Guia do iniciante em Sublimação – as 5 coisas que você precisa saber antes de começar


Agora que você já fez sua pesquisa e já falou com diversas pessoas sobre o mercado da sublimação, já sabe de suas limitações e sabe os produtos que poderá fabricar ou não, inclusive já decidiu com toda a certeza que quer realmente trabalhar com sublimação, chegou a hora de dar o próximo passo.

Este Guia do iniciante em Sublimação é para você que está prestes a embarcar em uma jornada que permitirá a satisfação de seus clientes através do uso de suas ideias criativas, e ainda por cima de tudo lucrar com isso.

Seja você um iniciante nos negócios ou um empresário que pretende agregar a tecnologia da estamparia em sublimação a um negócio já existente, esse pequeno guia vai expandir seus horizontes e abrir seus olhos para fatores que talvez você ainda não tenha pensado.

Guia do iniciante em sublimação

Pesquisa e estratégia

A sublimação é uma tecnologia de impressão digital que permite a decoração de uma ampla gama de produtos. Por esse motivo que uma das primeiras considerações suas deve ser qual desses produtos você irá produzir. Apesar de parecer simples, essa questão é na verdade bem complexa e pode levar ao desdobramento de diversas outras perguntas importantes como:

Guia do iniciante em Sublimação

Qual mercado vou focar? Por que ele é a melhor escolha?

O fato de você querer entrar para um determinado Mercado não significa que ele é bom para a sublimação. Pesquise bem as demandas deste mercado assim como os produtos e preços com os quais você irá concorrer. Assim você vai descobrir se existe espaço para seu produto ou se você será apenas mais um brigando por preços até a falência.

Quais os produtos que este mercado está procurando?

Existem milhares de produtos que podem ser personalizados com sublimação, e será o seu mercado que definirá quais desses são a melhor escolha. Isso impacta profundamente no seu processo de decisão.

Entendendo a técnica sublimática

Tenho as condições financeiras e logísticas para produzir esse produtos?

Como você já deve ter pesquisado, comparada com outras formas de estamparia a sublimação exige pouco espaço e pouco dinheiro para começar. Porém mesmo assim você precisará de uma impressora, tintas, papeis, prensa térmica, produtos (canecas, chaveiros, camisetas…) e softwares. Tanto o tamanho quanto o preço de todos esses materiais pode variar muito dependendo do tipo de produtos que você deseja fabricar.

Assista no vídeo a seguir capinhas de celular sendo sublimadas em uma prensa 3d.

Tenho os recursos necessários para produzir e vender os produtos?

Pense no atual mercado da estamparia: ele está mais voltado à personalização ou produção em massa? Convenhamos que a personalização é o terreno mais fértil para qualquer empresa crescer atualmente. E vender produtos personalizados requer recursos e estratégias diferenciadas das tradicionais utilizadas por produtos fabricados em massa vendidos nas prateleiras. A produção será mais “complexa”, exigindo mais tempo de setup e desenvolvimento. Assim como a venda, onde pode ser interessante montar uma estrutura móvel que poderá ser levada a festivais e eventos onde a produção e a venda serão feitas na hora (impressoras e prensas grandes podem ser um entrave nesta estratégia).

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

Você possui “tesão” em fazer esses produtos?

Se não, possivelmente você não empregará todo seu potencial para fazer seu negócio de sublimação dar certo. Escolha trabalhar com produtos que o motivem a produzi-los e vende-los.

Seu negócio de sublimação

Uma vez que você identificou os produtos que vai produzir, é hora de desenvolver seu plano de negócios. Ele provavelmente é o passo mais importante para garantir o sucesso de seu negócio. Um bom plano de negócios deve abranger o modelo de comercialização, metas, estratégias de marketing e demais passos para fazer seu negócio crescer.

plano de negócios para sublimação

Quando for desenvolver seu plano de negócios tenha sempre em mente o cliente potencial, como atingi-lo e o quanto ele tem para gastar. Isso fará você economizar muito dinheiro e tempo.

Para se aprofundar em plano de negócios sugiro a você procurar o Sebrae e ler o livro A Arte do Começo do Guy Kawasaky.

E depois?

Agora que você sabe o que quer produzir e tem um plano de negócios forte, é hora de investir nos equipamentos. Para sublimar você precisará basicamente de um computador, uma impressora sublimática e uma prensa térmica.

No próximo artigo vou falar mais sobre como escolher a impressora e a prensa certa para sublimar.

Review do leitor
Data
Opinião
Que conteúdo fantástico que esclareceu muitas coisas para mim. Eu estava bem perdida pois sou novata neste ramo, porém agora me sinto muito mais segura para começar meu estúdio de sublimação.
Nota
41star1star1star1stargray
19 comentários em “Guia do iniciante em Sublimação – as 5 coisas que você precisa saber antes de começar
  1. Olá amigo,muito interessante suas publicações! Comecei recentemente no ramo de sublimação,tenho tido alguns problemas referentes ao conhecimento dos melhores produto para sublimar,e outro problema também que tenho enfrentado é a grande distancia de onde moro para os grandes centros do país,moro no Pá, cidade Itaituba, então logo quase tudo fica dificil devido o custo dos freetes serem muito altos principalmente o sedex. A demora para a chegada dos produtos é outro fator muito ruim para mim,chegam produtos amassados,muitas vezes quebrados devido exatamente a grande distancia.Agradeço as informaçõs passadas para mim,obrigado!!

    1. Valeu pelo feedback, Elton. Muitas outras pessoas estão passando por esses mesmos problemas pelos quais você está passando. ABRAÇO

      1. Ando super empolgada com os looks, ainda mais agora que roelsvi experimentar um e vi que ne3o ficou te3o estranho quando eu imaginei: baixinha pode usar sim.Beijos

  2. Ola,gostaria de iniciar nesta area de estamparia em 3D ,gostaria de saber qual a impressora mais indicada para este trabalho

  3. Marco,
    Muito bom os artigos que você posta, estou estudando a hipótese de entrar neste ramo, como vc ressaltou na primeira pergunta que devemos nos fazer” Em qual mercado devo focar? e por que ele é a melhor escolha ? gostaria de saber quais os mercados disponíveis nesta área, e na sua opnião qual é o melhor para inserir os produtos, desejo fazer sublimação inicialmente em chinelos camisetas, canecas , mouse pads .
    Obrigado

  4. Olá, bom dia!

    Gostaria de saber qual é o procedimento correto para efetuar o processo de sublimação em capas de almofadas, pois sempre que eu efetuo a prensagem, as partes da costura ficam enrugadas.

    Se eu colocar feltro por cima da arte impressa cobrindo toda a capa da almofada funciona?

    Já ouvi falar sobre colocar EVA lisa por dentro da capa, porém não sei se esse material aguenta altas temperaturas.

    Desde já agradeço.

  5. Marco … Assunto excelente , realmente pra quem esta começando e pra que almeja a sublimação como uma saída ou até mesmo a mudança de ramo – precisa focar nesses termos … no começo foi difícil , mas hoje meu principal problema é a matéria prima e fornecedores …

    Um grande abraço .

  6. Boa noite!! adorei a pagina. eu estou querendo envesti so que o minino possivel por causa da criese mas porem quero fazer produod de qualidade .qdo digo o minino é no sentindo de comprar as coisas certas sem jpgar dinheiro fora.se vc pode me dar um dica? eu quero fazer chinelos e camisas boa noite e muito obrigada aat: Eliete

  7. Olá, estou com uma dúvida sobre prensa térmica. Com uma prensa térmica de tamanho 32×45 é possível fazer estampas com tamanhos A3?

  8. Marco, sou nova no ramo de sublimação, leio tudo e vejo tudo que poço sobre, e entre uma pesquisa e outro encontrei seu site e gostei muito, pq condiz com algumas das minhas decisões e outras que precisava tomar, aqui eu consegui…muito bom, pratico, esclarecedor, conteúdo de fácil leitura para leigos como eu. Gostei demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *