Conheça a profissão Designer de Estampas

Sabia que você não precisa ser um artista profissional para ser um designer de estampas? É incrível o número de pessoas  que me pedem se é fundamental saber desenhar para se tornarem designers. Minha resposta é sempre a mesma: com as ferramentas e o treinamento correto qualquer pessoa, independente de suas habilidades artísticas, pode se tornar um designer profissional de estampas.

Talento artístico não importa?

Não sou hipócrita para dizer que habilidades artísticas são totalmente dispensáveis para um designer, pois sei que elas ajudam sim, e muito em determinados tipos de serviços, principalmente nos que exigem maiores graus de inovação e criatividade como é o caso da moda, por exemplo.

Já para desenhar estampas institucionais (logos, promocionais, brindes, etc.) ou trabalhar com licenciamento de personagens e outras marcas, talento artístico não se torna um diferencial tão grande.

Porém não confunda saber desenhar com criatividade!

A criatividade é fundamental sim para um designer de estampas, pois é um único diferencial de seu trabalho em relação ao trabalho de milhares de outros designers. Porém se você não se considera criativo, não entre em pânico. Saiba que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e que inclusive os bons cursos de Design de Estampas vão aflorar sua habilidade de criação.

Quando posso me considerar um designer de estampas?

Ilusão é pensar que somente o fato de saber usar o Corel ou Illustrator torna você um designer de estampas. Fazer ilustrações vetoriais e edições de bitmaps pode até possibilitar você a criar estampas na tela do computador, de forma simulada. Porém existe um enorme vão entre isso e colocar este desenho em uma camiseta, caneca, tecido, etc.

designer de estampas

Você pode se considerar um designer de estampas somente quando:

  • Souber criar os mais diferentes tipos de artes para estampas corridas e localizadas;
  • Dominar as técnicas avançadas de ilustração vetorial e edição de bitmaps;
  • Criar croquis e mockups fiéis à arte final;
  • Separar cores tanto de vetores quanto de bitmaps;
  • Conhecer as diferentes técnicas de estamparia existentes.

Não sabe alguma dessas coisas? É sinal que você precisa estudar mais…

Onde estudar para ser designer de estampas?

Fazer uma faculdade de moda ou design gráfico costuma não ser o suficiente para formar um profissional completo no design de estampas. Apesar de esses cursos serem muito importantes para sua carreira, possivelmente você precisará ter contato com profissionais experientes para aprender todo o necessário, e você consegue isso de 2 formas:

  • Arrumando um estágio ou emprego na área, aonde um profissional experiente vai lhe ensinar a profissão;
  • Fazendo um curso com profissionais habilitados;

Como conseguir um emprego ou estágio na área não tendo nenhuma experiência é tarefa quase impossível, a maioria das pessoas que querem se tornar designers de estampa optam pela Opção 2, ou seja, um curso Profissional.

Esses cursos são raríssimos no Brasil, e encontrados somente em grandes polos. Porém com as possibilidades abertas pela Internet foi possível criarmos um curso Profissional de Design de Estampas que você pode fazer onde e quando quiser totalmente on-line.

Curso online de design de estampas

Esse curso que criamos ensina a você tudo que um designer profissional precisa saber. São mais de 40 horas de aulas e exercícios práticos divididos em seis diferentes módulos:

Design  de estampas

  • Módulo 1: você verá como o curso funciona terá dicas de ouro para que você tenha sucesso como Designer de estampas profissional. Será apresentado todo o material de estudo e como o curso é organizado, além da contextualização e conceituação do Design de Estampas.
  • Módulo 2: você aprenderá todas as técnicas da ilustração no design de estampas utilizando o softwares CorelDraw.
  • Módulo 3: é ensinada a edição de imagens para o uso em estampas, usando o programa Photoshop. Além disso aprenderá como usar o CorelDraw e o Photoshop de forma combinada para turbinar suas criações.
  • Módulo 4: Neste ponto do curso você já estará dominando toda a parte criativa do design de estampas. Portanto chega a hora de você preparar sua estampa para impressão. Você vai aprender como funciona a separação de cores e finalizar suas artes para enviar para produção.
  • Módulo 5: O quinto módulo é dedicado ao material relacionado especificamente à sublimação. Nele você irá aprender a montar sua própria produção de produtos sublimados, conhecendo os insumos e maquinário necessário. Além disso contará com uma lista completa dos melhores fornecedores de produtos para sublimação e dicas exclusivas que você não encontrará em nenhum outro curso na internet.
  • Módulo 6: O módulo seis é dedicado inteiramente ao design de estampas para serigrafia (silk screen). Neste módulo você irá aprender como montar sua própria serigrafia, além de contar com uma lista dos melhores fornecedores do Brasil. Aprenderá ainda a preparar, separar as cores e reticular suas estampas para estampar em quadricromia (CMYK), processo simulado, tarjado e indexado.

