Como importar arquivos CDR do CorelDraw no Illustrator, segundo a Adobe

O manual abaixo foi retirado do site oficial do Illustrator em língua inglesa, por isso acredito ser a resposta definitiva a seus problemas de trabalhar com arquivos CDR no Adobe Illustrator.

Quando você traz arquivos do CorelDRAW para o Illustrator, a diferença nos formatos CDR e AI afeta a forma como seu trabalho será aberto no Illustrator. Neste manual vamos apresentar diferentes formatos que você pode utilizar para mover arquivos do CorelDraw para o Illustrator, e os benefícios de cada um. Depois que conseguir abrir seu arquivo CDR no Illustrator, pode salvá-lo ou exportá-lo em diversos formatos.

Qual o melhor formato para importar meus arquivos CDR do Corel Draw no Adobe Illustrator?

Isto depende do tipo de ilustração e se você pretende editar o texto no arquivo.

UPDATE: não deixe de ler nosso artigo Abrir arquivos CDR, AI e EPS no CorelDraw e Adobe Illustrator.

Cada método tem seus prós e contras, especialmente quando se trata de textos e múltiplas páginas. Para uma comparação lado a lado de formatos veja a tabela abaixo:

Atributos do arquivoArquivo .CDR salvo como CorelDRAW 10Arquivo exportado como .EPSArquivo publicado como .PDFArquivo salvo ou exportado como .AI (Illustrator)
TextoO texto permanece intacto e editável, porém as informações de kerning são perdidas e pode ocorrer refluxo do texto.A aparência do texto é mantida, porém pode ser quebrado em blocos menores, o que reduz a capacidade de edição.A aparência do texto é mantida, porém pode ser quebrado em blocos menores, o que reduz a capacidade de edição.Texto tem a aparência mantida, porém todos os caracteres são convertidos em contornos, o que o torna não editável.
Múltiplas páginasSomente a primeira página será importada no Illustrator. As demais devem ser separadas e importadas individualmente.Cada página é exportada separadamente, possibilitando a sua abertura individual no Illustrator.O Illustrator apresenta uma tela com previews de cada página para que você escolha a que preferir.O CorelDraw exporta somente a página ativa.
GradientesGradientes lineares e radiais são mantidos e editáveis. Os demais gradientes serão rastrerizados.Todos os gradientes serão rastrerizados e a aparência é mantida. O número de passos utilizados no gradiente pode não ser suficiente para uma reprodução de qualidade.Os lineares e radiais são convertidos em objetos não nativos do Illustrator. Todos os demais mantém seu aspecto.Gradientes lineares e radiais são mantidos e editáveis. Os demais gradientes serão rastrerizados.
BlendsBlends são mantidos e convertidos em Live Blends.Blends são mantidos, mas cada etapa é quebrada em um objeto individual.Blends são mantidos, mas cada etapa é quebrada em um objeto individual.Blends são mantidos, mas cada etapa é quebrada em um objeto individual.
CoresTodas as cores são importadas. As Spot Colors são todas perdidas e os objetos preenchidos com elas ficam pretos.Todas são importadas e mantidas.Todas são importadas e mantidas.Todas são importadas e mantidas.
  • CorelDraw 10 – O Illustrator consegue abrir arquivos nativos do CorelDRAW 10. Caso você utilize outra versão, por exemplo, CorelDRAW X3, deve antes de mais nada salvar seu arquivo no formato CorelDraw 10. Para isso, vá em Arquivo > Salvar Como e selecione Versão 10.0 no menu que aparece logo acima do botão salvar, depois clique em SALVAR.
  • Encapsulated PostScript – O Illustrator abre arquivos Encapsulated PostScript (EPS) criados no CorelDRAW. Para exportar um arquivo de Corel em EPS vá em Arquivo > Exportar e escolha como formato EPS – Encapsulated PostScript.
  • PDF – Para criar um PDF no CorelDRAW, basta ir em Arquivo > Publicar em PDF (Publish to PDF)
  • Illustrator – O Corel consegue salvar arquivos no formato Illustrator (AI), que podem ser abertos diretamente no Illustrator. Para isso, vá em Arquivo > Salvar Como e selecione Adobe Illustrator na caixa de formatos.

Conclusão: o que vai determinar qual é o melhor formato para você exportar seus arquivos de CorelDRAW para Illustrator são os atributos de cada arquivo. Por exemplo, se a edição do texto for extremamente importante em certo arquivo, salve em CorelDRAW 10 e abra no Illustrator.

1 comentário em “Como importar arquivos CDR do CorelDraw no Illustrator, segundo a Adobe”

Deixe um comentário