Sublimação – cuidados na hora de imprimir


Confira abaixo algumas dicas importantes na hora de imprimir para sublimação, seja em grandes formados ou pequenas impressoras adaptadas.

  • Sala Climatizada – Importante para manter a estabilidade do papel, uma boa secagem da tinta no papel impresso, preservação dos cabeçotes. Não direcionar a saída do ar condicionado em cima da impressora.
  • Temperatura e umidade ideias – A temperatura deve estar sempre entre 20°C e 25°C. A umidade ideal deve ser de 50% a 60%.
  • Nivelamento: Tanto a máquina quanto o bulk devem estar bem nivelados.
  • Tintas: verifique o nível de todas as cores e se o bulk está funcionando perfeitamente. Caso seu bulk seja pressurizado, não esqueça de liga-lo. Jamais deixe a impressora “secar” de tintas.
  • Papel: certifique-se de estar usando o tipo e o formato de papel correto.
Sublimação - cuidados na hora de imprimir
Sublimação – cuidados na hora de imprimir

Leia nosso guia de como começar a sublimar e aprenda a técnica da sublimação com mais detalhes.

22 comentários em “Sublimação – cuidados na hora de imprimir
  1. Bom dia. Trabalho numa estamparia fazendo os desenhos, sempre trabalhamos com silkscreen, e os serviços de sublimação eram poucos e fora, atualmente cresceu a demanda de sublimação conosco. Faço algumas artes em Photo e desenhos no Corel e transporto essas artes p/ o Corel. Minha duvida é em relação a impressão, pq a empresa q mandava os desenhos eles sempre diziam q tinha alguma coisa a mexer na arte, q ñ estava imprimindo com as cores certas, etc… D qualquer forma sempre tinha algum erro… Existe algum programa específico p impressão ou pelo Corel msm posso imprimir??!!
    Att,
    Anderson

    1. Olá… eu uso o Photoprint para gerenciar as impressões. Com ele é possível configurar um perfil de cores mais adequado com as cores do seu monitor. ABRAÇO

  2. Boa noite .
    Estou enfrentando um problema na sublimação, onde as figuras impressas saem certas as cores, mas depois de sublimar as peças, as cores transferidas ficam diferentes . Por exemplo, a cor azul fica rosa e assim por diante. Oq tenho que fazer para resolver este problema ?

    1. Você está com problemas de calibragem de tela e configuração de perfil de cores de sua impressora. Você chegou a fazer um curso de design de estampas? Talvez seja bom você conhecer alguma técnicas aqui: http://designdeestampas.com.br/

  3. ola minha sublimaçao é em tecidos de poliester branco, so que esta saindo claro e desbotando rapido . gostaria de saber o que fazer meu papel e sublimatico e de boa qualidade minha prenssa e da compacta print estou com dificuldades .

    Obrigada!!!

    No aguardo.

    1. Olá Daiane… desbotando com as lavagens? Isso não é normal com a sublimação. Tem certeza que esse tecido tem realmente no mínimo 90% de poliéster?
      Outra coisa, a impressão na folha já aparece fraca ou somente quando você prensa?
      ABRAÇO

  4. Por favor, tenho uma impressora L210 epson, quando faço a impressão da arte sai um ligeiro spray de tinta vermelha nela. Não dá pra ver esse spray até que aquecemos o papel. Imprimi algumas canecas e ficou esse spray na caneca, mesmo nas partes em que a tinta é de outra cor. Obrigado.

    1. O carrinho do cabeçote não está batendo na folha durante a impressão? Isso pode ocorrer pois as folhas estão com bordas tortas. Da uma olhada nisso… se não for pode ser seu cabeçote que estourou.

  5. Por gentileza, tenho um caso a relatar. Realizei uma arte no Corel Draw, para aplicar em Mousepad. Uso uma prensa 3d Heatpress ST3042. Verifiquei que o tempo para ocorrer a transferência é de 3min. A partir do 2 mousepad, a imagem começou a avermelhar, mesmo com a temperatura sendo inferior a 200ºC e o tempo não ter aumentado. A partir do 4 mouse pad, o preto foi substituido por um vermelho acizentado. A minha dúvida é se com a temperatura excessiva, o material tende a avermelhar, indicando excesso de tempo de prensagem?

    1. Olá Sandro… pode ser sim que você está com muita temperatura e a tinta está “queimando”. Tente trabalhar com menos.

  6. Já executei a limpeza dos cabeçotes três vezes sequenciais como é recomendado, verifiquei os jatos e está tudo ok, mas quando vou imprimir a arte, aparecem listras verticais por todo o desenho ou foto, como faço para evitar isso?

    1. Já fez o alinhamento também? Se nada disso resolver é porque seu cabeçote está MUITO entupido, e pode ser quase impossível reverter. ABRAÇO

  7. Ola boa tarde estou com uma dúvida. Eu posso armazenar estampas impressas no papel sublimatico? Elas perdem a qualidade com o tempo?

    1. Oi Amanda… estraga com o tempo sim. Mas se armazenada longe da luz, calor e umidade dura bastante.
      ABRAÇO

  8. olá, gostaria de saber qual tipo de programa usar para as estampas sair corretas na caneca, camisetas,etc e não contrária?

  9. Olá. Pretendo entrar para o ramo de sublimação porém ainda tenho duvidas sobre as cores e como elas iriam fica nas camisetas, por exemplo, eu faço uma arte no photoshop. Então, digamos que seja algo com o fundo branco. Na hora de estampar irá ficar a marca do formato da folha? sendo que o fundo estampa seja mais claro que a cor da camiseta, se sim. Posso resolver isso?
    Desde já obrigado!!!!

  10. Tenho uma L395 e na hora da impressão o desenho sai claro e quando tempo estampar a imagem fica clara e sem cor, isso poderia ser a tinta ou o papel, a tinha é sublimativa assim como o papel

  11. Olá, qual a qualidade de impressão e tipo de papel eu coloco para sair uma boa impressão? uso papel sublimático de fundo azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *