O Design é uma área que pode ser explorada através de múltiplas possibilidades, pois praticamente a maioria das coisas que existem foram estruturadas pensando em estética e funcionalidade. Justamente por isso, que para apostar em um produto, é importante saber como diferenciá-lo no mercado.
Saber como aliar as melhores técnicas, desenhos, cores e formas é algo que conta pontos ao investir na área de design de superfície, por exemplo, já que essa é uma das ramificações do design e que está ganhando cada vez mais espaço no indústria. Vamos conhecê-la melhor?
O que é design de superfície?
O design de superfície é um trabalho que abrange a aplicação em materiais de composição têxtil, cerâmica, plástico, emborrachado e sobre utilitários.
Muitas vezes sinônimo de design de estampas ou do design têxtil, o design de superfície é mais abrangente, pois trata da criação de imagens projetadas para gerar padrões que se desenvolvem sobre superfícies de revestimentos de diversos formatos e materiais.
A função do designer de superfície, ou seja, do profissional que desenvolve este trabalho, é explorar a relação dos objetos e imagens e a forma como eles se comunicam, evidenciando e unindo as características funcionais e estéticas.
É muito importante que a aplicação de um design de superfície dialogue com o objetivo final, onde e em que ele será aplicado, por isso que é importante estudar a sua finalidade antes de iniciar o desenho (veja o processo no nosso Guia do Design de Superfície).
Onde aprender design de superfície
Justamente para saber qual é a melhor forma de fazer o design de superfície e principalmente, como harmonizar formas e produto, que é importante para quem pretende iniciar nesta área ter o conhecimento dos processos de aplicação, principalmente para entender como os materiais e as técnicas se relacionam.
Neste mesmo sentido, ter um conhecimento acumulado também pode agregar no momento de desenvolver estampas. Para oficializar isso, em 2005 foi reconhecida, pelo Comitê Assessor de Design do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a disciplina de Design de Superfície no âmbito acadêmico.
No Brasil, essa especialização é explorada pelo núcleo de estudo de Design de Superfície da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NDS-UFRGS) desde 1998. Além desse, também existe o curso de design de superfície oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também no Rio Grande do Sul.
Porém, se você deseja absorver o máximo de conteúdo no conforto de sua casa mesmo, sugerimos o Curso de Design de Estampas desenvolvido aqui pelo Estampa Web com o professor Marco Lang.
Ainda sobre o mercado…
No mercado de trabalho atual, soma pontos aquele designer que tem um diferencial para oferecer. A maioria dos clientes levam em consideração todo o esforço e dedicação de alguém que se especializou para garantir a melhor qualidade naquilo que oferece.
Este fator é muito importante, já que com isso se torna possível agregar valor às suas criações como designer de superfície.
Mas, muito importante: não basta apenas a certificação dos cursos. Absorver o conteúdo e saber como colocá-lo em prática é imprescindível, pois isso que fará o seu nome reconhecido, agregando, além de tudo, credibilidade ao seu currículo de especializações e principalmente, de serviços realizados.
Agora que você já sabe o que precisa para ser um designer de superfície, una isso a sua força de vontade e bora criar?