Impressora que pode imprimir tinta branca – Plotter Epson 4880


Navegando pelo site da F1 Suprimentos para ver as novidades e preços no mercado de impressoras para sublimação, me deparei com as plotters 4880 e 4880w. Ambas fabricadas pela Epson, são impressoras que prometem imprimir diretamente em tecidos e malhas.

Diferente do processo de sublimação, onde primeiramente se imprime a folha que depois é transferida com auxilio da prensa térmica para a camiseta (ou demais peça pronta), com essas impressoras você elimina o processo de prensagem, pois imprime no tecido como se estivesse imprimindo em papel.

O maior benefício ainda vi na Epson 4880w, que vem com um cartucho que pode imprimir tinta branca. Quem trabalha com sublimação sabe o sufoco que é pode estampar somente malhas claras… talvez por isso que até hoje o processo de serigrafia (silk-screen) não pode ser substituído integralmente por processos digitais.

Benefícios de uma impressora que imprime tinta branca

Bom, se você tem qualquer tipo de experiência com sublimação já deve ter sentido falta de conseguir fazer o famoso “fundo branco”. A imensa maioria das impressoras vem com os famosos cartuchos CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) que não inclui tinta branca, pois o branco é o fundo do papel.

Porém quando você quer imprimir em um material de outra cor qualquer, é impossível usar a cor branca. Já tentou imprimir um desenho colorido em uma folha vermelha na impressora de seu escritório ou casa? Caso sim, deve ter ficado uma “droga”, para não dizer coisa pior.

Com essa Epson 4880w quando os clientes chegarem com materiais escuros para imprimir, será possível executar o serviço, antes somente viável com outras técnicas de estamparia mais caras e que exigem uma maior escala.

camiseta preta estampada com tinta branca
Exemplo de camiseta preta estampada com tinta branca retirado do site da F1 Suprimentos.

Características técnicas da 4880w

Seguem abaixo as especificações da impressora:

  • Plotter com 4 cores + cartuchos de tinta Branca;
  • Área de Impressão: 43 cm x 60 cm;
  • Kit de impressão plana – Mesa em vidro para encaixe da camiseta, com travas para perfeito alinhamento da camiseta para impressão.
  • Ajuste automático da prancha plana com sensores de posição;
  • Abertura máxima de 2 cm de altura;
  • Kit 8 cartuchos com 100 ml de tinta textil (4 cartuchos com as cores primárias – CMYK e 4 cartuchos com tinta na cor branca)
  • Reseter de tanque de limpeza;

Essa impressora funciona mesmo?

impressora que pode imprimir tinta branca

Jamais vi essa impressora trabalhando “ao vivo”. Procurei em outras lojas aqui no Rio Grande do Sul e ninguém tem a versão com tinta branca para vender. Por causa disso, acabei chegando a conclusão de que essa Epson que imprime tinta branca é uma exclusividade da F1.

Originalmente a máquina vem com o CMYK duplicado, o famoso UltraChrome K3 com tecnologia Vivid Magenta. Acredito que o que o pessoal da F1 fez foi provavelmente deixar o CMKY no lado esquerdo e os cartuchos do lado esquerdo substituir por tinta branca – conforme é possível ver na foto acima. Esse provavelmente seja o motivo de somente eles venderem essa máquina com branco.

Como não vi a impressora pessoalmente ainda, não tenho como saber se ela realmente funciona, qual a resolução, qualidade e durabilidade da estampa. Se você conhece a máquina, favor deixe seu depoimento nos comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *