Fotolito: O que é? É o mesmo que Arte-final?


Denomina-se “Fotolito” ou “Arte Final” todo desenho que serve como base para a confecção de uma matriz serigráfica, sendo que esse deve ser confeccionado sempre em cor escura (preto). O fotolito tem como objetivo bloquear a passagem de luz, o que proporcionará a gravação de um desenho em uma tela de poliéster conforme veremos a seguir.

Fotolito: O que é? É o mesmo que Arte-final?

Afinal, o que é um fotolito?

A qualidade do fotolito é de extrema importância impactando diretamente no resultado final da peça pronta. O mesmo deve ser impresso em impressora laser em algum dos seguintes tipos de papel:

  • Papel vegetal: esse encolhe com o calor da impressora e lâmpada de revelação
  • Transparência: esse muito bom, mas o tonner tende a largar com facilidade com o tempo;
  • Poliéster: material de alta resistência – também conhecido como laser filme – de grande qualidade porém também geralmente o mais caro.

Quer aprender a criar fotolitos? Clique aqui.

Se por ventura não tiver acesso a uma impressora a laser em sua cidade, pode-seu usar impressora a jato de tinta na cor preta (a qualidade e resolução vai variar), desde que utilize um papel específico para imprimir fotolitos em jato de tinta.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Existe ainda a possibilidade de utilizar uma caneta de nanquim no vegetal ou poliéster caso você tenha habilidade para desenhar manualmente.

Fotolitos sobre a matriz para serem gravados
Fotolitos sobre a matriz para serem gravados

Como gravar o fotolito na matriz serigráfica?

Caso tenha curiosidade em saber como é gravado (passar da folha para a matriz) o fotolito na tela para silkscreen, não deixe de ler nosso artigo onde você vai aprender a gravar matrizes? Clique aqui e leia o tutorial completo.

Neste artigo apresentamos o processo de confecção de matrizes desde o começo, desde a escolha da emulsão até os retoques e acabamentos. Leitura indispensável para qualquer designer ou impressor.

Review do leitor
Data
Opinião
Sou designer e meus clientes sempre me falavam do tal do fotolito e não sabia direito o que era. Agora apesar de não ter experiência própria conheço a teoria. Obrigado Estampa Web.
Nota
41star1star1star1stargray
54 comentários em “Fotolito: O que é? É o mesmo que Arte-final?
  1. estou aprendendo silk iniciando uma nova carreira estou começando com telasdepois quero comprar maquinas de estmpar podem me passar os preços / tenho 45 anos sou de SERRA ES ,,,,, obrigado

    1. Olá… somos uma comunidade de designers. Não vendemos máquinas, somente divulgamos novidades do mercado.
      Nosso site possui diversos anunciantes no topo e na barra lateral, peça orçamento a algum deles.

      ABRAÇO

  2. Boa noite vocês podem me indicar impressora laser que imprima até o tamanho A3 tanto para transparências ou poliester ?
    obrigado

    1. Bom dia,

      eu uso uma impressora boa chamada Hp LaserJet 1320 post-script. Porém ela é para tamanho A4 e LEGAL, mas da uma pesquisada com o pessoal do atendimento da HP (lojahp.com.br) e vê qual a versão dessa impressora para A3.

      ABRAÇO

  3. Boa tarde!
    Estou com duvidas a respeito da impressão do fotolito. O mesmo pode ser impresso em uma impressora comum desta que temos em casa? E a tinta usada na impressão do fotolito qual é?
    Estou com vontade de fazer estampas reticuladas, você poderia me auxiliar com algumas dicas?
    Desde já muito obrigado.

    1. Olá…

      pode imprimir em uma impressora em casa sim, desde que seja Laser, pois em jatos de tinta a secagem da impressão em poliéster é ruim. Uma dica importante para os encaixes darem certo é sempre usar POLIÉSTER, e não papel vegetal, pois o vegetal com o calor da Laser distorce.

      ABRAÇO

  4. Tenho uma dúvida, se minha arte final for muito grande, como vou imprimi-la, para gravar na tela ? Visto que todos os tutoriais são em folha de A4, caso seja uma arte a ser estampda em uma camisa, cuja arte seja maior que a folha de papel a4, eu precisaria de algum equipamento especial ? Qual ? Tem alguma forma de improvisar isso mesmo que temporariamente?

    1. Olá….

      você pode imprimir em uma impressora que aceite tamanho A3 ou improvisar imprimindo em duas A4 e emendando com um fita transparente.

      ABRAÇO

  5. Boa tarde,

    Estou começando no ramo da serigrafia e gostaria de saber onde consigo encontrar os desenhos para confeccionar os fotolitos, principalmente no seguimento rock que é o que vou confeccionar.

    1. Olá, Wagner…

      é difícil achar esse tipo de material gratuito na internet, até porque muitas das estampas e nomes de bandas são marcas registradas, ou seja, tem direitos autoriais… você precisa pagar para imprimir em peças de roupa.

      Você pode achar bons desenhos gratuiros no Google Imagens. Só não esqueça de clicar em FERRAMENTAS DE PESQUISA, e escolher TAMANHO > GRANDE.

      Se quiser investir algum dinheiro, compre vetores aqui: http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/

      ABRAÇO

  6. Tenho uma duvida o fotolito é obrigatorio estar no negativo ou não ha necessidade, pois fiz um desenho preto e branco e não esta no negativo e o desenho esta em branco, existe algum metodo para fazer a tela
    assim (tipo digitalizar) do jeito que esta ou tenho que inverter?

    1. Olá Ricardo… o seu desenho esta em uma folha? É isso?
      Se for o caso, você pode escanear e rastrear em um software de vetores (Corel ou Illustrator) ou inverter as cores no Photoshop. O atalho é CTRL+SHIFT+I se não me engano.

      Para aprender a rastrear temos um artigo aqui no site: http://estampaweb.com/2011/06/transformando-imagens-bitmaps-em-vetores-no-corel-ou-illustrator/

      ABRAÇO

  7. OLÁ BOM DIA, GOSTARIA DE SABER O QUE VOU PRECISAR PARA FAZER ESTAMPAS EM CANETAS COMO FAÇO O DESENHO E O FOTOLITO PARA A MÁQUINA ?

    1. Olá,

      se você fizer com sublimação não precisa de fotolito. Basta desenhar no Corel, Photoshop ou Illustrator, imprimir na impressora sublimática e depois com auxílio da prensa passar para a caneca resinada.

      ABRAÇO

    1. Olá… nunca fiz isso, não sei se a tinta seca sobre o vegetal, já que ele é pouco poroso. Faça um teste e nos diga se deu certo. ABRAÇO

  8. Parabéns pelo site. Muito bom! Principalmente por não deixar perguntas sem respostas, e de uma forma muito esclarecedora. Abraço.

  9. Modelos de impressoras que imprimem o tamanho A3:
    Hp 5200, Hp 5100, Hp 8050.
    Sendo na sequencia os modelos mais novos (Hp5200), para os mais antigos.
    Elas possuem a linguagem PostScript nivel 3.

  10. Olá, faço carimbos e uso fotolito para confeccionar os mesmos. Pode eu terceirizo essa impressão e gostaria de começar a imprimir para otimizar meu trabalho. Qual impressora vocês aconselham para tamanho a4? Precisa de algum processo de fixação após a impressão a laser? Obrigada

    1. Eu uso uma HP LaserJet 1320 que é muito boa. Depois da impressão passo enegrecedor para deixar mais preto, porém não é necessário em todos os casos.

  11. Olá, eu criei uma marca de camisetas e estou começando a montar minha serigrafia, já esclareci muitas duvidas aqui, mas uma coisa que ainda tenho muita duvida, é sobre a impressora, estou comprando uma impressora Brother MFC-J6510DW Multifuncional Jato de Tinta (linha profissional) com Impressão Duplex em tamanho A3, a finalidade é para serigráfia, imprimir em papel vegetal ou fotolito, e não sei bem se é uma boa impressora para essa finalidade, se puder me ajudar agradeço grande abraço!

    1. Olá… eu uso impressora laser para fazer fotolitos. Uso uma HP LaserJet 1320.
      Não sei se jato de tinta é uma boa opção para você.

      1. Olá, sei que jato de tinta não é a mesma coisa que a laser, mas o problema é que eu só trabalho com estampas A3, e não estou com condições de comprar uma impressora a laser A3 agora, então li em alguns sites que pode-se fazer fotolitos com papel transparência em impressoras jato de tinta que tenham um DPI alto, como a “Epson T1110 A3” usando um produto pra escurecer mais a impressão e ficar mais opaco, acha que isso poderia servir pra mim até eu conseguir comprar uma impressora a laser A3? E Muito Obrigado Por Responder Grande Abraço!

        1. Nunca fiz isso, mas não custa tentar. Na verdade custa, custa uns R$ 25,00 que é o custo de um pote de enegrecedor em Spray. Você encontra esse material nas lojas de serigrafia.

  12. Olá trabalho com Silk a 1 ano mais ou menos.
    E sempre fiz minhas artes finais com outras pessoas mais agora estou fazendo minhas proprias artes finais, mais ainda não sei qual impressora ideal ou compativel com papel vegetal, e queria saber se a mesma impressora faz outros trabalhos graficos como cartão panfletos??
    Queria uma indicação para impressora A3 para trabalhos graficos( arte final/papel vegetal, cartão de visitas, panfletos e etc…)

    1. Olá, Ale… o melhor tipo de impressora para fotolitos são as Lasers. Pode ser em preto e branco mesmo.
      Agora, se você quiser imprimir material publicitário nela também, não sei o que te indicar. Acredito que você precise de uma impressora diferente para isso, tipo um jato de tinta colorida.
      A maioria dos cartões de visita, folders, etc. não são impressos em impressoras pequenas, e sim em máquinas de off set. Acredito que seu custo ficará muito alto.

  13. Bom dia

    Vou abrir uma míni serigrafia para serigrafar regatas, ja tirei diversas dúvidas no fórum porém ainda não tenho total certeza, vejam se podem confirmar por favor.

    – Faço a arte vetorizada em corel, ilustrator, etc…em preto.
    – Utilizo papel vegetal para produzir o fotólito, imprimo em impressora laser.

    Correto?

    Após produzir a tela, gostaria de saber em média quantas regatas vou conseguir produzir com esta mesma tela?

    1. Corretas as duas primeiras afirmações!
      E quanto a durabilidade da tela, dependerá da qualidade da emulsão e da gravação. Se precisar fazer mais de 1000 peças te aconselho a comprar uma emulsão de alta tiragem.

    2. A quantidade de camisetas a serem impressão vai depender tanto da Emulsão que trabalha,quanto ao clima,cores a serem estampa,um exemplo: a tinta de cor branca é uma tinta que contem amônia(o) que causa da deteorização da tela com mais rapidez,o que conta tambem é o clima,quanto mais calor,mais vai se ter que lavar a matriz e com isso a durabilidade da mesma fica comprometida, e claro sempre usar produtos auxiliares,como endurecedor de emulsão entre outros!,se quer entrar no Ramo te aconselho,fazer um cursinho basico,porque a profissão exige muito mais que só puxar rodo e sim conhecimento Tecnico!

  14. Oi ja vi respostas sobre impressoras para impressão de fotolito, mas tenho uma duvida trabalho com uma impressora t1110 A3 com tinta sublimatica será que poderia usar a mesma para fotolitos com a mesma tinta sublimatica

    1. Olá… o ideal para fazer fotolito é uma impressora a laser, e não uma jato de tinta.
      Mas não custa nada fazer um teste. Compre uma folha de poliéster e tente imprimir.
      ABRAÇO

  15. Achava que o fotolito fosse uma marca de papel a ser impresso.
    Estou começando silk screen em bexiga
    Qual o papel mais indicado por favor pra impressão da arte
    Obrigada☺

  16. Parabéns pelo site!! Gostaria de saber pra fazer o fotolito tem que por a arte em RGB ,tudo preto ne? As vezes fica cinza quando e imagem vetor fik preto, queria saber como faz pra deixa a imagem toda preta mesmo quado ela for falhada … Obrigado

    1. A arte tem que ser feita desde o início no esquema CMKY.
      Se fizer assim não terás problemas com tons incorretos.

  17. Olá,
    Parabéns pelas dicas e matérias sobre serigrafia.
    Uma dúvida e problema que tenho, é quanto ao registro e acerto de cores, em estampas com mais de uma cor (exemplo logotipos), Faço os fotolitos com papel vegetal, porém na hora da impressão é bem difícil as marcas de acertarem, o que gera falhas no registro das cores.
    O que posso fazer?

    Att

  18. Boa Noite, gostaria de algumas informaçoes se possivel.
    gostaria de saber qual curso devo fazer para poder fazer fotolitos, editalos,e imprimi los… seria algum curso de corel ou photoshop.? e se vcs me indicam algum lugar que tenha este curso. sou de sp. grata

    1. Oi Aline… o melhor curso é este: http://designdeestampas.com.br/comprar/
      Nele você vai aprender a imprimir fotolitos, criar e editar estampas, etc… além de aprender Corel e Photoshop.

      ABRAÇO

  19. Olá, muito obrigada pelo serviço que o site presta sem cobrar pelo conhecimento repassado.
    Estou começando agora a fazer artes e quero trabalhar também com a impressão de negativos para serigrafia. Quero saber qual a melhor impressora e papel pro meu caso, que desejo imprimir artes chapadas e retículas.

  20. boa tarde
    estou começando agora, já li muitas coisas aqui neste site todas me ajudaram com as duvidas porém restou essa o que seria melhor fazer fotolitos ou tela ?
    Obrigado

  21. Olá MArco, parabens pelo site e ainda mais por passar conhecimento gratuito!
    Tenho os desenhos em corel draw para serigrafia em copos long drink (copos plasticos).
    O desenho no corel precisa estar preto e braNco? O que mais precisa ter o desenho antes de imprimi-lo (qualidade)?
    Quais as opções para impressão (papel vegetal)?

  22. Olá!! Trabalho com camisetas e preciso de fotolito com tamanho maior do que 20×30 vcs fazem esse serviço, ou me indicariam alguem? Sou da Serra es. Aguardo o retorno.

  23. Olá, estou querendo começar um negócio neste ramo, mas estou muito confusa à qual opção optar, gostaria de fazer estampas em camisetas, qual seria sua indicação? Serigrafia ou Sublimação?
    Pois o objetivo é fazer estampas coloridas e com a opção de pequenas quantidades.

    1. Pequenas quantidades = sublimação.
      Camisetas coloridas = silk-screen.
      Atualmente não existe técnica definitiva que contemple tudo.

  24. olá…qual o preto que uso para imprimir na laser para q fique o mais opaco possivel?
    100% Black? ou 100c 100m 100y 100b? ou alguma outra ?

  25. Uso uma impressora Laser e sempre que preciso imprimir fotolitos ( vegetal 90g ou poliester) para artes com mais de uma cor, as imagens não encaixam, elas distorcem. Costumo fazer a separação de cores no Illustrator, já salvei em vários formatos e testei varias configurações da impressora, mas o resultado é sempre o mesmo. É comum isso acontecer com impressoras laser por elas esquentarem as folhas ou seria a forma como estou salvando meus arquivos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *