Designer de estampas precisa conhecer as técnicas de estamparia?

Quem me acompanha há mais tempo já sabe que considero imprescindível um designer de estampas conhecer as técnicas de estamparia.

Isso é fundamental!

Inclusive está aí o grande diferencial de um designer de estampas para um designer gráfico, por exemplo.

Tem muito designer gráfico que se diz designer de estampas só porque sabe usar os softwares de edição e ilustração… porém existe um enorme gap entre você criar cartões de visitas, folders, artes para redes sociais e você criar estampas.

E esse gap é justamente conhecer e entender a fundo todas as técnicas de estamparia.

E não basta saber que existe silk, sublimação, cilíndrica, dtg, transfers, etc. Você precisa conhecer a fundo todos os pontos fortes e fracos de cada uma dessas técnicas.

Além disso entender as limitações que todas elas possuem, pois isso impactará diretamente em seu trabalho como designer de estampas.

Cansei de ver designer de estampas que se dizia profissional fazendo artes que não cabem em matrizes, ou que precisam de um nível de resolução que a técnica de estamparia usada não alcança.

É o que eu sempre digo. Uma estampa não começa quando você senta na frente do computador para criar. Ela começa muito antes.

Inclusive no meu curso Design de Estampas existem 2 módulos que precedem os módulos práticos de criação.

Um deles dedicado a ensinar como funciona o mercado da estamparia e todas suas técnicas possíveis. E o outro ensinando como fazer o briefing, benchmarking e montar o projeto da sua estampa.

Mais uma vez: a sua estampa não começa quando você senta na frente do computador para “desenhar”. Começa bem antes.

É por isso que se você quiser ter direito de ser chamado de designer de estampas precisa compreender como funciona a parte produtiva… a parte de transferir aquela arte bonita que você fez no seu computador para diferentes substratos e produtos.

Quer se tornar um profissional completo das estampas? Clique aqui para conhecer nosso curso Design de Estampas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *