A tecnologia digital tem sido cada vez mais determinante para a competitividade do setor industrial têxtil. Tanto que a área de estamparia conta com uma importante aliada: a impressão digital direta para vestuário, também chamada de impressão DTG, Silk Digital, Serigrafia Digital ou ainda estamparia digital direta.
[wbcr_html_snippet]: PHP snippets error (not passed the snippet ID)A estamparia digital é forte tendência no mercado. No último ano foi registrado um crescimento enorme nesse mercado se comparado o ano anterior, comprovando o enorme potencial desse segmento.
O que é a Estamparia Digital Direta?
A impressão digital direta DTG (“Direct to Garment”) é um processo de impressão em tecidos e roupas que utiliza a tecnologia de jato de tinta especializada ou modificada. A peça de vestuário ou rolo de tecido passa sob a cabeça de impressão do equipamento, onde a tinta é lançada em alta resolução diretamente nas fibras do tecido.
Você sabia? O termo inglês “Direct to Garment” significa direto ao vestuário.
Em outras palavras, você pode estampar qualquer imagem diretamente na peça acabada, uma camiseta, por exemplo, e sem limite de cores.
Principais vantagens da impressão digital DTG
A principal vantagem da impressão direta para vestuário é a capacidade de produzir lançamentos únicos e de produção pequena sem os custos de instalação associados a outros métodos, como a serigrafia.
Outro diferencial é a possibilidade de estampar tanto peças de algodão quanto de poliéster e dry fit (poliamida). O que por si só já é um grande avanço, se considerarmos que a técnica de impressão por sublimação exige 100% de poliéster na composição do tecido para alcançar qualidade total no produto final.
Além disso, você também pode estampar tecidos escuros, pois as impressoras DTG conseguem imprimir tinta branca.
O resultado final é excelente em termos de definição, cor, tato e durabilidade. O processo de impressão é rápido, envolve pouco trabalho e poucos consumíveis.
O processo de produção DTG
Apesar de inúmeras vantagens da impressão digital, é fundamental atenção total quanto à qualidade do pré-tratamento, do ambiente e do tipo de camisa que será estampada.
O vídeo acima mostra todo o processo de produção DTG. Não deixe de assisti-lo.
Pré-tratamento
Há duas formas de realizar o pré-tratamento: o offline e o inline.
O processo offline é geralmente aplicado ao usar tinta branca em camisetas escuras e requer mais trabalho manual que o inline. Você ou um operador irá aplicar o pré-tratamento na camiseta, secá-la e carregá-la na impressora.
Após espirrar o spray na prensa térmica (o mais comum) ou transferi-lo por meio de papel, você vai prensar a camiseta por 30 a 45 segundos ou curar por meio de um transportador. Caso o pré-tratamento não for uniforme na área de impressão, o resultado será comprometido.
Um detalhe importante é quando aparece um contorno quadrado na camiseta depois da prensagem, ele desaparece após a primeira lavagem.
Já no processo inline, basta inserir a camisa na máquina, pois ela irá realizar tanto o pré-tratamento quanto a impressão. Mas tome o cuidado de borrifar o spray uniformemente.
Por não ser preciso contratar operador, o custo de pré-tratar diminui e o material de pré-tratamento inline evapora totalmente no processo de cura, não sendo necessário a lavagem da camisa. No entanto, leve em conta a instalação de um secador que tenha maior capacidade para evaporar o pré-tratamento e a tinta após a impressão.
Para facilitar sua compreensão, assista ao vídeo que mostra as etapas da produção, desde o pré-tratamento até a impressão.
Ambiente
Em relação a umidade do ambiente onde se encontra sua máquina DTG, é necessário manter uma porcentagem de 45% a 70% para obter resultados de qualidade. A umidade afeta as impressoras com cabeças que disparam gotas de tinta menores (menor picolitro).
A temperatura também influencia no disparo de tintas. A tinta é à base d’água e não pode variar durante a impressão. Impressoras DTG também terão problema de qualidade quando as temperaturas na área de trabalho não forem controladas principalmente no verão.
Outra precaução a ser tomada, é posicionar a impressora longe de portas e áreas sujas e de grande tráfego de pessoas, a fim de evitar a contaminação do equipamento.
Tipo de camisa
Apesar de o pré-tratamento ajudar a manter a cor da tinta sobre as fibras do tecido, essa absorção varia de acordo com a marca e o fabricante. Portanto, evite trocar muito de fornecedores e estabeleça parâmetros bem definidos. Não esqueça também de verificar com seus fornecedores as configurações adequadas de pré-tratamento.
Equipamentos necessários para estamparia digital direta
A impressora que você irá adquirir será de acordo com o material que você optar em trabalhar. Se for personalizar camiseta ou tecidos na cor branca, uma impressora de quatro cores (Ciano, Magenta, Amarela e Preta) é suficiente.
Agora, se você pretende estampar tecidos escuros ou coloridos, o ideal é utilizar um equipamento de seis cores.
Veja a lista de materiais necessários para começar seu negócio de silk digital.
- Impressora com ou sem a cor branca.
- Tinta têxtil (Ciano, Magenta, Amarelo, Preto e Branco).
- Solução/spray para o pré-tratamento.
- Prensa térmica ou câmara de cura.
- Kit de limpeza para o cabeçote da impressora.
Tintas para impressora DTG
As imagens são impressas por uma tinta especial, específica para tecidos de algodão com pigmento à base d’água.
O gasto médio de tinta numa impressão em camisa branca é de 15 ml por m² de CMYK, e para outras cores de camisetas, 25 ml por m² de tinta branca e 15 ml por m² de CMYK. O valor do custo da produção de estampas em camisetas coloridas geralmente é o dobro da camisa branca.
As tintas têxteis são vendidas tanto em litro quanto fracionadas e o software RIP também tem fácil regulagem da densidade da tinta branca.
A título de curiosidade veja o abastecimento de tinta de um cartucho de DTG da marca AnaJet (esse processo pode varia de máquina para máquina):
Preços e custos do Silk Digital
A estamparia digital direta DTG é considerada por muitos a melhor técnica de estamparia. A qualidade do produto final é muito elevada, além de ter uma produção rápida e de fácil manuseio.
Essas características acabam elevando também o custo do silk digital. Uma impressora de pequeno porte pode custar até R$ 80 mil reais.
A impressão de cada camiseta varia em torno de 1 a 2 reais em camisas de tecido cor branca (contando somente custo direto como tinta).
Principais marcas de máquinas DTG
Devido ao alto investimento na compra de uma impressora DTG, é extremamente importante você pesquisar por uma marca que tenha credibilidade no mercado e que invista em pesquisa e inovação na área.
Outra questão é a certeza de o seu fornecedor oferecer excelência no suporte técnico com equipe especializada (por mais que cuide de sua máquina você terá sim custos com manutenção).
Na dúvida de qual a melhor máquina para adquirir, há marcas no mercado específicas para impressão digital e outras que também começaram a investir nessa tecnologia.
Dentre as principais marcas estão:
- Epson;
- Kornit;
- DTG Digital;
- Brother;
- Anajet.
Clique no link e acompanhe o vídeo que apresenta a impressora EPSON SureColor F2000.
Considerações finais sobre DTG
A impressão digital direta DTG certamente é um grande avanço no mercado de estamparia, porém, talvez esse ainda não seja o melhor caminho para quem está iniciando o negócio próprio com pouco capital para investir numa impressora DTG.
Como alternativa, é possível fazer um investimento muito menor e ainda ter um bom acabamento com filmes de recorte para impressão digital e sublimação.
Esse serviço também pode ser terceirizado com empresas que possuem máquinas de grande formato e que além de imprimirem a estampa, também entregam o material recortado.
Ainda assim, acredito que em pouco tempo a estamparia digital direta será disseminada em solo brasileiro, pois os avanços tecnológicos são cada vez mais rápidos no mundo contemporâneo em que vivemos. E quanto maior a oferta de impressoras DTG, menor será o seu preço.
Então, o negócio é cruzar os dedos e torcer!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário, sugestão, dúvida e até a próxima matéria.
Gostaria de saber valor
Gostaria de saber o valor e até em quantas vezes posso parcelar?
Gostaria de saber quem presta esse serviço em São Paulo ou em Vitória ?
Gostei demais do vídeo. Ele atende as minhas necessidades, porém gostaria de saber , quem usa essa te cnologia e presta serviços a terceiros!!!
Obrigada
Ana
Quero saber o Preço e quanto posso pagar em prestações!!
Ola gostrai de saber uem faz esse serviço em camisetas, chinelos, no RJ
Boa noite!
Quanto custa essa belezinha??
Bom dia gostaria de saber valores desde já agradeço
Gostaria de saber o valor gt 381
MUITO BOM,ESSA DIVULGAÇÃO QUE ENSINA COM DETALHES ESSA GRANDE NOVIDADES PARA AQUELES QUE GOSTAM DE IMPRESSÃO EM CAMISETAS…ADOREI!!!
Olá. Ótimas informações.
Tem indicação de alguém que faça manutenção em uma poliprint em SP?
Olá, ótima matéria.
Gostaria de saber se é possível fazer estampas como estas em tamanhos maiores q um A3 q é o máximo q tenho encontrado no mercado. Para q a arte vaze para as mangas, ou possa fazer uma arte maior para um vestido de algodão por ex. Existe empresas q trabalham com DTG em grandes formatos? Obrigada desde já.
Gostei do Vídeo ,e o que ela proporciona financeiramente , gostaria de saber o valor e condições de pagamento.
Olá, gostaria de saber se conhece alguém que faça manutenção nessas impressoras têxtil, adquiri uma usada da Brother gt541 e preciso de um técnico para avaliá-la e fazer a limpeza.
gostaria de saber o preço da maquina de impressao digital direto do computador ,
Olá! Gostaria de saber o valor!
Gostaria de saber o valor da Epson Estamparia Digital Direta (DTG) –
Gostaria de saber quem trabalha com esse serviço para terceiros?
Gostaria de saber quem trabalha com esse serviço para terceiros no Estado da Bahia?