O curso Profissional Design de Estampas ainda pode certifica-lo como profissional habilitado. O aluno que quiser receber um Certificado de conclusão terá que passar por um teste de aptidão demonstrando proficiência no design de estampas. Os alunos que conseguem esse Certificado tem uma poderosa ferramenta na mão para enriquecer seu curriculum e usar como créditos complementares no Ensino Superior.

Conclusão

A profissão de designer de estampas é muito gratificante e recompensadora do ponto de vista financeiro, desde que exercida com profissionalismo e competência. O mercado é enorme, basta você dar uma olhada na quantidade de produtos que levam algum tipo de estampa.

Se você deseja se tornar um designer profissional de estampas clique aqui e conheça mais sobre o curso.

18 thoughts on “Conheça a profissão Designer de Estampas

  1. Oi, tenho uma impressora canon pixma mp140, teria como usar ela para fazer estampas com papel transfer tecido 100% algodão ?

    • Olá Tiago… se você conseguir colocar tinta pigmentada nela com certeza pode usar. Da uma olhada no manual ou no site da fabricante… acredito que vai achar lá.
      ABRAÇO

  2. Não concordo quado se diz que dom artístico é relevante… Mas você pode treinar essa parte sim. Dom não é algo natural… É algo que se vem com treino e dedicação.
    Bem, só passei para dizer isso, e que a 6 meses eu descobri que sou um designer de camisetas também.
    Eu desenho no photoshop e illustrator, e trabalho com dtg e tercerizo sublimação.
    Para quem quiser se aventurar no ramo, aconselho buscar um filão, se especializar em uma área.

  3. Para fazer o curso, quais os materiais necessários? Tipo de máquina (computador) programas que tenho que comprar, assinar? Mesa digital??

    Grata,

  4. Olá…acabei de me formar em design gráfico, amo diversas áreas como ilustração, pintura digital, motion, engenharia da imagem e agora estou me apaixonado por estamparia. Eu tenho duas dúvidas em relação ao tema.
    – Como conseguir entrar em contato com o mercado? Como mostrar o meu trabalho de estampa para que ela seja visto ou comprando por alguma empresa?

    – Gostaria de criar estampas para tecido, como faço isso? EU só conheço estampa para camiseta, mas eu gostaria de fazer um “rolo de tecido estampado” (n sei se é assim que se chama).

    No meu trabalho estou com uma nova tarefa, estamos começando a pensar em abrir uma marca para venda de roupas e eu serei a designer das estampas, por isso quero muito me aprofundar no assunto. Estou acompanhando o mini curso de estampa.

    Abraços

  5. Bom dia,

    Antes de começar, preciso organizar algumas ideias, gostaria de saber qual tecido é melhor (top) algodão ou poliester (na sua opinião)?
    E, se você sabe me dizer que tecido é esse, desse site: http://www.carmensitas.com.br/produto/1835640/
    para saber se é impressão é sublimática ou a laser
    e que tipo de programa pode ser usado para criar estampas neste estilo?

    Obrigada
    🙂

  6. Gostaria de um profissional para estampar minha camisetas, com tema de pesca esportiva
    Estou a procura de um profissional alguém pode me indicar???

  7. Olá!
    Existe algum curso específico para estampa de papéis? ou o seu curso também contempla isso? Interesso-me pelas estampas de scrap…. aqueles papeis usados para scrapbooking. Grata.

  8. Boa tarde, existem milhares de Corelseiros e Ilustreiros , as falcudades se tornaram industrias de carregação formando milhares de zé ruélas e chupadores de idéias que roubam na internet, destrindo uma profissão que aqui no Brasil nunca houve reconhecimento, vejo muitos anúncios de Designer , KkkKKKKKKKK…Que se formaram na Estácio na realidade para mim, só considero Faculdade de Designer são: PUC e Esdi escola superior de Desenho Industrial , as demais, são lixo, e pior de tudo é os cursos de corelseiros e ilustreiros…….Graça a esse tipo de criatura curiosa e que se diz designer ajudaram ainda mais a derrubar o nosso mercado.

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.
  • Quer perguntar para mais pessoas? Acesse nosso forum http://estampaweb.com/forum/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*