Sublimar algodão – é possível? Como?


Hoje recebi a ligação de uma pessoa querendo sublimar camisetas de algodão. Expliquei para ela todo o processo, as especificações e as limitações de aplicação da estamparia do tipo sublimação, inclusive que era impossível sublimar em malha 100% algodão. Depois de desligar o telefone pensei, será mesmo que não é possível sublimar algodão?

UPDATE: não deixe de assistir o vídeo sobre a estampar camisetas coloridas ou algodão com sublimação.

Fui para a internet pesquisar. Entrei em diversos sites gringos e brasileiro e nada, quando de repente me deparei com o folheto abaixo:

Sublimar algodão agora é possível com esta resina.

Produto para sublimar algodão

A empresa Fremplast parece ter desenvolvido o que eles chamam de uma “Resina especial para aplicação em tecidos de algodão para que o mesmo possa receber o transfer de sublimação”.

O nome do produto é Clear Subli Cotton Mono, e conforme você pode ver na imagem acima, é aplicado no algodão (ou viscose) como se fosse uma tinta de serigrafia (silk-screen) e depois passada na estufa. Depois basta levar para a prensa e sublimar normalmente, como se fosse uma peça em poliéster.


Bacana, não? Agora o que resta é alguém testar e postar seu comentário abaixo… se a Fremplast quiser nos mandar uma amostrinha para testarmos, ficaremos felizes em fazer um review aqui no Estampa Web sobre a resina que permite sublimar algodão.

Não deixe também de ler o artigo Máquina de estampar camisetas caso queira empreender no ramo.

48 comentários em “Sublimar algodão – é possível? Como?
  1. Não aconselho esse tipo de procedimento, a resina que eles chamam de Clear Subli Cotton Mono já é conhecida no mercado e não passa de uma resina fixadora à base poliéster, ou seja, é aplicada uma fina camada na superfície que será sublimada e pronto, entretanto a sublimação não será eficiente, haja vista que a impressão digital com tinta a base d’água e transferência por prensa ou calandra parte do principio de fixação permanente direto no fio é uma reação físico-química. E outra a empresa Fremplast tem produtos de baixa qualidade, tintas pouco testadas e profissionais despreparados, falo com propriedade pois já tive a infeliz oportunidade de comprar essses produtos e sofrer prejuizos. Aconselho tintas Manoukian, Sawgrass entre outras, papel Havir, e impressoras com cabeça de impressão DX5.

      1. Sr Ricardo talvez o senhor não esteja falando do mesmo produto e nem muito menos da mesma empresa,pois o produto no qual o senhor fala que não funciona aqui no estado do ceara e em todos os clientes que foram apresentados estão satisfeitos ,porem o que acontece é que o senhor (Como esta bem claro na sua postagem que diz “PASSA UMA FINA CAMADA NA SUPERFÍCIE E PRONTO” ou seja o senhor nem o procedimento conhece e claro não funcionaria ,este produto por ser um produto especial e único(que funciona) é vendido e acompanhado pelos tecnicos da Fremplast ,quem compra o produto tem o acompanhamento dos representantes e tecnicos ,pois a Fremplast possui os melhores Tecnicos do mercado ,por isso que a empresa já tem 37 anos de mercado com os meçlhores produtos e os melhores profissionais ,antes do senhor falar tudo isso sem saber o processo ,pesquise antes , pois atras de uma empresa seria como essa tem trabalhos feitos a anos para melhoria e avanço aos clientes ..Sr Ricardo me ligue caso queira saber sobre este produto que terei um grande prazer em te ajudar e a te falar varios clientes que usam e indicam este produto .O Problema Sr Ricardo é um só fazer sem conhecer o processo correto não adianta falar mal sem nem conhecer. Estarei a sua disposição (85)9690-3009.

        1. Olá, Fábia… pode enviar diretamente para nossa página no Facebook ou Google+, teremos prazer em publicar seu material. Fico no aguardo… ABRAÇO

    1. Olá Ricardo, boa tarde.

      Sou uma das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento deste produto, concordo em partes com sua observação, principalmente nas questões de aplicação comparando com o PES, se partirmos do princípio físico-químico. Entretanto, como é de conhecimento de todos, isso é uma alternativa a estamparia convencional (corrido ou silk),para atender clientes que só trabalham com digital (sublimáticas) ou para atender um nicho de mercado com menor custo de produção para aqueles que trabalham tb com o CO, tem suas limitações, deve-se seguir a indicação de aplicação para que consiga os resultados esperados. Vale lembrar que assim como um bom RIP não faz milagre com tinta e papel ruim, nosso produto tb não fará.

      Gostaria de apresentar-lhe alguns resultados com as tintas que menciona, no papel da Havir, Global, Sta. Maria e outros.

      Me contate no email: [email protected]

      Att

    2. Tenho um estamparia de porte grande no interior de São Paulo de pano corrido além de estampa localizada em vários tecidos principalmente em JEANS e já uso TINTAS fremplast a 20 ANOSE AGORA esta resina que o SUBLI COTTON a algum tempo, funciona muito bem nunca tive um prejuízo com esta aplicação, também uso tinta CROMAJET minhas estampa são confeccionada pelo maiores marcas do PAÍS eu particularmente recomendo esta tinta SUBLI COTTON para qualquer pessoa ou empresário de visão deste mercado têxtil, eu mesmo sou prova de que este negocio de estampa algodão e suas misturas é vantajoso r$$$$, penso quem não sabe fazer ou criar não devia falar MAL.
      TODOS OS “QUIMICOS” DE PLANTÃO DEVERIA FAZER JÁ QUE SABEM QUE TRATA-SE DE RESINA DE POLIESTER TRATAMENTO OU FILME PARA RECEBER SUBLIMAÇÃO… RESUMINDO ANTES ACREDITAR EM QUALQUER FALATORIO FAÇÃO TESTES …

      1. BOA TARDE ANDERSON
        EU TENHO ALGUNS DESENHOS QUE EU CRIEI PARA TRABALHAR COM ESTAMPAS EM 3D NO TECIDO DE ALGODÃO, E GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO PRA SABER MAIS A RESPEITO DO PROCESSO, E FAZERMOS ALGUMAS AMOSTRAS JÁ QUE VOCÊ TEM UM BOM TEMPO NO MERCADO ME AJUDAR A TIRAR ESSAS DUVIDAS , E SE POSSÍVEL FAZER UMA FUSÃO DE IDEIAS E NEGÓCIOS
        OBRIGADO .
        E-MAIL : [email protected]

      2. Anderson, será que pode conversar? Gostaria de conhecer o seu trabalho, de estampa localizada no jeans. Tel.:11-2292-7266 Obrigada

      3. Anderson bom dia.

        por favor passar seu e-mail ou nome da sua empresa para que eu posso entrar em contato.

        Silvia Gomes

    3. Eu uso os produtos da Fremplast e acho muito bons. Como qualquer empresa há eventuais problemas, lá tem um centro de treinamento excelente, com profissionais de alto nível, que sempre dá suporte, e quando tive problema, o técnico veio à minha empresa, me auxiliando em vários aspectos, solucionando o meu problema. O produto Sublicotton, foi desenvolvido pelo Sr José Roberto Andreasi, uma pessoa que possui muito conhecimento e é super respeitado no meio serigráfico. Acho muito injusto falar tão mal da empresa e seus profissionais e não acredito que algum cliente tenha ficado com prejuízos e sem solução do seu problema.

  2. ja testei o da genesis e muito bom para tecido de algodao branco e cores clarinhas a estampa fica bem flexivel a resina e incolor por mas a unica coisa que nao gostei e que quando o tecido e molhado aparece essa resina

  3. Pessoal a Screencolor lançou no mercado um produto chamado SUBLICOLOR, trata-se de um clear para ser aplicado em tecidos 100% algodão, viscolycra, jeans, sarja, algodão cru entre outros, basta aplicar o sublicolor no tecido e após secar é só fazer a sublimação. O resultado é excelente ! Fica tão bom quanto ao tecido de poliéster. Vale apena conferir, vocês vão se surpreender. Tire sua dúvidas através do e-mail [email protected], espero ter ajudado.

  4. Srs ,estamos fazendo Grande sucesso com o Subli-Coton (Fremplast) ,agora para aerografia em jeans ,tenho muitas fotos quem se interessar me add no wasapp (85) 9690.3009 enviarei com muito prazer .

    Atenciosamente .

  5. A fremplast revoluciona sim no quesito qualidade e ainda tem um ótimo pós venda. no qual ajuda iniciantes e profissionais na area. A tinta é sensacional, ja uso a muito tempo perfeitas! E o Sublicoton para quem não conhece vale a pena conhecer, há um mercado maravilho a ser explorado com esta resina. Os jeans ficam magnificos.

  6. Boa tarde

    Preciso de um produto que faça sublimacao em algodao. Preciso urgenytemente desse material . Por favor, entre em contato no meu e mail. Obrigada

  7. Boa noite , gostaria de saber mais sobre sublimação em algodão, gostaria se possivel que vcs entrassem em contato comigo, para eu saber o custo dessa preparação para fazer a sublimação em algodão

  8. Boa tarde!

    Gostaria de saber se este produto só funciona com esta secagem e passagem por estufa? Pois eu so tenho a impressora sublimatica e as prensas e tenho muito interesse em trabalhar com algodão.

    Agradeço desde ja!

    Hendrik

    1. Você precisa usar OBM junto para conseguir sublimar algodão… e esse tipo de material aguenta poucas lavagens. Logo fica feio.

  9. Existe um produto ainda não muito conhecido que trata o algodão permitindo ser realmente sublimado se chama Sublimaster, fiz todos os testes de solidez a luz e lavagem e sem deixar toque na peça podendo ser calandrado ou talhado e sublimado com a mesma folha que é utilizada no poliester o resultado foi excelente! Recomendo testar sem contar que o custo por Kg de algodão não aumenta quase nada! quem quiser testar o e-mail deles é [email protected]

  10. Olá,
    Tenho uma empresa textil no Rio de Janeiro gostaria de sublimar em Jeans tenho os papeis com as estampas e a prensa só não sei que produto utilizar para sublimar jeans.

    Obrigado

  11. Boa noite me chamo Célio estou abrindo uma micro-empresa neste ramo e estou atraz de informaçoes e produtos que poço adequirir para o melhoramento do meu trabalho tipo maquinas e outros aguardo respostas.. desde já agradeço pela atenção

  12. Estou tendo dificuldade de encontrar uma estamparia que ofereça serviços diferenciados! Ok, este produto é para sublimação em camisetas 100% algodão e ligo para a empresas que vendem os produtos e elas não sabem para quem fornecem! Alguém sabe quais estamparias em são paulo, capital que executa essa técnica?

  13. Estou a procura de malha de algodão branca já tratada para receber sublimação para confeccionar camisetas. Alguém por favor conhece algum fornecedor?

  14. Eu encomendei uma camiseta em um Estudio aqui em Brasilia estampada no algodao branco . Na [email protected] lavada ela desbotou. Quando perguntei porque desbotou eles disseram que usam um produto que so pode ser colocado em malha de algodão colorida.

    Pergunta: Tem diferença na cor da malha para o sucesso da estampa?

    O produto de voces .nao desbota após varias lavagens?
    Obrigada!!

  15. Bom dia, gostaria de contatos de estamparias em qualquer estado que trabalham com esse produto sublicotton e de fornecedores de malhas de algodão com qualidade e valores justos e também fabricantes de camisetas de algodão penteada 30.1 prontas com excelente preço.
    27 – 99929-5055 ou 73 – 9846-2814 what zap
    Obrigado desde já a todos que puderem contribuir para que esta iniciando o negócio!!!

  16. Ola sou fabricante de ecobags em lona crua de algodao…atualmente uso transfer Bright ha produto com atuacao em estampa que atribui qualidade ao produto?

  17. Boa noite,
    Eu tinha essas mesmas duvidas e pesquisei sem conseguir um esclarecimento satisfatório sobre sublimar peças 100% algodão! Ate encontrar seu Site, quero agradecer por tirar minhas duvidas, estou feliz pq criamos desenhos so para esse fim e agora poço dar continuidade a meu trabalho.
    Muito obrigado!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *