Começando com design de estampas, bordados e serigrafia

De alguns anos pra cá, pessoalmente percebo o aumento do interesse pelo design de estampas, bordados e aplicações em roupas. Muitas pessoas que nunca tiveram contato com o mercado sentem vontade de desenvolver ou personalizar canecas, calças, blusas, capinhas de celular… principalmente camisetas.

Acredito que muito deste interesse venha da possibilidade que a informática trouxe de qualquer pessoa poder brincar de ser designer por um dia. Não vou entrar no mérito da qualidade dos trabalhos que surgem desta “aventura”, até porque acredito que todos têm o direito de tentar/brincar ou aprender qualquer atividade.

Outro fato que vem aumentando a busca por informações sobre estamparia, bordados e diversas outras aplicações são sites que criam concursos para designers inscreverem seus trabalhos visando prêmios em dinheiro e outros mimos. O maior exemplo nacional que temos deste tipo de site é o Camiseteria.

Gostaria de desenhar minhas próprias camisetas e estampas, mas não sei por onde começar.

Para você que deseja entrar no mundo do design de estampas, bordados e aplicações, é que escrevi este texto e fundei o famoso curso Design de Estampas.

O software

Quais os programas utilizados para desenhar estampas?

Você necessariamente precisa de um aplicativo para desenhar vetores, que facilitara a separação de cores e a aplicação de diferentes efeitos em técnicas como a serigrafia.

Criatividade… fundamental quando o assunto é design de estampas.

Qualquer pessoa que pretenda algo no design de estamparia deve dominar os softwares Corel Draw ou Illustrator. Ambos são programas destinados a ilustração vetorial, e embora sejam parecidos em muitos aspectos é possível notar a grande diferença em seu uso cotidiano. Qual é o melhor para o design de estamparia? Isso é assunto para outro post.

Além deles existe também o Freehand, software da Adobe (assim como o Illustrator), mas que parece estar com os dias contados, portanto não perca tempo aprendendo ele. Outra possibilidade é o InkScape, que apesar de mais limitado que o CorelDraw e o Illustrator, é totalmente grátis… então, se estiver sem grana no momento, visite http://inkscape.org/download/ e faça o download.

Você pode também baixar o CorelDraw e o Illustrator em versão para teste, antes de comprá-los.

Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel. (FONTE: Wikipedia.org)

Formato dos arquivos

Depois de fazer o desenho/design de sua estampa, você precisará dar “saída” ao seu arquivo. Quando falo em dar saída, falo em transformar de arquivo digital para uma estampa.

Nunca se esqueça de, sempre que desenhar uma estampa, utilizar o sistema de cores CMKY. Nunca utilize RGB… nunca mesmo.

Caso sua estampa seja em serigrafia, você precisará encaminhar o arquivo para impressão dos fotolitos (ou negativos), que mais tarde serão gravados em matrizes serigraficas. Para facilitar a separação de cores, necessariamente você deve enviar seus arquivos em formatos de vetor:

  • CDR – arquivo vetorial do CorelDraw.
  • AI – arquivo vetorial do Illustrator.
  • EPS – arquivo utilizado para transferir vetores postscript entre aplicativos. (abre tanto em Corel quanto Illustrator).
  • PDF – outro arquivo para distribuição de vetores para diversos softwares.

No Brasil o formato de arquivos vetoriais que prevalece é o CDR, da Corel Draw, embora os AI’s estejam ganhando muito mercado ultimamente, principalmente por sua compatibilidade com MAC.

Caso seja em transfer ou impressão digital, precisará encaminhar seu desenho para a gráfica que fará a impressão dos mesmos. Para se garantir, mande os arquivos também em vetor, pois em alguns casos, principalmente se for necessário fazer um fundo branco para impressão em tecidos/malhas escuras, é necessário “separar” as cores. Caso não seja possível, mande em arquivos de imagem de alta resolução (300dpi) no sistema de cores CMKY.

  • JPG
  • PDF
  • TIFF

Além destes formatos existem vários outros que são pouquíssimos usados, não valendo a pena você utilizar.

Onde se inspirar

Quando alguém começa com design gráfico, geralmente é motivado por trabalhos de designer experientes que nos enchem os olhos. Isso é muito positivo, pois é apreciando grandes mestres que a gente desenvolve o bom gosto e se motiva para melhorar a cada dia, até atingir a excelência.

Portanto, comece a se inspirar pelo seu guarda-roupas. Dê uma olhada nas peças que você tem com estapas, bordados e aplicações, e se pergunte: Por que comprei isso? De que gostei nesta estampa/roupa que me fez comprá-la? Que tipo de estampa gostaria de comprar, mas não encontro em nenhuma loja? Com isso você desenvolverá uma competência muito importante para qualquer designer: o senso crítico.

Faça as mesmas perguntas acima quando estiver em uma loja de roupas. Analise e critique tudo a sua volta. Em marketing, chamamos isso de benchmarking… ou, em outras palavras, “cheretar” a concorrência.

Outra fonte de inspiração óbvia é a internet… visite o site de lojas, fabricantes, estilistas e outros designers. Com certeza irá tirar muitas idéias de lá. Estou pensando em montar uma seção no Estampa Web de links para inspiração, o que você acham? Quer colaborar? Mande suas sugestões.

Quando falo em se inspirar, não estou querendo induzi-lo a copiar ou plagiar outros designers. Muito pelo contrário. Estou incentivando uma prática muito comum em qualquer atividade criativa humana, que é a busca de novas idéias, que adicionadas à nosso estilo e valores, criam um design único.

Bom, acho que com esses poucos parágrafo que postei você já tem subsidio necessários para vencer o maior desafio de todo aprendiz de uma nova atividade: O COMEÇO DA JORNADA.

Se quiser ir mais além, sugiro a você fazer o curso Design de Estampas… é a forma mais rápida e inteligente de você se tornar um designer de estampas profissional.

Para eventuais esclarecimentos e criticas, fica a disposição o espaço para comentários que se encontra logo abaixo.

42 thoughts on “Começando com design de estampas, bordados e serigrafia

  1. Ola,gostei muito do seu artigo e gostaria que vc me desse mais dicas, pois minha vo tem uma loja de roupase confeciona roupas, atres anos ela comprou uma maquina industrial de borbados, e eu hoje que ja to mais maduro, queria poder me associar a ela e mechexer com estamparia e sirigrafia. gostaria de algumas dicas, pois sou meio leigo noassusto, se puder ajudar, eu agradesço.
    desde ja agradesco a atenção
    att
    ismael

    • Olá, Ismael…

      continue visitando o Estampa Web que você encontrará muito material para lhe auxiliar.

      ABRAÇO

  2. Adorei o seu post!
    Muito bem escrito e com ótimas informações.
    Já faz um tempo que procuro textos sobre esse assunto, mas sempre
    está faltando algo, mas o seu post está de acordo com o que eu estava procurando.

    Obrigado!!
    E Parabéns pelo blog!

    Alex Roberto.

  3. Gostaria de saber quanto voce cobraria para treinar um profissional que somente desenha no papel. A ideia seria deixar esse profissional apto a pegar esses desenhos e criar uma estampa pronta pra ser posta na camisa com todos os detalhes (policromia). Indicar os softwares e hardwares necessarios. Tem que ter uma mesa para digitalizar os desenhos ? Ou scaneia-se o desenho depois de pronto? Por favor, entre em contato, abs

  4. gostei muito da forma que está exposto os seus videos, pretendo entrar neste ramo de impressão em tecidos, principalmente com estampas em camisetas. poderia me informar qual a melhor impressora para eu estar iniciando e onde encontro para comprar???
    desde já agradeço.
    Gilberto medina

    • Olá…

      você encontra diversas informações a respeito de fornecedores nos links patrocinados pelas empresas na barra lateral direita do Estampa Web.

      ABRAÇO

  5. Adorei as dicas de cores e qual os programas e maneiras de salvar para Serigrafia, pois já domino bem o CorelDraw, mas isso foi novidade pra mim.

  6. ola.como eu faço para comprar varios desse desenhos ja em corel para emprimir na minha impressora e fazer a estanpas.Voçe venderia um pacote com estampas bem legais como essa das luvas de boxe.

  7. olá, adorei o blog, será que tem como vc me dar uma dica de como começar a fazer desenhos para bordado industrial no ramo moda bebê e infantil, estou totalmente perdida, e quero saber que curso devo fazer pra começar a desenhar, já trabalho numa fábrica de bordados e nossos clientes já mandam os desenhos prontos, porém a empresa está querendo oferecer esses desenhos para os clientes. por favor aguardo um retorno obrigado!

    • Olá…

      o programa que indicamos para programar bordados é o Wilcom Embroidery Studio… ele serve para transformar seus desenhos em programas para diversos tipos de máquinas. Faça uma busca no Google e no Youtube que encontrará diversos tutoriais sobre o assunto (a maioria em Inglês). Para aprender a desenhar você pode fazer um curso de desenho em Corel Draw ou Illustrator.

      ABRAÇO

  8. Boa tarde, estou começando a fazer estampas, e já tenho clientes com interesse no meu trabalho, mas não tenho a menor ideia de quanto se cobra para desenvolver estampa, e como se cobra se é por um pacote com estampa no qual formaria uma coleção ou individual por estampa, Você saberia me informar a media de preço e algum lugar no qual eu possa fazer uma pesquisa de mercado.

    Att

    Olivia

  9. Olá, EstampaWeb gostaria de Saber se os Arquivos de Imagen PNG é compativel para estampa não sei nada sobre estampagens e estou conhecendo esse ‘negocio’ ainda.

    • Olá,

      o ideal é sempre utilizava vetores (Corel, Illustrator, etc) para facilitar a edição e separação de cores. Mas dependendo o tipo de estampa que você fizer, o PNG serve sim.

      ABRAÇO

  10. Olá, gostei do seu site e talvez voce possa me ajudar.

    Tenho uma foto de um tecido, uma renda, e gostaria de digitalizar essa textura, transformá-la em vetor. Há algum programa específico?

    Já tentei fazer isso através do Illustrator com a ferramenta Live Trace, mas ele cria muitos pontos e os traços nao ficam muito fieis ao tecido.

    Desde já obrigada.

  11. Olá adorei o blog, estou querendo entrar no ramo da estamparia de camisetas, mas não sei que tipo de maquina investir, me disseram que a da rimaq é muito boa pra quem vai começar, poderia me ajudar?
    Um abraço

    • Olá, Carlos.

      Não conheço a máquina, portanto não tenho como lhe orientar. Antes de investir em qualquer tipo de maquinário, você precisa ter em mente qual tipo de trabalho quer realizar, pois existem muitas formas diferentes de estampar camisetas.

      ABRAÇO

  12. Olá. Sou artista plástica e gostaria de me enveredar por este caminho. Fiquei com algumas dúvidas: os programas citados permitem trabalhar com imagens escaneadas? Porque eu ainda sou da turma que trabalha a mão livre…Alguma dica? Obrigada.

    • Olá, Cissa.

      É possível trabalhar com imagens escaneadas ou até mesmo desenhadas a mão diretamente no fotolito. Cada designer pode usar a técnica que preferir, porém um sempre indico utilizar meios digitais para facilitar a vida das confecções, estamparias, etc… ou seja, todos os fornecedores estão mais acostumadas a lidarem com arquivos digitais.

      ABRAÇO

  13. Parabéns pelo post, gostei muito.

    Gostaria de mais informações sobre o tipo de estampas (transfer, silk screen…..)

    Queria saber qual é mais própio e a diferença de cada.

  14. tenho umas ideias para começar lançamento e divulgação de uma marca própria e me falta conhecimento sobre a maneira de transferir uma arte feita a mão livre no papel para o pano em si. tenho que fazer algum processo para converter a imagem a um formato especifico ou existe alguma técnica que exclua a conversão digital ? ou de repente passar o layout para vocês concernirem. e formar alguma forma de parceria futura quem sabe

    • Olá… a maioria das técnicas de estamparia exige digitalização sim. O ideal é escanear e tratar em um software como Corel e Photoshop. Dependendo da técnica de estamparia pode até ser necessário redesenhar em vetor. ABRAÇO

  15. Gostei muito do arquivo, sou desinger gráfico, porém, quero fazer uma ressalva quanto ao “fechamento de arquivos” o sistema de cores CMKY na verdade já é saída de impressoras, não utilizo CMKY e sim RGB percebi que a estampa sai com mais definição, MAIS VIVA, com cores reais.

  16. Estou me interessando por serigrafia mas não me “endendo bem” com o Corel Draw e vetorização. Se eu trabalhar um desenho em layers no PhotoShop e salvar os vários layers em png daria certo?
    Seu artigo está muito claro e bem escrito.
    Obrigada
    Vera

    • Olá… funciona sim fazer separação de cores com o Photoshop, tem muita gente que faz assim, apesar de eu achar mais fácil fazer em softwares de ilustração vetorial.
      ABRAÇO

  17. Bom dia.

    Amei o espaço da Espampa Web… Gostaria de saber se vcs fazem o trabalho ou somente dão as dicas. Preciso bordar algumas camisetas com a marca de um evento e não encontro um local sério e que faça um bom trabalho. Gostaria de bordados do tipo da marca Gap.

    Grata.

  18. Boa tarde,
    Sou do interior de Minas gostaria de seguir carreira em design de estampas.Tem como me ajudar?Aqui não possui faculdade ou curso direcionado tem algum a distancia ou algo que possa fazer q seja útil?
    Pode me ajudar?

  19. Bom dia,

    Faz um tempinho que estou observando esse curso de Design de Estampas, vi todos os vídeos do mini curso (4 vídeos no total) e ainda fiquei receoso. Li muitos dos artigos inseridos neste site (estampaweb) e estava quase convencido a fazer o curso. Fui viajar final de 2015 e voltei dias atrás. Dando mais uma espreitada no site e buscando novos artigos que tirassem minhas dúvidas de fazer ou não o curso, me deparei com esse artigo que ainda não tinha lido ((Começando com design de estampas, bordados e serigrafia)) e há um trecho em que você diz o seguinte:
    “Qualquer pessoa que pretenda algo no design de estamparia deve dominar os softwares Corel Draw ou Illustrator. Ambos são programas destinados a ilustração vetorial, e embora sejam parecidos em muitos aspectos é possível notar a grande diferença em seu uso cotidiano”.
    Aí pairou um enorme ponto de interrogação na minha cabeça??? Durante todos esse tempo que estou lendo materiais e vendo os vídeos referentes ao curso, foi falado que: MESMO NÃO TRABALHANDO COM DESIGN DE ESTAMPAS E NÃO SABENDO NADA A RESPEITO, O CURSO FUNCIONARIA. VOCÊ SOMENTE PRECISARÁ PARA FAZER O CURSO COMPUTADOR COM WINDOWS 7 OU SUPERIOR E CONEXÃO COM A INTERNET; O CURSO AINDA ENSINA A INSTALAR ALGUNS PROGRAMAS ESSENCIAIS: COREL, PHOTOSHOP ETC. É RECOMENDADO SOMENTE QUE VOCÊ CONHEÇA O BÁSICO DE WINDOWS E NAVEGAÇÃO NA INTERNET.
    Então ‘Camarada’, como é isso? Me explica por favor! Ao mesmo tempo que é dito que qualquer pessoa sem o mínimo de conhecimento na área consegue aprender a desenhar estampas com softwares tão complexos e em outro artigo é dito que o indivíduo que vai fazer o curso precisa dominar o software CORELDRAW OU ILLUSTRATOR.
    Graças a Deus não paguei o curso, 497 Dilmas pra mim é dinheiro e ia perdê-lo pois não tenho conhecimento de Corel nem Illustrator. Embora está bem claro que se a gente não aprender ou não gostar do curso em 30 dias é devolvido o money (ou você dará uma aula particular explicando tim tim por tim tim como disse no vídeo), sabemos que isso não é tão simples principalmente nesse país de 5ªcategoria.

    Desculpe o desabafo, mas eu estava próximo de clicar no botão comprar e isso me traria dores de cabeça para reaver esse dinheiro.

    Te desejo sorte meu ‘chapa’, apesar dos pesares alguns artigos referentes a serigrafia e sublimação me foram muito úteis. Dica: alinhe as coisas, o que é falado nos vídeos e também em artigos (ou página de compra) precisam ser condizentes senão dá problema posteriormente, sabe disso né…

    Abraços!

    Henrique

    • OBRIGADO MENOS UM CONCORENTE. OS DESENHOS NÃO SE FAZ SOZINHO MAS TENHO CERTEZA COM FORÇA DE VONTADE UM POUQUINHO DE INTELIGENCIA E DISPOSIÇÃO SE APRENDE QUALQUER COISAS QUE O INDIVIDUO SE SUBMETER A APRENDER.

    • Olá Henrique… Não é necessário ter conhecimento prévio nas ferramentas CorelDraw e Photoshop, pois o curso é bem completo e ensina tudo do princípio. É recomendado somente que você conheça o básico de Windows e navegação na Internet.

      Se você leu em algum outro artigo que precisa conhecer essas ferramentas para entrar no curso com certeza não deve ser algo referente ao curso profissional Design de Estampas.

      ABRAÇO

  20. Ola não sei se conhecem o site canvas.com.Lá dá pra criar imagens em jpg,png.Como converter essas imagens para virar uma estampa?

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.
  • Quer perguntar para mais pessoas? Acesse nosso forum http://estampaweb.com/forum/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*