Qual o melhor programa para design de estampas? CorelDraw ou Illustrator?

Analisar a suíte completa de aplicativos para designers da Corel e da Adobe pode ser considerada uma tarefa fácil, pois convenhamos, um software como o Photoshop dá de 10 a 1 no Photo-paint, isso sem falar nos outros tantos programas que a Adobe possui.

Mas não estamos tratando neste texto de suíte de aplicativos Adobe e Corel, e sim dos softwares de ilustração vetorial CorelDraw e Illustrator que são utilizados por designer para criar estampas. Há anos vem se tentando chegar a um consenso de qual é o melhor em diversos fóruns, blogs, listas de discussão e site. E, adivinha? Não é fácil chegar a um veredito.

Abaixo exponho diversos fatos coletados na web de ambos os aplicativos. Espero ajudar você a tomar sua decisão: CorelDraw ou Adobe Illustrator?
É o Corel ou o Illustrator o melhor programa para desenhar estampas?

Preço

Tanto o Coreldraw quanto o Illustrator oferecem aos usuários duas opções de aquisição. Se você nunca teve nenhuma cópia genuína do Corel e/ou Illustrator, precisará comprar a versão Full ( completa) e fazer a instalação a partir do zero. Já a versão upgrade (atualização) é destinada somente a quem já possui uma versão anterior do software e quer atualizá-la.

  • CorelDraw Graphics Suite X5 Upgrade: $ 151,79
  • CorelDraw Graphics Suite X5 Full: $ 353,98
  • Adobe Illustrator CS5 Upgrade: $ 172,10
  • Adobe Illustrator CS5 Full: $ 588,34

* Preços em dólar americano na Amazon.com no dia 09/01/2011.

Como você pode ver o Illustrator é levemente mais caro que o Coreldraw quando você for comprá-lo pela primeira vez (versão full), porém depois para a atualização o valor que você terá de investir é muito parecido com a atualização do Corel.

Conclusão: não é possível decidir entre Coreldraw e Illustrator somente levando em consideração o preço.

Quantidade de usuários e padrão indústrial

No Brasil indiscutivelmente o Coreldraw possui mais usuários que o Illustrator, realidade que não se confirma em outros países como, por exemplo, os Estados Unidos, onde o Illustrator é líder do mercado de softwares para desenho vetorial.

Devido ao grande número de usuários, a maioria das gráficas, birôs de impressão, serigrafias, estamparias, etc, utilizam como principal programa vetorial o CorelDraw e consequentemente o padrão de arquivos que predomina é o CDR. Mas isso não quer dizer que, se você criar / desenhar / projetar / ilustrar no Illustrator terá problemas, pois a maioria das empresas de impressão consegue facilmente abrir arquivos AI, ou ainda PDF (que são gerados tanto pelo Corel quanto pelo Illustrator). Caso seu fornecedor não consiga abrir arquivos de Corel e Illustrator, sugiro que mude de parceiro de negócios, pois isso demonstra que ele está tecnologicamente defasado.

Aprendizado e facilidade de uso

Para qualquer designer gráfico brasileiro de estampas é fundamental o conhecimento básico tanto do CorelDraw quanto do Adobe Illustrator. Portanto, você deve escolher apenas um deles para usar no dia-a-dia e se especializar.

Caso queira aprender rápido, o software mais fácil e intuitivo é o CorelDraw. A simplicidade é seu ponto forte e ao mesmo tempo seu “calcanhar de Aquiles”, pois limita sua quantidade de efeitos e ferramentas. Já o Illustrator, que apesar de mais demorado e difícil de aprender, possibilita a execução de tarefas mais complexas que aparecem no cotidiano de um designer de estampas.

Área de trabalho do Coreldraw

Área de trabalho do Illustrator

Bugs e travamento

Muitos usuários de ambos os softwares reclamam de travamentos, fechamentos inesperados e arquivos corrompidos. O que é fato é que o Illustrator é mais pesado para rodar, devido ao número maior de recursos. Portanto, se seu computador estiver ultrapassado não espere bom desempenho das versões mais novas / recentes do Illustrator.

Apesar de mais leve, não se iluda que o Corel não tem seus bugs.

O lado bom da história é que ambas as empresas lançam patches de correção de erros e melhorias, que você pode baixar para atualizar sua versão.

Mac x PC

Se você é fã de produtos da Apple, fique sabendo desde já que não existe versão do Coreldraw que roda em sistemas operacionais Mac até o momento. Já o Illustrator roda perfeitamente tanto em sistema Windows quanto Mac.

Se tiver um computador da Apple e precisar abrir um arquivo .CDR (Corel), você terá problemas. Ou recorre a um PC com Windows ou instala um emulador de Windows em seu Mac para poder abrir o arquivo em Corel e converte na extensão .AI. (Ou tente ainda utilizar o Filespazz)

Concluindo

Tanto o Corel quanto o Illustrator são ótimas ferramentas para o design de estampas (e o design gráfico em geral, é claro). A maior diferença você notará quando precisar de recursos mais avançados: o Illustrator tem mais ferramentas e efeitos, as novas versões vêm com mais novidades, trava menos com arquivos pesados (se seu computador for bom), roda tanto em Mac quanto em Windows e, por fim, tem maior compatibilidade com todos os outros softwares da Adobe.

Faça o download do Coreldraw e do Illustrator na galeria de downloads do Estampa Web, e comece agora mesmo a desenhar suas estampas.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo Eterna briga entre amantes do CorelDRAW e apaixonados por Illustrator.

12 thoughts on “Qual o melhor programa para design de estampas? CorelDraw ou Illustrator?

  1. Concordo com todos os pontos citados. Mas, pra impressão o CorelDraw é superior. O gerenciamento de impressão dele é muito melhor que o do Illustrator. Eu costumo dizer que para trabalhos com prazo curto de entrega, o CorelDraw é a solução, mas quando se tem um prazo bacana para entregar o trabalho e é algo que merece um “tratamento” maior, aí, com certeza, é o Illustrator.

  2. galera eu fiz dawnlod do corel no baixaki mais eu estalo ele normalmente quando vou abri pede para digita senha e e-mail quando digito ai temq comfirma ne ? logico mais os botoes de confirme e de cancele nao esta funcionando esta aparecendo um |x| no colocal
    axo que esta conrrompido alguem sabe como ajuda ? blz

    • Olá…

      parece ser um problema de instalação da versão de teste. Provavelmente a data de teste expirou.

      ABRAÇO

  3. Muito interessante essa enquete…Sou uma Designer, trabalho numa garfica e ja procurei vários programas pois tive problemas enormes com o Corel mas continuo com o mesmo.

    • Olá, Gabriele.

      Tanto o CorelDraw quanto o Illustrator são programas pagos. Quando expirar o prazo de testes ele vai parar de funcionar caso você não compre uma licença. Já a opção grátis, o Inkscape, não irá expirar nunca. Para fazer o download destes programas acesse o link http://estampaweb.com/downloads/

  4. Qual o valor da licença do corel..estou começando um trabalho com estamparia em camisa e canecas existe um programa gratuito e que seja bom quanto corel

    • Olá… aqueles dias ainda vi no Kabum em promoção por R$ 569,00. Procure em várias lojas, pois o preço varia bastante de um revendedor para outro.

      ABRAÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website