Chinelos para Sublimação – Como fazer? Melhores tipos? Onde comprar?


Oferecer algo com exclusividade atrai a atenção de muitas pessoas. A personalização é uma forte tendência que pode se constituir através da estamparia, como por exemplo, nos chinelos. Seja para brindes, presentes, ou como lembrança de algum evento, os chinelos sublimados são uma ótima opção.

No entanto, para começar, é preciso saber alguns detalhes sobre a personalização desse produtos, e um dos essenciais, é ter em mente que não é possível estampar qualquer chinelo que se encontra no mercado.

Por conta disso, nesse artigo, iremos focar no modelo de estamparia mais recomendado para quem procura um resultado profissional: a sublimação.

Chinelos para Sublimação - Como fazer? Melhores tipos? Onde comprar?

Tipos de chinelos para sublimação

Existem basicamente 2 tipos de chinelos que você pode usar para personalizar com sublimação:

Chinelo com tecido

Neste modelo os chinelos apresentam uma aplicação de tecido termocolante (através da exposição ao calor) a base de poliéster na face superior. Com isso, acontece a aderência ao material do chinelo, que pode ser de EVA ou de borracha e em qualquer cor.

Um dos benefícios do chinelo sublimático de tecido é que em comparação ao resinado, essa alternativa não apresenta problemas em relação a durabilidade da estampa. Por outro lado, ele necessita mais cuidados em relação a limpeza do produto, principalmente nos pontos com cores claras ou em branco, o que pode ser minimizado com a aplicação de uma película impermeabilizante.

Esta película é colocada sobre a estampa e passa por uma segunda prensagem para ser fixada ao chinelo. Com essa aplicação a estampa também fica mais brilhante, como uma estampa envernizada, se aproximando muito a um chinelo resinado.

No vídeo acima você vê chinelos com tecido sendo sublimados.

Chinelo sublimático resinado

Este tipo de chinelo parece mais com as tradicionais sandálias Havaianas do que o chinelo com tecido. Nele você estampará diretamente sobre a “borracha”.

O ponto fraco do chinelo resinado é a durabilidade da estampa que é menor: é comum ver a imagem impressa desbotar com o uso.

Chinelo sublimático resinado
Existem diversos modelos de chinelo para sublimação: tradicionais, slim, japonês, dedinhos, com tiras, etc.

Agora que já entendemos o processo básico de como funciona uma estampa por sublimação e conhecemos os diferentes tipos de chinelos, podemos avançar ao primeiro passo para iniciar, de fato, a estampagem.

Você sabia? Além de usar sublimação também é possível serigrafar chinelos?

 

Pensando em começar com estampas? Clique no botão abaixo para conhecer o Jeito Fácil e o Jeito Difícil de começar…

Entenda como Começar a Trabalhar com Estampas sem Precisar Gastar NENHUM Real em Máquinas

 

Como criar a arte para seu chinelo sublimático?

Antes de começar a usar a sua criatividade e criar a arte no chinelo, é muito importante saber como estruturar um gabarito. Tendo em vista que muitas pessoas encontram dificuldade ao trabalhar com gabaritos de chinelo para sublimação, e como muitos fornecedores também não possuem os gabaritos dos chinelos, uma das alternativas para garantir o acabamento perfeito é criar os seus próprios gabaritos.

Como criar a arte para seu chinelo sublimático

Uma das formas de fazer isso é utilizando o CorelDraw, popularmente utilizado por quem trabalha com sublimação:

  • Fotografe seu chinelo;
  • Importe a foto no Corel;
  • Com as ferramentas de caneta desenhe o gabarito sobre a foto;
  • Meça o chinelo com fita métrica;
  • No Coreldraw aplique as medidas ao gabarito que acabou de desenhar.

Para criar seu gabarito e aplicar a arte nele, além do Corel, o processo também pode ser feito em outros programas vetoriais, como o Illustrator e o Inksape, que é um software livre.

Você sabia? É possível aprender a criar estampas e gabaritos no Corel, Illustrator e Photoshop no curso on-line Design de Estampas do Estampa Web?

Como sublimar chinelos

Depois de ter a arte aplicada no gabarito, chega a hora de realmente fazer acontecer. Chegamos na etapa da sublimação, quando acontece a prensagem do chinelo. Com a arte pronta, é preciso imprimir diretamente no papel sublimático.

Com a arte impressa, recomendamos recortar o excesso de papel para gerenciar melhor a aplicação. Para realizar a prensagem, você pode usar uma prensa boca de jacaré (neste caso é importante não prensar os dois chinelos ao mesmo tempo e prestar atenção na hora de posicionar ele na base) ou uma prensa plana com abertura lateral.

prensa plana com abertura lateral para sublimar chinelos
Prensa plana com abertura lateral para sublimar chinelos. Na maioria dos casos 25 segundos a 200℃ é o suficiente.

Para fixar o papel no chinelo, o indicado é utilizar um spray adesivo a fim de garantir a qualidade do produto final. Agora o chinelo está pronto para ser prensado e ter aplicada, posteriormente, a película protetora, que garante o acabamento brilhoso e a proteção do produto.

Como sublimar chinelos

Onde comprar chinelos para Sublimação

Agora que você já sabe como começar o seu negócio de personalização e estampagem de chinelos, listamos algumas sugestões de fornecedores onde compra-los:

Além disso recomendamos procurar também no Mercado Livre onde aparecem oportunidades de compras de estoques a preços bem acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *