Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado

A ferramenta que vamos apresentar hoje é fundamental tanto para designers quanto para o usuário comum de computadores. Quem nunca se deparou com os tão famosos arquivos .CDR e não conseguiu abrir pois não tinha o Corel instalado? Aprenda aqui no Estampa Web a abrir arquivo .CDR sem Corel instalado!

Ao final deste tutorial você saberá:

  • Como converter arquivos do Corel sem ter nenhum editor de .CDR instalado;
  • Como ver o conteúdo de arquivos .CDR sem possuir o CorelDraw.

Para tanto, existe um projeto na web conhecido como sK1 Project, que visa disponibilizar ferramentas opensource (grátis e com o código fonte aberto) para pré-impressão. No site deles você encontrará diversos softwares gratuitos, todos bastante úteis principalmente para quem trabalha com design avançado. Porém um deles em particular, o chamado UniConvertor, é uma solução completa para qualquer tipo de usuário que recebe um arquivo .CDR e não possui o Corel para abrir.

Conhecendo o conversos UniConvertor de .CDR

O sK1 Project define o UniConvertor como um “tradutor universal de vetores gráficos“, que pode ser utilizado para converter uma grande quantidade de vetores (entre eles os principais do mercado, .CDR e .AI) para posteriormente abri-lós como PDF’s ou em softwares grátis de ilustração vetorial como Inkscape e Scribus.

Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado: como usar o UniConvertor

O primeiro passo é fazer o download do UniConvertor, que pode ser feito diretamente no site do sK1 Project. Lá você encontrará diversas versões para download. Se você usa Windows, deve baixar a versão do instalador que se encontra na tabela MS Windows 32bit ou MS Windows 64bit (caso seu sistema suporte). Caso você seja um usuário Linux, faça o download da versão mais compatível para seu sistema.

Depois de fazer o download, procure o arquivo e instale-o. É molezinha, basta selecionar onde você quer fazer a instalação e ficar clicando em NEXT até chegar ao final. Depois disso  você estará pronto para abrir arquivos do Corel sem precisar de nenhum software que abra .CDR.

Assim que você abrir o UniConvertor aparecerá a seguinte tela:

UniConvertor converter arquivo cdr corel

No campo File, é onde você irá colocar o caminho de seu arquivo .CDR que deseja converter. Para isso, clique nos botão “

Abrir .CDR sem ter Corel instalado

Selecione o arquivo que deseja converter e clique em ABRIR.

O próximo passo é escolher o formato de saída de seu arquivo, ou seja, em que extensão você deseja convertê-lo para abrir. O UniConvertor exporta para .AI, .SVG, .SK, .SK1, .CGM, .WMF, .PDF, .PS. Você deve estar se perguntando para qual extensão exportar. Caso você não seja designer, e queira somente visualizar o que está neste arquivo, sugiro que exporte para .PDF, que é uma extensão que seu computador deve abrir facilmente.

Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado

Agora clique em CONVERT e veja a mágica acontecer!

Depois de receber a mensagem de arquivo convertido, para onde ele vai? Você encontra seu arquivo PDF na mesma pasta do CDR… Veja na figura abaixo a conversão:

arquivo corel CDR convertido em PDF

Bacana, não?

Agora você pode visualizar seus arquivos CDR em computadores que não tem o Corel instalado.

Limitações

Nos testes que fizemos do UniConvertor encontramos duas limitações:

  • Em alguns arquivos os efeitos de cores, gradientes e contornos são perdidos ou alterados, o que pode ocasionar pequenas alterações no desenho original
  • Não foi possível converter arquivos gerados pelo CorelDraw X5. O erro que ocorre é este: erro de conversão no uniconvertorSe isso acontecer, sugiro que leia o seguinte artigo Filespazz – Converter arquivos CorelDraw em AI, EPS, imagens ou versões anteriores de Corel para aprender a converter um arquivo do Corel X5 para X4, e então, com a ajuda do UniConvertor, transformá-lo em PDF.

Se você sofre com a dura tarefa de conversão de vetores, pode ter certeza que não está sozinho no mundo! A maioria dos e-mails e comentários que recebemos aqui no site é referente à isso. Espero ter ajudado apresentando essa nova ferramenta, que pode não ser a solução definitiva dos problemas, porém junto com o Filepazz é uma grande mão-na-roda.

Tem outra dica de como abrir arquivo .CDR sem Corel instalado? Deixe nos comentários abaixo.

Webtutoriais:31DBA64B

21 thoughts on “Abrir arquivo .CDR sem Corel instalado

  1. Instalei no Win 7 home premium mas não roda, dá a seguinte mensagem de erro:

    Script: C:\Program Files\sK1
    Project\UniConverot-1.1,5\uniconvw.vbs
    Linha: 21
    Caract.: 1
    Erro: O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
    Código: 80070002
    Origem: (null)

    Já tentei baixar novamente e reiinstalar mas dá o mesmo erro.

    Se puder ajudar, agradeço.

    • Paulo,
      Vá ate a pasta onde você instalou o produto e execute por lá.

      O meu havia dado o mesmo problema e desa forma que informei funciona.

      Abraços,
      Cleber

    • Não sei se é essa a solução do problema, porém funcionou comigo. Eu desinstalei o programa e reinstalei alterando as configurações de compatibilidade para uma versão anterior. E funcionou.

  2. Recebi um arquivo .cdr gravado em pdf, porém não consigo ver a imagem. Existe uma maneira de retornar de pdf para cdr novamente ou como posso exibir esse arquivo cdr que está em pdf??

    Abs

    • Se tem o Corel instalado vai em Importar e escolhe PDF… deve funcionar! Para mim pelo menos sempre funcionou.
      Caso não funcione, tente abrir o arquivo em algum programa que aceite PDF. Se não funcionar talvez seja pq o arquivo esteja corrompido e a provável solução seja a pessoa que criou o arquivo converter novamente.

  3. Olha te Agradeço e Muito isso foi Muito útil para mim viuuuu
    obrigado continue assim.

    Texto bem explicado AMEIIIII

  4. Olá! Se converter um arquivo CDR para PDF perco o arquivo CDR.
    Como faço para mantê-lo?
    Quero ver o CDR, mas preciso mantê-lo.
    Aguardo

    • Olá… você não perde o original não. Basta não apagar ele que ele continuará em seu hd. Se mesmo assim tiver medo, faça uma cópia dele.

      ABRAÇO

  5. Companheiros, consegui abrir facilmente um arquivo .cdr (sem o Corel Draw) usando o LibreOffice Draw.
    Tentei antes instalar o UniConvertor, mas ele não rodou no meu PC.
    Tentei, também, abrir no Inkscape, mas ele só abriu a primeira página do documento.
    O LibreOffice me salvou!

  6. É normal a demora para converter o arquivo? Faz uma meia hora que iniciei o processo e a barrinha de progresso está paralizada no início.

    • Olá… depende do trafego no servidor. As vezes demora um pouco sim. Se não chegar em meia hora tente novamente pois provavelmente o upload falhou.

  7. esse conversor nao abre em pes,jef,emb? so em dpf?.preciso que abra em outros tambem dede ja obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website