Perfil de Cores para sublimar – o que é, ICC, onde encontrar?


O Perfil de Cor para sublimação tem sido tema recorrente quando falamos em qualidade do produto final, muitas vezes prejudicada por distorções nas cores.

Certamente você já se deparou com o pesadelo de ver no seu impresso tons de pele avermelhada ou amarelada, o logotipo que deveria ser preto e virou cinza, o céu azul que ficou meio apagado. Saiba que esses problemas são causados por você ainda não ter acertado o perfil de cores para sublimar.

Perfil de Cores para sublimar

Como as cores na impressão saem diferentes da tela?

Primeiro, entenda que uma coisa é a sua percepção das cores na tela de um computador, tablet, ou celular e outra bem diferente é quando você enxerga as cores no material impresso.

O que eu quero dizer com isso? Vamos à explicação!

Há dois modos de cores: o RGB e o CMYK (aqui um artigo completo sobre o assunto).

Cores RGB

É um sistema de cores aditivas baseado em luz amplamente utilizado por dispositivos eletrônicos como TV, smartphone, tablet, retroprojetores e tela de computador.

As cores que você enxerga em qualquer um desses dispositivos, são variações de intensidade de luz Red (vermelha), Green (verde) e Blue (azul). Minúsculos pontos na tela formam a variação e mistura desse três feixes de luz (cor) representando milhões de cores perceptíveis para o olho humano. Tanto que a quantidade de cores que é possível representar utilizando luz é muito maior do que o espaço de cores CMYK.

Cores CMYK

Enquanto o RGB necessita da luz, o CMYK (Cyan – ciano / Magenta / Yellow –  amarelo / BlacK – preto) se utiliza do sistema de cores baseado em tinta para expressar as cores no papel.

Cada ponto que compõe a imagem impressa é o resultado da mistura das tintas sublimáticas armazenadas no seu tanque (bulk ink) ou cartucho – Ciano, Magenta, Amarelo e Preto.

Se quiser se aprofundar no assunto dê uma espiada no vídeo a seguir que ilustra como funciona o gerenciamento de cores:

As cores da tela e o perfil de cor das tintas (ICC)

Os maiores problemas ocorrem pelo fato de não ser possível representar com tinta a mesma quantidade e nuances de cores RGB. Ou seja, você não irá conseguir imprimir no papel cores RGB.

Além disso, as cores RGB são descritas pela indicação da quantidade  de vermelho, de verde e de azul que contém. Sendo que cada uma pode variar entre o mínimo (completamente escuro) e o máximo (completamente intenso).

Quando todas as cores estão no mínimo, o resultado é preto. Se todas estão no máximo, o resultado é branco.

perfil de cores rgb do monitor

Para entender melhor, imagine você desligando o seu computador. Você estará desligando todas as variações e misturas de cores RGB que necessitam de luz para serem representadas.

Então, como ficará sua tela ao desligar o computador? Completamente escura!

A representação mais usual para as cores é a utilização da escala de 0 à 255, pois você pode salvar no computador ou até mesmo anotar a numeração de cada cor utilizada, facilitando trabalhos futuros.

Assim, por exemplo, o vermelho completamente intenso é representado por 255, 0, 0.

Entenda que: Cada cor é representada por uma combinação dessas 3 luzes ( RGB )

Branco – RGB

(255,255,255)

Há o máximo de quantidade de cor Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul), formando a cor Branco.
Azul – RGB

(0,0,255)

Há o mínimo de quantidade de cor Red (vermelho), o mínimo de cor Green (verde) e o máximo de Blue (azul) formando o azul intenso.
Verde – RGB

(0,255,0);

Há o mínimo de quantidade de cor Red (vermelho), o máximo de Green (verde) e o mínimo de Blue (azul)
Preto – RGB

(0,0,0).

Há o mínimo de todas as cores Red, Green e Blue, formando a cor preta.

Mas espera que a coisa fica mais complicada ainda (rs). As variações de  cores que você enxerga na tela não correspondem à cor RGB padrão ( RGB ou sRGB – do inglês standard RGB ).

Distorções e alterações no RGB de nossas telas

A cor RGB padrão é a cor exata que está na tela, sem qualquer tipo de interferência. Acontece que as cores que enxergamos na tela do monitor, tablet ou celular sofrem inúmeras interferências, como por exemplo o brilho, o contraste, a vivacidade, a matiz e outros que você pode configurar manualmente ou deixar com a configuração de fábrica.

Monitor profissional com proteção da luz e calibrador de tela
Monitor profissional com proteção da luz e calibrador de tela.

A tonalidade da cor do monitor depende diretamente dos materiais de seu equipamento, se é LED, amoled, LCD. Portanto, as cores representadas na tela de um ipad ou iphone, por exemplo, não são as mesmas exibidas na tela de um outro dispositivo, como um tablet de outro fabricante.

Melhorando as cores RGB de nossas telas

Não é tarefa fácil nem barata, porém o ideal é você calibrar o monitor de seu computador.

Quer saber como fazer isso? Então confira o vídeo abaixo que da uma ideia decomo efetuar essa tarefa.

Separamos também outro vídeo legal que mostra uma forma mais simples de calibrar o monitor pelo Windows.

Como fica a questão do perfil de cores para sublimação?

Você deve estar se perguntando, e o Perfil de Cor para sublimar entra onde em todas essas informações?

Bem, o perfil de cores é um pequeno arquivo no formato ICC onde contém todas as informações das características de cores de um dispositivo, como exemplo a sua impressora.

perfil de cores para sublimação

Importância do Perfil de Cor ICC para sublimar

A função primordial é garantir a fidelidade das cores do produto final (independentemente de ser camiseta, caneca, long drink, boné, etc.). O Perfil ICC possibilita que a impressora valide a tinta sublimática, mesmo não sendo original do equipamento, para então reproduzir com precisão as tonalidades de imagens e projetos gráficos.

Além de adquirir um padrão de qualidade e uma maior segurança na prova de cor, outro benefício é a economia, pois o perfil icc equilibra os tons e a saída de tinta ao lançar a quantidade exata sobre o papel sublimático. Também é útil para evitar o surgimento dos pontilhados pretos na vertical.

Um bom perfil ICC ajuda a economizar tinta sublimática.

O desenvolvimento de perfis de cores é realizado pelo fabricante dos próprios aparelhos, e para poder ser utilizado, independente do sistema operacional ou do software de edição de imagens, o International Color Consortium – ICC criou um padrão denominado perfil ICC que descreve como os perfis de cores são armazenados em arquivos e incorporados em imagens.

Onde encontrar o Perfil de Cores ICC ideal para você?

O ideal é você criar seu próprio perfil de cores ICC, porém para isso precisará de um equipamento caro chamado espectrofotômetro.

O perfil de cor ideal para suas sublimações é personalizado pois depende de varáveis como: sua impressora, seu papel, sua prensa, suas tintas…

Onde encontro perfil de cor pronto para download?

Como sabemos que criar o próprio perfil ICC não é tarefa fácil/barata, resolvemos apresentar 2 soluções que podem ajudar você neste momento:

  1. Conseguir um bom perfil de cores ICC com seu fabricante de tinta sublimática (recomendado): o vendedor tem a obrigação de conseguir os arquivos para você.
  2. Baixar perfil ICC prontos na internet: você consegue facilmente um Perfil de Cor ICC em vários canais na internet, mas para não ter erro sugiro que acesse o site oficial da EPSON. A EPSON disponibiliza vários perfis de cor ICC, basta selecionar o modelo da sua impressora e fazer o download.

Onde fazer o download dos perfis das impressoras Epson? Acesse: RGB e o CMYK (aqui um artigo completo sobre o assunto)


Por fim, espero ter contribuído para enriquecer seu conhecimento ao compartilhar este conteúdo, além de  eliminar qualquer desânimo que você possa vir a ter com possíveis distorções de cores no processo de impressão de seu produto final.

E como o tema deste post é complexo, qualquer dúvida ou até mesmo alguma informação que possa acrescentar, não deixe de nos escrever!

Review do leitor
Data
Opinião
Melhor artigo sobre perfil de cor que já li na internet. Bem completo e esclarecedor, me permitiu acertar minha Epson como nunca tinha conseguido até então.
Nota
51star1star1star1star1star
1 comentário em “Perfil de Cores para sublimar – o que é, ICC, onde encontrar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *