Fazer Tie Dye com tinta de serigrafia

O efeito Tie Dye tem muito a ver com a moda hippie surgida décadas passadas, e até hoje simpatizantes do movimento utilizam a técnica que da às roupas um efeito muito bonito com a mistura de formas e cores. O efeito, como tudo na moda, vai e volta, e hoje até esmaltes possuem esse aspecto. Aprenda a fazer Tie Dye com tinta de serigrafia em casa e personalizar suas roupas.

Fazendo o próprio Tie Dye

Vamos mostrar como fazer esse tipo de estampa em uma camiseta utilizando os materiais da Gênesis Tintas. Você encontra facilmente os produtos da empresa nas melhores lojas de materiais para serigrafia.

O efeito tie dye é conseguido pelo tingimento criativo do tecido ou malha amarrados. Malhas com algodão na composição são as mais recomendadas, por fixarem melhor a tinta e serem fáceis de torcer e amarrar, coisas fundamentais para a perfeita execução da técnica.

Fazendo o próprio Tie Dye.

1- O primeiro passo é a escolha das cores que deseja usar, e depois se dirigir a um local adequado, onde seja possível fazer a “meleca” necessária e, ao mesmo tempo, que seja arejado, pois algumas tintas podem ter um cheiro um pouco forte.

Mexa bem as tintas antes de usar.

2- Ao abrir a tinta, mexa bem com uma colher de plástico ou madeira para que a tinta fique bem homogênea. Essa etapa é fundamental para um bom resultado.

Amarracão do tie dye.

Se quiser dar uma sofisticada, para um efeito diferente, ao invés de mergulhar, você pode utilizar outras ferramentas para aplicar a tinta e conseguir efeitos super fashion, como na foto abaixo.

Efeitos diferenciados de tie dye.

Caso utilize uma tinta que necessite de estufa para secar, são necessários apenas 3 minutos a 160º. A maioria das tintas seca ao ar livre: deixe a peça pendurada no varal ao menos 72 horas antes de lavá-la.

Fazer Tie Dye com algodão branco.

Uma das maiores dicas que podemos dar para você fazer tie dye é usar sempre malhas ou tecidos de algodão claros, pois ele geram melhores resultados.

Já viu os shorts tie dye que estão dominando as ruas e lojas? Quem sabe com o tutorial acima você não faz o seu.

7 comentários em “Fazer Tie Dye com tinta de serigrafia”

  1. Olá,
    Eu tenho uma serigrafia e as tintas da gênesis são grossas, será que não que misturar um pouco de água?

    Obrigado!

    Responder
    • Olá,

      acho muito difícil você conseguir chegar a um resultado bom com tintas de serigrafia. Você precisa usar tintas mais finas mesmo, especiais para tingir e fazer tie dye.

      ABRAÇO

      Responder
      • Certo, mas nesse tutorial mostra a tinta sericryl, que é a mesma que uso na serigrafia. Já usei a tinta Tupi, para tingir roupas, mas ela sai com poucas lavadas.

        Obrigado!

        Responder
        • Olá, Daniel… nunca tentei com a Sericryl, acho ela um pouco espessa para a técnicas. Mas não custa testar.
          Faça uma experiência e relate aqui para nós… outros visitantes ficarão felizes em saber o resultado.
          ABRAÇO

          Responder
          • Eu já fiz com sericryl incolor e corante , a tinta eu diluí com 1/3 de água e o corante eu joguei de qualquer jeito com abundância! 72 horas de secagem e pronto! Pena eu não ter a foto pra mostrar…

  2. Pessoal, me ajudem por favor, tenho aqui tinta da Colordex Hidrocolor para Serigrafia, que um amigo usou e ficou otimo nos tie days dele, porém eu comprei as tintas e o sulfato, e o meu amigo sumiu, alguém pode me explicar como posso diluir, e como utilizar para fazer meus tay day’s ?

    Responder
  3. Boa tarde.
    Você pode diluir a tinta em água, deixar ela mais liquida.
    E depois so tingir o tecido desejado.

    Responder

Deixe um comentário