Estampar uma camiseta é uma tarefa que pode parecer simples para o leigo, porém quando a pessoa tenta executar vê que o número de variáveis impacta forte na qualidade e no preço do produto.
Escrevi este texto justamente para trazer luz sobre esse assunto e te ajudar a estampar suas camisetas da melhor forma.
Vou mostrar como é possível desde estampar somente uma camiseta na sua casa mesmo (unitárias), até como estampar milhares de camisetas (tiragens pequenas e grandes) em fábricas especializadas nas mais diferentes técnicas de estamparia.
Para começarmos, deixa eu abrir seus olhos para algo que muita gente ignora:
Quais os tipos de camisetas?
É preciso deixar claro que não existe somente um tipo de camiseta. Até porque camiseta é uma categoria de produtos, e não um item específico.
A variação de modelagem quase não interfere em como estampar uma camiseta, porém a variação de malhas sim.
Existem camisetas compostas por algodão, poliéster, viscose, poliamida… além das mistas como algodão com elastano, poliéster com viscose, algodão com poliéster, etc.
Mas e as camisetas dryfit, malha do futuro, malha ecológica, etc?
Esses nomes bonitinhos são dados pela indústria para agregar valor às peças, porém o que importa mesmo é a composição das malhas e tecidos.
“Você como designer de estampas ou designer de camisetas tem a obrigação de saber a composição – não o nome – da malha que será usada na camiseta que está desenvolvendo.”
“Você como designer de estampas ou designer de camisetas tem a obrigação de saber a composição – não o nome – da malha que será usada na camiseta que está desenvolvendo.”
Marco Lang
Mais adiante aqui neste artigo vou te mostrar como a composição da malha impacta diretamente em como estampar a camiseta.
Como é a arte da camiseta?
Outro fator que vai impactar fortemente em como estampar sua camiseta é a arte.
As características dela que vão ditar o processo produtivo (técnica de estamparia) que precisará ser usado.
As camisetas a seguir, por exemplo, pode ser facilmente estampadas em serigrafia simples (tarjada):
Já as próximas artes precisam de reticulação ou alguma técnica digital de estamparia para camisetas (DTG):
Inclusive escrevi um artigo onde ensino como criar estampas para camisetas… sugiro que leia após este.
Qual tiragem você vai estampar sua camiseta?
Entenda tiragem ou escala como a quantidade de peças que você fará de uma vez.
Você vai estampar 1 camiseta só? Vai estampar 20? Vai estampar 1000?
A tiragem determina qual forma de estampar será a mais vantajosa em relação ao custo.
Por exemplo, para fazer 1 camisetas em serigrafia indexada você gasta em torno de 10 vezes mais do que fazer a mesma peça em DTG.
Então deixa eu te falar sobre a melhor forma de estampar sua criação...
Como estampar camisetas com a técnica correta?
Agora que você sabe que para estampar uma camiseta precisa levar em consideração a malha, arte e tiragem, vamos brevemente analisar quando você pode usar cada técnica produtiva.
Lembrando que esse assunto é bastante técnico e rende por si só outro artigo, então caso deseje se tornar um profissional das estampas recomendo o curso Design de Estampas da nossa escola.
De forma resumida:
Para tiragens sob demanda
Para estampar camisetas de uma em uma – sistema conhecido como POD, ou print-on-demand, ou ainda sob demanda – você pode usar técnicas de estamparia como DTG (digital), sublimação, transfers e termocolantes.
Com DTG você consegue imprimir principalmente em algodão (apesar de existirem algumas máquinas e técnicas que permitem adaptar para poliéster) artes de todos os tipos e níveis de detalhamento.
Já com a sublimação você fica preso ao poliéster ou ao uso de técnicas complementares como OBM e outros termocolantes que deixam a desejar no quesito qualidade.
O mesmo pode-se dizer dos transfers que apesar de estampar camisetas de diversas composições trazem uma qualidade inferior, principalmente no quesito durabilidade.
Tiragens pequenas ou médias de camisetas estampadas
Para estampar camisetas em lotes pequenos ou médios (de 10 a 100 peças) a tradicional serigrafia já começa a ser viável.
Também conhecida como silk screen, a técnica tem como principal vantagem ao meu ver a sua capacidade de estampar qualquer tipo de malha e tecido.
Com serigrafia você consegue ainda abranger um número grande de artes de todos os tipos e níveis de detalhamento, conseguindo inclusive efeitos de textura como relevos e metalizados.
Como o silk screen exige a gravação de matrizes o custo é diretamente proporcional a tiragem. Por isso que o valor unitário que você vai pagar para estampar 10 camisetas é mais alto do que o valor que irá pagar para 50 unidades.
O DTG, sublimação, transfers e termocolantes também são interessantes para pequenos e médios lotes, observando sempre as limitações de cada técnica conforme mencionado acima.
Como estampar camisetas em grandes tiragens
Produzir lotes grandes de camisetas estampadas é comum em muitos tipos de negócios.
Por exemplo, uma grande rede de lojas que fabrica 1000 camisetas iguais para abastecer suas filiais.
Ou mesmo um grande evento que vai distribuir 5000 camisetas para seus convidados.
No caso das grandes tiragens a serigrafia costuma ser imbatível na maioria dos casos, principalmente a feita por empresas que possuem carrossel de impressão.
Outra técnica muito usada para estampar grandes lotes de camisetas é a sublimação. Como exemplo podemos citar as camisetas de carnaval que em sua maioria são sublimadas.
E estampar camisetas em casa?
Recebo muitas mensagens de pessoas pedindo como estampar uma camiseta em casa sem equipamentos, e sendo bem sincero com você, saiba que não existe uma forma realmente boa e de qualidade de fazer isso.
Se você procurar no Youtube verá alguns vídeos de pessoas ensinando a aplicar transfers ou termo colantes com ferro de passar roupa, mas é tudo muito amador.
Como esse tipo de estampa costuma apresentar defeito já na primeira lavagem, não recomendo que você tente estampar uma camiseta em casa sem nenhuma estrutura. Gaste um pouco mais e invista em qualidade.
Conclusão
Como você pode ver, fazer o design de uma camiseta é algo que exige muito mais do que saber abrir um programa de desenho no computador.
Conforme ensino a meus alunos no curso Design de Estampas (clique para conhecer), todo desenvolvimento de uma camiseta deve ser encarado como um PROJETO.
E todo projeto é composto por diversas fases como planejamento, concepção, execução…
Espero que você tenha curtido esse texto e principalmente entendido como estampar suas camisetas. E fica ainda meu convite para você participar do curso Design de Estampas, onde vou te ensinar tudo sobre o mundo das estampas e te transformar em profissional em 30 dias.