Melhor marca de tinta sublimática – escolha a melhor para sua impressora


A sublimação é uma das melhores opções no ramo da estamparia, tanto no quesito custo benefício quanto na qualidade do produto final.

Para alcançar todos os pontos positivos é preciso apostar em produtos e insumos de qualidade que num conjunto irão proporcionar o melhor resultado no final do processo.

Além da prensa ideal para sublimação, como também a impressora, deve-se considerar a qualidade e funcionalidade da tinta sublimática que será utilizada para transferir a imagem do papel para o produto.

Neste artigo você vai aprender

  • A reconhecer os tipos de tinta que existem no mercado;
  • Escolher a tinta correta para suas estampas;
  • Conhecer as melhores marcas de tinta sublimática.

Melhor marca de tinta sublimática - escolha a melhor para sua impressora

Diferentes tipos de tintas para estamparia

Existem basicamente três tipos de tinta no mercado para impressoras jato de tinta. Duas delas não são consideradas sublimáticas, porém é importante conhece-las:

Tinta corante

É considerada a mais simples dentre as três que iremos analisar. Mais líquida e com aspecto mais aguado, pode ser facilmente identificada pelo corante amarelo, que aparentemente é semelhante à gasolina.

Mesmo que quando comparada aos outros tipos de tinta, a corante é de mais fácil identificação, por isso é preciso cuidado ao recarregar a impressora se tiver equipamentos com tintas diferentes. Este tipo de tinta não pode ser utilizada para imprimir em papel transfer.

Com um valor reduzido em relação aos demais tipos de tinta, a corante é também a que menos agrega valor ao produto. Ela é mais indicada para imprimir papel comum, de fotografia, CD e DVD em equipamentos convencionais e que permitam este recurso.

Como a tinta corante é um pigmento paralelo, ele produz limitações:

  • não ser a prova d’agua, o que pode fazer com que ela borre se pingar uma gota em uma folha de papel comum e por isso também não recomenda-se utilizá-la em papel transfer.
  • não possui proteção UV (ultravioleta), podendo desbotar ou oxidar com o ar. Adere bem quando se trata de fotografias que ficam protegidas pelo álbum resistentes ao tempo.

Tinta Pigmentada

A tinta pigmentada tem uma aparência mais leitosa e se assemelha mais a tinta sublimática, que veremos a seguir. Este tipo de tinta é de uso mais convencional e não possui nenhuma especificidade, tanto que é mais recorrente para uso em equipamentos de escritório.

O preço da tinta pigmentada, se comparado a tinta corante é mais alto, já em relação a tinta sublimática é mais baixo. Como também é uma tinta paralela, conta com limitações, porém, com aspectos diferentes se comparada a tinta corante. São eles:

  • ela é a prova d’água, então, se pingar uma gota no papel a tinta não vai borrar. Isso faz com que ela possa ser usada em papel transfer e aplicada em camisetas.
  • ela possui proteção ultravioleta, o que a torna mais durável em comparação a tinta corante.
  • sua finalização é mais fosca e não brilhante como é o caso da tinta corante.
  • pode ser usada em papel transfer, aderindo junto a ele como uma película na camiseta a ser estampada.

No vídeo a seguir – apesar de estar em inglês – é possível ver a clara diferença entre tinta pigmentada e corante.

Tinta sublimática

Tratando-se do visual, a tinta sublimática assemelha-se mais a tinta pigmentada, com variação na cor amarela, que é mais forte se colocado em comparação. No caso desse tipo de tinta, tenha o dobro de atenção e cuidado ao abastecer o tanque da sua impressora e procure manter a tinta sempre na embalagem original.

A tinta para sublimação só pode ser usado para imprimir em papel sublimático, ou seja, não imprima documentos e nem fotografias com este produto, que é específico para ser aplicado em prensa térmica. Aplique essa tinta somente em papel transfer sublimático.

A tinta sublimática é a que tem maior custo no mercado se comparada a corante ou a pigmentada, pois ela apresenta muitas possibilidades de aplicação. Até por conta disso, não é vendida no mercado em cartuchos e por isso não é considerada uma tinta paralela.

A tinta sublimática, quando impressa no papel transfer sublimático, se torna mais fosca, podendo, aparentemente, apresentar cores estranhas e sem vida. Isso acontece porque ela ainda não completou todo o seu ciclo que só encerra quando aplica-se a pressão e o calor e ela se transforma em gás e colore o substrato, tornando as cores mais reais, vibrantes e vivas.

Principais marcas de tintas para sublimação

Vamos falar agora das marcas de tinta disponíveis no mercado e qual é a mais indicada para você:

Tinta para sublimação de alta qualidade

Sawgrass

É uma tinta americana que investe em tecnologia, conhecida como uma das melhores do mundo.

J-Teck

Marca italiana que se dedica especialmente ao mercado de tintas para sublimação no ramo digital.

Epson

As Tintas Epson são especialmente tecnológicas e feitas especialmente para serem utilizadas nos equipamentos de impressão da mesma marca. São recomendadas para recarga de bulk ink, para impressoras dessa categoria, quanto para cartuchos de tinta recarregáveis.

Manoukian

De origem italiana, é indicada para produção industrial, especialmente no ramo da moda, decoração interior e vestuário esportivo. Para máquinas médias ou grandes, alcança uma produção otimizada de sua capacidade.

Inktec

Originalmente asiático, é um produto com qualidade técnica diferenciada, proporciona cores vibrantes com solidez se expostas a lavagem e a luz. Podem ser usadas em impressoras Epson de pequeno porte inclusive as EcoTank.

BM do Brasil

Fabricada no Brasil com tecnologia européia, a tinta para sublimação digital pode ser utilizada em plotter de grandes formatos. Proporciona alto poder de brilho, fidelidade de cores, ótima solidez e é isenta de toque. É compatível com todas as cabeças Epson.

Sublidesk da Gênesis

A Gênesis é uma das principais empresas do mercado de tintas no Brasil e possui uma linha pensada para as impressoras de pequenos formatos. Oferece a maior gama de perfil de cor do mercado, maior fidelidade e intensidade dos tons, com excelente fluidez.

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Conclusão

Pensar na tinta ideal para o seu negócio é um dos, se não o mais importante dos fatores considerados indispensáveis para a sublimação, já que ela é a responsável por dar vida ao processo quando recebe a aplicação de calor.

Tanto que, por conta disso, é preciso investir em tempo para pesquisar aquela que melhor atende a sua necessidade, com uma marca que lhe ofereça custo benefício até se adaptar ao que considerar ideal, dentro dos padrões de qualidade e rentabilidade que você deseja cumprir.

1 comentário em “Melhor marca de tinta sublimática – escolha a melhor para sua impressora
  1. Olá, muito bom seu site! Vc conhece alguma tinta de serigrafia e/ou sublimação que não teste em animais, sejam ecológicas..?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *