite.

    Por favor preciso muito saber como fazer para estampar imagens realistas (como rostos de pessoas em camisas de bandas) em camisetas pretas com silk screen.

    Pesquisando muito na internet e ligando e perguntando em inúmeras estamparias, acabei descobrindo que através da monocromia consigo obter estas imagens em ótima resolução em silk … descobri até que para estampar monocromia em tecidos pretos, posso usar o efeito negativo, o que acaba invertendo as cores pretas e brancas na imagem.

    A minha dúvida é: qual a forma ideal para se obter imagens em boa resolução em camisetas pretas através de silk screen ? Seria realmente monocromia? Ou existe alguma outra forma de fazer isso?

    Por favor esta dúvida está me impedindo de iniciar minha confecção, pois tenho todas as camisetas e desenhos das estampas prontas, todo o serviço terceirizado.. só não pude mandar fazer as telas ainda por conta desta dúvida.

    Responder
    • Olá,

      para estampar materiais escuros é necessários sempre fazer um fundo branco primeiro. Já quando não existe o fundo branco, a primeira cor pode ser o ciano mesmo, apesar de dependendo do profissional gostar de começar por outra cor.

      ABRAÇO

      Responder
  10. Gostaria de pode saber como se pode t fazer quadriacomia em fundo preo sem usar uma base branca mas sim um quadro como os outros C, Y, M, E K…. Por favor ajudem-me

    Responder
    • Olá… eu nunca ouvi falar em quadricromia em panos escuros sem fazer o fundo branco. As tintas CMYK que testei até hoje são muito finas e não dão a cobertura necessária para tecidos escuros.

      ABRAÇO

      Responder
    • Olá, nós somos uma revista de design de estampas. Os produtos e serviços que aparecem em nosso site são somente para informar ao público. Existem diversos fornecedores nos anúncios em nosso site. Entre em contato com eles que com certeza lhe ajudarão. Obrigado por visitar nosso site. ABRAÇO

      Responder
  11. Muito bom , mais tenho uma duvida, si ao caso eu querer estampa com outras cores , tipo si minha estampa original for verde cinza laranja e preto ? qual ordem eu seguiria? ou esse processo cmyk ?

    Responder
    • Olá… no caso de policromia, se quiser mudar as cores da estampa vai precisar fazer um fotolito novo e gravar novas telas. Se você somente mudar a ordem das cores não vai ter o resultado que busca.

      ABRAÇO

      Responder
  12. Muito interessante os vídeos, parabéns. Estou iniciando no silk e tenho dúvidas quanto a preparar a imagem para cromia. Para mim fica melhor fazer a separação pelo corel. Na parte de MEIO TOM, qual o grau para as cores? e qual o melhor raio para uma imagem no tamanho A4. Aguardo.

    Responder
    • Olá… vai depender do tipo de serigrafia que vai fazer. Qual tinta vai usar e de quantos fios é a tela? Geralmente são necessários diversos testes até se achar o ponto ideal.

      Responder
  13. Olá,
    Seu vídeo me ajudou muito!
    Porém, eu trabalho com o MAC e a configuração da impressora é totalmente diferente.
    Não encontro a saída nem a marca de registro.
    O que faço?
    Desde já agradeço.

    Responder
  14. Olá. Site muito bom. Me tirou várias dúvidas. Mas minha dúvida mais importante é qual o segredo de serigrafias como as das camisas da Stamp Rockwear e da Consulado do Rock. Eu sei que elas são feitas em silk-screen em policromia, o que eu não sei é qual o processo de revelação, pois as retículas ficam próximas aos 150 lpi e eu já vi uma revelação feita em retícula tão grande sumir quase completamente após a revelação da tela. Queria saber como eles fazem isso. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

    Responder
  15. ola pessoal to com muita difuldade em finalizar a arte , pq ela parece estar boa mas na hora de imprimir ela sai cheia de risquinhos , e o trabalho fica muito feio , to aprendendo agora a mexer no corel 6 , se alguem puder me ajudar eu agradeço 🙂

    Responder
  16. pessoal, estou com um problema grave, estou tentando quadricromia em tecido mas nao consigo encaixar as cores, ou fica muito amarelo, ou muito vermelho ou muito azul, a unica cor q fica certo e o preto, noa consigo chegar a cor da arte, podem me dizer as possiveis causas?

    Responder
  17. QUAL O poliester corrdto para fabricar as telas para policromia.o fio 44 serve?o so os mais fechados?enquanto mais fios significa que a tela é mais cechada?

    Responder
  18. QUERO FAZER CAMISETAS EM. POLICROMIA E. ESTOOU QUERE.DO IMFORMACAO SOBRE A IMPRESSORA QUE DEVO COMPRAR.SE EU COMPRAR UMA IMPRESSORA MONOCROMATICA POST SCCRIPT. COM TONER FUNCIONA?OU TEM QUE SER DE CARTUCHO?POR FAVOR DE UMA AJUDONA AI.

    Responder

Deixe um comentário