Plotter de recorte – o que é, aplicações e principais marcas


Para quem não conhece, plotter de recorte é uma “impressora”, ou melhor, uma máquina parecida com uma impressora que é dotada de uma lâmina que corta o papel no formato de seu desenho no computador.

As aplicações são muitas, como por exemplo:

  • Criar adesivos;
  • Recortar tecidos para aplicações diversas;
  • Recortar estampas para camisetas;
  • Fabricar placas em PVC para sinalização;
  • Confecção de brinder;
  • Etc.

Veja no vídeo abaixo uma plotter de recorte em ação, fazendo um adesivo em vinil:

* Créditos pelo vídeo para o canal do Celo Silva no Youtube.

Como você pode ver no vídeo acima, diferente de uma impressora comum que possui uma cabeça de impressão ou toner que transfere a imagem da tela do computador para o papel, a plotter de recorte possui uma lamina ou faca que ao invés de imprimir recorta as formas no papel. Portanto não é possível, com o uso de um equipamento com esse imprimir um desenho.

Limitações e usos da plotter de recorte

Você deve estar se perguntando, ” se a plotter de recorte não imprime, como são feitos os adesivos coloridos, por exemplo?”. Muito simples! Basta primeiramente imprimir o desenho em uma impressora jato de tinta ou laser comum, depois levar a folha a plotter de recorte e recortar o contorno do desenho (no vídeo mais adiante você pode ver uma plotter da GCC fazendo isso).

Plotter de recorte da GCC
Plotter de recorte da GCC

Pelo sua versatilidade, esse tipo de máquina é usada em diversos tipos de empresas:

  • empresas de sinalização;
  • agências de comunicação visual;
  • serigrafias;
  • indústria têxtil;
  • indústria de vidros;
  • indústrias de brindes promocionais.

Principais fabricantes

A maioria das plotters de recorte é de origem chinesa e existem diversas empresas fabricantes desse tipo de máquina no mercado. Dentre as quais, podemos destacar a Roland, GCC, Graphtec, Mimak e Foison.

Foison Digicor

Graphtec

GCC Expert 24 LX

* para conhecer mais sobre a plotter CGG Expert 24 clique aqui.

Roland Camm-jet CJ-70

Existem também algumas máquinas de fabricação brasileira de excelente qualidade… muitas delas inclusive usam peças de marcas como Roland.

Diferentes tamanhos

Atualmente é possível encontrar plotters de recorte de todos os tamanhos, desde gigantes de mais de 1 metro de boca como a Roland Camm-jet CJ 70 que você pode ver no vídeo anterior, até máquinas que parecem impressoras domésticas, como a GCC Expert 24 LX, com sua boca de 60 centímetros.

Mimak principais marcas plotters de recortes

Quanto custa e onde comprar uma boa plotter de recorte

Atualmente é possível encontrar boas máquinas por preços bem acessíveis, como é o caso das pequenas GCC Expert 24, que custam entre R$ 2500,00 e R$ 3000,00. Já plotters com bocas maiores são mais caras.

Existem muitas empresas que vendem plotters de recorte, como, por exemplo a Akad e a Digicor. Faça uma pesquisa na internet que você conseguirá fazer uma boa pechincha de preços. Tente também o Mercado Livre, onde é possível encontrar máquinas usadas a um preço bastante acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *