Dúvidas frequentes sobre sublimação

Dúvidas frequentes sobre sublimação

Sublimação, o que é?

É simplesmente o processo em que certa substância, no caso aqui, a tinta, passa do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo líquido.

E como é o processo?

A tinta sublimática é impressa em um papel especial, transformando-se em uma espécie de transfer. Depois o mesmo é levado a prensa térmica, onde a tinta irá evaporar e “grudar” na camiseta ou foto produto que você tiver utilizando.

Quais materiais podem ser usados no processo da sublimação?

É necessário que contenha poliéster na composição. Quanto mais poliéster melhot. Como é o caso dos tecidos sintéticos, que podem ser 100% poliéster ou a chamada malha mista. Caso o material não contenha poliéster é necessário que tenha uma camada de resina no local que receberá a impressão, como no caso de canecas ou camisetas de algodão.

Posso estampar camisetas pretas?

A sublimação fica melhor em tecidos, malhas e foto produtos claros – branco de preferência. Porém usando técnicas complementares é possível sim sublimar peças escuras.

Qual papel devo usar para a sublimação?

O mais recomendável são os papeis tranfer, ou papél sublimático. Usando o sulfite – aquele papel simples de escritório – a tinta penetra de mais no papel, podendo haver perda de qualidade na impressão. Porém nada impede você de usar um papel simples e barato, porém tenha consciência de que a qualidade final não será a mesma.

Dúvidas frequentes sobre sublimação

Quanto custa a impressão por m²?

É difícil estimar um valor preciso, pois depende muito do tipo da imagem que será impressa, da tinta e principalmente das configurações do software de gerenciamento de impressão que você for utilizar. Para você ter uma ideia, em uma impressão que vá usar 100% da área do papel, gasta-se por volta de R$2,30 mais o valor do papel.

1 litro de tinta imprime quantos m²?

Mesma situação da questão anterior. Depende de muitos fatores. O que pode-se estipular é um valor por volta de 100m², isso se as impressões ocuparem o papel todo.

Até quantos metros de papel a impressora suporta?

As plotters geralmente suportam rolos de até 100 metros.

E com qual resolução trabalhar?

Depende do material que estiver trabalhando, para trabalhos que exigem uma qualidade muito alta 720x720dpi’s. Se usar uma resolução menor, você ganhará em velocidade, mas perderá qualidade.

É possível sublimar algodão?

Mesma situação da sublimação em tecidos escuros: é possível, porém precisa ser usado um produto especial para sublimação em algodão.

Esperamos sanar algumas de suas principais dúvidas sobre sublimação. Caso ainda tenha alguma dificuldade, deixe seu comentário abaixo.




37 comentários Deixe o seu

  1. Karoline #

    Bom Dia, pretendo entrar no mercado de sublimação porem me deparei qual impressora sublimatica comprar? Gostaria que me ajudassem a definir qual empresa optar: Epson, Mimaki, Roland ou Metalnox.
    Visualizando, capacidade de produção, manutenção, entre outros requisitos…
    Aguardo reposta!

    Grata

    Karol

  2. D #

    Olá,
    Gostaria de saber se existe alguma forma de estampar camisetas de algodão sem a necessidade de remover o fundo (o silk fica “transparente”, sem aquele plástico nos locais indesejados); e, caso exista, que materiais são necessários para realizar o processo (desde a tinta e papel, até a impressora).

    Obrigada!

    • Com sublimação, desconheço tal técnica. Porém com serigrafia é possível sim. ABRAÇO

  3. Luciana Guimarães #

    Boa tarde,
    gostaria de saber como faço para abrir uma daquelas lojas que vendem as estampas já no papel, só para o consumidor comprar e estampar na roupa.
    Onde moro tem umas duas lojas desse tipo, que vendem as estampas para pequenos fabricantes de roupas que já tem a prensa termica. Nessas lojas se levarmos a foto (arte) no pendrive eles mandam fazer a quantidade de estampas (cópias) que se quer. Por exemplo vou vender em na festa de Aparecida – SP, então mando fazer mil estampas de N. Sra. Aparecida com a frase: Estive em aparecida e lembrei de vc.
    Obrigada,
    Luciana

  4. Vitor #

    Eu tenho todo o maquinário para sublimar, porem ainda não conheço lugares para comprar os produtos em conta para sublimar e revender, tbm não sei muito bem sobre qualidade de tinta e papel, qual é bom comprar..vcs conhecem algum curso especializado, ou tem alguma dica? Por exemplo, quando vou estampar em uma caneca, as bordas ficam um pouco apagada, como se o calor não chegasse o suficiente nos contornos da imagem..preciso de camisetas com qualidade, tipo fio 30.1 sei lá, qual o melhor tecido pra usar?

    • Olá,

      aqui no site você encontra muitas informações sobre Sublimação. Tente fazer uma busca no campo de pesquisa na barra lateral esquerda. Com certeza vai sanar a maioria de suas dúvidas.
      Quanto ao problema da caneca, deve ser problema em sua prensa térmica que não esta esquentando parelho. Quanto a camisetas, você conseguirá estampar com qualidade somente as de poliéster de cores claras.

      ABRAÇO

  5. Michelle Correa #

    Boa tarde!
    Fui estampar uma palavra escrita em verde em uma camiseta branca, através da sublimação. Ficou legal. Porém quando fui estampar a segunda camiseta branca, com outra palavra de outra cor, a palavra anterior saiu na segunda camiseta, porém bem clarinha. O que pode ter acontecido? Só para informar, usei um papel comum sulfite, desses usados em escritório. Será que foi isso?

    • Isso é um fantasma da imagem anterior. Ele pode estar vindo de cima da prensa ou de baixo. Eu quando sublimo malhas finas coloco sempre um papel debaixo da camiseta, e depois de estampar troco esse papel. Faça o teste, provavelmente vai resolver. ABRAÇO

  6. Bruno #

    Boa tarde.
    Estou iniciando neste ramo de estamparia por sublimação.Minha dúvida é quando é necessário utilizar desenhos em vetores. Pelo que entendo, o processo de sublimação leva para o foto produto (camiseta, caneca, etc) apenas a parte impressa com tinta, ou seja, apenas o desenho impresso. Logo ao meu ver, não é necessário efetuar um recorte da figura para ela ficar no formato desejado (sem nenhum fundo), visto que o fundo será vazio, sem tinta. Mas então pq em muitos lugares vejo pessoas dizendo que os vetores são necessários? Pq pelo que entendo, eles só seriam necessários para serem utilizados em transfers em papéis OBM, Transfer Dark/Light, pois nesses casos seria necessário recortá-los em uma plotter de recorte e esta só consegue recortar identificando os vetores. Poderia me esclarecer quanto a isto?
    Muito obrigado!

    • Isso mesmo Bruno… os vetores nem sempre são necessários na sublimação, somente caso você precise de recortes. Muita gente prefere eles pois podem ser editados, aumentados, etc. Coisa que com imagens é mais difícil.
      ABRAÇO

  7. R. #

    E para sublimar canecas pretas, como fica o processo? Não pode haver branco?
    Abraços

    • Olá…. canecas pretas não fica legal de sublimar. Você deve comprar sempre canecas brancas e sublimar a área preta também. ABRAÇO

  8. Marco Antonio Denucci #

    Olá, comprei umas canecas de pura porcelana da marca GERMER e nenhuma delas querem sublimar. Tem alguma caneca especifica para sublimação? Tenho canecas porcelana resinadas e estão sublimando. obrigado!

    • Olá… tem que ser resinada senão a estampa não pega mesmo. Não é qualquer caneca que da para sublimar.
      ABRAÇO

  9. Beto #

    Gostaria de saber se tem como sublimar uma caneca que ja esta sublimada ou seja colocar outro desenho em cima do original.

    • Ola… tem sim, mas acho que vai ficar estranho, pois seu novo desenho provavelmente não tampará o antigo.

  10. Luciano #

    Olá, estou no ramo da sublimação em chinelos, porém estou querendo abrir o leque para azulejos, assim sendo, gostaria de saber se vocês teriam algum passo a passo para resinar substratos sólidos, como azulejo, canecas etc, pois, fiz alguns testes mas não ficou 100%, se puderem me dar uma ajuda agradeço
    grande abraço e parabéns pelo site

    • Olá… você precisa passar a resina para que a estampa “pegue” nesse tipo de material.

  11. isandra #

    gostaria de saber se pode fazer sublimação em canecas em acrílico?

    • Nunca vi esse tipo de material com resina para sublimar. Acho que não aguenta o calor da prensa.

  12. Thiago #

    Bom dia !!

    Estou começando no ramo de sublimação em caneca, e estou com um pequeno problema, sempre qdo estampo alguma caneca elas saem com as laterais escuras, perto da alça, ou seja, o começo e fim da manta. O que pode estar acontecendo? eu ja aumentei e diminui a pressão e continua a mesma coisa. Abrs

  13. adriana #

    olá, estou começando no ramo de sublimação, e não sei o quanto de tinta devo comprar, tenho 4 frascos de 100ml cada, isso daria para sublimar 10 camisas? A estampa é de 60×60 nas cores amarelo e preto?
    Obrigado.
    Adriana

  14. Érika #

    Olá Marco. Quero te dizer que o Estampaweb tem sido o meu Marco Zero pra começar no ramo da sublimação. Estou aprendendo muito! Já consegui comprar quase tudo a partir das suas dicas e anunciantes. Só falta mesmo o papel sublimático. Gostaria de mais detalhes sobre eles pois as opções são muitas (e os preços tbm!) e eu não sei qual é a melhor. Por exemplo: papel matte é o mesmo que sublimático? O melhor é o papel resinado ou não? Qual a gramatura ideal? Quanto maior a gramatura melhor a qualidade? Não encontrei aqui no site nenhum artigo específico sobre isso. Pode me ajudar? Obrigada!

    • Oi Érika… obrigado pelo elogios! Nos incentiva a tocar o projeto Estampa Web adiante.
      Quanto ao papel, a qualidade na maioria dos casos é diretamente proporcional ao preço. Por exemplo, você pode conseguir um bom papel calandrado por um preço bom, porém ele nunca será tão bom quanto um papel tratado. A gramatura não influencia tanto, pelo menos nos teste que eu fiz… o papel que eu uso tem 90 gramas, por exemplo.

      • Érika #

        Ai ai quantos termos técnicos! O que seria um papel “calandrado” e um papel “tratado” ? rsrsrs

        • Oi Érika… são acabamentos diferentes. Um é feito com calandra ou com produto químico. Acabamos de abrir um forum (http://estampaweb.com/forum/) ondem o usuário pode lançar suas dúvidas e outros profissionais responderem. Copie lá sua dúvida e receba sugestões de diversos outros profissionais. ABRAÇO

  15. Thailla #

    Olá bom dia! Preciso de uma orientação, comecei nessa área a pouco tempo, mas só fazia sublimação em camisas brancas, mas com a proximidade da copa comecei a fazer sublimação em camisas amarelas. O problema é que como tbm trabalho com a branca as vezes entre uma e outra preciso alternar e acaba que a tinta da própria camisa amarela mancha a camisa branca. O que eu faço? Tem alguma coisa que eu possa colocar entre a camisa e a chapa da prensa pra n ter o contato direto e não manchar? Desde já agradeço!

    • Olá…. isso já me aconteceu também! Eu usei uma pano branco entre a chapa quente e a camiseta que estava estampando, e isso solucionou o problema para mim.
      Acabamos de abrir um forum (http://estampaweb.com/forum/) ondem o usuário pode lançar suas dúvidas e outros profissionais responderem. Copie lá sua dúvida e receba sugestões de diversos outros profissionais. ABRAÇO

  16. Anderson Cleber #

    Faço sublimação em chinelos e tentei fazer em Canecas utilizando o mesmo material, mas não deu certo.
    Uso tinta para sublimação e papel sublimático, porque não deu certo?

    • Os materiais são os mesmos sim. Treine mais um pouco e faça diferentes testes que vai dar certo.

  17. Amanda Azevedo #

    Olá marcos comecei no ramo tem uma semana mais não consigo acertar , na caneca fica meio
    Apagada eu acho que é a tinta qual é a melhor marca de tinta para sublimação em caneca

    • Não necessariamente é a tinta. Faça mais testes de temperatura, pressão, papel e perfil das cores antes de trocar todas tintas.

  18. Patrícia Harumi #

    Olá!
    Gostaria de saber se o processo de full print em uma camiseta pode ser feito através da sublimação?

    Obrigada!

Comente




Cadastre-se para ser membro VIP do site e receber informações exclusivas sobre design de estampas.
* = campo obrigatório
Adicione o código abaixo em seu blog ou site.  
Sobre  serigrafia, sublimação, bordados e aplicações.