Como imprimir com fidelidade de cores em sublimação?


Sublimação é a onda do momento, e junto dela surgem muitas dúvidas. Muita gente entra em contato com o Estampa Web pedindo dicas de como imprimir com tinta sublimática de forma que na malha ou tecido fique igual as cores que aparecem na tela do computador.

Leia nosso artigo completo “Perfil de Cores para sublimar – o que é, ICC, onde encontrar?“.

Para tanto, o primeiro passo é instalar um software de impressão e RIP. Os principais do mercado são Wasatch e Photoprint. São programas caros, principalmente se você comprar junto o espectofotômetro, necessário para criar o perfil de cores. Uma opção mais econômica é contratar um técnico em calibragem de monitores e impressoras para lhe ajudar. Ele fará os devidos testes em sua impressora sublimática e na malha e tecido que você quer estampar.

Como imprimir com fidelidade de cores em sublimação?
Como imprimir com fidelidade de cores em sublimação?

Os softwares de Rip de impressão, além de lhe auxiliarem na calibragem e fidelidade das cores, vão fazer você economizar um bom dinheiro evitando o excesso de tinta desnecessária.

Bom, após de ter criado o seu perfil para sublimação, basta “tocar ficha”, ou seja, você estará preparado para sublimar nos tecidos e malhas a mesma cor que aparecerá na tela.

Fácil não? Nem tanto, se você mudar de fornecedor de tinta ou mudar o tipo de tecido e malha onde imprime pode ser necessário fazer um perfil novo de cores. Vale lembrar que esses softwares de Rip podem lidar com diversos perfis de impressão ao mesmo tempo, caso você precise imprimir em diversos substratos.

Aqui no Estampa Web contamos com um artigo especial para quem trabalha com sublimação, onde mostramos os principais problemas e suas soluções. Não deixe de ler!

36 comentários em “Como imprimir com fidelidade de cores em sublimação?
  1. quais os tipos de tecidos pode ser usado no meio de sublimação?
    pode ser usado qualquer tipo de impressora?
    para imprimir pode ser usado o papel sulfite normal?

    1. Olá Bruno.

      O que interessa para a sublimação é que a composição do tecido ou malha utilizada seja Poliéster. Não precisa ser necessáriamente 100% poliéster, porém para uma boa definição é recomendado pelo menos 90%.
      Qualquer impressora adaptada com tinta sublimática pode ser usada para fazer sublimação sim.
      Quanto ao papel, é possível usar sulfite, porém o resultado final da estampa não será tão bom quanto o gerado por um papel especial para sublimação.

      ABRAÇO

    1. Oi Cristina.
      Depende muito, tem empresas empresas que mandam o Wasatch junto com a Epson. Esses programas são independentes, cada vendedor indica um.

      ABRAÇO

  2. infelizmente não é tão fácil como mostra o artigo, a maioria dos técnicos em calibragem não entendem nada e o trabalho fica todo errado….para fidelidade de cores o jeito e ir no photoshop e ajustar curvas, entre outras funções para maior fidelidade de cores…..mais o artigo deu uma ideia básica.

  3. Preciso de um help, rs.
    No caso, esses programas de impressão já acompanham a impressora? Ou seja, quando instalar o drive da impressora o programa já estará disponível tbm? Isso em qualquer impressora de sublimação?

    1. Olá… as impressoras tem programas básicos de impressão sim. Porém existem outros mais modernos e com mais opções que precisam ser comprados separados, como o Wasatch e o Photoprint.

  4. Olá, estou com dificuldades para usar esse processo de sublimação. Eu tenho a impressora com tinta sublimática, uso papel sublimático e tenho a prensa térmica para aplicar. No momento estou tentanto fazer o processo pra estampar chinelos (também uso o sublimático), mas faço tudo certo até então, mas na hora de passar a impressão do papel para o chinelo, não acontece nada. Gostaria de uma ajuda. Desde já agradeço.

    1. Olá, Daniel… o chinelo é especial para sublimação?
      Não esqueça que não pode ser qualquer chinelo.
      ABRAÇO

  5. Preciso de ajuda. Estou começando a trabalhar com sublimação e não entendo o motivo pelo qual no monitor fica a cor correta, mas quando imprimo fica totalmente diferente, ex: o azul saí roxo e o rosa saí vermelho. Já tentei várias configurações do Corel e da impressora e não da certo.

    1. Fazer o ajuste de cores nem sempre é tarefa fácil. Você precisa de paciência e muitos testes. Temos uma aula grátis sobre calibração de monitor: http://designdeestampas.com.br/calibrando-seu-monitor-2/
      Mas corra pois essa aula faz parte do curso Design de Estampas e ainda esta semana será disponibilizada novamente só para os membros.

      ABRAÇO

  6. Bom Dia, amigo estou um problema complicado, comprei 2 impressoras uma l 1300 e l 355 ambas da epson, coloquei tinta pigmentada em 1 e na outra sublimatica, porem as duas não imprimem o cinza ela imprime no lugar o marrom, isso tanto faz se eu manda pelo corel ou pelo gerenciador de imagem do windows, sera que você poderia me dar uma força

    1. Sua arte está em CMYK ou RGB? Desenho no Corel 4 quadradinhos, pinte cada um deles com uma das cores do CMYK e imprima. Se as cores estiverem saindo corretamente, talvez o problema seja em seu arquivo.
      ABRAÇO

  7. quando se fala em impressão (papel), umas das primeiras coisas que devemos fazer é: mudar nossa arte (fotografia ou desenho) para CMYK antes de começar a trabalhar nela. porque se trabalhamos em RGB e depois queremos imprimir…é evidente que o tom das cores no papel será diferente as cores no monitor. Além do mais, o monitor tem que ser calibrado o mais próximo possível às cores CMYK (pra quem trabalha com impressão). Mesmo trabalhando a arte com cores em RGB, a impressora faz a conversão para CMYK. mas só vemos o resultado depois q tá impresso. Por isso é importante começar a trabalhar na arte em CMYK e com o as cores do monitor devidamente calibradas.

  8. Olá. Comprei uma impressora sublimatica e quando vou imprimir algo na cor azul, a impressão sai em tom de roxo. Qual seria o problema? O que deve fazer?

  9. Boa tarde, sou novato na arte de Sublimação e me deparei com a seguinte situação: As primeiras sublimações que fiz (em malhas 100% poliester) ficaram excelentes, após a sublimação na malha a imagem ficava bem viva e nítida, contudo, depois de umas 40 sublimações percebo que a qualidade da imagem após a sublimação está caindo, a imagem não está tão nítida(prensa a 220º, por 25s, as impressões mando todas em alta qualidade). Sei que a umidade do papel e da malha podem influenciar o resultado do trabalho, mas mesmo com tudo operando em condições normais a qualidade não está como no inicio, alguém já passou por isso?

  10. Boa tarde.
    Minha impressora EPSON estava imprimindo normalmente até dar o erro que a almofada interna estava cheia e eu teria que mandar para o suporte afim de trocá-la. Comprei um software no Mercado Livre e resetei o contador de impressão. Funcionou, soh que agora quando imprimo a cor cinza a impressora mistura as cores magenta e ciano e o resultado é cinza avermelhado. Quero fazer o cinza utilizando só a tinta preta, mas ela só imprime com a preta se for black 100%. De 99% para baixo ela mistura as cores.
    Estou fazendo os testes com um retângulo cinza 20%. Mudei as propriedades da cor para C=0% M=0% Y=0% K=20% e continua misturando. O contorno black 100% sai preto mesmo.
    O vendedor não soube me ajudar. Desde já agradeço.

  11. Bom dia, aconteceu algo muito louco na minha impressão.
    Imprimi a cara de um leao sendo que 20% do desenho saiu exatamente conforme a imagem original e de uma linha reta pra baixo ficou em tom roxeado / violeta.

    O que aconteceu ? porque iniciou roxeada a impressao e no finalzinho do papel ficou identica a cor original ?
    Se puder me mandar um email te mando a foto para que veja exatamente o que aconteceu.
    Desde já agradeço a atenção !

  12. Bom dia, gostaria de saber qual papel eu uso para que quando eu estampar a camisa escura, fique totalmente sem fundo nenhum, ou seja somente a imagem que eu quero.

    1. Você precisa criar um perfil de cores mais adequado a sua necessidade. Outra dica para economizar é usar papel tratado que não absorve tanto a tinta, com isso poderá fazer um perfil mais leve.
      ABRAÇO

  13. Meus trabalhos são todos no Corel 18 (ou x8). Adquirir uma Epson 6200 que vem com o wasatch. Tento do Wasatch imprimir meus arquivos do Corel, mas a extensão não é reconhecida pela Wasatch.
    Com qual extensão do corel devo transportar para o wasatch ?

  14. Olá amigos, se alguém Poder me ajudar. epson l355 o rosa esta saindo lilas, já fiz varios ajustes que vi na net, mas ate o momento nao resolvel. troquei a tinta, configurei o perfil de cores. nada que esta rosa na tela sai rosa, sai tudo Lilas. ou salmon.

  15. Caros, tudo ok?

    Cheguei por acaso em seu site e curti muito! Mas entendo que um perfil personalizado seria o mais correto, mas quando você não conhece o fornecedor teria um perfil que desse menos perda na conversão de RGB para cmyk? E nesse caso teriam algum na mãopara fornecer e fazer essa gentileza? Abs e sucesso!

  16. Boa noite amigos … Estou com um dúvida. A impressora Epson L120 pode ser utilizada para sublimação de canecas de cerâmica ? E qual o melhor software para instalar no PC para trabalha nas impressões?
    Muito obrigado

  17. Olá! Boa Tarde! Gostaria de saber se conseguimos estampar, com tinta preta, camisetas de cores vibrantes como vermelho, amarelo, azul turquesa entre outros.

  18. Olá, eu estou iniciando o trabalho de sublimação em canecas de cerâmica e quando coloco na prensa ela não sai colorida, somente preto e branco. A minha impressora é uma Epson, estou usando papel transfer de fundo rosa e ainda assim, não sai da forma como eu quero.
    Alguém poderia me dar um help?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *