Como Customizar Camisetas com Estampas | 6 Técnicas Confirmadas


No ramo da customização de camisetas, existem essencialmente seis formas básicas de tornar um produto único e exclusivo.

Serigrafia

A serigrafia, também conhecida como silk-screen, consiste em um método de impressão em que a tinta que é transferida por uma tela com pontos vazados, através da pressão de um rodo ou um puxador.

Essa tela, também denominada de matriz serigráfica, é composta normalmente por poliéster ou nylon, sendo esticada em uma espécie de moldura que pode ser de madeira, alumínio ou aço, também conhecida como bastidor.

Customizar camisetas com estampas

A matriz que receberá a tinta é gravada por um processo de fotossensibilidade, ou7 seja, a preparação dessa tela com uma emulsão fotosensível que posteriormente é disposta sobre um fotolito, e unidos formam um conjunto que, por sua vez, são dispostos sobre uma mesa de luz.

Neste caso, os pontos escuros são os quais a tinta irá passar, já que estarão vazados e permitirão essa transferência para o tecido. Já os pontos claros, são aqueles correspondentes aos locais em que a tinta não irá passar, já que eles são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.

Customizar Camisetas com serigrafia

A serigrafia, por meio de mão de obra mecânica – exercida por pessoas – ou automático – quando é realizada por máquinas -, pode ser aplicada nos mais diversos produtos, de diferentes composições e formatos, espessuras e tamanhos, com tipos diferentes de tintas.

Estamparia digital direta (DTG)

A impressão digital direta (DTG) é um processo que permite a produção em pequenas quantidades, já que não é necessária a fabricação de matrizes ou cilindros. Em contrapartida, exige um alto investimento em equipamentos, custando em média 3 vezes mais que as outras técnicas de customização.

Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de alcançar uma alta resolução na estampa a ser feita, permitindo, inclusive, a impressão de fotos por meio desse processo.

Customizar Camisetas com dtg

Neste caso da DTG, o mercado oferece dois grupos de impressoras digitais, nos quais se encaixam os diversos tipos a disposição para compra:

  • As Plotters, que costumeiramente são equipamentos adaptados para a impressão em tecido, já que foram essencialmente construídas para impressão de papel.
  • As máquinas específicas para a estamparia digital de tecidos, com  cabeçotes criados exclusivamente para esta finalidade.

Sublimação

Sabe aquela t-shirt com uma estampa que é a sua cara? Conseguir ela não é difícil, ainda mais se você usar a sublimação e seguir um passo a passo coerente e bem explicativo. Justamente isso que a técnica vem se expandindo, já que se aplica muito bem ao quesito “faça você mesmo”.

Um dos principais motivos para isso é o fato da sublimação ser um processo barato e fácil de ser aplicado. Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 5 mil e uma semana de treinamento, você facilmente pode fazer a sua própria camiseta customizada e uma extensa variedade de produtos com estampas exclusivas.

Customizar Camisetas com sublimação

A sublimação inicia com a criação do design que você deseja estampar em um editor de vetores, como o Corel Draw ou Illustrator. Depois deve ser realizada a impressão desta imagem em um papel sublimático. Como essa impressão é feita através do computador, não existe limite de cores para serem aplicadas, porém a qualidade pode variar neste ponto dependendo do material estampado.

Para entender melhor esta questão das cores:como grande parte das impressoras de sublimação não imprime tinta branca, é mais recomendável utilizar fundos brancos ou claros, onde a estampa ficará mais nítida e com qualidade  superior. Para imprimir numa camiseta preta, por exemplo, é necessária uma técnica auxiliar.

Apesar da sublimação ser uma técnica que abrange um alto número de produtos, quando se trata de malhas e tecidos ela está limitada àqueles compostos por, no mínimo, 80% de poliéster, para garantir que a estampa da sua t-shirt fique bonita e dure por muito tempo.

Mas, como é feito no caso das camisetas pretas, neste ponto você também pode utilizar técnicas complementares caso prefira usar uma peça de algodão, por exemplo. Porém, tenha consciência de que neste material, as estampas pecam em questão de durabilidade.

Transfers e termocolantes no geral

É importante não confundir a sublimação com as técnicas de transfer e outros termocolantes. Mesmo que elas também utllizem das altas temperaturas para estampas, são bem diferentes em alguns pontos.

Você pode usar técnicas como transfer e termocolante por exemplo, para complementar o seu processo de sublimação e estampar em tecidos de algodão, como já exemplificamos no item acima. Até pode funcionar, mas as que foram testadas até o momento pecaram quanto a durabilidade.

Customizar Camisetas com Transfers e termocolantes no geral

Entre as consequências negativas de usar esse processo, estão o desbotamento e o descolamento da estampa conforme o uso, bem como possíveis rachaduras. Por conta disso, a nossa dica é: realize muitos testes de qualidade antes de usar essa alternativa.

Estamparia Laser

A estampa a laser em tecidos/malhas não é muito utilizada, já que se limita a imprimir – ou queimar – somente uma cor, reproduzindo sempre o mesmo efeito, semelhante a uma corrosão, como acontece com a silk-screen.

Bordado

Apesar de o bordado não ser uma estampa, é uma alternativa perfeita para deixar uma peça de roupa sempre com cara de tendência, podendo usar e abusar da criatividade com linhas e pedrarias que deixam a peça exclusiva.

A customização pode ser feita de forma artesanal e também existe o bordado industrial que permite uma velocidade de até 1500 pontos por minuto, algo que não se alcança de forma manual.

No caso do bordado automatizado, o design é criado em um software específico para o equipamento, sendo transferido diretamente para a máquina que reproduz a imagem de forma fiel. Algumas dessas máquinas, inclusive aplicam lantejoulas, fitas e outros adereços ao desenho, ou até, realizam corte a laser.


Gostou de conhecer as técnicas para customizar camisetas? Saiba que temos um artigo mais completo e complexo onde abordamos as diferentes formas de estampar peças de roupas no geral.

Outra dica adicional para quem deseja trabalhar no mercado de customização é fazer o curso profissional Design de Estampas, pois lá aprenderá 100% pela Internet a transformar suas ideias criativas em estampas com uma metodologia exclusiva elaborada pelo renomado designer Marco Lang, um profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado.

Review do leitor
Data
Opinião
Simples e direto ao ponto, adorei conhecer essas técnicas de customização.
Nota
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *