Temperatura e pressão ideal para sublimar

A pedido de muitos visitantes do Estampa Web, abaixo seguem as especificações que nós utilizamos quando prensar.

  • Temperatura para sublimar: 210ºC
  • Pressão: 100 libras
  • Tempo: 20 à 22 segundos.

O ideal é sempre fazer testes antes de sublimar grandes quantidades. Estampe 1 peça, veja se o substrato não queimou ou deformou, veja se as cores e resolução sairam legais e de preferência lave-a para ver se a tinta não vai sair.

Lembre sempre de usar a tinta certa e o papel adequado para sublimação.

Temperatura e pressão ideal para sublimar

Leia nosso guia de como começar a sublimar.

57 comentários em “Temperatura e pressão ideal para sublimar”

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber qual a temperatura ideal para a sublimação de chinelos. Realizei 4 testes e em todos os chinelos sae com uma faixa branca, desbotada, como se a tinta não tivesse pego Na maior parte ele fica perfeito, mas sempre sai falhado.
    Obrigado!

    Responder
    • Olá… o chinelo é resinado? Ou seja, é feito para sublimar?
      E a tinta que esta usando é boa? Em outros fotoprodutos ela fica boa?
      Me diga a temperatura e o tempo que esta usando para eu analisar.

      ABRAÇO

      Responder
  2. tenho uma pequena confecção e estou querendo comprar uma impressora para fazer sublimação pois mando fazer fora e me cobram muito caro e não tem uma boa qualidade a prensa eu tenho que impressora vc me sugere que não seja cara.

    Responder
    • Olá, Fátima… plotter sublimática que não seja cara infelizmente não conheço. O mínimo que você vai gastar é uns R$ 20.000,00.
      Sugiro pesquisar opções como Xerox e Mutoh, e fugir da Epson que esta dificultando a reposição de peças.
      ABRAÇO

      Responder
  3. Olá comprei uma prensa e uma impressora Epson L 210 mas a impressão fica muito clara e quanto vou imprimir palavras elas saem ao contrario ,como e em qual programa do computador uso para as palavras sairem do lado certo? Minha prensa tá quiemando as blusas, qual a temperatura que devo usar?

    Responder
    • Olá… você sempre tem que espelhar as imagens antes de imprimir. O programa que uso para imprimir é o Wasatch, mas você pode fazer diretamente do CorelDraw ou do Photoshop.
      Quanto a temperatura, se esta queimando é pq esta deixando muito tempo ou temperatura. Compre alguns retalhos e faça testes de temperatura e tempo neles, assim você evita de queimar peças prontas.
      ABRAÇO

      Responder
      • Olá amigos, eu tive o mesmo problema com a L375, mas entrei em contato com a loja que me forneceu a tinta sublimática.. eles me passaram um perfil de cores (arquivo a ser instalado no windows e configurado no Corel para impressão) e agora a cor ficou perfeita.

        Responder
  4. Olá!boa tarde,você poderia me ajudar! eu tenho uma impressora HP e a quero transforma-la para pequenos trabalhos com sublimação,gostaria de saber se a tinta que já vem no cartucho é adequado ou como eu faço p/retira-lo e instalar um bulk ink..

    Responder
    • Olá… o sistema da HP não permite usar tintas sublimáticas até onde eu sei. Você precisará de uma outra impressora para realizar tais trabalhos.

      Responder
  5. Boa noite, gostaria de saber se a pressão é a mesma para todas as prensas: cilíndricas, cônicas, p pratos, etc.
    Muito obrigada.

    Responder
  6. comprei um maquina de sublimar e uma impressora, faço a impressão tudo certo mas na hora de estampar sai muito clara( a cor sai desbotada) na camiseta, pode mim dar uma dica o que posso fazer. uso uma temperatura de 200ºc e um tempo de 15 a 20 segunmdos.

    Responder
    • A camiseta é 100% poliéster? Verifique tembém se a impressora não esta em modo econômico.

      Responder
  7. ola , eu comprei uma prensa termica , uma impressora sublimatica , tinta sublimatica e papel sublimatico, e trabalho com chinelos resinados, mas na hora de imprimir a impressao fica como no papel comum(sulfite) e na hora de estampar sai clara a estampa, gostaria que me ajudasse a dar certo, gostaria de saber qual tinta e papel especifico para estampar e qual a temperatura e segundos e a pressao que devo por na prensa, mas a minha nao é digital , como colocar a pressao certa

    Responder
    • Olá… você precisa fazer diversos testes para conseguir descobrir o problema. Exemplo:
      1 – teste em diferentes papéis para ver se o resultado muda;
      2 – verifique o perfil da impressora para ver se não esta em modo econômico;
      3 – aumente a pressão da prensa;
      4 – aumente a temperatura da prensa;

      Compre alguns retalhos e vá fazendo testes, é o único jeito de descobrir onde esta o problema. Se nada disso funcionar, provavelmente a tinta que você comprou é ruim.

      Responder
  8. Olá, comprei uma impressora e uma prensa , ambos são para sublimação, dá para ser feito pratos, xícaras, bonés, garrafas e a principio camisetas, porem já compramos diversos tipos de papeis, inclusive o tratado que tem boas referencias, porem o resultado não é nada satisfatório, uns a cor sai ótima mas a qualidade horrível, ou fica uma estampa dura , ou descasca, ou ela sai por inteiro a imagem após ser prensada. Mas o maior problema é tem o fundo do papel que sai junto, por exemplo uma estampa com varias letras ou frase , e prensamos a folha e fica ao redor a marca da folha ou então se recortamos fica as rebarbas … Estamos usando a prensa á 200° e 30 seg por sessão. Preciso de uma dica ou ajuda se possível. Desde já agradeço.

    Responder
    • Não é comum a estampa em sublimação ficar dura ou rachar. Você esta fazendo transfers ou usando algum material tipo OBM?
      Quanto a marca da folha, isso é fácil resolver. Basta ao invés de recortar a folhar rasgá-la… isso fará as bordas ficarem irregulares e não marcarem tanto a peça.

      Responder
  9. comprei uma prensa e uma impressora pra sublimação ..e estou em fase de teste ainda..mas com algumas encomendas ja feita ..não sei porque a impressão saem tipo com umas linhas .bem suaves mais saem;…e minha outra duvida é sobre a pressao que devo usar ja que nao minha prensa não a nenhum tipo de marcador..obrigada desde ja..

    Responder
    • Olá… essas linhas devem ser problema de entupimento ou feed. Faça uma limpeza e um alinhamento usando o próprio software que veio com a impressora.
      Para descobrir como regular a pressão e a temperatura consulte a empresa que lhe vendeu essa prensa, pois isso varia de marca para marca.

      Responder
  10. comprei uma maquina de sublimaçao em bones mas ela ta queimndo os bones oq eu faço

    Responder
    • Menos tempo e menos temperatura. Ou seus bonés não são feitos de material que da para sublimar.

      Responder
  11. Oi estou começando o negocio agora tudo e novo pra mim gostaria de saber se eu já tiver uma impressora epson que usa tinta corante eu posso mudar ela pra usar tinta sublimatica e isso pode danificar pois tenho varias t50 e l800 so que usam tinta corante ou tenho que comprar uma zerada so pra isso

    Responder
    • É possível limpar elas sim e colocar tinta sublimática, mas da um trabalhão.

      Responder
  12. boa noite…gostaria de saber quais tecidos de camisetas podem ser sublimados com a prensa plana?

    Responder
    • Olá, existem diversos tecidos e malhas com poliéster na composição. Desde meia-malha comum até flamês e com elastano.

      Responder
  13. Boa noite!!!
    Estou começando agora neste ramo personalização,e gostaria que você me desse uma dica:
    Posso pegar qualquer imagem na net e transferi-lá para o corel draw,para então,estampa-lá em uma camiseta ou chinelo?

    Responder
    • Olá, você tecnicamente pode fazer isso sim, porém Legalmente é outra história, pois muitas imagens da internet tem direitos autorais.
      ABRAÇO

      Responder
  14. Compreendo!
    Outra pergunta:
    Para fazer camisetas para empresas,e para formandos,somente na serigrafia,ou posso fazer na sublimação também?
    Deste já,Obrigado pela atenção e Ajuda!
    Abraços

    Responder
  15. Amigo boa tarde,
    eu gostaria de saber se eu transferir a imagem do papel sublimático para o papel TRANSFER OBM e prensar na camisa de algodão dá certo?
    eu quero uma solução pq eu tenho varias camisas de algodão, tenho impressora com tinta sublimatica e papel matte, sublimação gr90 e papel transfer obm. com esses itens tenho condições de fazer camisas?

    Responder
    • Até consegue, mas a durabilidade deste tipo de estampa é pequena. Para sublimar é necessário usar camisetas de poliéster.

      Responder
  16. Preciso fazer a sublimação em feltro mas ainda não consegui fazer com que a imagem fique perfeita no feltro, vc pode me dar alguma dica?
    Obrigada.

    Responder
  17. oi pessoal, estou com um problema, comprei impressora, tinta e papel para sublimação, consigo imprimir tudo direitinho porem quando coloco na prensa a estampa sai com uma cor avermelhada, alguém sabe como resolver esse problema ? obrigado.

    Responder
    • A pessoa que te vendeu a tinta não lhe passou o perfil de cores? Cobra isso deles, ou pelo menos a forma de fazer essa calibragem.
      ABRAÇO

      Responder
      • Obrigado. Mas qual é um bom padrão de cores e como devo avaliar isso ?

        Responder
        • É bem demorado fazer no braço seu perfil, o ideal é pedir de quem vende a tinta.
          Para saber se está bom o seu padrão de cores, imprima 4 quadrados com as cores do CMYK e veja se as cores estão fiéis. Se não, é preciso ajustar nas propriedades da impressora e testar novamente, até se encontrar o perfil adequado para as tuas tintas.
          ABRAÇO

          Responder
  18. Ola, estou começando e estampei chinelos de borracha e ficaram lindos, o problema é que dá a impressão de que a estampa vai ficando apagada, será que pode ser na hora de resinar, ja que a impressão, temperaturas e tempo estão certos??

    Responder
    • Provavelmente seja na resina mesmo. Você mesmo resinou ou comprou prontos já?

      Responder
  19. Boa noite quero muito compra uma prensar de copos e davoutra que faz camisas etc eu tenho uma imprenssora xp 214 epson ela tem o carthucho recarregavel como faço para saber se ela pode imprimir para esse tipo de trabalho qual e a tinta usada o papel pode ser oficio ou tem q ser outro para cadavestampas qual e o tempo para cada item a prenssa tem q ficar ligada esquentando eu teria que fazer um curso ou não precisa na prenssa vem encinando como se trabalhar e tem que ter um programa certo para as montaguem vc pode me dizer qual e. Obrigado estou no aguardo. Da resposta.

    Responder
  20. BOA TARDE

    PRECISO SABER O TEMPO E TEMPERATURA PARA SUBLIMAR HELANQUINHA 100% POLIESTER

    Responder
  21. Comprei prensa, impressora Epson L365, tintas e papel sublimaticos, ao tentar sublimar um prato a figura não sai, e na camiseta quando lavei a figura desapareceu quase que total, o que posso fazer pra resolver isso?

    Responder
    • A camiseta é de poliéster? O prato é resinado?
      Não se esqueça que não é qualquer tipo de produto que pode ser sublimado.

      Responder
  22. Olá, Bom dia, estou começando no mundo da sublimação, gostaria de saber se eu comprando uma impressora Epson l1300 A3 com bulk ink, eu poço apenas colocar tinta sublimativa ou precisa seguir algum tipo de cartela de cores ?

    Responder
  23. Boa tarde, então tenho uma impressora e prensa para sublimação e já estou fazendo chinelos, canecas e almofadas…tudo certo! Agora quero entrar na sublimação em roupas. Comprei uma regata de microtule que a pessoa que me vendeu…só trabalho com sublimação.
    Mas fui colocar na prensa e o tecido queimou…já fiquei sabendo que existe uma manta que pode ser colocada em cima para sublimar e não queimar as áreas que o papel não cobre!
    O problema seria resolvido se eu colocar essa manta…e qual material seria essa manta?
    O Microtule é 90% poliamida… correto fazer a sublimação nesse tecido??
    Aguardo e desde já agradeço!

    Responder
    • Bom, eu tenho essa manta, e ela resolveu 80% das queimas… ela aparenta papel pardo, com um plastico acima.

      Responder
  24. Olá, estou tendo problemas com a cor preta principalmente, sempre fica apagada. ja fiz varios testes de temperatura e tempo e pressão, mas nao resolveu. Tem alguma idéia do que posso fazer?

    Responder
  25. Bom dia!
    Trabalho com sublimação e gostaria de entender pq a cor q visualizo na imagem no computador, qdo prenso fica bem mais escuro!
    Qualquer matriz q crio ou imagem que pego pronta, qdo imprimi pra colocar no Poliéster, a tonalidade muda totalmente, ficando sempre mais escura.
    Uso papel específico para sublimação (fundo azul), e minhas tintas são da Genesis.
    Temperatura e pressão calibradas.
    Pode me ajudar?

    Responder
  26. Consigo sublimar papel de seda?
    Qual a tempertura?

    Responder
    • Eu tbm estou à procura disso… Sublinhar em papel de seda…

      Responder
  27. Olá, boa noite!

    Comprei uma prensa de bonés, mas os bonés estão saindo com os desenhos bem claros. O que devo fazer?

    Obrigada

    Responder
  28. Ola!
    Sublimei umas pecas em poliamida, mas a tinta não fixa, ela solta um excesso azul, sera que eu consigo fixar?

    Fico no aguardo.
    Obrigada!
    Alessandra

    Responder
  29. Olá tenho uma pequena fábrica de chinelos, e estou tendo um problema colo o tecido no chinelo, mais quando eu vou transferir o desenho do papel para o chinelos, o papel gruda no tecido do chinelo e solta do chinelo, uso temperatura 200º e 20 segundo, já tentei mudar o papel, ja diminui a temperatura, diminui a pressão o tempo, e nada dá certo, o que pode estar acontecendo? no começo saia perfeito e não fazia isso agora não conseguimos de jeito nenhum……..socorrrrrooooooo

    Responder
  30. ola bom dia trabalho com estampas em camisas sublimação.
    meus clientes pedem muito em tecidos de cores escuras, azul, lilas, vermelho e preto.
    sei que preciso usar o papel obm em tecidos escuros.
    a pergunta é?! uso 200 graus, mais quantos segundos devo usar ja que estou usando o papel obm que é um material mais grosso? na camisa cinza a imagem apenas com papel saublimatico fica perfeita desde que eu nao use cores onde vai o branco. Mais as outras ficam esquisitas. QUAL TEMPO DEIXO NA PRENSA? O MEMSO DOS OUTROS 20 SEGUNDOS? E se a camisa for tecido 100%algodao? quanto tempo deixo tambem?

    desde ja agradeço pela resposta!

    Responder
  31. TODAS AS CORES DA MINHA IMPRESSORA ESTÃO SAINDO LEGAL EXCETO A AZUL..ACHEI QUE ERA CARTUCHO SECO, ENTÃO ENCHI..MAS CONTINUA SAINDO COR DIFERENTE..IMPRESSOARA L395 DA EPSON..ME AJUDE

    Responder
  32. Olá, então eu gostaria de saber qual o tempo e a temperatura ideal quando uso obm? estou tendo dificuldades pra encontrar um tempo e temperatura ideal tendo em vista que o tecido fica mais grosso com obm, geralmente é tecidos escuros e tecidos de algodão que uso o obm.
    E a minha impressão está ficando com a marca da prensa, as vezes é uma marca amarela e as vezes deixa o tecido mais escuro o que pode ser?

    Responder
  33. Gostaria de saber o tempo e temperatura para fazer sublimação no tecido helanquinha ?

    Responder

Deixe um comentário