Policromia (ou quadricromia) em serigrafia – como fazer

Quantas vezes vemos camisetas com estampas multicoloridas e nos perguntamos: Como foi feita esta estampa?

Uma resposta a essa questão foi dada no post Estamparia Digital Direta, onde foi abordada uma das técnicas mais modernas para estampar peças de roupa prontas. Na ocasião analisamos também o valor das máquinas, tintas e manutenção, o que nos levou a concluir que a Estamparia Digital Direta ainda é de alto custo no Brasil.

Com isto, chegamos à conclusão que precisamos de outra alternativa comercialmente viável para fazer estampas muito coloridas de alta qualidade. Estamos falando da famosa técnica de serigrafia silk-screen conhecida como Policromia ou Quadricromia.

A dúvida que fica é: como fazer policromia?

Policromia (ou quadricromia) em serigrafia – como fazer

Como fazer policromia em silkscreen

A policromia não é nada mais do que fazer a separação de cores de sua arte em CMYK (ciano, magenta, amarelo, preto, e em caso de substratos escuros é usado um fundo branco), imprimir o fotolito em post-script, e depois gravar em uma matriz de forma reticulada.

No vídeo abaixo você aprende como fazer fotolito para quadricromia com retículas para silk-screen no Photoshop:

No próximo vídeo veja como fazer uma estampa em policromia em um substrato escuro (camiseta preta). Observe a importância de se fazer o fundo branco como base para as cores do CMYK.

Neste próximo vídeo podemos ver como fazer uma quadricromia em um substrato claro (camiseta branca), sem a necessidade de aplicar tinta branca no fundo. Posso afirmar a vocês que, segunda as minhas experiências anteriores, uma policromia sempre fica melhor em substratos claros, pois ter que fazer um fundo branco de tinta em substratos escuros sempre deixa a estampa mais dura e com aspecto de plastificada:

Quais as outras formas de fazer estampas coloridas?

Como mencionado anteriormente a estamparia digital direta é a técnica do futuro – ou você já considera ela “do presente”?

O custo dela é o maior limitador de sua expansão.

Se você for fazer uma quantidade maior de peças, algo em torno de 20 peças, já compensa pensar na policromia/quadricromia. Ou ainda no indexado, que é outra técnica de serigrafia que gera belas estampas multicoloridas.

Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe nos comentários…

Loading comments...