Designer de Estampas – carreira ou empreendedorismo?


Quero te apresentar os 2 posicionamentos básicos que um designer de estampas pode ter em relação ao mercado.

Estou falando de você atuar como empreendedor ou como profissional de carreira.

Não existe forma melhor ou pior, e também não considero elas excludentes. Ou seja, você pode estar construindo uma carreira em uma empresa como designer de estampas e ao mesmo tempo fora de hora ter um negócio próprio, ou seja, empreender.

O importante é você ter consciência de que esses dois posicionamentos de atuação exigem habilidades diferentes que ultrapassam as técnicas do próprio design de estampas.

Exemplo, se você puxa para o lado empreendedor, pode criar produtos próprios e ter sua marca. Ou ainda trabalhar como freelancer, que também considero uma forma de empreendedorismo, onde você vai criar artes para outras marcas e empresas sem vínculo trabalhista direto.

Nesses dois casos, você além das habilidades básicas que todo designer de estampas deve ter, como edição de imagens, ilustração, pesquisa, criatividade, precisa também desenvolver fortes habilidades em marketing, gestão e finanças.

Já para quem se dedica a desenvolver uma carreira em uma empresa como designer de estampas, as habilidades extras que você precisa desenvolver são outras, como principalmente a capacidade de networking e liderança, coisas muito valorizadas no mundo corporativo.

Como eu disse antes, não existe um posicionamento melhor e um pior!

O que existe são diferenças no dia-a-dia de um designer que trabalha por conta própria para um designer que é um empregado de uma empresa. E essas diferenças na rotina que vão exigir do profissional habilidades específicas.

E quanto a remuneração, de ambos posicionamentos, funciona como qualquer outro negócio ou carreira. Se você for assalariada contará com o benefício de receber um valor fixo todo mês, enquanto se for empreendedor, seus ganhos estarão totalmente atrelados a quando conseguirá “vender”… o que nos leva a deduzir que potencialmente ser empreendedor pode dar muito mais dinheiro do que com uma carreira, porém os riscos que você corre são proporcionalmente maiores.

Curtiu o vídeo? Não deixe de assinar nosso canal no Youtube e ativar as notificações para não perder os próximos vídeos!

Abraço e boas estampas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *