A cor é um dos elementos do design que precisam ser planejados para atingirmos resultados acima da média em nossas criações.
Por incrível que pareça muitas pessoas que se dizem designers profissionais de estampas neglicenciam a importância das cores, acreditando que coloração é uma simples questão de estilo e moda, se esquecendo dos significados das cores.
Significados das cores em suas estampas
A seguir um resumo do significado de cada uma das cores básicas:
- Vermelho: cuidado, alerta, paixão, atividade, excitação, coragem, energia, juventude, físico, pioneirismo, liderança, força de vontade, confiança, ambição, poder.
- Rosa: afeto, amor, calma, respeito, acolhimento, carinho, longo prazo, feminino, cuidado, assertividade, sensibilidade, alimentação, possibilidades, incondicional.
- Roxo: profundidade, criatividade, não convencional, original, estimulante, individualismo, riqueza, compaixão, distinção, respeitável, fantasia.
- Azul Marinho (escuro): confiança, ordem, lealdade, sinceridade, autoridade, comunicação, controle, responsabilidade, sucesso, calmaria.
- Verde: balanço, crescimento, santuário, natureza, equilíbrio, positividade, generosidade, clareza, prosperidade, segurança, dinheiro.
- Azul: espiritual, calmaria, perspectiva, conteúdo, controle, resgate, auto-suficiente, objetivos, consciência, aberto, ambição.
- Laranja: instinto, acolhimento, reação, otimismo, espontaneidade, extroversão, social, liberdade, impulso, motivação, calor, fogo, energia.
- Multicolorido: diversão, infantil, brincadeira, descontração, diversidade, sem preconceitos.
A psicologia das cores
O cérebro da diferentes significados para cada cor. O vermelho, por exemplo, é uma cor quente que remete a energia, excitação, coragem… porém ao mesmo tempo dependendo do contexto pode ser sinal de perigo e alerta.
Por esse motivo é que além de conhecermos o significado de cada uma das cores, é necessário estar consciente do contexto onde elas estão sendo usadas.
Vejo abaixo o gráfico com o Guia Emocional das Cores das Marcas:
Veja como cada marca tem uma espécie de personalidade que é reforçada pela sua coloração. Por exemplo a Coca-Cola com seu tradicional vermelho que remete a juventude e excitação. Imagine agora o mesmo logo da Coca-Cola em azul. Convenhamos que ele passaria uma mensagem totalmente diferente, mais voltada a calmaria e tranquilidade.
Observe também como marcas de alimentos e bebidas em sua maioria optam por cores quentes como vermelhos, laranjas e amarelos. Agora você entende o porquê disso.
Mas minhas estampas são multi coloridas, o que fazer?
Por mais coloridas que suas estampas sejam, o resultado final sempre terá uma cor predominante. Quando a estampa é localizada, o contexto onde ela está inserida é muito importante.
Já imaginou uma camiseta vermelha com uma estampa de um urso polar? Estranho né? Com azul fica bem melhor…
O significado de cada elemento da estampa também está diretamente relacionado com a cor. Veja este “panda guerrilheiro”… se trocássemos o vermelho por rosa, não mudaria totalmente o sentido da estampa?
E em estampas contínuas é a mesma coisa… ou aparece uma cor predominante como é o caso da cor verde desta capinha de celular:
…ou a estampa é realmente considerada multicolorida, como é o caso do logo do Google e do Ebay no exemplo das marcas que lhe dei.
Viu só a importância de planejar as cores de suas estampas? Se quiser aprender mais sobre design eu criei um curso chamado Design para Não Designers onde você aprende de forma leve e totalmente on-line os princípios do design e a aplicação dos mesmos, para que você através de um conjunto de vídeo aulas e exercícios práticos consiga desenvolver peças de design incríveis.
Fica o convite para você conhecer o curso e também para deixar abaixo o seu comentário sobre a importância das cores nas estampas.
Sem dúvida, as cores ajudam de mais, acredito que é a principal preocupação na hora de criar uma estampa! Obrigado pela matéria.
🙂