Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado

A ferramenta que vamos apresentar hoje é fundamental tanto para designers gráficos quanto para o usuário comum de computadores. Quem nunca se deparou com os tão famosos arquivos .CDR e não conseguiu abrir pois não tinha o Corel instalado? Aprenda aqui no Estampa Web a abrir arquivo .CDR sem Corel instalado!

Ao final deste tutorial você saberá:

  • Como converter arquivos do Corel sem ter nenhum editor de .CDR instalado;
  • Como ver o conteúdo de arquivos .CDR sem possuir o CorelDraw.

Para tanto, iremos mostrar 2 métodos diferentes, o primeiro totalmente online (sem precisar baixar programas) e o outro com um projeto conhecido como sK1 Project, que visa disponibilizar ferramentas opensource (grátis e com o código fonte aberto) para pré-impressão.

Você sabia? O formato CDR é o nativo do CorelDraw.

No site deles você encontrará diversos softwares gratuitos, todos bastante úteis principalmente para quem trabalha com design avançado.

Porém um deles em particular, o chamado UniConvertor, é uma solução completa para qualquer tipo de usuário que recebe um arquivo CDR e não possui o Corel para abri-lo.

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar...

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

Abrir arquivo Corel online – Método 1

No vídeo tutorial a seguir ensinamos a visualizar o conteúdo de arquivos do Corel (.cdr) sem precisa instalar nenhum program.

Usando software de conversão – Método 2

Outra opção é usar o UniConvertor. O passos do tutorial é:

  1. Escolher a versão correta do software UniConvertor;
  2. Fazer o download do programa;
  3. Abrir o CDR;
  4. Escolher o formato de saída (de preferência PDF);

Conhecendo o conversos UniConvertor de .CDR

O sK1 Project define o UniConvertor como um “tradutor universal de vetores gráficos“, que pode ser utilizado para converter uma grande quantidade de vetores (entre eles os principais do mercado, CDR e AI) para posteriormente abri-lós como PDF’s ou em softwares grátis de ilustração vetorial como Inkscape e Scribus.

Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado

Abrir CDR sem Corel instalado: como usar o UniConvertor

O primeiro passo é fazer o download do UniConvertor, que pode ser feito diretamente no site do sK1 Project. Lá você encontrará diversas versões para download. Se você usa Windows, deve baixar a versão do instalador que se encontra na tabela MS Windows 32bit ou MS Windows 64bit (caso seu sistema suporte). Caso você seja um usuário Linux, faça o download da versão mais compatível para seu sistema.

Depois de fazer o download, procure o arquivo e instale-o. É molezinha, basta selecionar onde você quer fazer a instalação e ficar clicando em NEXT até chegar ao final. Depois disso  você estará pronto para abrir arquivos do Corel sem precisar de nenhum software que abra .CDR.

Assim que você abrir o UniConvertor aparecerá a seguinte tela:

UniConvertor converter arquivo cdr corel

No campo File, é onde você irá colocar o caminho de seu arquivo .CDR que deseja converter. Para isso, clique nos botão “

Abrir .CDR sem ter Corel instalado

Selecione o arquivo que deseja converter e clique em ABRIR.

O próximo passo é escolher o formato de saída de seu arquivo, ou seja, em que extensão você deseja convertê-lo para abrir. O UniConvertor exporta para os formatos de arquivo AI, SVG, SK, SK1, CGM, WMF, PDF, PS. Você deve estar se perguntando para qual extensão exportar. Caso você não seja designer, e queira somente visualizar o que está neste arquivo, sugiro que exporte para PDF, que é uma extensão que seu computador deve abrir facilmente.

Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado

Agora clique em CONVERT e veja a mágica acontecer!

Depois de receber a mensagem de arquivo convertido, para onde ele vai? Você encontra seu arquivo PDF na mesma pasta do CDR… Veja na figura abaixo a conversão:

arquivo corel CDR convertido em PDF

Bacana, não?

Agora você pode visualizar seus arquivos CDR em computadores que não tem o Corel instalado.

Limitações

Nos testes que fizemos do UniConvertor encontramos duas limitações:

  • Em alguns arquivos os efeitos de cores, gradientes e contornos são perdidos ou alterados, o que pode ocasionar pequenas alterações no desenho original
  • Não foi possível converter arquivos gerados pelo CorelDraw X5. O erro que ocorre é este: erro de conversão no uniconvertorSe isso acontecer, sugiro que leia o seguinte artigo Converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel para aprender a converter um arquivo do Corel X5 para X4, e então, com a ajuda do UniConvertor, transformá-lo em PDF.

Se você sofre com a dura tarefa de conversão de vetores, pode ter certeza que não está sozinho no mundo! Muitos dos e-mails e comentários que recebemos aqui no site é referente à isso – mesmo de pessoas que trabalham profissionalmente com design gráfico.

Independentemente da ferramenta de desenho que você use, é fundamental saber lidar com diferentes formatos de arquivos.

Espero ter ajudado apresentando essa nova ferramenta que pode não ser a solução definitiva dos problemas porém é uma grande mão-na-roda.

Tem outra dica de como abrir arquivo CDR sem Corel instalado? Deixe nos comentários abaixo.

Review do leitor
Data
Opinião
Demorou um pouco mas consegui visualizar o conteúdo de um arquivo de Corel que um cliente me enviou. Muito obrigado equipe Estampaweb.
Nota
41star1star1star1stargray

33 comentários em “Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado”

  1. Instalei no Win 7 home premium mas não roda, dá a seguinte mensagem de erro:

    Script: C:\Program Files\sK1
    Project\UniConverot-1.1,5\uniconvw.vbs
    Linha: 21
    Caract.: 1
    Erro: O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
    Código: 80070002
    Origem: (null)

    Já tentei baixar novamente e reiinstalar mas dá o mesmo erro.

    Se puder ajudar, agradeço.

    Responder
    • Paulo,
      Vá ate a pasta onde você instalou o produto e execute por lá.

      O meu havia dado o mesmo problema e desa forma que informei funciona.

      Abraços,
      Cleber

      Responder
    • Não sei se é essa a solução do problema, porém funcionou comigo. Eu desinstalei o programa e reinstalei alterando as configurações de compatibilidade para uma versão anterior. E funcionou.

      Responder
  2. Companheiros, consegui abrir facilmente um arquivo .cdr (sem o Corel Draw) usando o LibreOffice Draw.
    Tentei antes instalar o UniConvertor, mas ele não rodou no meu PC.
    Tentei, também, abrir no Inkscape, mas ele só abriu a primeira página do documento.
    O LibreOffice me salvou!

    Responder
  3. É normal a demora para converter o arquivo? Faz uma meia hora que iniciei o processo e a barrinha de progresso está paralizada no início.

    Responder
    • Lenilda, esses arquivos desses gêneros (jef,dst,pes), são de bordados não é? Para conseguir visualizá-los na forma mais realista, é bom que use o Wilcom TrueSizer, que é específico para arquivos de máquinas de bordado. No programa você consegue ver os bordados em forma de linha…
      Espero ter ajudado, abraços.

      Responder

Deixe um comentário