Design de Estampas – 9 Mitos e Verdades


Quando fundei o Estampa Web em 2012 ninguém falava sobre estampas na internet em língua portuguesa. Agora parece que todo mundo virou especialista ou guru das estampas e tem algo a falar.

O problema disso é a quantidade de besteira e até mentiras que acabam sendo divulgadas como se fossem verdades absolutas.

Sem mais delongas, vamos a primeira afirmação:

Para trabalhar com design de estampas precisa saber desenhar!

Um grande mito sustentado por pessoas que não conseguem vislumbrar que estampas são bem mais do que desenhos manuais de flores e pinturas.

Inclusive temos diversos exemplos de grandes designers que não sabem desenhar um homem de palitinhos porém já criaram coleções de estampas extremamente lucrativas.

E quem vai dizer se sua estampa é boa ou não, não será a sua mãe ou um guru de internet. E sim o mercado. Se vender é bom, se não vender não é.

A segunda afirmação:

Designer de Estampas precisa manipular softwares gráficos

Com os sistemas de impressão modernos que as empresas usam atualmente, não tem como você não ser muito foda no digital.

Acho até engraçado quando me perguntam se o curso Design de Estampas é um curso de estampas digitais. É evidente que sim, pois mesmo que você goste de primeiro fazer a estampa manualmente, precisará passar para softwares como Photoshop, Corel, Illustrator, Inkscape, etc.

Vamos para a terceira afirmação:

Designer de Estampas é o mesmo que designer gráfico

Muita gente se enrola com isso, e acredita que porque sabe criar artes no computador – como cartões de visita, folders, postagens para redes sociais, etc. – sabe também criar estampas.

Porém isso não é verdade. Para ser considerado um designer de estampas você precisa entender do mercado de estampas, conhecer as técnicas, suas limitações, seus pontos fortes, efeitos possíveis, etc.

Se você é designer gráfico, com certeza consegue aproveitar muito do seu conhecimento para o design de estampas, porém ainda tem muita coisa que precisa aprender.

Quarta afirmação:

O designer de estampas é um profissional da moda

Se eu pudesse selecionar um dos mitos mais venenosos desta lista seria esse.

Apesar do design de estampas ser uma excelente oportunidade para profissionais da moda, uma coisa não é pré-requisito muito menos limitação para a outra.

O mundo das estampas é muito maior que mundo da moda. A moda usa as estampas, porém não é só ela. Alguns outros exemplos simples como o mercado de personalizados, de brindes, de lembranças, decoração, festas, etc. são a prova disso.

Ou seja, estampas são sim usadas na moda, porém são também usadas em dezenas de outros mercados e aplicações.

A quinta afirmação é:

Para fazer design de estampas precisa de computador/notebook

Apesar da Adobe ter lançado recentemente versões do Photoshop e Illustrator para tablets, elas ainda são muito limitadas.

Não digo que em um futuro próximo você não poderá criar suas estampas só com o seu telefone, porém hoje em dia é impossível fazer trabalhos profissionais sem um computador.

Porém não precisa ser um Macbook ou PC moderno e muito caro. A maioria dos computadores simples já quebram um bom galho no começo.

Inclusive tenho um vídeo no canal do Youtube onde dou mais detalhes sobre isso.

Vamos para a sexta afirmação:

Para ser designer de estampas precisa nascer com dom

Como a maioria das “coisas” da vida, ser designer de estampas é um conjunto de habilidades que podem ser desenvolvidas com estudo e prática.

É muito cômodo sentar a bunda na cadeira e ficar chorando que nasceu sem dom, que não foi abençoado com criatividade ou habilidades manuais.

Se você quiser dar essas desculpas pra você mesmo, tudo bem! Porém saiba que isso tudo são desculpas para fugir do trabalho duro.

Sétima afirmação:

Para fazer design de estampas precisa ter máquinas de estamparia

Tirando o computador, você não precisará de máquinas não.

É um mito muito comum as pessoas pensarem que precisam comprar máquinas e insumos para elas mesmas fazerem a produção de seus produtos.

Vivemos em uma época de especialização, onde está bem dividida a produção da criação.

Diversas empresas se especializaram em produzir, e você produzindo em pequena escala dificilmente conseguirá o mesmo custo e qualidade delas.

Além disso, sempre digo para meus alunos do curso Design de Estampas: como você vai conseguir se dedicar a sua marca, criação das coleções, marketing e comercial se estiver ocupado produzindo?

Por isso minha recomendação sempre é e sempre será: comece terceirizando! E depois quando estiver consolidado no mercado pode pensar em produção própria pois terá bala na agulha para contratar pessoas, espaço físico, fazer estoque, etc.

Vamos para a oitava afirmação:

Ter a marca própria é mais lucrativo

Esse é um dilema de muitos designers, principalmente do pessoal da moda: trabalhar para outras empresas ou ter uma marca própria?

Como em qualquer outra profissão, você ser o dono/empreendedor é algo muito arriscado porém ao mesmo tempo, se der certo, muito mais lucrativo.

O risco é sempre proporcional ao ganho.

Por isso recomendo aos meus alunos do curso Design de Estampas que comecem – ou ao menos planejem – atuar em ambas as frentes, tanto prestando serviço para outras marcas quanto criando a marca própria.

Já ví gurus de internet dizendo que você pode ficar rico criando estampas para outras marcas. Eu sinceramente não conheço o seu conceito de riqueza, porém segundo o meu conceito nunca vi isso acontecer.

Porém já ví muita gente ficando rica sim com sua marca própria.

Não estou dizendo aqui que você facilmente vai atingir isso, porém estou dizendo que é possível pois muitas pessoas já o fizeram.

E agora, para finalizar, a afirmação 9:

É possível aprender design de estampas à distância

Inclusive nós do Estampa Web temos o mais completo curso de Design de Estampas do mercado, para o qual você pode se inscrever agora mesmo clicando aqui.

Nosso curso Design de Estampas é uma formação completa 100% online, para você fazer quando e onde for melhor para você, sem precisar se deslocar nem seguir ritmo de turma.

Clique no link ou me chame no Whatsapp 51 9 9796 0303 para conhecer maiores detalhes.

Curtiu o episódio de hoje? Não deixe de assinar nosso canal no Youtube para ser avisado das próximas publicações, e qualquer dúvida escreva nos comentários abaixo.

Abraço e boas estampas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *