Não dependa de outros para criar suas artes

Sabe aquelas estampas fod**, que você vê em lojas, internet, concorrentes, e pensar: se eu soubesse criar artes assim minhas vendas iriam decolar.

Saiba que é possível sim você criar estampas que serão melhores do que 99% dos seus concorrentes, mesmo não conhecendo ainda nada de design, e mesmo se considerando um zero à esquerda no quesito criatividade.

O Mito da Criatividade

Esse é o primeiro mito babaca que você precisa quebrar, de que é necessário ter nascido com o dom da criatividade para criar estampas exclusivas.

Tira essa bobagem da cabeça, pois criar uma arte incrível é mais uma questão de técnica e decisão, do que de algum suposto dom divino.

Não sei você, mas eu como cristão aprendi desde criancinha que somos a imagem e semelhança do criador. E isso não são só palavras, isso quer dizer que você pode acessar qualquer dom dentro de você, basta querer descobrir o caminho.

Então deixa eu te contar um segredo: tendo um bom referencial visual e dominando os softwares certos, você pode explodir no mercado ainda esse ano.

O lance é parar de acreditar no papo de artista. Muita gente já se enrolou com isso.

Chega o cara com o óculos moderninho ou a menina com o cabelo colorido dizendo “eu sou designer, eu tenho um dom, só eu sei fazer o que faço” e você vai lá e acredita nessa balela.

O Mita da Criatividade dos designers
“- Sou raça superior: sou designer”

Pode crer que o “mercado da criatividade” tenta se elitizar, e nada contra isso, porém você não pode cair nessa.

Lembro do estágio na época da faculdade onde eu tinha colegas metidinhos que estavam mais preocupados em fazer balaca e viver de aparência, se vestir diferente, do que de criar designs que os clientes iriam gostar.

Eu graças a Deus consegui prosperar fazendo meu caminho, focando em trabalho e nas necessidades do consumidor. Vai ver onde a maioria dos elitistas está hoje em dia, ainda ganhando o mesmo salário de estagiário e mais preocupados com que cor vão pintar o cabelo no próximo mês.

“Mas Marco, o que você tem contra pintar o cabelo?”

Não tenho nada, cada um cuida da sua vida. Se eu quiser posso pintar o meu também e isso não tem nada haver com meu caráter… o que estou tentando enfiar na sua cabeça através de exemplos exagerados é que você não deve se intimidar pelas pessoas com pinta de artista que dizem que criação não é para qualquer pessoa, quando na verdade é sim.

Qualquer pessoa disposta pode encontrar o caminho da criatividade… isso vale também para o ramo das estampas.

Contratar designers é caro

Outra coisa interessante é você notar que essa tentativa de elitizar as profissões criativas está muito relacionada a inflação de preços.

Por isso que é caro e financeiramente quase inviável pequenos negócios de estamparia contratarem designers para criar suas artes.

Caro e muitas vezes uma grande dor de cabeça, pois perdemos um tempão explicando o que queremos e no fim das contas ainda recebemos atrasado, ou bem diferente do que realmente pedimos.

Isso é o primeiro cenário do negócio de estamparia capenga… se enrolar com designers ruins e ainda gastar uma nota.

Baixar artes prontas da internet

O segundo cenário é mais comum ainda: não sabendo criar as próprias artes, o pequeno e microempreendedor vai lá e usa artes prontas da internet. Isso só perde pro cara que ainda vai lá e compra pacotes de artes.

Venda de pacotes de artes prontas no Mercado Livre.
Esse tipo de oferta pode parecer atraente, né?

Você sabia que 95% desses pacotes são ilegais? São artes que um fulano coleta na internet gratuitamente e tem a cara de pau de vender para você… ou seja, você paga por algo pirata.

Mas o pior ainda nem te contei. O pior é que todos os seus concorrentes terão exatamente as mesmas artes que você para vender, pois eles também compram ou baixam esses pacotes.

Daí você se pergunta porque precisa dar descontos para vender. Ou porque sua margem de lucro é cada vez menor.

Te respondo: pois produtos como os seus são encontrados em qualquer esquina. Só com guerra de preços mesmo para conseguir vender.

A solução na criação de artes para estampas

Agora, se você estiver disposto a explodir no mercado, consolidando seu espaço, cobrando preços premium… precisa estar consciente de que é fundamental criar artes com 2 ingredientes: Ingrediente 1: beleza; e o Ingrediente 2: exclusividade.

Se você criar artes que são bonitas e só você tem para vender, é só correr pro abraço. As pessoas não vão chorar porque você cobra alguns reais a mais que seus concorrentes. Entendeu?

Quer ajuda pra desbloquear a criatividade que tem dentro de você e aprender a criar estampas incríveis, conheça meu curso Design de Estampas.

Deixe um comentário